A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Estatística e Probabilística Cileda Coutinho – VIII ENCONTRO PAULISTA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Estatística e Probabilística Cileda Coutinho – VIII ENCONTRO PAULISTA."— Transcrição da apresentação:

1 Educação Estatística e Probabilística Cileda Coutinho – VIII ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

2 EXISTE A EDUCAÇÃO ESTOCÁSTICA?????? O QUE É??? O que é educação estatística e probabilística? O que é educação estatística e probabilística? Nosso foco hoje: educação probabilística Nosso foco hoje: educação probabilística Quais os problemas do ensino e aprendizagem da probabilidade? Quais os problemas do ensino e aprendizagem da probabilidade? Quanto ao aprendiz e ao professor: obstáculos e concepções espontâneas Quanto ao aprendiz e ao professor: obstáculos e concepções espontâneas Quanto às opções do professor e às orientações curriculares: obstáculos e a eqüiprobabilidade Quanto às opções do professor e às orientações curriculares: obstáculos e a eqüiprobabilidade Quanto ao livro didático: obstáculos e a contextualização maquilada Quanto ao livro didático: obstáculos e a contextualização maquilada

3 O QUE É????? O que é educação estatística e probabilística? O que é educação estatística e probabilística? Área que estuda os problemas relacionados ao ensino e à aprendizagem de conceitos estatísticos e probabilísticos ED. MATEMÁTICA ED. ESTATÍSTICA

4 NOSSO FOCO: PROBABILIDADE Como abordar conteúdos de probabilidade? Como abordar conteúdos de probabilidade? Vamos somente jogar dados, moedas e baralho???? Vamos somente jogar dados, moedas e baralho???? Como os alunos podem perceber a diferença entre determinístico e aleatório? Como os alunos podem perceber a diferença entre determinístico e aleatório?

5 PROBLEMAS LIGADOS AO ENSINO E À APRENDIZAGEM DA PROBABILIDADE As pesquisas e publicações ainda são poucas As pesquisas e publicações ainda são poucas Os grupos de pesquisa em Educação Estocástica começam a se organizar no Brasil Os grupos de pesquisa em Educação Estocástica começam a se organizar no Brasil As pesquisas acadêmicas ainda não chegam no professor que está em sala de aula As pesquisas acadêmicas ainda não chegam no professor que está em sala de aula E agora?????? E agora??????

6 Quanto ao aprendiz e ao professor: obstáculos e concepções A concepção probabilística do professor influencia na sua prática percepção determinística leva a uma organização de sua atividade didática congruente a essa percepção A concepção probabilística do professor influencia na sua prática percepção determinística leva a uma organização de sua atividade didática congruente a essa percepção Segundo Gonçalves (2004) e Azcárate (1996), as concepções probabilísticas dos professores podem ser agrupadas segundo 4 categorias. Segundo Gonçalves (2004) e Azcárate (1996), as concepções probabilísticas dos professores podem ser agrupadas segundo 4 categorias. SEM ACASO NÃO HÁ PROBABILIDADE SEM ACASO NÃO HÁ PROBABILIDADE (possível obstáculo didático: visão determinística)

7 Categorias de concepções probabilísticas Azcárate (1996) e Gonçalves (2004) Não probabilística da realidade: ausência da compreensão de chance e de sucesso aleatório Não probabilística da realidade: ausência da compreensão de chance e de sucesso aleatório Probabilística intuitiva: alguma compreensão de chance e sua relação com os sucessos aleatórios, mas ainda muito ligado a modelos concretos. Probabilística intuitiva: alguma compreensão de chance e sua relação com os sucessos aleatórios, mas ainda muito ligado a modelos concretos. Probabilística emergente: aceitação e compreensão das várias representações matemáticas de chance. Compreensão de alguns modelos probabilísticos e capacidade de aplicação em alguns casos. Probabilística emergente: aceitação e compreensão das várias representações matemáticas de chance. Compreensão de alguns modelos probabilísticos e capacidade de aplicação em alguns casos. Probabilística normativa: profunda compreensão dos modelos probabilísticos e sua aplicação em várias situações. Capacidade de comparar/confrontar diferentes situações aleatórias, de acordo com diferentes modelos. Probabilística normativa: profunda compreensão dos modelos probabilísticos e sua aplicação em várias situações. Capacidade de comparar/confrontar diferentes situações aleatórias, de acordo com diferentes modelos.

8 Quanto às opções do professor e às orientações curriculares: obstáculos e a eqüiprobabilidade O professor é o responsável pela organização e pela gestão das situações didáticas nas quais seu aluno vai construir os conceitos probabilísticos O professor é o responsável pela organização e pela gestão das situações didáticas nas quais seu aluno vai construir os conceitos probabilísticos Apoio nos Parâmetros Curriculares limitação aos contextos de eqüiprobabilidade Apoio nos Parâmetros Curriculares limitação aos contextos de eqüiprobabilidade Apoio nos Livros Didáticos atividades que não favorecem, em sua maioria, a construção do raciocínio probabilístico e limitação ao contexto de eqüiprobabilidade Apoio nos Livros Didáticos atividades que não favorecem, em sua maioria, a construção do raciocínio probabilístico e limitação ao contexto de eqüiprobabilidade Possível obstáculo epistemológico: viés da eqüiprobabilidade Possível obstáculo epistemológico: viés da eqüiprobabilidade

9 Quanto ao livro didático: obstáculos e a contextualização maquilada Tipos de atividades propostas não permitem a construção do significado dos conceitos probabilísticos. Gonçalves (2004) identifica 6 tipos de exercícios, entre os quais: Tipos de atividades propostas não permitem a construção do significado dos conceitos probabilísticos. Gonçalves (2004) identifica 6 tipos de exercícios, entre os quais: Tarefa do tipo 3: Determinar a probabilidade em espaços eqüiprováveis Tarefa do tipo 3: Determinar a probabilidade em espaços eqüiprováveis Tarefa do tipo 4: Determinar a soma das probabilidades dos eventos resultantes de um mesmo experimento Tarefa do tipo 4: Determinar a soma das probabilidades dos eventos resultantes de um mesmo experimento Problemas de contextualização, misturando a realidade observada com o modelo matemático que a interpreta Problemas de contextualização, misturando a realidade observada com o modelo matemático que a interpreta Possível obstáculo didático: ausência de significado Possível obstáculo didático: ausência de significado

10 E AGORA????? Como vamos ajudar nossos alunos a construir seu próprio conhecimento probabilístico com prazer, satisfação, alegria? Como vamos ajudar nossos alunos a construir seu próprio conhecimento probabilístico com prazer, satisfação, alegria? Como vamos ajudar nossos alunos a construir um conhecimento significativo, sólido, consistente? Como vamos ajudar nossos alunos a construir um conhecimento significativo, sólido, consistente?

11 UM CONVITE: VAMOS PESQUISAR JUNTOS?

12 Educação Estatística e Probabilística Cileda Coutinho – VIII ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA


Carregar ppt "Educação Estatística e Probabilística Cileda Coutinho – VIII ENCONTRO PAULISTA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google