A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EESC AVALIAÇÃO DE CURSOS ON-LINE: uma análise sob a perspectiva do design instrucional Elaine Maria dos Santos Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes José Dutra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EESC AVALIAÇÃO DE CURSOS ON-LINE: uma análise sob a perspectiva do design instrucional Elaine Maria dos Santos Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes José Dutra."— Transcrição da apresentação:

1 EESC AVALIAÇÃO DE CURSOS ON-LINE: uma análise sob a perspectiva do design instrucional Elaine Maria dos Santos Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes José Dutra de Oliveira Neto Elenise Maria de Araujo

2 Agenda Contextualização Problemática - Objetivo Procedimentos Metodológicos Estudo de Caso Considerações Finais EESC

3 Contexto Design Instrucional (DI) Modelo Integrative Learning Design Framework, ILDF: EESC Mapa de Atividades Matriz de DI Storyboard o Exploração, Promulgação e Avaliação o Modelos pedagógicos, estratégias educacionais/instrucionais e tecnologias de aprendizagem

4 Problemática Como planejar e executar cursos ministrados pela internet de forma a atender aos objetivos propostos e aos resultados esperados, de maneira efetiva? EESC

5 Objetivo Adequar um curso on-line sob a perspectiva do design instrucional utilizando o modelo Integrative Learning Design Framework (ILDF) de Dabbagh e Bannan-Ritland (2005). EESC Fonte: DABBAGH, N.; BANNAN-RITLAND, B. Online learning: concepts, strategies and application. New York: Pearson Education, p.

6 Tipologia da Pesquisa: Pesquisa aplicada Exploratório-descritiva Qualitativa Estudo de Caso Procedimentos Metodológicos EESC

7 Análise documental: Mapa de atividades Matriz de DI Storyboard Procedimentos Metodológicos Estudo de Caso Modelo ILDF EESC Atividade do Curso Especialização em Design Instrucional para EaD Virtual - UNIFEI.

8 Fase: Exploração Estudo de Caso EESC Tema Objetivos e ementa do curso Definição do conteúdo Previsão dos recursos Previsão de infraestrutura Estratégias de execução

9 Fase: Enactment (promulgação) Estudo de Caso EESC Referência definições anteriores Modelos pedagógicos Divisão do conteúdo programático por aula Definição do material didático Definição das estratégias educacionais/instrucionais Verificação da conformidade das tecnologias Verificação do alinhamento das estratégias modelo(s) Formas de avaliação

10 Fase: Avaliação Estudo de Caso EESC Avaliação diagnóstica início Avaliações formativas decorrer do curso Avaliação somativa final Autoavaliação Expectativa x Realização

11 Insight integração do Mapa de atividades, Matriz de DI e SB no modelo ILDF Considerações Finais EESC Excelente resultado prático menos subjetividade Complexo processo reflexão-ação-reflexão

12 Considerações Finais EESC Mapa de atividades Matriz de DI Storyboard Modelo ILDF adaptado Enactment - promulgação

13 Modelo ILDF facilitou adequação Flexibilidade do modelo ILDF Clareza do processo: tecnologias atender as estratégias educacionais (instrucionais) Diferencial: concepção planejamento Aprimoramento da proposta do curso com a integração das metodologias Considerações Finais EESC

14 Considerações Finais EESC Importância do (re)conhecimento de diferentes metodologias para o sucesso do design instrucional.

15 EESC AVALIAÇÃO DE CURSOS ON-LINE: uma análise sob a perspectiva do design instrucional Elaine Maria dos Santos Obrigada!

16 Modelo de Mapa de Atividades EESC Fonte: NEAD-UNIFEI, 2009

17 Modelo de Matriz de DI EESC Fonte: NEAD-UNIFEI, 2009

18 Modelo de Storyboard EESC Fonte: NEAD-UNIFEI, 2009.

19 Modelo de ILDF EESC Fonte: Dabbagh e Bannan-Ritland (2005).


Carregar ppt "EESC AVALIAÇÃO DE CURSOS ON-LINE: uma análise sob a perspectiva do design instrucional Elaine Maria dos Santos Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes José Dutra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google