A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Base Teorema: Seja um sistema de geradores do espaço vetorial. Então dentre os vetores de existe uma base para. Teorema: Seja um espaço vetorial gerado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Base Teorema: Seja um sistema de geradores do espaço vetorial. Então dentre os vetores de existe uma base para. Teorema: Seja um espaço vetorial gerado."— Transcrição da apresentação:

1 Base Teorema: Seja um sistema de geradores do espaço vetorial. Então dentre os vetores de existe uma base para. Teorema: Seja um espaço vetorial gerado por um conjunto finito de vetores. Então qualquer conjunto com mais do que n vetores é necessariamente linearmente dependente (L.D.).

2 Dimensão Corolário: Qualquer base de um espaço vetorial tem sempre o mesmo número de elementos. Definição: Dado um espaço vetorial finitamente gerado, denominamos dimensão de ao número de vetores de uma base de.

3 Base e Dimensão Teorema: Qualquer conjunto L.I. de vetores de um espaço vetorial de dimensão finita pode ser completado de modo a se tornar uma base para. Corolário: Se, qualquer conjunto com n vetores L.I. formam uma base de.

4 Dimensão - Exemplos

5 Exercício Exercício 01: Obtenha bases e dimensões para os subespaços vetoriais abaixo relacionados:

6 Processo Prático: Base A permuta de dois vetores, dentre os geradores, não altera o subespaço gerado. A substituição de um vetor por uma combinação linear dele com outros do conjunto, não altera o subespaço gerado. Vetores geradores na forma escalonada formam um conjunto L.I.

7 Exercícios Exercício 02: Determinar uma base e a dimensão para e, sendo:

8 Exercícios Exercício 03: Considere o sistema linear e determine uma base e a dimensão para o subespaço das soluções:

9 Teorema da Dimensão Teorema: Sejam e dois subespaços vetoriais de um dado espaço vetorial com dimensão finita, então:

10 Proposição: Se é um subespaço vetorial de tal que então

11 Exercícios Exercício 04: Determinar uma base e a dimensão para, e, sendo:


Carregar ppt "Base Teorema: Seja um sistema de geradores do espaço vetorial. Então dentre os vetores de existe uma base para. Teorema: Seja um espaço vetorial gerado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google