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DESENHO DO.

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Apresentação em tema: "DESENHO DO."— Transcrição da apresentação:

1 DESENHO DO

2 MENU Edições do SARESP Características do Saresp/2002 Abrangência
Amostra Resultados Instrumentais: Aprendizagem Orientação Controle Equipes do SARESP

3 Edições do SARESP Censitária Amostral 1º Ciclo Escola Alunos
Avaliação de Sistema Alunos Amostral Componente curricular Foco: Sistema de Ensino – Escola Aprendizagem Contexto monitorar a qualidade do sistema de ensino, subsidiar tomadas de decisão da SEE - política educacional fornecer às equipes técnico-pedagógicas da DE e escola informações para a orientação da proposta pedagógica Objetivo: Séries de Aplicação Componentes Curriculares: LP, Mat, Cie, Bio, Geo/Hist 1ª EM 3ª EM 8ª EF 7ª EF 4ª EF 5ª EF 3ª EF 1996 1997 1998 2000 Instrumentos: Provas e Questionários Resultados: análise clássica e comparativa perfil do aluno/diretor/professor-coordenador Variáveis que interferem na aprendizagem

4 Edições do SARESP 2º Ciclo - 2001 Objetivo: Escolas Censitária
Avaliação de Sistema Censitária Alunos Foco: Sistema de Ensino – Escola Aprendizagem Embasar as decisões quanto ao encaminhamento de cada aluno para continuidade dos estudos ou para recuperação de ciclos. Objetivo: Instrumentos: Provas Componente Curricular: Língua Portuguesa com Redação Séries de aplicação: 4ª e 8ª séries do EF e Supletivo desempenho por habilidade avaliada estatísticas básicas das provas classificação dos itens das provas Resultados: Análise Clássica

5 SARESP/2002 Censitária Escola Avaliação de Sistema Amostral
Alunos/Séries Foco: Sistema de Ensino – Escola Aprendizagem Estabelecer diagnóstico do desempenho dos alunos em termos de habilidades Fornecer às DEs e Escolas informações para adotar estratégias pedagógicas subsidiar tomadas de decisão da SEE para formular e avaliar programas educacionais Objetivo: Tipo de Avaliação Diagnóstica/Produto Análise da Qualidade do Ensino Monitoramento da Eqüidade do Ensino Desenvolvimento de Políticas e Ações

6 Ciclos I e II do Ensino Fundamental
ABRANGÊNCIA Ciclos I e II do Ensino Fundamental 4ª e 8ª séries Prova Leitura e Escrita PCN’s Propostas Curriculares de CENP/SEE Realidade do Ensino

7 AMOSTRA: CRITÉRIOS Critérios: Escola Diretoria de Ensino
Todas as Escolas Todas as DEs Tipos de Classes Critérios: Ensino Regular Recuperação de Ciclo Aceleração Escola Diretoria de Ensino Universo Uma série em pelo menos um período Classe: regular Universo Ambas as séries nos três períodos Classes: regular recuperação de ciclo aceleração

8 AMOSTRA: NÚMERO DE ALUNOS POR TIPO DE CLASSE
Escolas envolvidas: 5.110

9 AMOSTRA: NÚMERO DE ALUNOS POR PERÍODO

10 RESULTADOS Foco: Aprofundar as habilidades avaliadas Escolas
Resultados por habilidade da série e período avaliados - Boletins Diretorias Resultados por habilidade das séries avaliadas e dos projetos (Recuperação de Ciclos e Aceleração) - Boletins Estado e Coordenadoria de Ensino Resultados por habilidade por série e período Estatísticas básicas das provas Classificação dos itens das provas Desempenho por habilidade avaliada

11 INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Caderno de prova Questões objetivas (30) Tema de Redação 5 versões de prova 4ª série - Manhã e Tarde 8ª série - Manhã, Tarde e Noite Folha de respostas dos alunos Prova Objetiva Redação

12 INSTRUMENTOS DE ORIENTAÇÃO
Manual do Coordenador de Avaliação e Coordenador de Aplicação Orientações gerais do Saresp/2002 Manual do Supervisor da Aplicação Orientações relativas ao trabalho de supervisão de aplicação Manual do Aplicador Orientações relativas a aplicação da prova Manual de Redação Critérios de análise e correção das redações Manual de Procedimentos Operacionais Orientações operacionais da logística de Avaliação

13 INSTRUMENTOS DE CONTROLE
Registrar ocorrências da aplicação (1 por turma) Relatório do Aplicador Relatório do Supervisor de Aplicação Registrar ocorrências da aplicação (1 por turma) Relatório de Observação dos Pais Registrar as observações no dia da aplicação (2 por período) Orientar os prazos das atividades Cronograma Apresentar a previsão de quantidade de materiais para DE e para cada escola Relação de Materiais

14 EQUIPES DO SARESP Nível Central Gerenciamento da Avaliação: FDE
Equipe Central: FDE, CENP, COGSP, CEI Parâmetros para Avaliação Instrumentos Capacitação Análise dos Resultados Divulgação Implementação de ações e programas Logística da Avaliação: Vunesp

15 EQUIPES DO SARESP Nível Regional Diretoria de Ensino
Dirigente de Ensino Coordenador de Avaliação Equipe de Apoio Banca de Professores de L.P. Coordenador de meio (Vunesp) Coordenação Regional Composição da Equipe da Diretoria Divulgação do Saresp Organização do quadro de Supervisores da aplicação Recebimento e distribuição dos materiais da aplicação Capacitação dos Coordenadores da Aplicação (Diretores) Formação da banca de correção da redação Correção e análise das redações Divulgação dos resultados para as escolas Implementação de ações

16 Coordenação Local da Avaliação
EQUIPES DO SARESP Nível Local Escola Coordenador de aplicação (Diretor) professor-coordenador professor/aplicador Supervisor de aplicação (prof.coord) pais Coordenação Local da Avaliação Divulgar o Saresp junto à comunidade Capacitar os Supervisores de Aplicação e Aplicadores Receber e entregar os materiais da aplicação Coordenar a realização da avaliação Divulgar os resultados para a comunidade escolar Implementar ações

17 FIM


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