A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ABED 2003 Consuelo Fernandez A avaliação em EAD: o caso da aprendizagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ABED 2003 Consuelo Fernandez A avaliação em EAD: o caso da aprendizagem."— Transcrição da apresentação:

1 ABED 2003 Consuelo Fernandez A avaliação em EAD: o caso da aprendizagem

2 ABED 2003 Consuelo Fernandez A mesma resposta não é necessariamente verdadeira em todas as situações. A verdade da vida é sempre mutante. Alguns bambus são longos, outros são curtos. Não existe bambu bom ou ruim. Cada um tem suas vantagens. A viagem de mil léguas começa com um passo. (Tsai Chih Chung. Zen em quadrinhos. Rio, Ediouro, a. ed.)

3 ABED 2003 Consuelo Fernandez EAD Educação Distância Geográfica Psicológica Social Temporal Respeito à individualidade Ênfase no aprender a pensar Participação ativa Estímulo à autonomia

4 ABED 2003 Consuelo Fernandez Interação pessoal professor/aluno mediatizada por recursos didáticos Comunicação bidirecional Aprendizagem autônoma e interdependente Apoio institucional e tutorial Massivo ou não EAD

5 ABED 2003 Consuelo Fernandez de distribuição Meio de distribuição Serviços postais Redes informatizadas Comunicação Assíncrona Síncrona EAD

6 ABED 2003 Consuelo Fernandez Suporte de comunicação Ambiente de aprendizagem Internet Coletivo Individual Material impresso EAD

7 ABED 2003 Consuelo Fernandez Uma viagem ao passado em busca de explicações sobre o presente, com os olhos voltados para o futuro... Avaliação

8 ABED 2003 Consuelo Fernandez Base de valoração? Objeto? Método? Para que ela serve? Sobre o que ela atua? Como faz? Com base em quê? Com quais instrumentos? Propósito? Por que ela? Elementos principais A partir do que ela age?

9 Avaliar o quê, eis a questão... ABED 2003 Consuelo Fernandez

10 CONHECIMENTOS ATITUDES HABILIDADES COMPETÊNCIAS Saber conhecer Saber fazer Saber ser Saber conviver O quê....

11 A condição prévia? (o processo) ( o produto ) (o contexto e as entradas) O desenvolvimento? O resultado? Foco

12 ABED 2003 Consuelo Fernandez Avaliar para quê, eis o compromisso...

13 ABED 2003 Consuelo Fernandez Para quê... Classificação? Regulação? Certificação? Com intenção diagnóstica? Com intenção formativa? Com intenção cumulativa?

14 Tendências Controle e hierarquização Mudança e melhoria

15 ABED 2003 Consuelo Fernandez Nos buracos da peneira separação rotulação classificação enfoque na fraqueza destaque da excelência desvalorização de muitos

16 ABED 2003 Consuelo Fernandez Nos pratos da balança ponderação regulação equilíbrio valorização de todos enfoque nos aspectos fortes destaque do respeito da individualidade

17 ABED 2003 Consuelo Fernandez Meritocrática Controle Normas pré-fixadas Identificação dos melhores Controle e hierarquização

18 ABED 2003 Consuelo Fernandez Mudança e melhoria Reconhecimento de evidências Transformação Relevância social da aprendizagem Identificação de acertos e problemas

19 ABED 2003 Consuelo Fernandez Os alunos têm cumprido o que foi estabelecido? Se não, por quê? As normas estabelecidas foram/têm sido atendidas? Se não, por quê? Qual nota (conceito) o aluno merece? O aluno pode ser aprovado ou deve ser reprovado? A perspectiva do controle e hierarquização: algumas perguntas O aluno está atrasado ou adiantado?

20 ABED 2003 Consuelo Fernandez O que está interferindo negativamente na aprendizagem? O que foi/está sendo aprendido? O que não foi/está sendo aprendido, ainda? O que precisa ser alterado para tornar o aluno realmente aprenda? A perspectiva da mudança e melhoria: algumas perguntas O que eu preciso/posso fazer para que o aluno realmente aprenda?

21 ABED 2003 Consuelo Fernandez O diagnóstico A melhoria A decisão final (Diagnóstica, preditiva, prognóstica) (Formativa, progressiva) (Somativa, terminal) O sentido

22 ABED 2003 Consuelo Fernandez Avaliar a partir do quê, eis o olhar...

23 ABED 2003 Consuelo Fernandez Dentro de que visões? Em que termos? Na visão de quem? Nos termos de quem?

24 ABED 2003 Consuelo Fernandez (ADÃO - Folhinha, 11/01/2003)

25 ABED 2003 Consuelo Fernandez Critérios Indicadores Critérios Indicadores

26 ABED 2003 Consuelo Fernandez O critério de realização? de suficiência/completitude? de adequação? de abrangência? de... de... de...

27 ABED 2003 Consuelo Fernandez Critérios relativos

28 ABED 2003 Consuelo Fernandez Critérios absolutos

29 ABED 2003 Consuelo Fernandez Escolhendo um sapato Conforto Beleza Preço Qualidade Critérios

30 ABED 2003 Consuelo Fernandez Critério Conforto não apertar ser macio e maleável não escorregar Indicadores

31 ABED 2003 Consuelo Fernandez Indicadores Beleza Preço Qualidade preto de verniz bico redondo com cadarço No mínimo R$ 150,00 No máximo: R$ 370,00 feito a mão todo em couro ter 1/2 ponto Critério

32 ABED 2003 Consuelo Fernandez CRITÉRIO (CRIATIVIDADE)

33 ABED 2003 Consuelo Fernandez Avaliar a partir do quê, eis o olhar... O desafio

34 ABED 2003 Consuelo Fernandez Objetivo: vencer a concorrência Satisfação do cliente Mínimo custo & máxima eficiência Concorrente 1 Critério Concorrente 2 Critério

35 ABED 2003 Consuelo Fernandez Satisfação do cliente Conforto Ambiente limpo Motorista e auxiliar competentes Facilidade de acesso a todo tipo de usuário Design atraente Aproveitamento espaço interno sem perda de segurança e conforto Indicadores

36 ABED 2003 Consuelo Fernandez Mínimo custo & máxima eficiência Aproveitamento total do espaço interno Utilização de material de baixo custo Economia de combustível Capacidade de ocupação total do espaço disponível Facilidade de manutenção Catracas eletrônicas Mínimo de pessoal Indicadores

37 ABED 2003 Consuelo Fernandez Avaliar como, eis o desafio...

38 ABED 2003 Consuelo Fernandez (o quantitativo) (o qualitativo) O caminho dos números O caminho das palavras, imagens, expressões... O método

39 ABED 2003 Consuelo Fernandez De demonstraçãoDe observação prática teórica: provas e exames a) resposta preparada p/ docente b) resposta construída pelo aluno checklist escalas de valoração entrevista sociograma sociodrama Os instrumentos

40 ABED 2003 Consuelo Fernandez Os instrumentos Tradicionais Inovadores Prova/teste objetivo Mapa conceitual Prova não objetiva Ckecklist de observação Trabalho de pesquisa Análise de casos Projeto Dossiê/portfólio Relatório, diário, etc. etc.

41 ABED 2003 Consuelo Fernandez Mapa conceitual Evidencia capacidade de análise, síntese e de integração de idéias Diagrama de relações entre idéias ou conceitos

42 ABED 2003 Consuelo Fernandez MISTURA Partículas em suspensão Substâncias Mistura homogênea Fases distintas Soluções Soluto Solvente Proporções Soluções saturadas Soluções super-saturadas Soluções insaturadas Mistura heterogênea Interação molecular

43 ABED 2003 Consuelo Fernandez Mistura Substância Homogênea Fases Solução Solubilidade Polaridade Interação Heterogênea

44 ABED 2003 Consuelo Fernandez Mistura Dissociação Homogênea Fases Solução Interação Heterogênea

45 ABED 2003 Consuelo Fernandez Análise de casos Situação real ou autêntica Envolve descrição, prescrição e fundamentação da prescrição Evidencia valores, estabelecimento de relações, capacidade de comunicação, de argumentação, etc. Análise sob diferentes ângulos

46 ABED 2003 Consuelo Fernandez Projeto Registro da antecipação de uma ação, uma referência de futuro Envolve criatividade, tomada de decisão,responsabilização Evidencia competência de análise, síntese e de solução de problemas Permite análise de processo, de produto e apresentação de resultados

47 ABED 2003 Consuelo Fernandez Portfólio Reunião de produções do aluno que refletem o processo de aprendizagem e os resultados obtidos Envolve criatividade, tomada de decisão,responsabilização Evidencia competência de organização, de seleção de informações, de investigação Inclui trabalhos realizados, reflexiones sobre a prática e comentários de outros

48 ABED 2003 Consuelo Fernandez Entrevista Esclarecimentos sobre trabalhos realizados Importante onde julgamentos e valores são importantes Evidencia profundidade de conhecimento, domínio de conteúdo

49 ABED 2003 Consuelo Fernandez

50 ABED 2003 Consuelo Fernandez Portfólio Reunião de produções do aluno

51 ABED 2003 Consuelo Fernandez Portfólio Reunião de produções do aluno

52 ABED 2003 Consuelo Fernandez Portfólio Reunião de produções do aluno

53 ABED 2003 Consuelo Fernandez Portfólio Reunião de produções do aluno

54 ABED 2003 Consuelo Fernandez Em suma...

55 ABED 2003 Consuelo Fernandez Aluno Agentes pedagógicos Alunos Tutor As relações na avaliação da aprendizagem Instituição

56 ABED 2003 Consuelo Fernandez Ensinar? Aprender? Conquistar/preservar? liberdade independência autonomia respeito Relações em que direção?

57 ABED 2003 Consuelo Fernandez O aluno e a avaliação Confiança/desconfiança Curiosidade/desinteresse Certeza de revanche/medo Sensação de poder/impotência Insegurança/segurança Certeza/incerteza

58 ABED 2003 Consuelo Fernandez Avaliação em EAD Condições de sucesso Razão de ser Competência avaliadores Recursos adequados Ambiente organizacional Experiência em EAD


Carregar ppt "ABED 2003 Consuelo Fernandez A avaliação em EAD: o caso da aprendizagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google