A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nutrição animal - Análise de alimentos - Prof. Jerri Zanusso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nutrição animal - Análise de alimentos - Prof. Jerri Zanusso."— Transcrição da apresentação:

1 Nutrição animal - Análise de alimentos - Prof. Jerri Zanusso

2 IntroduçãoIntrodução A análise de alimentos atua em vários segmentos do controle de qualidade, da fabricação até a estocagem dos alimentos processados. Também é muito utilizada para a caracterização de alimentos in natura e para verificar se o alimento enquadra-se nas especificações legais.

3 AmostragemAmostragem É o conjunto de operações com as quais se obtém, do material em estudo, uma porção relativamente pequena, de tamanho apropriado, mas que ao mesmo tempo represente corretamente todo o conjunto da amostra. * Ver procedimentos

4 Confiabilidade nos resultados Especificidade: relacionada à adequação do método para a determinar a presença ou quantificar o que se quer.

5 Confiabilidade nos resultados Exatidão: relacionado ao quanto o resultado de uma determinada análise se aproxima do real. Ex. incluir em material testemunha um determinado contaminante e verificar a exatidão do método.

6 Confiabilidade nos resultados Precisão: relacionado ao quanto os resultados de uma determinada análise se aproximam. Repetibilidade. Medido pelo desvio padrão Caso repetir as amostras em triplicata, os resultados devem aproximar-se. Baixo desvio padrão.

7 Confiabilidade nos resultados Sensibilidade: relacionado à menor fração que um método é capaz de detectar. ppm... ppb.

8 Legislação - análises PORTARIA Nº 7, DE 09 DE NOVEMBRO DE Determina os padrões mínimos de matéria prima destinada à alimentação animal. Art. 1º Estabelecer, os padrões mínimos, das diversas matérias primas empregadas na alimentação animal, conforme especificações em anexo. Fonte: (www.agricultura.gov.br), no SISLEGIS.www.agricultura.gov.br

9 Legislação - análises Exemplos da Portaria n. 07/1988: O limite máximo de aflatoxinas (ingredientes de origem vegetal): 50 ppb. Quanto aos fatores antinutricionais são apontados: a) tanino do sorgo, com três classes: tanino baixo: de 0 a 0,5%, médio: 0,6 a 1,2% e alto: acima de 1,3%. Teor de umidade máximo no milho: 14%.

10 Legislação - análises INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 10, DE 31 DE JULHO DE Art. 1º. Instituir, no âmbito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Plano Nacional de Segurança e Qualidade dos Produtos de Origem Vegetal - PNSQV, com o objetivo de controlar os níveis de contaminantes e resíduos químicos e biológicos, conforme os limites estabelecidos nas legislações pertinentes, evitar perdas e agregar valores aos produtos de origem vegetal na cadeia produtiva.

11 AnálisesAnálises Bromatológica Composição: teor de umidade, PB, Energia, ENN, EE, cinzas, AAs, ácidos graxos. * Análise microbiológica: fungos=> aflatoxinas, ocratoxina. Análise de contaminantes: OGMs, resíduos tóxicos. Indicadores de qualidade: atividade ureática, índice de iodo.

12 Fatos históricos na produção animal Em 1987 a BSE. Em 1988 ovos contaminados com Salmonela (Inglaterra). Em 1989, chumbo foi encontrado no leite (Ing.). Em 1996, BSE e variante humana. Em 1997, OGM´s. Em 1998, dioxina em polpa cítrica (BR). Em 1999, os resíduos de esgoto na França. Em 2000, a dioxina em rações (Bélgica).


Carregar ppt "Nutrição animal - Análise de alimentos - Prof. Jerri Zanusso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google