A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TIPOLOGIA TEXTUAL: NARRAÇÃO É o relato de um fato, de um acontecimento. Há personagens atuando e um narrador que relata a ação. A narração pode ser feita.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TIPOLOGIA TEXTUAL: NARRAÇÃO É o relato de um fato, de um acontecimento. Há personagens atuando e um narrador que relata a ação. A narração pode ser feita."— Transcrição da apresentação:

1 TIPOLOGIA TEXTUAL: NARRAÇÃO É o relato de um fato, de um acontecimento. Há personagens atuando e um narrador que relata a ação. A narração pode ser feita em terceira pessoa ou em primeira. Uma narração, em geral, apresenta os seguintes elementos: a. fato: é o acontecimento que será relatado. O encadeamento das ações forma o enredo. b. personagens: são as diferentes pessoas que participam do acontecimento. Há os que atuam de forma mais intensa (principais) e os que atuam secundariamente. c. ambientes: é o lugar em que os acontecimentos ocorrem. d. tempo: é a localização cronológica do acontecimento.

2 TIPOLOGIA TEXTUAL: DESCRIÇÃO É um retrato verbal daquilo que vemos ou sentimos. A descrição pode ser: 1. objetiva: a parede era branca. 2. subjetiva: a parede era feia. Dificilmente encontrará um texto exclusivamente descritivo. O que ocorre comumente é encontrar trechos descritivos inseridos em um texto narrativo ou dissertativo. EX: romance que é narrativo (existem personagens e ambientes). Trabalha com imagens permitindo uma visualização do que está sendo descrito. Os adjetivos desempenham um papel fundamental e são responsáveis pelo tom descritivo do texto. Fazem-se presentes as percepções sensoriais: a visão, audição, olfato, paladar e o tato.

3 TIPOLOGIA TEXTUAL: DISSERTAÇÃO É a exposição de opiniões, pontos de vista, fundamentados em argumentos e raciocínios baseados em nossa vivência, nossas leituras, nossas posturas, nossas conclusões a respeito da vida dos homens, de nós mesmos. Para se obter maior clareza costuma-se dividir a matéria em 3 partes: 1. introdução: em que se apresenta a idéia ou ponto de vista que será definido. 2. desenvolvimento: em que se desenvolve do ponto de vista. Para convencer o leitor, o autor deverá usar de sólida argumentação, citar exemplos, recorrer opiniões de especialistas, fornecer dados. 3. conclusão: em que se dá um desfecho coerente com o desenvolvimento e os argumentos apresentados.

4 Classifique os trechos abaixo: (A) Narração (B) Descrição ( C) Dissertação ( )Ocorreu um pequeno incêndio na noite de ontem, em um apartamento de propriedade do Marcos Fonseca. O fogo despontou em um dos quartos que, por sorte, ficava na frente do prédio. No local habitavam o proprietário, esposa e dois filhos. ( )Qualquer pessoa que o visse, quer pessoalmente ou através dos meios de comunicação, era logo levada a sentir que dele emanava uma serenidade e autoconfiança próprias daqueles que vivem com sabedoria e dignidade. ( )O mundo moderno caminha atualmente para sua própria destruição, tem havido inúmeros conflitos internacionais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por desequilíbrio ecológico, além do mais, permanece o perigo de uma catástrofe nuclear.

5 ENTENDIMENTO DO TEXTO O que deve ser observado pra chegar à melhor compreensão do texto? PALAVRAS-CHAVE. Palavras mais importantes de cada parágrafo, em torno das quais outras se organizam, criando uma ligação para produzirem sentido. Aparecem muitas vezes, a longo do texto de diversas formas: repetidas ou modificadas. A palavra-chave forma o alicerce do texto, levando o leitor ao entendimento da totalidade do texto.  atenção especial para verbos e substantivos.  o título é uma boa dica de palavra-chave.

6 Observe o texto “Minha vida”, a fim de compreender a forma como ele está construído? Três paixões, simples mais irresistivelmente fortes, governaram minha vida: o desejo imenso do amor, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade. Essas paixões, como os fortes ventos, levaram-me de um lado para outro, chegando à beira do verdadeiro desespero. Primeiro busquei o amor, que traz o êxtase, êxtase tão grande que sacrificaria o resto de minha vida por umas poucas horas dessa alegria. Com igual paixão busquei o conhecimento. Desejei compreender os corações dos homens. Desejei saber porque as estrelas brilham. Um pouco disso, não muito, encontrei. Amor e conhecimento me conduziram aos caminhos do paraíso, mas a compaixão sempre me trouxe de volta à Terra. Crianças famintas, velhos desprotegidos, pobreza e dor a vida humana. Anseio ardentemente aliviar o mal, mas não posso, e também sofro. Isso foi a minha vida. Achei-a digna de ser vivida e vivê-la-ia de novo com a maior alegria se a oportunidade me fosse oferecida.

7 Palavras-chave: 1º. parágrafo: vida/paixões 2º. parágrafo: amor 3º. parágrafo: conhecimento 4º. parágrafo: compaixão 5º. parágrafo: vida. As palavras vida e paixões prolongam-se em: amor, conhecimento e compaixão. Cada parágrafo irá ater- se a cada uma dessas paixões.

8 Leia o texto abaixo para responder a questão 1 e 2: É universalmente aceito o fato de que sai mais cara a reparação das perdas por acidentes de trabalho que o investimento em sua prevenção. Mas, então, porque eles ocorrem com tanta freqüência? Falta fiscalização. Constatar tal fato exige apenas o trabalho de observar obras de engenharia civil, ao longo de qualquer trajeto por ônibus ou por carro. E quem poderia suprir as deficiências da fiscalização oficial, os sindicatos ou de empregados, não o faz. Terá sido por nosso baixo nível de organização e escasso interesse pela filiação a entidades de classe, ou por desvio dessas de seus interesses primordiais. Falta também educação básica, prévia a qualquer treinamento: com a baixíssima escolaridade do trabalhador brasileiro, não há compreensão suficiente da necessidade e benefício do equipamentos de segurança. E há, enfim, o fenômeno recente da terceirização, que pode estar funcionando às avessas, ao propiciar o surgimento e a multiplicação de empresas fantasmas de serviços, que contratam a primeira mão- de-obra disponível, em vez de selecionar mão-de-obra especializada.

9 1. Assinale a opção que apresenta as palavras-chave do texto: a. aceitação universal, constatação, benefício, escolaridade. b. falta de fiscalização, organização, benefício, mão-de-obra. c. prevenção de acidentes, fiscalização, educação, terceirização. d. crescimento, conformismo, treinamento, empresas. 2. Assinale a opção INCORRETA em relação aos elementos do texto: a. o pronome eles refere-se a acidentes de trabalho. b. a expressão tal fato retoma a idéia de falta de fiscalização. c. dessas refere-se a deficiências da fiscalização oficial.


Carregar ppt "TIPOLOGIA TEXTUAL: NARRAÇÃO É o relato de um fato, de um acontecimento. Há personagens atuando e um narrador que relata a ação. A narração pode ser feita."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google