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PublicouRyan Borrego Alterado mais de 10 anos atrás
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EESC AVALIAÇÃO DE CURSOS ON-LINE: uma análise sob a perspectiva do design instrucional Elaine Maria dos Santos Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes José Dutra de Oliveira Neto Elenise Maria de Araujo
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Agenda Contextualização Problemática - Objetivo
EESC Agenda Contextualização Problemática - Objetivo Procedimentos Metodológicos Estudo de Caso Considerações Finais
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Contexto Design Instrucional (DI)
EESC Contexto Design Instrucional (DI) Modelo Integrative Learning Design Framework, ILDF: Exploração, Promulgação e Avaliação Modelos pedagógicos, estratégias educacionais/instrucionais e tecnologias de aprendizagem Mapa de Atividades Matriz de DI Storyboard
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EESC Problemática “Como planejar e executar cursos ministrados pela internet de forma a atender aos objetivos propostos e aos resultados esperados, de maneira efetiva?”
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EESC Objetivo Adequar um curso on-line sob a perspectiva do design instrucional utilizando o modelo Integrative Learning Design Framework (ILDF) de Dabbagh e Bannan-Ritland (2005). Fonte: Dabbagh, N.; Bannan-Ritland, B. Online learning: concepts, strategies and application. New York: Pearson Education, p.
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Procedimentos Metodológicos
EESC Procedimentos Metodológicos Tipologia da Pesquisa: Pesquisa aplicada Exploratório-descritiva Qualitativa Estudo de Caso
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Estudo de Caso Modelo ILDF
EESC Procedimentos Metodológicos Análise documental: Mapa de atividades Matriz de DI Storyboard Estudo de Caso Modelo ILDF Atividade do Curso Especialização em Design Instrucional para EaD Virtual - UNIFEI.
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Estudo de Caso Fase: Exploração Tema Objetivos e ementa do curso
EESC Estudo de Caso Fase: Exploração Tema Objetivos e ementa do curso Definição do conteúdo Previsão dos recursos Previsão de infraestrutura Estratégias de execução
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Estudo de Caso Fase: Enactment (promulgação)
EESC Estudo de Caso Fase: Enactment (promulgação) Referência definições anteriores Modelos pedagógicos Divisão do conteúdo programático por aula Definição do material didático Definição das estratégias educacionais/instrucionais Verificação da conformidade das tecnologias Verificação do alinhamento das estratégias modelo(s) Formas de avaliação
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Estudo de Caso Fase: Avaliação Avaliação diagnóstica início
EESC Estudo de Caso Fase: Avaliação Avaliação diagnóstica início Avaliações formativas decorrer do curso Avaliação somativa final Autoavaliação Expectativa x Realização
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Excelente resultado prático
EESC Considerações Finais Insight integração do Mapa de atividades, Matriz de DI e SB no modelo ILDF Excelente resultado prático menos subjetividade Complexo processo reflexão-ação-reflexão
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Considerações Finais Modelo ILDF adaptado Mapa de atividades
EESC Considerações Finais Mapa de atividades Matriz de DI Enactment - promulgação Storyboard Modelo ILDF adaptado
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Considerações Finais Modelo ILDF facilitou adequação
EESC Considerações Finais Modelo ILDF facilitou adequação Flexibilidade do modelo ILDF Clareza do processo: tecnologias atender as estratégias educacionais (instrucionais) Diferencial: concepção planejamento Aprimoramento da proposta do curso com a integração das metodologias
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EESC Considerações Finais Importância do (re)conhecimento de diferentes metodologias para o sucesso do design instrucional.
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Elaine Maria dos Santos
EESC AVALIAÇÃO DE CURSOS ON-LINE: uma análise sob a perspectiva do design instrucional Obrigada! Elaine Maria dos Santos
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Modelo de Mapa de Atividades
EESC Modelo de Mapa de Atividades Fonte: NEAD-UNIFEI, 2009
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EESC Modelo de Matriz de DI Fonte: NEAD-UNIFEI, 2009
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EESC Modelo de Storyboard Fonte: NEAD-UNIFEI, 2009.
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EESC Modelo de ILDF Fonte: Dabbagh e Bannan-Ritland (2005).
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