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Planejamento de campanha

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Apresentação em tema: "Planejamento de campanha"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento de campanha

2 Planejamento de campanha
Público-alvo: São aqueles para os quais a campanha será feita, homens e mulheres, acima de 16 anos, com título de eleitor em dia, de uma determinada área geográfica, bairro ou distrito ou segmento social ou profissional. No início da campanha, essa é um das primeiras escolhas, pois ela determina todas as outras.

3 Planejamento de campanha
Montagem da equipe: Independente do tamanho da campanha o candidato (a) deve se cercar de pessoas responsáveis por determinadas áreas críticas: marqueting, assessoria política, tesoureiro/contador, assessor jurídico, assessor de imprensa, coordenador de comitê e coordenador de comitê. Importante: A equipe deve ficar, desde o início, com sua estrutura hierarquizada claramente, mostrando quem manda em quem, para se evitar superposição de comando e os conflitos daí resultantes.

4 Planejamento de campanha
Tabela 3.1: Função Características Família do candidato Acompanha ou representa o candidato nas atividades Coordenador (a) geral de campanha Tem a visão ampla de tudo o que ocorre na campanha, é o elo entre a equipe e o candidato. Dirige os trabalhos da equipe Tesoureiro (a) Ordena despesas e mantém em dia a prestação de contas

5 Planejamento de campanha
Tabela 3.1: (continuação) Função Características Coordenador (a) de captação Elabora e executa a captação financeira da candidatura Coordenador (a) de Marketing É responsável pela imagem do candidato, pelas peças publicitárias e análise das pesquisas Coordenador (a) de agenda Recebe e faz a triagem dos convites e pedidos para o candidato. Monta e acompanha a agenda

6 Planejamento de campanha
Tabela 3.1: (continuação) Função Características Coordenador (a) de voluntários e mobilização Recruta e orienta o trabalho da militância envolvida na campanha Coordenador (a) de eventos Planeja e prepara os eventos e as aparições públicas do candidato Coordenador (a) de imprensa Mantém relações entre o candidato e a imprensa, repercutindo as ações e posições do candidato

7 Planejamento de campanha
Tabela 3.1: (continuação) Função Características Coordenador (a) de transporte Gerencia a utilização dos veículos da campanha, seu abastecimento e sua manutenção Assessor (a) jurídico Presta consultoria e prepara as ações jurídicas da campanha Conselho político Formado pelos principais apoiadores da campanha, ajuda na formulação programática e tomada de decisões estratégicas Coordenador de logística e material Gerencia o estoque e distribuição do material de campanha

8 Planejamento de campanha
Organizando o comitê: Deve ser localizado em local de passagem de muita gente, em praças e ruas de grande movimento. No auge do processo eleitoral, deve ficar o mais agitado e alegre possível, mostrando que a campanha decolou. Deve oferecer o máximo de conforto ao candidato, convidados, voluntários e equipes pagas, E dispor de lugar para guarda e conferência de material.

9 Planejamento de campanha
Propaganda: A alma do negócio Estabelecido seu público principal, é hora de elaborar a plataforma eleitoral, será apresentada aos eleitores como metas do candidato, se eleito. Depois de estabelecida a plataforma, elaboram-se o slogan e a logomarca da campanha - aquele desenhozinho que passará a enfeitar todas as publicações do candidato, visando marcar bem, visualmente, sua candidatura. No caso dos candidatos majoritários, essa história de nicho eleitoral fica meio esvaziada, pois quem quer ser eleito prefeito tem de contar com voto em todo o colégio eleitoral. Importante: Sempre que possível deve se utilizar pesquisas de opinião qualitativas e quantitativas para balizar a comunicação do candidato (a).

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Peças de propaganda mais utilizadas: Peças Custo/mil Pontos fortes Pontos fracos Mala direta Médio Comunicação direcionada evita desperdício Ausência de banco de dados confiáveis Muro pintado Baixo Mantém a imagem do candidato presente na mente do eleitor Tende a aumentar a poluição visual que ocorre durante a campanha Adesivo Fixa a identidade visual do candidato Tem pouca durabilidade física e de conteúdo de informação

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Peças de propaganda mais utilizadas: (continuação) Peças Custo/mil Pontos fortes Pontos fracos Sítio de internet Baixo Permite ao eleitor aprofundar seu conhecimento e interagir com a candidatura Baixa penetração nas camadas pobres da população Santinho Muito baixo Mantém a imagem do candidato presente na mente do eleitor Não permite aprofundamento de informação. Tende a cair na vala comum com os outros candidatos Volante Permite um razoável volume de informações sobre a plataforma eleitoral e tem distribuição flexível de acordo com a necessidade da campanha Grande perda e dispersão

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Peças de propaganda mais utilizadas: (continuação) Peças Custo/mil Pontos fortes Pontos fracos Cartaz Médio Complementa o santinho e tem mais impacto. Pode veicular informações sintéticas sobre a plataforma eleitoral Tende à indiferenciação com os cartazes dos concorrentes Faixa Muito baixo Permite alta adequação ao momento da campanha. Tem impacto. Tem pouca durabilidade física e de conteúdo de informação Comício Alto Permite o contato pessoal. Permite o aprofundamento da informação sobre a plataforma eleitoral. É um canal com algum desgaste em termos de credibilidade. Exige competência verbal do candidato e o expõe a pressões

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Peças de propaganda mais utilizadas: (continuação) Peças Custo/mil Pontos fortes Pontos fracos Som volante Muito baixo Mantém a imagem do candidato presente na mente do eleitor Altamente dispersivo, com nenhum aprofundamento da informação Programa de rádio Alto Permite o aprofundamento da informação sobre a plataforma eleitoral e a interatividade com o eleitor Apresenta dispersão e exige muita competência do candidato e de produção para se diferenciar dos concorrentes Programa de TV Muito alto

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Peças de propaganda mais utilizadas: (continuação) Peças Custo/mil Pontos fortes Pontos fracos Out-door móvel Muito alto Mantém a imagem do candidato presente na mente do eleitor, permite exposição em locais considerados estratégicos . Deve obedecer ao limite de tamanho estabelecido na Lei Eleitoral. O alto custo e a pequena quantidade de informação sobre a plataforma eleitoral Jornal impresso Alto Permite o aprofundamento da informação sobre a plataforma eleitoral e a interatividade com o eleitor É um canal desgastado com alta perda e dispersão por exemplar e que exige qualidade da eleitoral e competência na produção

15 Planejamento de campanha
O uso da Internet nas campanhas eleitorais: Com a rápida ampliação do número de usuários no Brasil, a internet passa a ser considerada a cada ano um meio de comunicação e de organização mais significativo para auxiliar nas campanhas eleitorais do PPS.   Importante: O uso de internet só tem relevância em cidades média e grandes onde o número de usuários é significativo.

16 Planejamento de campanha
Quadro temporal básico Mês Fases/Características Março/Abril Pré-campanha: Pesquisas, levantamentos de dados montagem da equipe. Negociações de alianças Maio/Junho Lançamento/Convenção: Apresentação do posicionamento do candidato, seus aliados, suas principais propostas. Exploração midiática do evento Julho/Agosto: Crescimento: Levar a campanha para a rua, agenda de campanha, reiteração das principais propostas, com os devidos ajustes, início dos programas de rádio e TV

17 Planejamento de campanha
Quadro temporal básico Mês Fases/Características Setembro Consolidação/Maturidade: Responder aos ataques, consolidar base de apoio, conquistar o voto útil, ajustes nos programas de RTV baseados em pesquisas, grandes concentrações e carreatas Outubro Reta Final – Votação: Preparar boca de urna, ato de encerramento da campanha, organizar fiscalização e apuração, focar nos indecisos, atentar para o volume da campanha. Preparar a participação nos últimos debates da campanha Outubro 2º: Segundo turno: Em 28 dias, é necessário montar uma outra campanha, com novos apoiadores, com mais tempo de RTV, e com o posicionamento ajustado ao novo cenário

18 Planejamento de campanha
Dicas e erros a serem evitados Desconhecer a política do Partido e a opinião de suas principais lideranças. Desconhecer os problemas e as lideranças da comunidade. Ser arrogante, achando que sabe tudo. Não prometer ou prometer muito além do possível e do crível. Não ter propostas claras e viáveis. Tentar enganar os eleitores com opiniões insinceras. Mentir sobre o passado;

19 Planejamento de campanha
Dicas e erros a serem evitados. (continuação) Subestimar a inteligência do eleitor. Hostilizar a imprensa. Mudar ou descuidar da aparência pessoal durante a campanha. Fazer declarações infelizes. Dar importância a boatos e provocações tornando-os pauta política.

20 Planejamento de campanha
Dicas e erros a serem evitados. (continuação) Exibir preconceitos de qualquer ordem. Ter imagem ruim na comunidade. Esquecer de agradecer os apoios recebidos. Admitir brigas na equipe e que esta seja subserviente e desmotivada

21 Planejamento de campanha
Dicas e erros a serem evitados. (continuação) Passar a campanha toda reunindo com a equipe; Deixar faltar dinheiro básico de campanha; Não ter a preocupação necessária com a captação de dinheiro;

22 Planejamento de campanha
Obrigado!


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