A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE UBIRATÃ - ACEU Pesquisa aplicada junto ao empresariado local visando o planejamento estratégico da implantação do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE UBIRATÃ - ACEU Pesquisa aplicada junto ao empresariado local visando o planejamento estratégico da implantação do."— Transcrição da apresentação:

1 ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE UBIRATÃ - ACEU Pesquisa aplicada junto ao empresariado local visando o planejamento estratégico da implantação do programa capacitar no Município de Ubiratã – Paraná APRESENTAÇÃO DIEGO SAGGIN SUELEN SILVA PONTELO

2 INTRODUÇÃO A Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã (ACEU) figura como um elo de ligação entre a categoria produtiva e entidades que estudam as tendências e aplicações de novas técnicas voltadas à melhoria contínua das atividades, bem como o acompanhamento da evolução dos mercados. O programa capacitar, vai além de uma ferramenta de aprimoramento de gestão empresarial, é também uma forma de mobilização para conhecimento de fatores que envolvem o meio empresarial local, assim esse trabalho estará voltado a pesquisar e avaliar a situação instalada, para servir como base de dados à implantação do programa, ordenado pela representação da fiel opinião da comunidade empresarial local.

3 OBJETIVO GERAL Realizar pesquisa qualitativa e quantitativa entre o empresariado Ubiratanense, sócios e não sócios da Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã-PR para embasar o planejamento estratégico da implantação do programa capacitar no município.

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Efetuar pesquisa de dados junto ao empresariado Ubiratanense, englobando associados e não associados da ACEU; Tabular e interpretar as informações levantadas, procedendo a análise e interpretação dos dados; Elaborar dossiê composto com as informações obtidas e apresenta-las a Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã.

5 JUSTIFICATIVA Ao considerar que as pessoas possuem necessidades e desejos diferenciados, é fácil entender por que as comunidades ou regiões não são iguais. Aplicar um programa de aprimoramento de gestão empresarial sem levar em consideração as diferenças existentes entre formas e costumes de cada região seria fadá-los ao fracasso. Todo e qualquer projeto cuja aplicação será extensiva a um grupo ou a um meio, deve ser formatado levando em consideração os interesses dos envolvidos, assim a pesquisa em questão, servirá para refletir os anseios da comunidade empresarial envolvida no programa capacitar que será implantado pela ACEU.

6 ASSOCIAÇÃO Para o Sebrae (2002) Associação são, entidades constituídas de pessoas físicas ou jurídicas, dirigidas por uma diretoria eleita, cujas funções estão subordinadas à vontade coletiva e democrática de seus associados e cristalizados no seu Estatuto Social, aprovado em Assembléia Geral e devidamente registrado e arquivado no órgão competente. ASSOCIAÇÃO COMERCIAL Associações Comerciais são entidades da classe empresarial que congregam pessoas jurídicas e físicas vinculadas a todos os setores da atividade econômica, como por exemplo, agricultura, pecuária, comércio, indústria e prestação de serviços. FUNDAMENTAÇÃO

7 PROGRAMA CAPACITAR É um instrumento de capacitação e fortalecimento para os empresários de pequenas e micro empresas, é uma experiência pioneira, criada em 2002 através da parceria entre a Federaminas e a Câmara de Artes e Ofícios de Essen (Alemanha) e o SEBRAE/MG. Assim que uma Associação Comercial define sua participação no programa, é decidido junto com o Capacitar quem será o consultor local, e posteriormente é montado um Comitê Gestor na cidade. Ele é responsável pelo levantamento dos segmentos mais atuantes na região e que serão definidos como foco de trabalho. Esses segmentos são escolhidos levando em consideração o poder de atuação e a possibilidade de contribuição para desenvolvimento social da cidade.

8 METODOLOGIA Para alcançar a amostragem dos entrevistados, utilizou- se a formula de “população finita”. Segundo Fonseca & Martins (1996, p ): Resultado para o grupo de associados, considerando que existem 189 empresas associadas ativas: n= 100 empresas

9 Resultado para o grupo de não associados, considerando que existem 600 CGC de empresas cadastradas no município, dos quais exclui-se 189 pertencentes ao grupo anterior e 20% das restantes, como sendo empresas inativas ou irregulares: n= 100 empresas

10 Através de iniciativa um grupo de empresários em 30/03/1976 funda a Associação Comercial e Industrial de Ubiratã- ACIU. Dr. Rui de Almeida Valente. No inicio do ano de 1976 a sede ACIU de Ubiratã era instalada na Rua Herculino Otaviano, 822, e teve como primeiro Presidente o senhor Natalino Montanha. Em 1990 foi lançada a pedra fundamental para construção da sede própria, inaugurada no dia 03 de março de No ano de 2002, foi reativado o Conselho da Mulher Executiva. Atendendo recomendação da FACIAP para abrir espaços para profissionais liberais e demais prestações de serviços, foi alterado o nome para ACEU – Associação Comercial e Empresarial de Ubiratã. ACEU

11 Resultado da pesquisa aplicada aos empresários associados da ACEU

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23 Resultado da pesquisa aplicada aos empresários não associados da ACEU

24

25

26

27

28

29

30 CONSIDERAÇÕES FINAIS Num contexto geral, a pesquisa expressa a realidade vivida pela ACEU, que como todo ambiente empresarial enfrenta desafios diários, onde nem sempre é possível agradar a todos, porém faz um excelente trabalho se consideradas as suas limitações. Neste sentido, pode-se dizer que trata-se de uma instituição que fomenta o processo criativo e inovador para o crescimento do comércio local e melhoria do seu quadro social, figurando como prova maior desta abertura a implantação do programa capacitar.

31 ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DOM BOSCO DE UBIRATÃ A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. (Peter Drucker) Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo. (Ayrton Senna)


Carregar ppt "ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE UBIRATÃ - ACEU Pesquisa aplicada junto ao empresariado local visando o planejamento estratégico da implantação do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google