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Empreendedorismo Prof. José Wanderlei de Moraes. A Revolução do Empreendedorismo.

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Apresentação em tema: "Empreendedorismo Prof. José Wanderlei de Moraes. A Revolução do Empreendedorismo."— Transcrição da apresentação:

1 Empreendedorismo Prof. José Wanderlei de Moraes

2 A Revolução do Empreendedorismo

3 As transformações do século XX As transformações do século XX As invenções são fruto de inovação As invenções são fruto de inovação As pessoas e equipes de pessoas com características especiais As pessoas e equipes de pessoas com características especiais Os empreendedores são pessoas diferenciadas Os empreendedores são pessoas diferenciadas Os conceitos administrativos do século XX Os conceitos administrativos do século XX

4 A Revolução do Empreendedorismo Algumas invenções e conquistas do século XX 1903: Avião motorizado 1903: Avião motorizado 1915: Teoria geral da relatividade de Einstein 1915: Teoria geral da relatividade de Einstein 1923: Aparelho televisor 1923: Aparelho televisor 1928: Penicilina 1928: Penicilina 1937: Nylon 1937: Nylon 1943: Computador 1943: Computador

5 A Revolução do Empreendedorismo 1945: Descoberta da estrutura do DNA Abre caminho para a engenharia genética 1945: Descoberta da estrutura do DNA Abre caminho para a engenharia genética 1957: Sputnik, o primeiro satélite 1957: Sputnik, o primeiro satélite 1958: Laser 1958: Laser 1961: O homem vai ao espaço 1961: O homem vai ao espaço 1967: Transplante de coração 1967: Transplante de coração 1969: O homem chega à Lua; início da Internet; Boeing : O homem chega à Lua; início da Internet; Boeing 747

6 A Revolução do Empreendedorismo 1970: Microprocessador 1970: Microprocessador 1989: World Wide Web 1989: World Wide Web 1993: Clonagem de embriões humanos 1993: Clonagem de embriões humanos 1997: Primeiro animal clonado: a ovelha Dolly 1997: Primeiro animal clonado: a ovelha Dolly 2000: Seqüenciamento de genoma humano 2000: Seqüenciamento de genoma humano

7 Evolução histórica das teorias a administrativas Movimento da racionalização do trabalho, foco na gerência administrativa Movimento das relações humanas: foco nos processos Movimento do funcionalismo estrutural: foco na gerência por objetivos Movimento dos sistemas abertos: foco no planejamento estratégico Não se tem um movimento predominante, mas há cada vez mais o foco no papel do empreendedor como gerador de riqueza para a sociedade

8 A Revolução do Empreendedorismo O papel do empreendedor foi sempre fundamental na sociedade. O papel do empreendedor foi sempre fundamental na sociedade. A competição da economia força novos empresários a adotar paradigmas diferentes. A competição da economia força novos empresários a adotar paradigmas diferentes. Era do empreendedorismo: eliminando barreiras comerciais e culturais, encurtando distâncias, globalizando e renovando os conceitos econômicos, quebrando paradigmas e gerando riquezas para a sociedade. Era do empreendedorismo: eliminando barreiras comerciais e culturais, encurtando distâncias, globalizando e renovando os conceitos econômicos, quebrando paradigmas e gerando riquezas para a sociedade. O empreendedorismo tem sido o centro das políticas públicas na maioria dos países. O empreendedorismo tem sido o centro das políticas públicas na maioria dos países.

9 A Revolução do Empreendedorismo O crescimento do empreendedorismo no mundo na década de 1990 pode ser observado através das ações desenvolvidas relacionadas ao tema, como por exemplo: O crescimento do empreendedorismo no mundo na década de 1990 pode ser observado através das ações desenvolvidas relacionadas ao tema, como por exemplo: No final de 1998, o Reino Unido publicou um relatórios a respeito do seu futuro; No final de 1998, o Reino Unido publicou um relatórios a respeito do seu futuro; A Alemanha tem implementado um número crescente de programas na criação de novas empresas; A Alemanha tem implementado um número crescente de programas na criação de novas empresas;

10 A Revolução do Empreendedorismo Em 1995, o decênio do empreendedorismo foi lançado na Finlândia; Em 1995, o decênio do empreendedorismo foi lançado na Finlândia; Em Israel, uma gama de iniciativas tem sido implementada por meio de Programas de Incubadoras Tecnológicas; Em Israel, uma gama de iniciativas tem sido implementada por meio de Programas de Incubadoras Tecnológicas; Na França há iniciativas para promover o ensino de empreendedorismo. Na França há iniciativas para promover o ensino de empreendedorismo.

11 A Revolução do Empreendedorismo Em todo o mundo, o interesse pelo empreendedorismo se estende além das ações dos governos nacionais. Em todo o mundo, o interesse pelo empreendedorismo se estende além das ações dos governos nacionais. Há uma convicção de que o poder econômico da Europa depende de seus futuros empresários e da competitividade de seus empreendimentos. Há uma convicção de que o poder econômico da Europa depende de seus futuros empresários e da competitividade de seus empreendimentos. O lançamento da EASDAQ foi modelado com base no sucesso da NASDAQ. O lançamento da EASDAQ foi modelado com base no sucesso da NASDAQ.

12 O Empreendedorismo no Brasil Começou a tomar forma na década de 1990 Começou a tomar forma na década de 1990 Os ambientes político econômico não eram propícios, e o empreendedor não encontrava informações para auxiliá-lo. Os ambientes político econômico não eram propícios, e o empreendedor não encontrava informações para auxiliá-lo. Foi com os programas criado junto a incubadoras de empresas e a universidades/cursos de ciências da computação/informática que o tema despertou na sociedade. Foi com os programas criado junto a incubadoras de empresas e a universidades/cursos de ciências da computação/informática que o tema despertou na sociedade. O Brasil entra no novo milênio com potencial para desenvolver programas de ensino de empreendedorismo compatível aos Estados Unidos, o maior na atualidade. O Brasil entra no novo milênio com potencial para desenvolver programas de ensino de empreendedorismo compatível aos Estados Unidos, o maior na atualidade.

13 Conceituando Empreendedorismo O empreendedorismo é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais. (SCHUMPETER, 1949)

14 Conceituando Empreendedorismo O empreendedorismo é aquele que cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência. O empreendedorismo é aquele que cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência. O empreendedor é mais conhecido como aquele que cria negócios já existentes O empreendedor é mais conhecido como aquele que cria negócios já existentes O empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capacitar sobre ela, assumindo riscos calculados O empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capacitar sobre ela, assumindo riscos calculados

15 Conceituando Empreendedorismo Aspectos referentes ao consumidor: Aspectos referentes ao consumidor: Iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz Iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico onde vive Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico onde vive Aceita assumir os riscos e a possibilidade de fracassar Aceita assumir os riscos e a possibilidade de fracassar

16 Conceituando Empreendedorismo O processo empreendedor envolve todas as funções, atividades e ações associadas com a criação de novas empresas O processo empreendedor envolve todas as funções, atividades e ações associadas com a criação de novas empresas O empreendedor revolucionário é aquele que cria novos mercados, ou seja, o indivíduo que cria algo único. O empreendedor revolucionário é aquele que cria novos mercados, ou seja, o indivíduo que cria algo único.

17 O Processo Empreendedor A decisão de tornar-se empreendedor pode ocorrer aparentemente por acaso A decisão de tornar-se empreendedor pode ocorrer aparentemente por acaso O processo empreendedor inicia-se quando O processo empreendedor inicia-se quando um evento gerador desses fatores possibilita o início de um grande negócio.

18 Fatores que influenciam no processo empreendedor Fatores Pessoais realização pessoal assumir riscos valores pessoais educação experiência a Fatores Pessoais assumir riscos insatisfação com o trabalho ser demitido valores pessoais educação experiência Fatores Sociológicos networking equipes influência dos pais família modelos (pessoas) de sucesso Fatores Pessoais empreendedor líder gerente visão Fatores Organizacionais equipe estratégia estrutura cultura produtos Ambiente oportunidade criatividade modelos (pessoas) de sucesso a Ambiente competição recursos incubadoras políticas públicas Ambiente competidores clientes fornecedores investidores bancos advogados recursos políticas públicas inovaçãoevento inicialimplementaçãocrescimento

19 Fatores críticos para o desenvolvimento econômico 1.Talento – Pessoas 2.Tecnologia – Idéias 3.Capital – Recursos 4.Know-how - Conhecimento Negócios de sucesso

20 O Processo Empreendedor A inovação tecnológica possui quatro pilares : A inovação tecnológica possui quatro pilares : Investimento de capital de risco Investimento de capital de risco Infra-estrutura de alta tecnologia Infra-estrutura de alta tecnologia Idéias criativas Idéias criativas Cultura empreendedora focada na paixão pelo negócio Cultura empreendedora focada na paixão pelo negócio

21 O processo empreendedor Identificar e avaliar a oportunidade Criação e abrangência da oportunidade Valores percebidos e reais da oportunidade de risco Riscos e retornos da oportunidade Oportunidade versus habilidades e metas pessoais Situação dos competidores Identificar e avaliar a oportunidade 1. Sumário executivo 2. O conceito do negócio 3. Equipe de gestão 4. Mercado e competidores 5. Marketing e vendas 6. Estrutura e operação 7. Análise estratégica 8. Plano financeiro 9. Anexos Determinar e captar os recursos necessários Recursos pessoais Recursos de amigos e parentes Angels Capitalistas de risco Bancos Governo Incubadoras Gerenciar a empresa criada Estilo de gestão Fatores críticos de sucesso Identificar problemas atuais e potenciais Implementar um sistema de controle Profissionalizar a gestão Entrar em novos mercados

22 Identificando oportunidades O empreendedor utiliza suas idéias de forma a transformá- la em um produto ou serviço que faça sua empresa crescer O empreendedor utiliza suas idéias de forma a transformá- la em um produto ou serviço que faça sua empresa crescer É importante que o empreendedor teste sua idéia ou conceito de negócio junto a clientes em potencial É importante que o empreendedor teste sua idéia ou conceito de negócio junto a clientes em potencial Diferenciando idéias de oportunidades

23 Identificando oportunidades Idéia certa no momento errado Idéia certa no momento errado O timing da idéia O timing da idéia A evolução dos mercados A evolução dos mercados A experiência no ramo como diferencial A experiência no ramo como diferencial Novas idéias de empreendedores num mercado desconhecido por ele tem pequenas chances de sucesso Novas idéias de empreendedores num mercado desconhecido por ele tem pequenas chances de sucesso

24 Identificando oportunidades Fontes de novas idéias Empreendedores de sucesso estão sempre atrás de novas idéias de negócio e de verdadeiras oportunidades Empreendedores de sucesso estão sempre atrás de novas idéias de negócio e de verdadeiras oportunidades Informação é a base de novas idéias Informação é a base de novas idéias O difícil é selecionar a informação relevante O difícil é selecionar a informação relevante Brainstorming ou tempestade cerebral, é uma das mais conhecidas formas de se estimular a criatividade e a geração de novas idéias Brainstorming ou tempestade cerebral, é uma das mais conhecidas formas de se estimular a criatividade e a geração de novas idéias

25 Identificando oportunidades Fontes de novas idéias

26 Identificando oportunidades Fontes de novas idéias Para se estruturar a braisntorming aconselha-se as seguintes regras: Para se estruturar a braisntorming aconselha-se as seguintes regras: Ninguém pode criticar outras pessoas do grupo Ninguém pode criticar outras pessoas do grupo Quanto mais rodadas entre os participantes melhor Quanto mais rodadas entre os participantes melhor Podem-se dar idéias baseadas em idéias anteriores de outras pessoas Podem-se dar idéias baseadas em idéias anteriores de outras pessoas A sessão deve ser divertida, sem que haja uma ou outra pessoa dominando a mesma A sessão deve ser divertida, sem que haja uma ou outra pessoa dominando a mesma

27 Identificando oportunidades Fontes de novas idéias Outras formas técnicas para gerar idéias são: Outras formas técnicas para gerar idéias são: Conversar com pessoas de todos os níveis sociais e idade Conversar com pessoas de todos os níveis sociais e idade Pesquisar novas patentes e licenciamento de produtos Pesquisar novas patentes e licenciamento de produtos Estar atento aos acontecimentos sociais de sua região, tendências, preferências da população, etc. Estar atento aos acontecimentos sociais de sua região, tendências, preferências da população, etc. Visitar institutos de pesquisa Visitar institutos de pesquisa Participar de conferências e congressos Participar de conferências e congressos

28 Identificando oportunidades Avaliando uma oportunidade Qualquer oportunidade deve ser analisada: Qualquer oportunidade deve ser analisada: Qual mercado atende? Qual mercado atende? Qual o retorno econômico que ela proporcionará Qual o retorno econômico que ela proporcionará Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negócio? Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negócio? Qual a equipe que transformará essa oportunidade em negócio? Qual a equipe que transformará essa oportunidade em negócio? Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio? Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio?

29 Critérios para avaliar oportunidades Atratividade Critério Alto Potencial Baixo Potencial Mercado Necessidades dos clientes Identificadas, receptivas, atingíveis Sem foco, leal a outros produtos Valor gerado aos usuários AltoBaixo Ciclo de vida do produto/serviço Período que permite recuperar investimento Muito rápido e não permite recuperar investimento e obter lucro Estrutura do mercado Competição não consolidada ou mercado emergente Competição consolida ou mercado maduro, ou ainda mercado em declínio Tamanho do mercado Vendas acima de R$50 milhões anuais e poucos players Desconhecido ou com vendas menores que R$10 milhões anuais Taxa de crescimento de mercado 30% a 50% ao ano ou mais Menor que 10% ao ano ou decrescendo Participação possível no mercado Ser líder, 20% ou mais Menor que 5%

30 Critérios para avaliar oportunidades Atratividade Critério Alto Potencial Baixo Potencial Análise Econômica Lucros depois de impostos 10% a 15% ou mais, com perspectiva duradoura Menor que 5%, frágil Tempo para: Ponto de equilíbrio Fluxo de Caixa Positivo Mais de 3 anos Menos de 2 anos Mais de 3 anos Retorno potencial sobre o investimento 25% ao ano ou mais 15% a 20% ou menos Necessidade de capital inicial Baixa e moderada Altos investimentos

31 Critérios para avaliar oportunidades Atratividade Critério Alto Potencial Baixo Potencial Vantagens Competitivas Custos fixos e variáveis ProduçãoMenoresMaiores MarketingMenoresMaiores DistribuiçãoMenoresMaiores Grau de Controle: PreçoCustos Cadeia de fornecedores Cadeia de distribuição Moderado a forte Fraco FracoFraco Fraco Barreiras de entrada Alguma regulamentação a favor Possui ou pode conseguir Nenhuma Vantagem tecnológica Possui ou pode conseguir Nenhuma Vantagem contratual/legal Possui ou pode conseguir Nenhuma Redes de contato estabelecidas Bem desenvolvidas Limitadas; inacessíveis

32 Critérios para avaliar oportunidades Atratividade Critério Alto Potencial Baixo Potencial Equipe Gerencial Pessoas da equipe Experientes, competência comprovada Inexperientes, nunca dirigiram negócio parecido Formação de pessoas Multidisciplinar; habilidades complementares Todos com a mesma formação e características Envolvimento com o negócio Paixão pelo que fazem Apenas interesse financeiro (remuneração; benefícios, etc.)

33 Identificando oportunidades Avaliando uma oportunidade Análise econômica Análise econômica

34 Identificando oportunidades Avaliando uma oportunidade Análise econômica Análise econômica Deve-se fazer uma análise das possibilidades de retorno econômico do empreendimento Deve-se fazer uma análise das possibilidades de retorno econômico do empreendimento Quando se analisa o retorno financeiro sobre o investimento, devem-se tomar algumas referências Quando se analisa o retorno financeiro sobre o investimento, devem-se tomar algumas referências Atualmente pode-se obter retornos sem muito risco (15% a 25% anuais) Atualmente pode-se obter retornos sem muito risco (15% a 25% anuais) Deve-se analisar o lucro final do empreendimento Deve-se analisar o lucro final do empreendimento

35 Identificando oportunidades Avaliando uma oportunidade Análise econômica Análise econômica Ponto de Equilíbrio, Fluxo de Caixa Positivo, Prazo de retorno de investimentos são a base da tomada de decisão quando se efetua a análise da viabilidade do negócio Ponto de Equilíbrio, Fluxo de Caixa Positivo, Prazo de retorno de investimentos são a base da tomada de decisão quando se efetua a análise da viabilidade do negócio Deve-se considerar o montante de dinheiro necessário para se iniciar o negócio Deve-se considerar o montante de dinheiro necessário para se iniciar o negócio O Fluxo de caixa positivo só ocorrerá quando a empresa retornar o investimento inicial O Fluxo de caixa positivo só ocorrerá quando a empresa retornar o investimento inicial

36 Identificando oportunidades Avaliando uma oportunidade Análise econômica Análise econômica A quantidade de investimento inicial pode determinar se o empreendedor tem condições de começar o negócio ou não A quantidade de investimento inicial pode determinar se o empreendedor tem condições de começar o negócio ou não A decisão de investir muito dinheiro em negócios que proporcionam pouco retorno pode ser considerada uma decisão errada A decisão de investir muito dinheiro em negócios que proporcionam pouco retorno pode ser considerada uma decisão errada Quando se usa a criatividade, pode-se obter um grande negócio, com possibilidades de crescimento e retornos Quando se usa a criatividade, pode-se obter um grande negócio, com possibilidades de crescimento e retornos

37 Identificando oportunidades Avaliando uma oportunidade Vantagens competitivas Vantagens competitivas Estão ligadas a diferenciais que proporcionam um ganho para o consumidor Estão ligadas a diferenciais que proporcionam um ganho para o consumidor Uma empresa líder de mercado, com participações muito acima dos concorrentes (40%, 60% ou mais), consegue determinar as prioridades de seus fornecedores e distribuidores, exercendo pressão sobre eles Uma empresa líder de mercado, com participações muito acima dos concorrentes (40%, 60% ou mais), consegue determinar as prioridades de seus fornecedores e distribuidores, exercendo pressão sobre eles As barreira de entrada para novos competidores constituem uma grande vantagem competitiva As barreira de entrada para novos competidores constituem uma grande vantagem competitiva

38 Identificando oportunidades Avaliando uma oportunidade Vantagens competitivas Vantagens competitivas

39 Identificando oportunidades Avaliando uma oportunidade Equipe gerencial Equipe gerencial A experiência prévia no negócio conta muito A experiência prévia no negócio conta muito Outro fator que deve ser considerado é a formação da equipe Outro fator que deve ser considerado é a formação da equipe Critérios pessoais Critérios pessoais Procure identificar-se com a idéia e a oportunidade de negócio Procure identificar-se com a idéia e a oportunidade de negócio

40 Identificando Oportunidades Oportunidades na Internet

41 Identificando Oportunidades Oportunidades na Internet Atualmente tem-se valorizado a empresa.com no mercado norte-americano e demais mercados mundiais Atualmente tem-se valorizado a empresa.com no mercado norte-americano e demais mercados mundiais Os oportunistas, denominados erroneamente empreendedores, começam a ter desafios verdadeiros Os oportunistas, denominados erroneamente empreendedores, começam a ter desafios verdadeiros Qualquer negócio deve ser criado de forma planejada Qualquer negócio deve ser criado de forma planejada

42 Identificando Oportunidades Oportunidades na Internet As oportunidades na rede mundial de computadores devem ser analisadas de forma criteriosa As oportunidades na rede mundial de computadores devem ser analisadas de forma criteriosa Os empreendedores desse tipo de negócio devem ter em mente que só o trabalho árduo e competente lhes trará a recompensa financeira Os empreendedores desse tipo de negócio devem ter em mente que só o trabalho árduo e competente lhes trará a recompensa financeira

43 Identificando Oportunidades Modelos de Negócios na Web Intermediação de Negócios Intermediação de Negócios Comercialização de Propaganda Comercialização de Propaganda Mercado Virtual Mercado Virtual Fabricantes Fabricantes

44 Identificando Oportunidades Modelos de Negócios na Web Intermediação de Negócios Intermediação de Negócios Objetiva aproximar compradores e vendedores Objetiva aproximar compradores e vendedores Deve ser bem definido o formato de cobrança e em quais transações serão efetuadas Deve ser bem definido o formato de cobrança e em quais transações serão efetuadas Pode ser subdividido em: Pode ser subdividido em: Portais Verticais B2B Portais Verticais B2B Compra coletiva Compra coletiva Distribuidor Distribuidor Shopping Virtual Shopping Virtual Sites de comparação Sites de comparação Leilão Leilão Leilão Reverso Leilão Reverso Classificados Classificados Sites de permuta Sites de permuta

45 Identificando Oportunidades Modelos de Negócios na Web Comercialização de Propaganda Comercialização de Propaganda É feito pelos portais horizontais ou especializados É feito pelos portais horizontais ou especializados É uma extensão do modelo tradicional de propaganda É uma extensão do modelo tradicional de propaganda A mídia é rica em conteúdo e serviços: , horóscopo, notícias personalizadas, chats, etc. A mídia é rica em conteúdo e serviços: , horóscopo, notícias personalizadas, chats, etc. As mensagens de propaganda são inseridas dentro do conteúdo e dos serviços, geralmente no formato de banners As mensagens de propaganda são inseridas dentro do conteúdo e dos serviços, geralmente no formato de banners O fator crítico de sucesso é a lata visitação do site O fator crítico de sucesso é a lata visitação do site

46 Identificando Oportunidades Modelos de Negócios na Web Mercado Virtual Mercado Virtual Baseia-se na construção de revendas ou de empresas de varejo na Web. Baseia-se na construção de revendas ou de empresas de varejo na Web. Empresas puramente virtuais Empresas puramente virtuais Brick-and-mortar (tijolo e cimento) Brick-and-mortar (tijolo e cimento)

47 Identificando Oportunidades Modelos de Negócios na Web Fabricantes Fabricantes Que passam a expor e comercializar seus produtos na Web Que passam a expor e comercializar seus produtos na Web Possuem clientes ativos e bem definidos Possuem clientes ativos e bem definidos Para empresas fabricantes de produtos, existe uma série de tecnologias que podem auxiliar a empresa a melhorar sua performance financeira, tais como: Para empresas fabricantes de produtos, existe uma série de tecnologias que podem auxiliar a empresa a melhorar sua performance financeira, tais como: Customer Relationship Manegement (CRM) Customer Relationship Manegement (CRM) Enterprise Resource Planning Enterprise Resource Planning Business Inteligente, Business Inteligente, Supply Chain Manegement, Supply Chain Manegement, eProcurement, Marketplace e outros. eProcurement, Marketplace e outros.

48 Identificando Oportunidades Tendências 1994 – Estados Unidos: começa a chamar atenção dos investidores 1994 – Estados Unidos: começa a chamar atenção dos investidores Yahoo e Amazon são exemplos de modelos de negócios Yahoo e Amazon são exemplos de modelos de negócios O investidor deve analisar e corre o risco de ser iludido O investidor deve analisar e corre o risco de ser iludido Deve-se avaliar que tanto investidores como empreendedores agiram como especuladores ou oportunistas querendo fazer dinheiro de forma fácil e rápida Deve-se avaliar que tanto investidores como empreendedores agiram como especuladores ou oportunistas querendo fazer dinheiro de forma fácil e rápida

49 Identificando Oportunidades Tendências O verdadeiro empreendedor tem de estar pronto para assumir o desafio de muitos anos e não só criar oportunidades e passá-la a frente O verdadeiro empreendedor tem de estar pronto para assumir o desafio de muitos anos e não só criar oportunidades e passá-la a frente Muitas incubadoras.com, na realidade queriam criar um negócio com muito baixo investimento Muitas incubadoras.com, na realidade queriam criar um negócio com muito baixo investimento As empresas tradicionais, mesmo de forma não tão ágil quanto às virtuais, estão começando a dar seus passos e a mostrar que vão ocupar seus espaços na Web As empresas tradicionais, mesmo de forma não tão ágil quanto às virtuais, estão começando a dar seus passos e a mostrar que vão ocupar seus espaços na Web

50 O Plano de Negócios Por que planejar? Por que planejar? Causas de fracasso das start-ups americanas Causas de fracasso das start-ups americanas Incompetência gerencial 45% Inexperiência no ramo 9% Inexperiência em gerenciamento 18% Expertise desbalanceada 20% Negligência nos negócios 3% Fraudes 2% Desastres 1% TOTAL 98%

51 O Plano de Negócios Por que planejar? Por que planejar? Maiores armadilhas no gerenciamento de pequenas empresas Maiores armadilhas no gerenciamento de pequenas empresas Falta de experiência Atitudes erradas Falta de dinheiro Localização errada Expansão inexplicada Gerenciamento de inventário impróprio Excesso de capital em ativos fixos Difícil obtenção de crédito Usar grande parte dos recursos do dono

52 O Plano de Negócios Uma das principais razões de falências das micro e pequenas empresas americanas é a falta de planejamento Uma das principais razões de falências das micro e pequenas empresas americanas é a falta de planejamento Quando se considera o conceito planejamento têm-se pelo menos três fatores críticos: Quando se considera o conceito planejamento têm-se pelo menos três fatores críticos: Toda empresa necessita de um planejamento do seu negócio para poder gerenciá0lo e apresentar sua idéia a investidores, bancos, clientes, etc Toda empresa necessita de um planejamento do seu negócio para poder gerenciá0lo e apresentar sua idéia a investidores, bancos, clientes, etc Toda entidade provedora de financiamento, fundos e outros recursos financeiros necessita de um plano de negócios da empresa requisitante para poder avaliar os riscos inerentes ao negócio Toda entidade provedora de financiamento, fundos e outros recursos financeiros necessita de um plano de negócios da empresa requisitante para poder avaliar os riscos inerentes ao negócio Poucos empresários sabem com escrever adequadamente um bom plano de negócios Poucos empresários sabem com escrever adequadamente um bom plano de negócios

53 O Plano de Negócios A importância do plano de negócios A importância do plano de negócios O cuidado a ser tomado é o de escrever um plano de negócios com todo o conteúdo que se aplica a um plano de negócios O cuidado a ser tomado é o de escrever um plano de negócios com todo o conteúdo que se aplica a um plano de negócios Pior que não planejar é fazê-lo erroneamente, e pior ainda, conscientemente Pior que não planejar é fazê-lo erroneamente, e pior ainda, conscientemente Essa ferramenta de gestão deve ser usada pelo empreendedor Essa ferramenta de gestão deve ser usada pelo empreendedor A maioria do plano de negócios resume-se a um modelo predeterminado e que não convencem ao próprio empreendedor A maioria do plano de negócios resume-se a um modelo predeterminado e que não convencem ao próprio empreendedor

54 O Plano de Negócios O que é plano de negócios? O que é plano de negócios? É um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa É um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa As aspectos-chave que sempre devem ser focados em qualquer plano de negócios são: As aspectos-chave que sempre devem ser focados em qualquer plano de negócios são: Em que negócio você está? Em que negócio você está? O que você (realmente) vende? O que você (realmente) vende? Qual é o seu mercado-alvo? Qual é o seu mercado-alvo?

55 O Plano de Negócios Por que você deveria escrever um plano de negócios? Por que você deveria escrever um plano de negócios? Através do plano é possível: Através do plano é possível: Entender e estabelecer diretrizes para o seu negócio Entender e estabelecer diretrizes para o seu negócio Gerenciar de forma mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas Gerenciar de forma mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas Monitorar o dia-a-dia da empresa e tomar ações corretivas quando necessário Monitorar o dia-a-dia da empresa e tomar ações corretivas quando necessário Conseguir financiamentos e recursos junto a bancos, governo, Sebrae, investidores, capitalistas de riscos, etc. Conseguir financiamentos e recursos junto a bancos, governo, Sebrae, investidores, capitalistas de riscos, etc. Identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo para a empresa Identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo para a empresa Estabelecer uma comunicação interna eficaz na empresa e convencer o público externo Estabelecer uma comunicação interna eficaz na empresa e convencer o público externo

56 O Plano de Negócios A quem se destina o plano de negócios? A quem se destina o plano de negócios? Vários são os públicos-alvo de um plano de negócios: Vários são os públicos-alvo de um plano de negócios: Mantenedores das incubadoras Mantenedores das incubadoras Parceiros Parceiros Bancos Bancos Investidores Investidores Fornecedores Fornecedores A empresa internamente A empresa internamente Os clientes Os clientes Sócios Sócios

57 O Plano de Negócios O plano de negócios como ferramenta de gerenciamento O plano de negócios como ferramenta de gerenciamento Para que o plano de negócios possa se tornar um instrumento eficaz de gerenciamento é importante que as informações nele existente possam ser divulgadas internamente à empresa de forma satisfatória Para que o plano de negócios possa se tornar um instrumento eficaz de gerenciamento é importante que as informações nele existente possam ser divulgadas internamente à empresa de forma satisfatória Uma forma simples e eficaz de utilizar o plano de negócios é a criação de um ou vários Painéis de Metas da empresa Uma forma simples e eficaz de utilizar o plano de negócios é a criação de um ou vários Painéis de Metas da empresa Esse painel de metas fornece um conjunto de medidas de desempenho de equilíbrio da empresa Esse painel de metas fornece um conjunto de medidas de desempenho de equilíbrio da empresa

58 Criando um Plano de Negócios Eficiente

59 Produtos e Serviços Produtos e Serviços Se você é fabricante ou atacadista: Se você é fabricante ou atacadista: Faça uma descrição detalhada do desenvolvimento do produto Faça uma descrição detalhada do desenvolvimento do produto Descreve as necessidades de matéria-prima, suas características, custos, fornecedores, escassez, fornecedores alternativos e outros Descreve as necessidades de matéria-prima, suas características, custos, fornecedores, escassez, fornecedores alternativos e outros Descreva quais equipamentos são utilizados no processo produtivo Descreva quais equipamentos são utilizados no processo produtivo

60 Criando um Plano de Negócios Eficiente Produtos e Serviços Produtos e Serviços Se você é um varejista: Se você é um varejista: Descreva os produtos ou famílias de produtos que são vendidos por sua empresa Descreva os produtos ou famílias de produtos que são vendidos por sua empresa Como você controla o estoque de produtos? Como você controla o estoque de produtos?

61 Criando um Plano de Negócios Eficiente Produtos e Serviços Produtos e Serviços Ciclo de Vida do Produto Ciclo de Vida do Produto Lançamento Ingressar Crescimento Maturidade Manutenção Desenvolver Consolidar Colher resultados Declínio Reciclar ou Descontinuar CV DE DEMANDADEMANDA TEMPO CV = Ciclo de Vida DE = Direção Estratégica

62 Criando um Plano de Negócios Eficiente Produtos e Serviços Produtos e Serviços Estratégia de Produto Estratégia de Produto ESTRELA DÚVIDA VACA LEITEIRA (Gerador de Caixa) ABACAXI (Gerador de Problemas) ALTO BAIXO Participação Relativa de Mercado Crescimento de Mercado Matriz BCG

63 Criando um Plano de Negócios Eficiente Produtos e Serviços Produtos e Serviços Crescimento de mercado: identifica como o mercado de uma determinada linha de produtos está crescendo Crescimento de mercado: identifica como o mercado de uma determinada linha de produtos está crescendo Participação Relativa de Mercado: Participação Relativa de Mercado: Dúvida: trata-se de produtos com baixa participação de mercado em um mercado em alto crescimento Dúvida: trata-se de produtos com baixa participação de mercado em um mercado em alto crescimento Estrela: são os produtos que possuem alta participação de mercado Estrela: são os produtos que possuem alta participação de mercado Vaca Leiteira: são produtos que possuem importante participação de mercado em mercados de baixo crescimento Vaca Leiteira: são produtos que possuem importante participação de mercado em mercados de baixo crescimento Abacaxi: são produtos com pouca participação de mercado em mercado em baixo crescimento Abacaxi: são produtos com pouca participação de mercado em mercado em baixo crescimento

64 Criando um Plano de Negócios Eficiente Produtos e Serviços Produtos e Serviços Tecnologia: a empresa que desenvolve produtos com teor tecnológico, tanto no processo de produção, como no produto em si. Tecnologia: a empresa que desenvolve produtos com teor tecnológico, tanto no processo de produção, como no produto em si. Pesquisa e Desenvolvimento: qualquer empresa que comercializa produtos de base tecnológica Pesquisa e Desenvolvimento: qualquer empresa que comercializa produtos de base tecnológica Produção e Distribuição Produção e Distribuição

65 Criando um Plano de Negócios Eficiente Mercado e Competidores Mercado e Competidores A análise de mercado é considerada por muitos a parte mais importante do plano de negócios A análise de mercado é considerada por muitos a parte mais importante do plano de negócios Muitos empreendedores, quando perguntados a respeito da concorrência procuram dizer que os produtos ou serviços são únicos Muitos empreendedores, quando perguntados a respeito da concorrência procuram dizer que os produtos ou serviços são únicos A análise da concorrência é de suma importância em qualquer plano de negócios A análise da concorrência é de suma importância em qualquer plano de negócios

66 Criando um Plano de Negócios Eficiente Mercado e Competidores Mercado e Competidores O que o consumidor está comprando? O que o consumidor está comprando? Os atributos relacionados ao produto para definir como ele está sendo apresentado aos seus consumidores potenciais são: Os atributos relacionados ao produto para definir como ele está sendo apresentado aos seus consumidores potenciais são: Características físicas do produto Características físicas do produto Formato e tipo de embalagem Formato e tipo de embalagem Preço Preço Como são entregues os produtos e serviços (canais de distribuição) Como são entregues os produtos e serviços (canais de distribuição)

67 Criando um Plano de Negócios Eficiente Mercado e Competidores Mercado e Competidores Por que o consumidor está comprando os produtos ou serviços? Por que o consumidor está comprando os produtos ou serviços? identificar quais necessidades dos clientes estão sendo satisfeitas identificar quais necessidades dos clientes estão sendo satisfeitas Identificar o que os consumidores estão buscando quando compram o produto Identificar o que os consumidores estão buscando quando compram o produto Análise da Concorrência Análise da Concorrência

68 Criando um Plano de Negócios Eficiente Marketing e vendas Marketing e vendas As estratégias de marketing são os meios e métodos que a empresa deverá utilizar para atingir seus objetivos As estratégias de marketing são os meios e métodos que a empresa deverá utilizar para atingir seus objetivos A projeção de vendas da empresa está diretamente ligada à estratégia de marketing estabelecida A projeção de vendas da empresa está diretamente ligada à estratégia de marketing estabelecida

69 Criando um Plano de Negócios Eficiente Marketing e vendas Marketing e vendas Produtos (posicionamento) – significa direcionar o produto para atender as expectativas e necessidades do cliente-alvo Produtos (posicionamento) – significa direcionar o produto para atender as expectativas e necessidades do cliente-alvo Preço – maneira mais tangível de se agir no mercado, pois pode criar demanda para o produto, segmentar o mercado Preço – maneira mais tangível de se agir no mercado, pois pode criar demanda para o produto, segmentar o mercado Praça (canais de distribuição) – envolvem as diferentes maneiras que a empresa pode adotar para levar o produto até o consumidor Praça (canais de distribuição) – envolvem as diferentes maneiras que a empresa pode adotar para levar o produto até o consumidor Propaganda/Comunicação – deve ser considerado o pessoal envolvido, a propaganda e as promoções Propaganda/Comunicação – deve ser considerado o pessoal envolvido, a propaganda e as promoções Projeção de vendas – deve ser feita tendo como base a análise de mercado Projeção de vendas – deve ser feita tendo como base a análise de mercado

70 Criando um Plano de Negócios Eficiente Análise estratégica Análise estratégica O termo estratégia é muito utilizado pelos empreendedores para definir como agir numa negociação, fechar parceria, entrar em um novo mercado, lançar um novo produto O termo estratégia é muito utilizado pelos empreendedores para definir como agir numa negociação, fechar parceria, entrar em um novo mercado, lançar um novo produto O processo de planejamento estratégico do negócio pode servir de base para essa análise O processo de planejamento estratégico do negócio pode servir de base para essa análise No plano de negócios deve ser dado ênfase à análise dos ambientes externo e interno No plano de negócios deve ser dado ênfase à análise dos ambientes externo e interno A declaração de visão define onde a empresa quer chegar, a direção que pretende seguir, e o que ela quer ser A declaração de visão define onde a empresa quer chegar, a direção que pretende seguir, e o que ela quer ser Para estabelecer objetivos e metas é preciso entender o ambiente que envolve a empresa externa e internamente Para estabelecer objetivos e metas é preciso entender o ambiente que envolve a empresa externa e internamente

71 Criando um Plano de Negócios Eficiente Análise estratégica Análise estratégica Declaração de visão e missão do negócio Análise do ambiente externo (oportunidades e ameaças) Análise do ambiente interno (forças e fraquezas) Formulação de objetivos e metas Formulação de estratégia Implementação Feedback e controle

72 Criando um Plano de Negócios Eficiente Análise Swot Análise Swot Análise Interna ForçasFraquezas Liderança de mercado no segmento de listas impressas, contando com uma grande lista impressa, contando com uma carteira de anunciantes e uma invejável força de vendas Liderança de mercado no segmento de listas impressas, contando com uma grande lista impressa, contando com uma carteira de anunciantes e uma invejável força de vendas Confiabilidade nas informações prestadas e facilidade de acesso Confiabilidade nas informações prestadas e facilidade de acesso Estar presente na mídia do futuro (Internet) Estar presente na mídia do futuro (Internet) Possibilidade de aumento de faturamento pela venda de links, banners e patrocínio no site da lista Possibilidade de aumento de faturamento pela venda de links, banners e patrocínio no site da lista Parceria com forte grupo americano, mercado no qual a Internet já faz parte do cotidiano do cidadão comum Parceria com forte grupo americano, mercado no qual a Internet já faz parte do cotidiano do cidadão comum A falta de conhecimento por parte do internauta da existência da Lista Telefônica na Internet A falta de conhecimento por parte do internauta da existência da Lista Telefônica na Internet Dificuldades provocadas pelo fato de não ser o primeiro a disponibilizar a lista para grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro Dificuldades provocadas pelo fato de não ser o primeiro a disponibilizar a lista para grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro Impossibilidade de estabelecimento de barreiras a novos ingressantes Impossibilidade de estabelecimento de barreiras a novos ingressantes

73 Criando um Plano de Negócios Eficiente Análise Swot Análise Swot Análise Externa OportunidadesAmeaças Crescimento vertiginoso do número de usuários Crescimento vertiginoso do número de usuários Criação e regulamentação de meios para compra/venda de produtos na Internet com a segurança necessária às transações Criação e regulamentação de meios para compra/venda de produtos na Internet com a segurança necessária às transações Aumento exponencial no número de terminais telefônicos, principalmente após a privatização do setor, devido à livre concorrência Aumento exponencial no número de terminais telefônicos, principalmente após a privatização do setor, devido à livre concorrência Aumento do interesse das empresas pela divulgação na Internet Aumento do interesse das empresas pela divulgação na Internet O serviço da Lista na Internet poderá vir a ser oferecido pelas próprias operadoras telefônicas (ou suas parceiras), que não só detém o banco de dados mais atualizado, como também possuem o know-how do setor. Isto se agrava pela privatização do setor da telefonia O serviço da Lista na Internet poderá vir a ser oferecido pelas próprias operadoras telefônicas (ou suas parceiras), que não só detém o banco de dados mais atualizado, como também possuem o know-how do setor. Isto se agrava pela privatização do setor da telefonia O retorno para os anunciantes não atendem às expectativas, provocando a figa desta mídia e o descrédito O retorno para os anunciantes não atendem às expectativas, provocando a figa desta mídia e o descrédito

74 Criando um Plano de Negócios Eficiente Análise estratégica Análise estratégica Objetivos e metas Objetivos e metas São o referencial do planejamento estratégico São o referencial do planejamento estratégico Indicam intenções gerais da empresa e o caminho basico para chegar ao destino desejado Indicam intenções gerais da empresa e o caminho basico para chegar ao destino desejado Possui várias metas específicas Possui várias metas específicas Podem definir os objetivos da empresa Podem definir os objetivos da empresa Os objetivos são resultados abrangentes e devem ser ousados Os objetivos são resultados abrangentes e devem ser ousados

75 Criando um Plano de Negócios Eficiente Análise estratégica Análise estratégica Objetivos e metas Objetivos e metas Metas devem ser SMART Metas devem ser SMART eSpecíficas eSpecíficas Mensuráveis Mensuráveis Atingíveis Atingíveis Relevantes Relevantes Temporais Temporais

76 Criando um Plano de Negócios Eficiente Análise estratégica Análise estratégica Definição da Estratégia Definição da Estratégia Os objetivos e as metas indicam o que a empresa deseja atingir Os objetivos e as metas indicam o que a empresa deseja atingir A estratégia do negócio indica como a empresa pretende alcançá-los A estratégia do negócio indica como a empresa pretende alcançá-los Estratégias empresarias podem ser: Estratégias empresarias podem ser: Estratégias defensivas: visam manter o cliente existente Estratégias defensivas: visam manter o cliente existente Estratégias de desenvolvimento: visam oferecer mais opções aos atuais clientes Estratégias de desenvolvimento: visam oferecer mais opções aos atuais clientes Estratégia de ataque: visam aumentar a participação de mercado da empresa Estratégia de ataque: visam aumentar a participação de mercado da empresa

77 Criando um Plano de Negócios Eficiente Análise estratégica Análise estratégica Definição da Estratégia Definição da Estratégia Penetração de Mercado: ocorre quando a empresa deseja aumentar o market-share Penetração de Mercado: ocorre quando a empresa deseja aumentar o market-share Manutenção de Mercado: ocorre quando a empresa está satisfeita com a situação atual e com a performance que apresenta Manutenção de Mercado: ocorre quando a empresa está satisfeita com a situação atual e com a performance que apresenta Expansão de Mercado: focaliza um mercado novo para o produto Expansão de Mercado: focaliza um mercado novo para o produto Diversificação: ocorre quando a empresa entra em um novo mercado com novos produtos ou serviços Diversificação: ocorre quando a empresa entra em um novo mercado com novos produtos ou serviços

78 Buscando Assessoria para o Negócio

79 Incubadoras de Empresas Incubadoras de Empresas início na década de 40 início na década de 40 no Brasil a partir de 1984 no Brasil a partir de 1984 são entidades sem fins lucrativos destinadas a amparar o estágio inicial de empresas nascentes que se enquadram em determinadas áreas de negócios são entidades sem fins lucrativos destinadas a amparar o estágio inicial de empresas nascentes que se enquadram em determinadas áreas de negócios pode ser definida como um ambiente flexível, encorajador onde são oferecidas facilidades para o surgimento e crescimento de novos empreendimentos pode ser definida como um ambiente flexível, encorajador onde são oferecidas facilidades para o surgimento e crescimento de novos empreendimentos

80 Buscando Assessoria para o Negócio Incubadoras de Empresas Incubadoras de Empresas dá assessoria na gestão técnica e empresarial da organização dá assessoria na gestão técnica e empresarial da organização oferece possibilidade de serviços compartilhados como laboratórios, telefone, internet, fax, copiadoras, correios e outros oferece possibilidade de serviços compartilhados como laboratórios, telefone, internet, fax, copiadoras, correios e outros é um mecanismo mantido por entidades governamentais, universidades, grupos comunitários, etc. é um mecanismo mantido por entidades governamentais, universidades, grupos comunitários, etc.

81 Buscando Assessoria para o Negócio Incubadoras de Empresas Incubadoras de Empresas a empresa incubada não encontrará fora da incubadora as facilidades dentro dela a empresa incubada não encontrará fora da incubadora as facilidades dentro dela o objetivo da incubadora deve ser a produção de empresas de sucesso o objetivo da incubadora deve ser a produção de empresas de sucesso

82 Buscando Assessoria para o Negócio Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

83 Buscando Assessoria para o Negócio Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é a principal entidade que apóia os empreendedores brasileiros é a principal entidade que apóia os empreendedores brasileiros foi criado por lei de iniciativa do Poder Executivo foi criado por lei de iniciativa do Poder Executivo está espalhado por todos os estados da Federação está espalhado por todos os estados da Federação Aconselha quanto a forma de abertura da empresa, dá consultoria básica e pontual, cursos sobre gestão de qualidade, fluxo de caixa, marketing, finanças, etc. Aconselha quanto a forma de abertura da empresa, dá consultoria básica e pontual, cursos sobre gestão de qualidade, fluxo de caixa, marketing, finanças, etc.

84 Buscando Assessoria para o Negócio Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas organiza caravanas para participação das empresas em feiras e eventos nacionais e internacionais organiza caravanas para participação das empresas em feiras e eventos nacionais e internacionais promove rodas de negócios promove rodas de negócios auxilia o empresário em questões relacionadas ao comércio exterior auxilia o empresário em questões relacionadas ao comércio exterior apóia as incubadoras de empresas e demais eventos voltados às pequenas empresas apóia as incubadoras de empresas e demais eventos voltados às pequenas empresas


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