A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÍTULO DO ARTIGO O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO EDUCANDO Autor: Edinalva Silva Aguiar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÍTULO DO ARTIGO O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO EDUCANDO Autor: Edinalva Silva Aguiar."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÍTULO DO ARTIGO O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO EDUCANDO Autor: Edinalva Silva Aguiar Orientadora: Katia Cristina Brito e Clecy Peres Junho/2010

2 O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO EDUCANDO Contexto investigado. Aproximação da família na escola bem como o acompanhamento dos filhos na sua vida escolar. Local do projeto de intervenção: Escola Municipal Antônio Fernandes dos Santos. Período da pesquisa: Agosto a Dezembro de 2009.

3 O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO EDUCANDO Apresentação do problema: O distanciamento da família no contexto educacional. Este é um problema que acredito que uma boa porcentagem das instituições de ensino que vem sentido,e que influi negativamente tanto para a instituição quanto para o educando, pois é sabido que a família é a base da formação dos filhos, nós enquanto educadores somente ajudamos nessa formação. Objetivos Geral: Incentivar os pais através de ações. a importância da parceria entre escola e a família no contexto educacional. Específicos: Criar estratégias que venha contribuir satisfatoriamente a conscientização do valor da participação dos pais na unidade escolar. Colaborar para a conscientização da importância da relação família escola no processo ensino aprendizagem dos seus filhos. Articular meios de conscientizar a família que não cabe somente a escola a função de educar seus filhos.

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Tipo de pesquisa: Foi realizada uma pesquisa ação. Instrumentos utilizados: 1º momento: Reunião com os pais para conscientização a respeito da temática. 2º momento: Realização de oficinas com os mesmos.

5 RESULTADOS E CONCLUSÕES Resultados: Os resultados foram satisfatórios, no entanto esperava-se que o mesmo tivesse uma maior participação, porém acredito que com mais um pouco de incentivo vamos conseguir trazer estes pais mais vezes para o contexto educacional. A curto prazo: Acredita-se que no trabalho desenvolvido conseguimos fazer com que os pais compreendessem a importância da aproximação família-escola. A longo prazo: Espera-se que a metodologia utilizada sirva de impulso para que outras instituições compreendam a importância desta relação. Conclusão: O que podemos concluir é que o mesmo foi de grande incentivo para que os mesmos se aproximassem mais da vida estudantil de seus filhos e também tivessem uma aproximação mais intensa não só com a escola mais também com professores e a gestora.

6 REFERÊNCIAS BRASIL, Estatuto da criança e do adolescente – ECA. Brasília, Distrito Federal: Senado, BRASIL.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional /96. Brasilia: MEC/SEF ° ed.Rio de Janeiro. Río Gráfica 1996 CAMPOS, Jacira Calasãs, Carvalho,Hilza A. Psicologia do desenvolvimento: influencia da familia. Saão Paulo: EDICON 1983 CUNHA,M.V. O discurso educacional renovador no... um estudo sobre as relações entre a escola e a família. Araraquara, 1998 FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 11.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, PARO, Vitor Henrique. Qualidade do ensino:1997 a contribuição dos pais. [s.l.]: Xamã. 126 p Psicologia da educação/Cesar Coll Salvador,Mariana Miras Mestres, Javier NÉRICI, ImídioG. Lar, escola e educação. S.Paulo:ATLAS, 1972.


Carregar ppt "PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÍTULO DO ARTIGO O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO EDUCANDO Autor: Edinalva Silva Aguiar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google