A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA DE REVISÃO/GEOGRAFIA GEOGRAFIA GERAL GEOGRAFIA GERAL GEOGRAFIA REGIONAL GEOGRAFIA REGIONAL GEOGRAFIA DO BRASIL GEOGRAFIA DO BRASIL FONTES ATUAIS FONTES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA DE REVISÃO/GEOGRAFIA GEOGRAFIA GERAL GEOGRAFIA GERAL GEOGRAFIA REGIONAL GEOGRAFIA REGIONAL GEOGRAFIA DO BRASIL GEOGRAFIA DO BRASIL FONTES ATUAIS FONTES."— Transcrição da apresentação:

1 AULA DE REVISÃO/GEOGRAFIA GEOGRAFIA GERAL GEOGRAFIA GERAL GEOGRAFIA REGIONAL GEOGRAFIA REGIONAL GEOGRAFIA DO BRASIL GEOGRAFIA DO BRASIL FONTES ATUAIS FONTES ATUAIS AUTORES CITADOS AUTORES CITADOS LINGUAGEM CARTOGRÁFICA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA DICAS DICAS QUESTÕES QUESTÕES

2 REDES GEOGRÁFICAS PRINCIPAIS CONCEITOS E TEMAS  Circuitos legais  Circuitos ilegais  Firmas globais  Espaços do mandar e espaços do fazer  Guerra fiscal ou guerra dos lugares  Redes hierarquizadas  Densidades técnicas

3 REDE: ESFERA INDUSTRIAL (PRODUTIVA)

4 REDE: ESFERA FINANCEIRA

5 REDE: ESFERA COMERCIAL

6 REDE HIERARQUIZADA

7

8

9

10

11 1. (Unicamp 2002) “A guerra fiscal é, na verdade, uma guerra global entre os lugares.” (Milton Santos, Folha de S. Paulo, Caderno Mais! 08/08/1999.) a) De que forma os estados e municípios competem entre si praticando a guerra fiscal? b) Cite um exemplo, na implantação de indústrias automobilísticas, em que a guerra fiscal fez parte, claramente, de uma “guerra global entre os lugares”. c) Além da guerra fiscal, de que outros meios se utiliza a “guerra global entre os lugares”?

12 1. (Unicamp) "O meio geográfico em via de constituição (ou de reconstituição) tem uma substância científico-tecnológico-informacional. Não é um meio natural, nem meio técnico. A ciência, a tecnologia e a informação estão na base mesma de todas as formas de utilização e funcionamento do espaço, da mesma forma que participam da criação de novos processos vitais e da produção de novas espécies (animais e vegetais). (...) Atualmente, apesar de uma difusão mais rápida e mais extensa do que nas épocas precedentes, AS NOVAS VARIÁVEIS NÃO SE DISTRIBUEM DE MANEIRA UNIFORME NA ESCALA DO PLANETA. A geografia assim recriada é, ainda, desigualitária." (SANTOS, Milton, "Técnica, Espaço e Tempo", p. 51, grifo nosso) a)Considerando que a ciência, a tecnologia e a informação estão na base do funcionamento do espaço, cite dois países que podem ser considerados centros hegemônicos da economia mundial. Justifique suas escolhas. b) Como a África subsaariana se situa em relação ao espaço geográfico mundializado? Qual a razão dessa situação?

13 2) Leia o texto a seguir e resolva as questões. Capitalismo global O capitalismo global caracteriza-se por ter na inovação tecnológica um instrumento de acumulação em nível e qualidade infinitamente superiores aos experimentados em suas fases anteriores; e por utilizar-se intensamente da fragmentação das cadeias produtivas propiciada pelos avanços da tecnologia da informação. O capitalismo global caracteriza-se por ter na inovação tecnológica um instrumento de acumulação em nível e qualidade infinitamente superiores aos experimentados em suas fases anteriores; e por utilizar-se intensamente da fragmentação das cadeias produtivas propiciada pelos avanços da tecnologia da informação. Dupas, Gilberto. Atores e poderes na nova ordem global Dupas, Gilberto. Atores e poderes na nova ordem global São Paulo: Edunesp, p. 75. São Paulo: Edunesp, p. 75. A) O texto aponta a organização econômica do espaço mundial em redes. Descreva, resumidamente, esse tipo de organização econômica. B) Dê um exemplo sobre produção e comercialização de uma mercadoria que ilustre a ideia presente no texto.


Carregar ppt "AULA DE REVISÃO/GEOGRAFIA GEOGRAFIA GERAL GEOGRAFIA GERAL GEOGRAFIA REGIONAL GEOGRAFIA REGIONAL GEOGRAFIA DO BRASIL GEOGRAFIA DO BRASIL FONTES ATUAIS FONTES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google