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gestão sem comunicação

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Apresentação em tema: "gestão sem comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 gestão sem comunicação
Não existe gestão sem comunicação DANIEL COSTA facebook.com/danielcostaendomarketing

2 Responsabilidade Técnica
AES Brasil AGCO Andrade Gutierrez Arezzo Brasil Foods Braskem Celesc CEMAR CSN Ecofrotas/Goodcard Famastil Taurus Freios Master Fundação Pescar Grupo Dass Grupo RBS Grupo Sotreq Grupo Vetorial Grupo Zaffari HERC John Deere Judiciário de SC Justiça do Trabalho RS Killing S/A Lojas Colombo Marcopolo Mundial S/A NET Ouro e Prata Panvel Farmácias Petrobras Transportes Renault do Brasil Renner Herrmann RGE/CPFL REFAP/Petrobras Sebrae Nacional Secretaria da Fazenda RS SMF - POA SESC/RS Sistema Sicredi Synteko S/A Stemac Thyssenkrupp Tigre Tractebel TST Unimed Brasil Unisinos Votorantim Daniel Costa Administrador de empresas, com especialização em Gestão de Pessoas, reuniu vivência acadêmica no curso de mestrado em Organizações do PPGA/UFRGS, foi professor (Unisinos), consultor e instrutor organizacional, atuou como executivo em grandes organizações como Xerox do Brasil e Claro Digital, foi comentarista de economia e negócios na Rádio BAND AM. É autor dos livros Endomarketing Inteligente (2010) e Não existe gestão sem comunicação (2014). Possui sólida experiência em projetos de endomarketing para empresas como:

3 O que é Engajamento? Engajamento no trabalho é uma forma de agir em que o indivíduo, motivado por uma causa, expressa sua vontade e predisposição de fazer mais do que lhe é esperado, evidenciando um compromisso autêntico com os objetivos da organização e da equipe, bem como uma preocupação que transcende os limites de sua própria tarefa. A motivação te faz começar algo O engajamento te faz terminar bem feito aquilo que começou.

4 O Engajamento nas Empresas
Pessoas Amplamente Engajadas: Mundo 21% - Brasil 37% Pessoas Não Engajadas: Brasil 25% Em 12 meses as empresas com maior índice de engajamento ampliaram o Lucro Operacional em 19% e o Lucro por Ação em 28%, em 36 meses ampliaram sua Margem Operacional em 3,7% em média. Aquelas com menor engajamento reduziram o Lucro Operacional em 33% e o Lucro por Ação em 11%, em 3 anos reduziram MO em 2%. Entre os extremos há cerca de 40% de pessoas Moderadamente Engajadas, isso significa que existe um alto potencial de melhoria. FONTE: Towers Perrin (Towers Watson), consultoria com 70 anos de atuação, presente em 24 países atendendo 75% das 500 maiores empresas do Mundo, em pesquisa de 2008 com 90 mil pessoas de 1000 empresas em 18 países, dentre eles o Brasil –

5 O Engajamento nas Empresas
Não Engajados: 43% tem planos de deixar a empresa ou está ativamente buscando outro emprego. Engajados: Apenas 2% está buscando outro emprego.

6 10 150 500 Engajamento e Lucratividade 26,21% 17,82% 11,31%
melhores empresas para se trabalhar 26,21% rentabilidade sobre patrimônio líquido 150 melhores empresas para se trabalhar 17,82% rentabilidade sobre patrimônio líquido 500 melhores empresas para se trabalhar 11,31% rentabilidade sobre patrimônio líquido FONTE: Revista Você S/A, edição especial “As Melhores Empresas para você trabalhar”, revista Exame edição especial “Maiores e Melhores 2009”.

7 Cenário atual das empresas
Desengajamento com o Propósito. Desconhecimento da estratégia. Pressão por resultados. Ansiedade.

8 Causas das reuniões ineficazes:
Ansiedade: “a mardita” Causas das reuniões ineficazes: PRODUTIVIDADE PRESSÃO

9 Cenário atual das empresas
Desengajamento com o Propósito. Desconhecimento da estratégia. Pressão por resultados. Ansiedade. Líderes ausentes.

10 Contexto atual das empresas
Como os gestores distribuem seu tempo: Gestores gastam entre 40 e 50% do seu tempo em reuniões Deste tempo, acreditam que 40% é desperdiçado por baixa efetividade O que custa por gestor cerca de 72 mil anuais à empresa, fora oportunidades Com isso sobra apenas: 5 a 10% de tempo para fazerem gestão de pessoas

11 Cenário atual das empresas
Desengajamento com o Propósito. Desconhecimento da estratégia. Pressão por resultados. Ansiedade. Líderes ausentes. Excesso de retrabalho. Falta de informação.

12 Contexto atual das empresas
Falta de visão sistêmica Sempre o pior indicador corporativo de efetividade da comunicação interna. As pessoas restringem sua atenção ao seu setor, e conhecem o seu trabalho, mas não o seu papel e contribuição para o todo. A principal consequência disso é o retrabalho, e a principal vítima o cliente.

13 Contexto atual das empresas
CÁLCULO DO ECI COMPARADO: O índice ECI (Efetividade da Comunicação Interna) é calculado a partir de um olhar integrado sobre o efeito de correlação dos indicadores de atributos mensuráveis (principais) em uma condição real, e é dado pela fórmula: ECI = f(Sim, Cred) / Ret

14 Motivação e Desempenho
120 Endomarketing atua potencializando as relações de trabalho para reduzir o gap entre desempenho esperado e desempenho real. 60 100

15 CORRELATO AO COMPOSTO DE MARKETING DE KOTLER (4P´S)
O Composto de Endomarketing AMBIENTE ORGANIZAÇÃO TRABALHO COMUNICAÇÃO INTERNA CORRELATO AO COMPOSTO DE MARKETING DE KOTLER (4P´S) PRODUTO = CARACTERÍSTICA + BENEFÍCIO + MARCA PREÇO PONTO ou PRAÇA PROMOÇÃO OU PROPAGANDA

16 TRABALHO: Desempenho + Atitude
O Composto de Endomarketing SERVIDOR TÉCNICO CARACTERÍSTICAS BENEFÍCIOS SUBJETIVIDADE (MARCA) Tarefas & atribuições Carga horária Estrutura física Organograma Remuneração Exercício da profissão Status Empregabilidade Capacidade financeira: Subsistência Contas e investimentos Lazer, etc. Causa Desafio Crescimento Clima Aprendizado outros... TRABALHO: Desempenho + Atitude

17 PESQUISA & INDICADORES
O Composto de Endomarketing AMBIENTE GESTORES PESSOAS ORGANIZAÇÃO TRABALHO PESQUISA & INDICADORES PROVA COMUNICAÇÃO INTERNA PROCESSO POLÍTICA & PROCESSO Empresa = Produto, pois é “vendida” às pessoas a partir de tudo que entrega aos seus colaboradores em troca do trabalho que realizam, do ponto de vista tangível e intangível, ou seja, seu Fluxo de Benefícios. Trabalho = Preço, uma vez que é o valor “pago” pelo indivíduo por tudo aquilo que recebe da organização, e, portanto, quanto mais “cara” a empresa for por ele percebida tanto maior e melhor será seu desempenho. Ambiente = Ponto, que é onde a relação entre empresa e trabalho ocorre, com dimensões distintas: a tangível dada pelas instalações físicas, e a intangível, que conhecemos como clima organizacional. Comunicação Interna = Promoção ou Propaganda, pois estabelece coalizão entre os demais fatores do composto, falando às pessoas e também ouvindo-as para garantir um diálogo fluído na empresa e disseminar critérios para tomada de decisões.

18 A Comunicação Interna SIGNOS SIGNIFICANTES CRITÉRIOS MOTIVOS
MAIOR INTERSECÇÃO: Maturidade e Efetividade SIGNOS SIGNIFICANTES CRITÉRIOS MOTIVOS COMUNICAÇÃO INTERNA GESTÃO CULTURA COMPORTAMENTOS SENSAÇÕES A COMUNICAÇÃO QUE FAZ SENTIDO É AQUELA QUE FAZ SENTIR! RECOMPENSAS DESEJOS MENOR INTERSECÇÃO: Deficiência e baixa capacidade de realização

19 Os Princípios do Endomarketing
1º. Do endomarketing ao marketing A qualidade da relação de uma empresa com seu mercado, clientes e consumidores, é um reflexo direto da qualidade do relacionamento com seus colaboradores. 2º. A decisão correta é a menor fração divisível da estratégia O ato é uma expressão do desejo. As pessoas estão nas empresas para tomarem decisões. Elas significam a estratégia empresarial colocada em prática, é dessa forma que o engajamento se revela.

20 Os Princípios do Endomarketing
3º. Finalidade pragmática 4º. Meios subjetivos Empresas melhores para as pessoas trabalharem se tornam mais rentáveis, sólidas e competitivas. O endomarketing efetivo precisa, antes, ser afetivo. A chave para o engajamento pouco reside em remuneração ou benefícios, ela está principalmente na forma como as pessoas percebem aquilo que a empresa oferece em troca de seu trabalho.

21 Os Princípios do Endomarketing
5º. Mutualidade 6º. Reciprocidade Tão importante quanto falar às pessoas é ouvi- las. O colaborador é o público mais crítico e complexo das organizações, porque ele se relaciona com a realidade da marca, não com a promessa. As pessoas valorizarão seu trabalho e a empresa, tanto quanto a empresa valorizar as pessoas e seu trabalho. E o verbo “dar” não existe nessa relação, deve haver sempre uma contrapartida para um desempenho e vice-versa.

22 Os Princípios do Endomarketing
7º. Do futuro 8º. Coerência Se o colaborador não vê a organização no futuro, ele não se vê nesta organização em seu futuro. É preciso antecipar o futuro para as pessoas, por meio da estratégia, para que exista engajamento e um vínculo claro com o propósito da organização. Mais importante que comunicar o que a empresa faz, é importante fazer aquilo que ela comunica. A prática é muito mais importante que o discurso, este alinhamento determina a credibilidade da organização.

23 Desafios para Líderes Comunicadores
Saber Ouvir Capacidade de valorizar as opiniões e sentimentos das pessoas, mantendo um relacionamento fluído por meio da escuta regular, atenta e efetiva. Disso depende sua capacidade de influência.

24 Desafios para Líderes Comunicadores
Garantir o trabalho colaborativo, em equipe Frequentemente nos iludimos ao acreditar que estamos trabalhando em equipe, quando na verdade apenas dividimos tarefas.

25 NÓS Desafios para Líderes Comunicadores
Construir a identidade organizacional Empresas fortes tem (são!) culturas fortes. Isso é essencial. O Endomarketing e a Comunicação Interna cumprem um papel importante no fortalecimento da identidade das pessoas. Sempre com foco naquilo que é comum a todos. NÓS

26 Desafios para Líderes Comunicadores
Trazer o futuro para o presente Se o colaborador não consegue ver a empresa no futuro, ele também não conseguirá se ver na empresa no futuro. Nesse sentido, disseminar claramente a estratégia de negócios da empresa é fundamental, não apenas com foco na conversão disso em práticas que produzam resultados, mas também como tática de retenção de pessoa.

27 Desafios para Líderes Comunicadores
Disseminar a estratégia. A estratégia é de todos, e sua execução acontece na base operacional. Não há diferentes interpretações para uma estratégia de negócios. A estratégia, simplesmente, é. Todos precisam estar envolvidos, pois são capazes de entender a estratégia e utilizá-la para guia para tomada de decisões.

28 Desafios para Líderes Comunicadores
Deixar um Legado Por que você é gestor? Para quem você trabalha? Não permita-se passar em branco. Tenha sempre em mente um plano, um objetivo ou projeto pelo qual será lembrado, não apenas na organização, mas pelas pessoas que trabalham com você.

29 facebook.com/danielcostaendomarketing
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