A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EESC AVALIAÇÃO DE CURSOS ON-LINE: uma análise sob a perspectiva do design instrucional Elaine Maria dos Santos Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes José Dutra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EESC AVALIAÇÃO DE CURSOS ON-LINE: uma análise sob a perspectiva do design instrucional Elaine Maria dos Santos Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes José Dutra."— Transcrição da apresentação:

1 EESC AVALIAÇÃO DE CURSOS ON-LINE: uma análise sob a perspectiva do design instrucional Elaine Maria dos Santos Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes José Dutra de Oliveira Neto Elenise Maria de Araujo

2 Agenda Contextualização Problemática - Objetivo
EESC Agenda Contextualização Problemática - Objetivo Procedimentos Metodológicos Estudo de Caso Considerações Finais

3 Contexto Design Instrucional (DI)
EESC Contexto Design Instrucional (DI) Modelo Integrative Learning Design Framework, ILDF: Exploração, Promulgação e Avaliação Modelos pedagógicos, estratégias educacionais/instrucionais e tecnologias de aprendizagem Mapa de Atividades Matriz de DI Storyboard

4 EESC Problemática “Como planejar e executar cursos ministrados pela internet de forma a atender aos objetivos propostos e aos resultados esperados, de maneira efetiva?”

5 EESC Objetivo Adequar um curso on-line sob a perspectiva do design instrucional utilizando o modelo Integrative Learning Design Framework (ILDF) de Dabbagh e Bannan-Ritland (2005). Fonte: Dabbagh, N.; Bannan-Ritland, B. Online learning: concepts, strategies and application. New York: Pearson Education, p.

6 Procedimentos Metodológicos
EESC Procedimentos Metodológicos Tipologia da Pesquisa: Pesquisa aplicada Exploratório-descritiva Qualitativa Estudo de Caso

7 Estudo de Caso  Modelo ILDF
EESC Procedimentos Metodológicos Análise documental: Mapa de atividades Matriz de DI Storyboard Estudo de Caso  Modelo ILDF Atividade do Curso Especialização em Design Instrucional para EaD Virtual - UNIFEI.

8 Estudo de Caso Fase: Exploração Tema Objetivos e ementa do curso
EESC Estudo de Caso Fase: Exploração Tema Objetivos e ementa do curso Definição do conteúdo Previsão dos recursos Previsão de infraestrutura Estratégias de execução

9 Estudo de Caso Fase: Enactment (promulgação)
EESC Estudo de Caso Fase: Enactment (promulgação) Referência  definições anteriores Modelos pedagógicos Divisão do conteúdo programático por aula Definição do material didático Definição das estratégias educacionais/instrucionais Verificação da conformidade das tecnologias Verificação do alinhamento das estratégias  modelo(s) Formas de avaliação

10 Estudo de Caso Fase: Avaliação Avaliação diagnóstica  início
EESC Estudo de Caso Fase: Avaliação Avaliação diagnóstica  início Avaliações formativas  decorrer do curso Avaliação somativa  final Autoavaliação Expectativa x Realização

11 Excelente resultado prático
EESC Considerações Finais Insight integração do Mapa de atividades, Matriz de DI e SB no modelo ILDF Excelente resultado prático menos subjetividade Complexo processo reflexão-ação-reflexão

12 Considerações Finais Modelo ILDF adaptado Mapa de atividades
EESC Considerações Finais Mapa de atividades Matriz de DI Enactment - promulgação Storyboard Modelo ILDF adaptado

13 Considerações Finais Modelo ILDF facilitou adequação
EESC Considerações Finais Modelo ILDF facilitou adequação Flexibilidade do modelo ILDF Clareza do processo: tecnologias  atender as estratégias educacionais (instrucionais) Diferencial: concepção  planejamento Aprimoramento da proposta do curso com a integração das metodologias

14 EESC Considerações Finais Importância do (re)conhecimento de diferentes metodologias para o sucesso do design instrucional.

15 Elaine Maria dos Santos
EESC AVALIAÇÃO DE CURSOS ON-LINE: uma análise sob a perspectiva do design instrucional Obrigada! Elaine Maria dos Santos

16 Modelo de Mapa de Atividades
EESC Modelo de Mapa de Atividades Fonte: NEAD-UNIFEI, 2009

17 EESC Modelo de Matriz de DI Fonte: NEAD-UNIFEI, 2009

18 EESC Modelo de Storyboard Fonte: NEAD-UNIFEI, 2009.

19 EESC Modelo de ILDF Fonte: Dabbagh e Bannan-Ritland (2005).


Carregar ppt "EESC AVALIAÇÃO DE CURSOS ON-LINE: uma análise sob a perspectiva do design instrucional Elaine Maria dos Santos Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes José Dutra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google