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DESENHODO.  Edições do SARESP  Características do Saresp/2002  Abrangência  Amostra  Resultados  Instrumentais: Aprendizagem Aprendizagem Orientação.

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1 DESENHODO

2  Edições do SARESP  Características do Saresp/2002  Abrangência  Amostra  Resultados  Instrumentais: Aprendizagem Aprendizagem Orientação Orientação Controle Controle  Equipes do SARESP MENU

3 Edições do SARESP 1º Ciclo Avaliação de Sistema Alunos Foco: Sistema de Ensino – Escola monitorar a qualidade do sistema de ensino, subsidiar tomadas de decisão da SEE - política educacional fornecer às equipes técnico-pedagógicas da DE e escola informações para a orientação da proposta pedagógica 1ª EM 3ª EM 8ª EF 7ª EF 4ª EF 5ª EF 3ª EF Componentes Curriculares: LP, Mat, Cie, Bio, Geo/Hist Instrumentos: Provas e Questionários Séries de Aplicação análise clássica e comparativa perfil do aluno/diretor/professor-coordenador Variáveis que interferem na aprendizagem Resultados: Censitária Amostral Escola Componente curricular Aprendizagem Contexto Objetivo:

4 Embasar as decisões quanto ao encaminhamento de cada aluno para continuidade dos estudos ou para recuperação de ciclos. 2º Ciclo Edições do SARESP Avaliação de Sistema Censitária Escolas Alunos Séries de aplicação: 4ª e 8ª séries do EF e Supletivo Componente Curricular: Língua Portuguesa com Redação Instrumentos: Provas Foco: Sistema de Ensino – Escola Aprendizagem Objetivo: desempenho por habilidade avaliada estatísticas básicas das provas classificação dos itens das provas Resultados: Análise Clássica

5 SARESP/2002 Objetivo: Estabelecer diagnóstico do desempenho dos alunos em termos de habilidades Fornecer às DEs e Escolas informações para adotar estratégias pedagógicas subsidiar tomadas de decisão da SEE para formular e avaliar programas educacionais Avaliação de Sistema Tipo de AvaliaçãoDiagnóstica/Produto Análise da Qualidade do Ensino Monitoramento da Eqüidade do Ensino Desenvolvimento de Políticas e Ações Censitária Amostral Escola Alunos/Séries Foco: Sistema de Ensino – Escola Aprendizagem

6 ABRANGÊNCIA Ciclos I e II do Ensino Fundamental 4ª e 8ª séries ProvaLeitura e Escrita PCN’s Propostas Curriculares de CENP/SEE Realidade do Ensino

7 AMOSTRA: CRITÉRIOS Critérios: Escola Todas as Escolas Todas as DEs Tipos de Classes Ensino Regular Recuperação de Ciclo Aceleração   Universo   Uma série em pelo menos um período   Classe: regular   Universo   Ambas as séries nos três períodos   Classes: regular recuperação de ciclo aceleração Diretoria de Ensino

8 AMOSTRA: NÚMERO DE ALUNOS POR TIPO DE CLASSE Escolas envolvidas: 5.110

9 AMOSTRA: NÚMERO DE ALUNOS POR PERÍODO

10 RESULTADOS   Escolas Resultados por habilidade da série e período avaliados - Boletins   Diretorias Resultados por habilidade das séries avaliadas e dos projetos (Recuperação de Ciclos e Aceleração) - Boletins Foco: Aprofundar as habilidades avaliadas Resultados por habilidade por série e período Estatísticas básicas das provas Classificação dos itens das provas Desempenho por habilidade avaliada   Estado e Coordenadoria de Ensino

11 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Questões objetivas (30) Folha de respostas dos alunos Caderno de prova Tema de Redação Prova Objetiva Redação 5 versões de prova 4ª série - Manhã e Tarde 8ª série - Manhã, Tarde e Noite

12 INSTRUMENTOS DE ORIENTAÇÃO Manual do Coordenador de Avaliação e Coordenador de Aplicação   Orientações gerais do Saresp/2002 Manual do Supervisor da Aplicação   Orientações relativas ao trabalho de supervisão de aplicação Manual do Aplicador   Orientações relativas a aplicação da prova Manual de Redação   Critérios de análise e correção das redações Manual de Procedimentos Operacionais   Orientações operacionais da logística de Avaliação

13 Registrar ocorrências da aplicação (1 por turma) Relatório do Aplicador INSTRUMENTOS DE CONTROLE Relatório do Supervisor de Aplicação Relatório de Observação dos Pais Cronograma Relação de Materiais Registrar ocorrências da aplicação (1 por turma) Registrar as observações no dia da aplicação (2 por período) Orientar os prazos das atividades Apresentar a previsão de quantidade de materiais para DE e para cada escola

14 EQUIPES DO SARESP Parâmetros para Avaliação Instrumentos Capacitação Análise dos Resultados Divulgação Implementação de ações e programas Nível Central Gerenciamento da Avaliação: FDE Equipe Central:FDE, CENP, COGSP, CEI Logística da Avaliação: Vunesp

15 EQUIPES DO SARESP Nível Regional Diretoria de Ensino Coordenação Regional Dirigente de Ensino Coordenador de Avaliação Equipe de Apoio Banca de Professores de L.P. Coordenador de meio (Vunesp) Composição da Equipe da Diretoria Divulgação do Saresp Organização do quadro de Supervisores da aplicação Recebimento e distribuição dos materiais da aplicação Capacitação dos Coordenadores da Aplicação (Diretores) Formação da banca de correção da redação Correção e análise das redações Divulgação dos resultados para as escolas Implementação de ações

16 EQUIPES DO SARESP Nível Local Escola Coordenação Local da Avaliação Coordenador de aplicação (Diretor) professor-coordenador professor/aplicador Supervisor de aplicação (prof.coord) pais Divulgar o Saresp junto à comunidade Capacitar os Supervisores de Aplicação e Aplicadores Receber e entregar os materiais da aplicação Coordenar a realização da avaliação Divulgar os resultados para a comunidade escolar Implementar ações

17 FIM


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