A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA DE REVISÃO/GEOGRAFIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA DE REVISÃO/GEOGRAFIA"— Transcrição da apresentação:

1 AULA DE REVISÃO/GEOGRAFIA
GEOGRAFIA GERAL GEOGRAFIA REGIONAL GEOGRAFIA DO BRASIL FONTES ATUAIS AUTORES CITADOS LINGUAGEM CARTOGRÁFICA DICAS QUESTÕES

2 PRINCIPAIS CONCEITOS E TEMAS
REDES GEOGRÁFICAS PRINCIPAIS CONCEITOS E TEMAS Circuitos legais Circuitos ilegais Firmas globais Espaços do mandar e espaços do fazer Guerra fiscal ou guerra dos lugares Redes hierarquizadas Densidades técnicas

3 REDE: ESFERA INDUSTRIAL (PRODUTIVA)

4 REDE: ESFERA FINANCEIRA

5 REDE: ESFERA COMERCIAL

6 REDE HIERARQUIZADA

7

8

9

10

11 1. (Unicamp 2002) “A guerra fiscal é, na verdade, uma guerra global entre os lugares.” (Milton Santos, Folha de S. Paulo, Caderno Mais! 08/08/1999.) a) De que forma os estados e municípios competem entre si praticando a guerra fiscal? b) Cite um exemplo, na implantação de indústrias automobilísticas, em que a guerra fiscal fez parte, claramente, de uma “guerra global entre os lugares”. c) Além da guerra fiscal, de que outros meios se utiliza a “guerra global entre os lugares”?

12 1. (Unicamp) "O meio geográfico em via de constituição (ou de reconstituição) tem uma substância científico-tecnológico-informacional. Não é um meio natural, nem meio técnico. A ciência, a tecnologia e a informação estão na base mesma de todas as formas de utilização e funcionamento do espaço, da mesma forma que participam da criação de novos processos vitais e da produção de novas espécies (animais e vegetais). (...) Atualmente, apesar de uma difusão mais rápida e mais extensa do que nas épocas precedentes, AS NOVAS VARIÁVEIS NÃO SE DISTRIBUEM DE MANEIRA UNIFORME NA ESCALA DO PLANETA. A geografia assim recriada é, ainda, desigualitária." (SANTOS, Milton, "Técnica, Espaço e Tempo", p. 51, grifo nosso) Considerando que a ciência, a tecnologia e a informação estão na base do funcionamento do espaço, cite dois países que podem ser considerados centros hegemônicos da economia mundial. Justifique suas escolhas. b) Como a África subsaariana se situa em relação ao espaço geográfico mundializado? Qual a razão dessa situação?

13 2) Leia o texto a seguir e resolva as questões.
Capitalismo global O capitalismo global caracteriza-se por ter na inovação tecnológica um instrumento de acumulação em nível e qualidade infinitamente superiores aos experimentados em suas fases anteriores; e por utilizar-se intensamente da fragmentação das cadeias produtivas propiciada pelos avanços da tecnologia da informação. Dupas, Gilberto. Atores e poderes na nova ordem global São Paulo: Edunesp, p. 75. A) O texto aponta a organização econômica do espaço mundial em redes. Descreva, resumidamente, esse tipo de organização econômica. B) Dê um exemplo sobre produção e comercialização de uma mercadoria que ilustre a ideia presente no texto.


Carregar ppt "AULA DE REVISÃO/GEOGRAFIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google