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O Papel da UC na Gestão do Conhecimento das Empresas

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Apresentação em tema: "O Papel da UC na Gestão do Conhecimento das Empresas"— Transcrição da apresentação:

1 O Papel da UC na Gestão do Conhecimento das Empresas
Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos Rio de Janeiro, 01 de novembro de 2011

2 Tópicos FGV Online e o novo contexto da educação corporativa
Aspectos estruturantes educação corporativa no mundo Causas do crescimento da educação corporativa Tecnologias Educacionais Aprendizado organizacional: os novos desafio Arquitetura, Estrutura e Condução do processo Projeto de TE - modelagem e gestão de Ucs Considerações finais

3 FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas
Missão Desenvolver e gerenciar tecnologias, metodologias e soluções específicas de educação a distância, sob a responsabilidade acadêmica das escolas e dos institutos da FGV, no âmbito nacional e internacional, liderando e inovando em serviços educacionais de qualidade.  Visão Ser referência internacional na distribuição de produtos e serviços educacionais inovadores e de alta qualidade na educação a distância.

4 FGV Online Usar flash – elearning 2008

5 Soluções e competências
Cursos e Treinamentos Semipresenciais Cursos e Treinamentos Via Web Cursos Via Satélite MBAs a Distância e Blended (MEC – 2003) Fábrica de Conteúdos Linguagem Adequada/ Desenho Instrucional Ambiente Colaborativo Mecanismos de Avaliação On-line Banco de Relatórios Virtual Comunidade de Prática TV Corporativa FGV Online Material Didático Multimídia Suporte técnico e Acadêmico Gestão de Universidades Corporativas Tutoria Especializada Ferramentas de e-Learning Projeto Acadêmico Específico Biblioteca Virtual Cursos e Treinamentos Corporativos Curso Superior em Tecnologia Cursos de Extensão, Atualização e Aperfeiçoamento Grupos de Pesquisa em EAD

6 Educação corporativa Alteração de paradigma: deslocamento do foco em T&D Alteração de paradigma: deslocamento do foco em T&D formação de UCs T&D Universidades Corporativas prédio Local qualquer lugar atualizar qualificações Conteúdos desenvolver competências do negócio aprender ouvindo Metodologia aprender agindo funcionários Público-Alvo stakeholders professores/consultores de universidades externas Corpo Docente gerentes seniores, professores e consultores universitários evento único Freqüência processo contínuo de aprendizagem desenvolver qualificações Meta solucionar problemas reais e melhorar desempenho Adaptado de MEISTER, J. Educação corporativa: gestão do capital intelectual através das universidades corporativas. SP: Makron Books, 1999. 6

7 Crescimento das universidades corporativas
Hoje, as universidades corporativas podem ser consideradas como o setor da educação superior que mais cresce no mundo. Seu número mais do que dobrou na última década e, agora, chegou a mais de Mais de de indivíduos estão estudando em um universidade corporativa. Annick Renaud-Coulon. Fundadora e Presidente do Global Council of Corporate Universities.

8 Causas do crescimento da educação corporativa
Reconhecimento do capital humano como fonte de geração de valor; Investimento em capital humano e retorno em vantagem competitiva Anacronismo dos currículos regulares de formação nas universidades; Foco em experiências burocráticas e tecnicistas na graduação e na pós-graduação; Gaps na formação regular dos entrantes no mercado; Defasagem na formação dos colaboradores mais antigos; Proteção do capital intelectual das organizações.

9 Capital humano e geração de valor
Importa dizer que o crescimento das UCs está intrinsicamente ligado a um cenário em que a explicitação e a sistematização da gestão do conhecimento e do aprendizado organizacional impõem-nos hoje o desafio da atuação conjunta, em novas frentes, visando ao desenvolvimento, à alavancagem e à proteção do capital intelectual das empresas. Porque, a cada dia, o fluxo da criação e da utilização do conhecimento torna-se mais importante para empresas que se dedicam a entregar valor aos clientes e se diferenciar da concorrência. Justamente por isso, segundo Michael Stanford, a educação corporativa passou a investir em capital humano para obter retorno em vantagem competitiva por meio das universidades corporativas.

10 Gaps da formação acadêmica
Nos países emergentes, apenas 25% dos engenheiros recém-formados, 15% dos novos profissionais de finanças e 10% da totalidade dos profissionais recém-formados em outras áreas de conhecimento estão preparados para atuação em empresas multinacionais. Pesquisa realizada pela McKinsey & Company, 2010. A distância final a percorrer para passar da escola ao trabalho

11 Gaps da formação acadêmica
As pessoas, em mercados emergentes, ainda que frequentemente talentosas, sofrem daquilo que nós poderíamos chamar de ‘last-mile employability’. (...) Elas carecem de habilidades de comunicação, não sabem como trabalhar em equipe, são extremamente teóricas e são ensinadas a ser excessivamente obedientes. Esses são problemas que as empresas têm de corrigir. A distância final a percorrer para passar da escola ao trabalho Vijay Govindarajan. Professor da Tuck School of Management, Darthmouth.

12 Necessidades das organizações
Ensinar Matemática e Português não faz parte de nosso negócio principal, mas, por causa das falhas no sistema de educação, nós, frequentemente, encontramo-nos assumindo esse papel. Desiê Ribeiro. Gerente de Educação da Vale. Nós não necessitamos apenas de engenheiros de petróleo, mas de profissionais versados em reservas de carbonato microbiano. E não se conhece muito sobre isso em lugar algum. Ricardo Salomão. Gerente Geral de RH da Universidade Petrobras.

13 Papel das Universidades Corporativas
O que nós fazemos é preencher a lacuna deixada pelas instituições acadêmicas – uma lacuna com a qual as empresas não podem sobreviver. Kris Gopalakrishan. CEO da Infosys.

14 Gestão do conhecimento e criação de valor
O conhecimento é um processo constante de movimento e mudança, voltado para o futuro, na medida em que influencia a estrutura do pensar e tomada de decisão e implica ação de significado relevante. Fonte: adaptado de CARBONE, Pedro Paulo et alii. Gestão por competências e gestão do conhecimento. RJ: Editora FGV, 2005. O conhecimento pode levar à criação de valor porque... Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores ...está voltado para o futuro, gera inovação e evolução ...influencia a estrutura do pensar e a tomada de decisão, gera segurança na ação ...implica ação de significado relevante, gera benefícios práticos e qualidade de vida - perspectiva

15 Novas metodologias e ferramentas
Gestão do conhecimento e aprendizagem plataformas para gerir o ciclo de aprendizagem e aplicação de conhecimento Internet + Ferramentas WEB 2.0 Wikis, Blogs, Redes Sociais … Mecanismos de comunicação interpessoais, eletrônicos e integrados Formais e informais Interação pessoal/sistemas TICs Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores

16 O papel da internet – novo ciberespaço
A Internet, ícone desta revolução, é um meio de comunicação que permitiu pela primeira vez na história da humanidade a “comunicação de muitos com muitos, num momento escolhido, e em escala global” além de ter desconstruído e construído uma nova noção de tempo e espaço, deixando o mundo parecer infinitamente menor e globalmente conectado, não sendo necessários os 80 dias para dar a volta ao mundo, pois isto acontece em questão de segundos (Castells, 2003). Nova dimensão de Comunicação - Ciberespaço espaço bastante heterogêneo que compreende uma complexidade de formas de interação funciona como uma extensão das relações que estabelecemos no mundo real 16

17 Tecnologia de redes “Não se trata da organização em rede da tecnologia, mas da organização em rede dos seres humanos através da tecnologia. Não se trata de uma era de máquinas inteligentes, mas de seres humanos que, através das redes, podem combinar a sua inteligência” Don Tapscott Sociedade em Rede mediada por computadores e demais tecnologias da informação e comunicação (TICs) estabelece novas sociabilidades construídas em um ambiente de comunicação integrado 17

18 INTERATIVO + COLABORATIVO = EDUCATIVO
Redes Sociais na Educação Corporativa INTERATIVO + COLABORATIVO = EDUCATIVO redes sociais não são apenas um grupo de pessoas aleatórias, mas sim o elo entre elas, essas redes são feitas por diferentes capitais sociais, ou seja, é onde cada um dos integrantes aplica seus próprios conhecimentos em prol de algo ou algum tema que os une , a própria rede social Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores Fonte: CTAE/FGV

19 Contribuições da tecnologia na educação (TE) corporativa
A TE aplicada à educação corporativa possibilita: Processo baseado em novos paradigmas educacionais; ótima relação custo/eficiência; atendimento a sujeitos/grupos não favorecidos por outras modalidades de ensino; Fomenta o uso de ferramentas de integração - intenso envolvimento dos alunos/profissionais ; combinação de tipos diferentes de informações com redução do esforço de compreensão; abertura a diferentes estilos de aprendizagem; favorecimento da interface acadêmico-organizacional: na produção, registro, construção, uso e reuso de conteúdos; e na avaliação da aprendizagem.

20 Aprendizagem organizacional: Os novos desafios
Cidadania Digital O futuro é agora. A todo momento, a história das relações humanas, sociais, de trabalho e, consequentemente, as de aprendizagem não param de ser reescritas, sendo reeditadas e atualizadas colaborativamente em um novo mundo digital. Fonte: MURASHIMA, Mary; XANTHOPOYLOS, Stavros. O novo conceito de cidadania: A distância apenas virtual entre nós e nosso futuro. (Whitepaper), março 2010. Construindo o cidadão digital... Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores ...Imigrante Digital Gera inovação e melhorias para produtos e serviços de forma reativa ...Nativo Digital Possui grande domínio das tecnologias com pouco foco ...Cidadão Digital Condição básica para ser competitivo no mercado de trabalho 20

21 Cidadania Digital Criação da cidadânia digital – processo educacional para competitividade pessoal Os Imigrantes Digitais avessos ao uso de tecnologia desenvolver a competência digital Os Nativos Digitais tecnologia como parte integrante aprimorar o uso das ferramentas – foco

22 Aprendizagem organizacional: Os novos desafios
O conectivismo construcionista – contribuição das ferramentas em rede Construção de conhecimento por pares Participação maior de todos os profissionais – com os pares Conhecimento produzido em rede, criticamente com debate e não consensual necessariamente Maior tempo para colaborar e elaborar respostas Criação do “mercado” interno de conhecimento e idéias Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores 22

23 Redes Sociais na Educação Corporativa
As redes sociais já existem na Educação Corporativa e nas Escolas, Universidades ... No mundo As plataformas sociais visam expandir essas redes Gera-se outra perspectiva no processo de aprendizagem Perspectiva de Gestão do Conhecimento e da aprendizagem efetiva – construção de competências e criação de capital intelectual Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores Fonte: CTAE/FGV

24 Compromissos e desafios
Nossa influência, não importam os meios, deve almejar que nossos alunos sejam capazes de lidar crítica e criativamente com o conhecimento, indo em direção a um processo de aprendizagem como formação da competência humana para viver em ambientes abertos, desenhando futuros que não se completam. Pedro Demo. Professor da UnB.

25 aprendizado organizacional
aprendizagem (re)construção do conhecimento avaliação discussão reflexão conhecimento prévio

26 Premissas A arquitetura do processo
Estabelecer como política de inovação, com processo de governança e change management Definir modelo pedagógico coerente – ferramentas não faltam – continuum entre presencial e a distância, puros Expandir além da captação de capital intelectual, incluir o capital cultural Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores

27 referenciais educacionais
estratégia primária ser especialista criarei meu próprio caminho compartilhar ajude-me a achar o que preciso experiente fazer conhecedor ajude-me a fazer melhor conhecer iniciante mostre-me como fazer pilares da educação UNESCO convergências de iniciativas ROSENBERG

28 referenciais educacionais
mais comuns necessidades de aprendizagem mais específicas mais formal (treinamento estruturado) mais informal (treinamento on the job) currículo comum (programas) aprendizado personalizado (desempenho) sala de aula, treinamento on-line ou ambos GC, colaboração e suporte desempenho Iniciante novo no trabalho conhece pouco Conhecedor pode executar os padrões básicos Experiente capaz de variar o desempenho em situações específicas estratégia primária treinamento (sala de aula e on-line) Mostre-me como. prática/coaching Ajude-me a fazer melhor. Acesso informação e suporte desempenho Ajude-me a encontrar o que preciso. Especialista capaz de inventar novas formas de executar o trabalho ensina outros colaboração e resolução de problemas Criarei meu próprio caminho. Trocar: imagem do rosenberg (tirar do arquivo da Loreal)

29 trilhas de desenvolvimento
Conjunto integrado e sistemático de dinâmicas e soluções de desenvolvimento, recorrendo a múltiplas formas de aprendizagem, que visam à aquisição e ao desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades, atitudes e compartilhamento) requeridas para o desempenho das pessoas no dia-a-dia, e ao fortalecimento dos eixos estratégicos que viabilizarão o alcance dos objetivos estratégicos da organização.

30 dimensões da aprendizagem

31 Foco na demanda dos profissionais e objetivos da aprendizagem
Estruturação do processo Foco na demanda dos profissionais e objetivos da aprendizagem Equipe de educadores e técnicos Definição dos papeis de cada um na rede de aprendizagem Estabelecer estratégia de uso dos elementos da tecnologia Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores

32 livre, aberto, desestruturado (parametrizavel)
Estruturação do processo Características das Ferramentas de aprendizagem Ambiente: livre, aberto, desestruturado (parametrizavel) Proporciona flexibilidade e liberdade na adoção de estratégias de aprendizado do indivíduo e do coletivo Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores Fonte: CTAE/FGV

33 Definição das ferramentas
comunicação compartilhamento/interação disseminação colaboração coletivismo Estabelecer flexibilidade nas formas de acesso para adequação de cada indivíduo Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores

34 estabelecer processo educativo para uso efetivo da rede e ferramentas
Condução do Processo arquitetar tarefas utilizar meios dinâmicos de obtenção/provocação do conhecimento e aprendizagem estabelecer processo educativo para uso efetivo da rede e ferramentas promover os hábitos de pensar, analisar, ser conciso com profundidade e de ler gerir o processo de aprendizagem e conhecimento Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores

35 Contribuição das TEs na educação corporativa
estendam-se a todos os membros da organização; sustentem-se na realidade; descartem a uniformidade a favor da diversificação; auxiliem a criação de uma mentalidade científica; possibilitem a plena formação; dêem suporte à formação profissional; auxiliem o participante a compreender as bases econômicas da comunidade em que vive; disponibilizem atividades que possibilitem desenvolver o espírito de grupo; atendam à necessidade de educação continuada; propiciem o pleno desenvolvimento do participante enquanto ser social; desenvolvam o espírito crítico; contribuam para a construção de pessoas cientes e conscientes de suas próprias limitações e dos mistérios que as envolvem.

36 Considerações finais “O único capital insubstituível que uma organização possui é o conhecimento de seus colaboradores e sua capacitação. A produtividade deste capital depende da relação de eficácia, entre o compartilhamento do conhecimento de cada um com aqueles que possam utilizá-lo” Adaptado de Andrew Carnegie Beth No 1º. Círculo interno: material didático multimídia ambiente colaborativo mecanismos de avaliação on-line biblioteca virtual tutoria especializada projeto acadêmico específico linguagem adequada/desenho instrucional Criar 2º. círculo interno: cursos e treinamentos via web cursos e treinamentos por videoconferência cursos via satélite cursos e treinamentos semipresenciais cursos e treinamentos corporativos cursos de extensão, atualização e aperfeiçoamento cursos lato sensu – MBAs (MEC-2003) curso superior em tecnologia Trocar as bolinhas externas (3º. Nível) por: Escolas de Administração da FGV Escolas de Economia da FGV Escolas de Direito da FGV IBRE CPDOC FGV Projetos GV Consult FGV Management Cursos Corporativos Central de Qualidade Editora FGV Criar um 4º. Nível externo com: universidades corporativas empresas públicas e privadas graduados e pós-graduados executivos e empreendedores

37 Obrigado! Prof. Dr. Stavros Panagiotis Xanthopoylos
Diretor Executivo – FGV Online


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