A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tarefa 3: Peixes em movimento O peixe da figura B foi obtido a partir da figura A. 3.1 Descreve, servindo-te do ponteado, dois movimentos que possam transformar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tarefa 3: Peixes em movimento O peixe da figura B foi obtido a partir da figura A. 3.1 Descreve, servindo-te do ponteado, dois movimentos que possam transformar."— Transcrição da apresentação:

1

2 Tarefa 3: Peixes em movimento O peixe da figura B foi obtido a partir da figura A. 3.1 Descreve, servindo-te do ponteado, dois movimentos que possam transformar a figura A na figura B. Movimento na oblíqua que desloca a figura 8 cm para a direita e 3 cm para cima. Translação

3 Tarefa 3: Peixes em movimento O peixe da figura B foi obtido a partir da figura A. 3.1 Descreve, servindo-te do ponteado, dois movimentos que possam transformar a figura A na figura B. Translação na horizontal de 8 cm para a direita Translação na vertical de 3 cm para cima Translação na horizontal de 8 cm para a direita Composição de translações

4 Tarefa 3: Peixes em movimento 3.2 Copia as figuras para o teu caderno e traça um segmento de reta, à tua escolha, cujos extremos sejam dois pontos correspondentes nas figuras A e B. Decalca esse segmento de reta e utiliza-o para unir os pares de pontos correspondentes nas figuras A e B. O que concluis? Todos os segmentos de reta são paralelos ao inicial (mesma direção) e têm o mesmo comprimento.

5 Tarefa 3: Peixes em movimento 3.3 Descreve a isometria que transforma a figura A na figura B. Compara esta transformação com a que descreveste em 3.1. Todos os pontos da figura B estão à mesma distância dos seus correspondentes da figura A, sendo as duas figuras congruentes. A figura B resulta de um deslizar da figura A. A distância e a direção do deslocamento podem ser associadas a uma das diagonais de um retângulo.

6 Tarefa 3: Peixes em movimento 3.4 Quais das características indicadas na questão anterior te permitem diferenciar a transformação atual da reflexão? Numa translação as figuras mantêm as suas posições relativas. Assim, a distância entre um qualquer ponto da figura original e o respetivo transformado é sempre a mesma, o que não acontece numa reflexão.

7 Tarefa 3: Peixes em movimento [Síntese] Uma translação é uma transformação em que todos os pontos da figura original se deslocam segundo a mesma direção e o mesmo sentido, percorrendo a mesma distância. Propriedades da translação: Numa translação, os segmentos (orientados) cujos extremos são pontos correspondentes da figura original e da figura transformada têm: — a mesma direção; — o mesmo sentido; — o mesmo comprimento. Uma translação preserva distâncias e amplitudes de ângulos. Uma translação transforma uma figura em outra figura congruente. As translações são isometrias.


Carregar ppt "Tarefa 3: Peixes em movimento O peixe da figura B foi obtido a partir da figura A. 3.1 Descreve, servindo-te do ponteado, dois movimentos que possam transformar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google