A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA, COM SUPORTE NA TEORIA DOS SISTEMAS ECOLÓGOCOS, DE URIE BRONFENBRENNER Ruy J. Krebs, PhD. UDESC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA, COM SUPORTE NA TEORIA DOS SISTEMAS ECOLÓGOCOS, DE URIE BRONFENBRENNER Ruy J. Krebs, PhD. UDESC."— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA, COM SUPORTE NA TEORIA DOS SISTEMAS ECOLÓGOCOS, DE URIE BRONFENBRENNER Ruy J. Krebs, PhD. UDESC

2 TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

3 TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, DE HOWARD GARDNER (1983), E O MODELO DE BOB SAMPLES (1987) TEORIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, DE DANIEL GOLLEMAN (1993) MODELO TRIÁRQUICO DA INTELIGÊNCIA, DE ROBERT STERNBERG (1992) TEORIA DIALÉTICA, DE KLAUS RIEGEL (1979) TEORIA SÓCIO-ECOLÓGICA, DE JAAN VALSINER (1987) TEORIA DOS SISTEMAS ECOLÓGICOS (1979,1992), E O MODELO BIOECOLÓGICO (1995) DE URIE BRONFENBRENNER

4 TEORIA DOS SISTEMAS ECOLÓGICOS (1979,1992) E O MODELO BIOECOLÓGICO (1995) DE URIE BRONFENBRENNER

5 A PSICOLOGIA INFANTIL TORNOU-SE A CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO ESTRANHO DA CRIANÇA, EM UM LUGAR ESTRANHO, COM PESSOAS ESTRANHAS, PELO MENOR PERÍODO DE TEMPO POSSÍVEL ( BRONFENBRENNER,1974)

6 ENTENDEMOS POR DESENVOLVIMENTO, O PROCESSO QUE EN- VOLVE ESTABILIZAÇÕES E MUDANÇAS DAS CARACTERÍSTICAS BIOPSICOLÓGICAS DE UM SER HUMANO, NÃO APENAS AO LONGO DO CICLO DE VIDA MAS, TAMBÉM, ATRAVÉS DE GERAÇÕES. (BRONFENBRENNER & MORRIS,1995) PESSOA PROCESSO TEMPO CONTEXTO DISPOSIÇÕES (GERA- TIVAS/DISRUPTIVAS ) RECURSOS (COMPE- TÊNCIA/DISFUNÇÃO) DEMANDAS (POSITI- VAS/NEGATIVAS) MICROSSISTEMA MESOSSISTEMA EXOSISTEMA MACROSSISTEMA MICROTEMPO MESOTEMPO MACROTEMPO

7 PROCESSOS PROXIMAIS ATRIBUTOS DA PESSOA PARÂMETROS DO CONTEXTO D I M E N S Õ E S DO T E M P O

8 O CONTEXTO PRIMORDIAL DE DESENVOLVIMENTO É AQUELE EM QUE A PESSOA PODE OBSERVAR E ENGAJAR-SE EM ATIVIDADES CONJUNTAS GRADATIVAMENTE MAIS COMPLEXAS, COM A ORIENTAÇÃO DIRETA DE PESSOA, OU PESSOAS, QUE JÁ POSSUEM HABILIDADES E CONHECIMENTOS QUE ELA AINDA NÃO POSSUI, ECOM QUEM ELA TENHA UMA RELAÇÃO AFETIVA POSITIVA.

9 O CONTEXTO SECUNDÁRIO DE DESENVOLVIMENTO É AQUELE EM QUE SÃO DADOS O ENCORAJAMENTO, AS CONDIÇÕES E A OPORTUNIDADE, PARA A PESSOA FAZER, SEM A ORIENTAÇÃO DIRETA DE OUTRAS PESSOAS, AQUILO QUE ELA DESENVOLVEU NO CONTEXTO PRIMORDIAL

10 UM NOVO PARADIGMA PARA A PESQUISA EM CIÊNCIA DO MOVIMENTO HUMANO O MODELO BIOECOLÓGICO DE URIE BRONFENBRENNER

11 A PROCESSO ATRIBUTOS DA PESSOA PARÂMETROS DO CONTEXTO TEMPOTEMPO

12 MICROSSISTEMA MESOSSISTEMA EXOSSISTEMA MACROSSISTEMA

13 A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Prof. Dr. Ruy J. Krebs UDESC PESSOA RECURSOS DISPOSIÇÕES DEMANDAS

14 A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Prof. Dr. Ruy J. Krebs UDESC TEMPO MICROTEMPO MESOTEMPO MACROTEMPO

15 A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Prof. Dr. Ruy J. Krebs UDESC PROCESSO ATRIBUTOS DA PESSOA PARÂMETROS DO CONTEXTO TEMPOTEMPO

16 COMPETÊNCIA FÍSICA- CINESTÉSICA COMPETÊNCIA SÓCIO- EMOCIONAL COMPETÊNCIA PERCEPTO- COGNITIVA CONSCIÊNCIA CORPORAL, ESPACIAL E TEMPORAL INTELIGÊNCIA MOTORA

17 Disposições Geradoras Disposições Disruptivas Forças dos Contextos + + TENSÃO Físico- Cinestésico Sócio- Emocional Percepto- Cognitivo INTER- DEPENDÊNCIA CONHECIMENTOSCONHECIMENTOS CONHECIMENTOSCONHECIMENTOS EXPERIÊNCIASEXPERIÊNCIAS EXPERIÊNCIASEXPERIÊNCIASRecursos DEMANDAS

18 OBRIGADO


Carregar ppt "DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA, COM SUPORTE NA TEORIA DOS SISTEMAS ECOLÓGOCOS, DE URIE BRONFENBRENNER Ruy J. Krebs, PhD. UDESC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google