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NÃO EXISTE GESTÃO SEM COMUNICAÇÃO DANIEL COSTA facebook.com/danielcostaendomarketing.

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Apresentação em tema: "NÃO EXISTE GESTÃO SEM COMUNICAÇÃO DANIEL COSTA facebook.com/danielcostaendomarketing."— Transcrição da apresentação:

1 NÃO EXISTE GESTÃO SEM COMUNICAÇÃO DANIEL COSTA facebook.com/danielcostaendomarketing

2 Responsabilidade Técnica  AES Brasil  AGCO  Andrade Gutierrez  Arezzo  Brasil Foods  Braskem  Celesc  CEMAR  CSN  Ecofrotas/Goodcard  Famastil Taurus  Freios Master  Fundação Pescar  Grupo Dass  Grupo RBS  Grupo Sotreq  Grupo Vetorial  Grupo Zaffari  HERC  John Deere  Judiciário de SC  Justiça do Trabalho RS  Killing S/A  Lojas Colombo Daniel Costa Administrador de empresas, com especialização em Gestão de Pessoas, reuniu vivência acadêmica no curso de mestrado em Organizações do PPGA/UFRGS, foi professor (Unisinos), consultor e instrutor organizacional, atuou como executivo em grandes organizações como Xerox do Brasil e Claro Digital, foi comentarista de economia e negócios na Rádio BAND AM. É autor dos livros Endomarketing Inteligente (2010) e Não existe gestão sem comunicação (2014). Possui sólida experiência em projetos de endomarketing para empresas como:  Marcopolo  Mundial S/A  NET  Ouro e Prata  Panvel Farmácias  Petrobras Transportes  Renault do Brasil  Renner Herrmann  RGE/CPFL  REFAP/Petrobras  Sebrae Nacional  Secretaria da Fazenda RS  SMF - POA  SESC/RS  Sistema Sicredi  Synteko S/A  Stemac  Thyssenkrupp  Tigre  Tractebel  TST  Unimed Brasil  Unisinos  Votorantim

3 O que é Engajamento? Engajamento no trabalho é uma forma de agir em que o indivíduo, motivado por uma causa, expressa sua vontade e predisposição de fazer mais do que lhe é esperado, evidenciando um compromisso autêntico com os objetivos da organização e da equipe, bem como uma preocupação que transcende os limites de sua própria tarefa. A motivação te faz começar algo. O engajamento te faz terminar bem feito aquilo que começou.

4  Pessoas Amplamente Engajadas: Mundo 21% - Brasil 37%  Pessoas Não Engajadas: Brasil 25%  Em 12 meses as empresas com maior índice de engajamento ampliaram o Lucro Operacional em 19% e o Lucro por Ação em 28%, em 36 meses ampliaram sua Margem Operacional em 3,7% em média.  Aquelas com menor engajamento reduziram o Lucro Operacional em 33% e o Lucro por Ação em 11%, em 3 anos reduziram MO em 2%.  Entre os extremos há cerca de 40% de pessoas Moderadamente Engajadas, isso significa que existe um alto potencial de melhoria. O Engajamento nas Empresas FONTE: Towers Perrin (Towers Watson), consultoria com 70 anos de atuação, presente em 24 países atendendo 75% das 500 maiores empresas do Mundo, em pesquisa de 2008 com 90 mil pessoas de 1000 empresas em 18 países, dentre eles o Brasil –

5  Não Engajados: 43% tem planos de deixar a empresa ou está ativamente buscando outro emprego.  Engajados: Apenas 2% está buscando outro emprego. O Engajamento nas Empresas

6 melhores empresas para se trabalhar 26,21% 11,31% 17,82% rentabilidade sobre patrimônio líquido Engajamento e Lucratividade FONTE: Revista Você S/A, edição especial “As Melhores Empresas para você trabalhar”, revista Exame edição especial “Maiores e Melhores 2009”.

7 Cenário atual das empresas  Desengajamento com o Propósito.  Desconhecimento da estratégia.  Pressão por resultados.  Ansiedade.

8 Ansiedade: “a mardita” Causas das reuniões ineficazes: PRESSÃO PRODUTIVIDADE

9 Cenário atual das empresas  Desengajamento com o Propósito.  Desconhecimento da estratégia.  Pressão por resultados.  Ansiedade.  Líderes ausentes.

10 Contexto atual das empresas Como os gestores distribuem seu tempo: Gestores gastam entre 40 e 50% do seu tempo em reuniões Gestores gastam entre 40 e 50% do seu tempo em reuniões Deste tempo, acreditam que 40% é desperdiçado por baixa efetividade Deste tempo, acreditam que 40% é desperdiçado por baixa efetividade O que custa por gestor cerca de 72 mil anuais à empresa, fora oportunidades O que custa por gestor cerca de 72 mil anuais à empresa, fora oportunidades Com isso sobra apenas: 5 a 10% de tempo para fazerem gestão de pessoas Com isso sobra apenas: 5 a 10% de tempo para fazerem gestão de pessoas

11 Cenário atual das empresas  Desengajamento com o Propósito.  Desconhecimento da estratégia.  Pressão por resultados.  Ansiedade.  Líderes ausentes.  Excesso de retrabalho.  Falta de informação.

12 Falta de visão sistêmica Contexto atual das empresas Sempre o pior indicador corporativo de efetividade da comunicação interna. As pessoas restringem sua atenção ao seu setor, e conhecem o seu trabalho, mas não o seu papel e contribuição para o todo. A principal consequência disso é o retrabalho, e a principal vítima o cliente.

13 Contexto atual das empresas CÁLCULO DO ECI COMPARADO: O índice ECI (Efetividade da Comunicação Interna) é calculado a partir de um olhar integrado sobre o efeito de correlação dos indicadores de atributos mensuráveis (principais) em uma condição real, e é dado pela fórmula: ECI = f(Sim, Cred) / Ret

14 Endomarketing atua potencializando as relações de trabalho para reduzir o gap entre desempenho esperado e desempenho real. Motivação e Desempenho

15 COMUNICAÇÃO INTERNA AMBIENTE TRABALHO ORGANIZAÇÃO CORRELATO AO COMPOSTO DE MARKETING DE KOTLER (4P´S) PRODUTO = CARACTERÍSTICA + BENEFÍCIO + MARCA PREÇO PONTO ou PRAÇA PROMOÇÃO OU PROPAGANDA O Composto de Endomarketing

16 SERVIDOR TÉCNICO CARACTERÍSTICASBENEFÍCIOS SUBJETIVIDADE (MARCA)  Tarefas & atribuições  Carga horária  Estrutura física  Organograma  Remuneração  Exercício da profissão  Status  Empregabilidade  Capacidade financeira:  Subsistência  Contas e investimentos  Lazer, etc.  Causa  Desafio  Crescimento  Clima  Aprendizado  outros... TRABALHO: Desempenho + Atitude

17 O Composto de Endomarketing COMUNICAÇÃO INTERNA AMBIENTE TRABALHO ORGANIZAÇÃO Empresa = Produto, pois é “vendida” às pessoas a partir de tudo que entrega aos seus colaboradores em troca do trabalho que realizam, do ponto de vista tangível e intangível, ou seja, seu Fluxo de Benefícios. Ambiente = Ponto, que é onde a relação entre empresa e trabalho ocorre, com dimensões distintas: a tangível dada pelas instalações físicas, e a intangível, que conhecemos como clima organizacional. Comunicação Interna = Promoção ou Propaganda, pois estabelece coalizão entre os demais fatores do composto, falando às pessoas e também ouvindo-as para garantir um diálogo fluído na empresa e disseminar critérios para tomada de decisões. Trabalho = Preço, uma vez que é o valor “pago” pelo indivíduo por tudo aquilo que recebe da organização, e, portanto, quanto mais “cara” a empresa for por ele percebida tanto maior e melhor será seu desempenho. GESTORES PROCESSO PESQUISA & INDICADORES PESSOAS PROVA POLÍTICA & PROCESSO

18 A Comunicação Interna GESTÃOCULTURA COMUNICAÇÃO INTERNA MENOR INTERSECÇÃO: Deficiência e baixa capacidade de realização MAIOR INTERSECÇÃO: Maturidade e Efetividade SIGNOSSIGNIFICANTES CRITÉRIOSMOTIVOS COMPORTAMENTOSSENSAÇÕES RECOMPENSASDESEJOS A COMUNICAÇÃO QUE FAZ SENTIDO É AQUELA QUE FAZ SENTIR!

19 1º. Do endomarketing ao marketing A qualidade da relação de uma empresa com seu mercado, clientes e consumidores, é um reflexo direto da qualidade do relacionamento com seus colaboradores. Os Princípios do Endomarketing 2º. A decisão correta é a menor fração divisível da estratégia O ato é uma expressão do desejo. As pessoas estão nas empresas para tomarem decisões. Elas significam a estratégia empresarial colocada em prática, é dessa forma que o engajamento se revela.

20 3º. Finalidade pragmática Os Princípios do Endomarketing 4º. Meios subjetivos O endomarketing efetivo precisa, antes, ser afetivo. A chave para o engajamento pouco reside em remuneração ou benefícios, ela está principalmente na forma como as pessoas percebem aquilo que a empresa oferece em troca de seu trabalho. Empresas melhores para as pessoas trabalharem se tornam mais rentáveis, sólidas e competitivas.

21 Os Princípios do Endomarketing 5º. Mutualidade6º. Reciprocidade Tão importante quanto falar às pessoas é ouvi- las. O colaborador é o público mais crítico e complexo das organizações, porque ele se relaciona com a realidade da marca, não com a promessa. As pessoas valorizarão seu trabalho e a empresa, tanto quanto a empresa valorizar as pessoas e seu trabalho. E o verbo “dar” não existe nessa relação, deve haver sempre uma contrapartida para um desempenho e vice-versa.

22 Os Princípios do Endomarketing 7º. Do futuro8º. Coerência Mais importante que comunicar o que a empresa faz, é importante fazer aquilo que ela comunica. A prática é muito mais importante que o discurso, este alinhamento determina a credibilidade da organização. Se o colaborador não vê a organização no futuro, ele não se vê nesta organização em seu futuro. É preciso antecipar o futuro para as pessoas, por meio da estratégia, para que exista engajamento e um vínculo claro com o propósito da organização.

23 Capacidade de valorizar as opiniões e sentimentos das pessoas, mantendo um relacionamento fluído por meio da escuta regular, atenta e efetiva. Disso depende sua capacidade de influência. Desafios para Líderes Comunicadores Saber Ouvir

24 Desafios para Líderes Comunicadores Garantir o trabalho colaborativo, em equipe Frequentemente nos iludimos ao acreditar que estamos trabalhando em equipe, quando na verdade apenas dividimos tarefas.

25 Desafios para Líderes Comunicadores Empresas fortes tem (são!) culturas fortes. Isso é essencial. Construir a identidade organizacional O Endomarketing e a Comunicação Interna cumprem um papel importante no fortalecimento da identidade das pessoas. Sempre com foco naquilo que é comum a todos. NÓS

26 Desafios para Líderes Comunicadores Trazer o futuro para o presente Se o colaborador não consegue ver a empresa no futuro, ele também não conseguirá se ver na empresa no futuro. Nesse sentido, disseminar claramente a estratégia de negócios da empresa é fundamental, não apenas com foco na conversão disso em práticas que produzam resultados, mas também como tática de retenção de pessoa.

27 Desafios para Líderes Comunicadores Disseminar a estratégia. A estratégia é de todos, e sua execução acontece na base operacional. Não há diferentes interpretações para uma estratégia de negócios. A estratégia, simplesmente, é. Todos precisam estar envolvidos, pois são capazes de entender a estratégia e utilizá-la para guia para tomada de decisões.

28 Desafios para Líderes Comunicadores Deixar um Legado Por que você é gestor? Para quem você trabalha? Não permita-se passar em branco. Tenha sempre em mente um plano, um objetivo ou projeto pelo qual será lembrado, não apenas na organização, mas pelas pessoas que trabalham com você.

29 facebook.com/danielcostaendomarketing


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