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Secretaria de Formação Política SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO POLÍTICA - 2008 Planejamento de campanha.

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Apresentação em tema: "Secretaria de Formação Política SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO POLÍTICA - 2008 Planejamento de campanha."— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria de Formação Política SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO POLÍTICA Planejamento de campanha

2 Secretaria de Formação Política SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO POLÍTICA Planejamento de campanha São aqueles para os quais a campanha será feita, homens e mulheres, acima de 16 anos, com título de eleitor em dia, de uma determinada área geográfica, bairro ou distrito ou segmento social ou profissional. No início da campanha, essa é um das primeiras escolhas, pois ela determina todas as outras. Público-alvo:

3 Secretaria de Formação Política SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO POLÍTICA Independente do tamanho da campanha o candidato (a) deve se cercar de pessoas responsáveis por determinadas áreas críticas: marqueting, assessoria política, tesoureiro/contador, assessor jurídico, assessor de imprensa, coordenador de comitê e coordenador de comitê. Importante: A equipe deve ficar, desde o início, com sua estrutura hierarquizada claramente, mostrando quem manda em quem, para se evitar superposição de comando e os conflitos daí resultantes. Montagem da equipe: Planejamento de campanha

4 Secretaria de Formação Política SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO POLÍTICA Planejamento de campanha Tabela 3.1: FunçãoCaracterísticas Família do candidatoAcompanha ou representa o candidato nas atividades Coordenador (a) geral de campanhaTem a visão ampla de tudo o que ocorre na campanha, é o elo entre a equipe e o candidato. Dirige os trabalhos da equipe Tesoureiro (a)Ordena despesas e mantém em dia a prestação de contas

5 Secretaria de Formação Política SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO POLÍTICA Planejamento de campanha Tabela 3.1: (continuação) FunçãoCaracterísticas Coordenador (a) de captaçãoElabora e executa a captação financeira da candidatura Coordenador (a) de MarketingÉ responsável pela imagem do candidato, pelas peças publicitárias e análise das pesquisas Coordenador (a) de agendaRecebe e faz a triagem dos convites e pedidos para o candidato. Monta e acompanha a agenda

6 Secretaria de Formação Política SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO POLÍTICA Planejamento de campanha Tabela 3.1: (continuação) FunçãoCaracterísticas Coordenador (a) de voluntários e mobilização Recruta e orienta o trabalho da militância envolvida na campanha Coordenador (a) de eventosPlaneja e prepara os eventos e as aparições públicas do candidato Coordenador (a) de imprensaMantém relações entre o candidato e a imprensa, repercutindo as ações e posições do candidato

7 Secretaria de Formação Política SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO POLÍTICA Planejamento de campanha Tabela 3.1: (continuação) FunçãoCaracterísticas Coordenador (a) de transporteGerencia a utilização dos veículos da campanha, seu abastecimento e sua manutenção Assessor (a) jurídicoPresta consultoria e prepara as ações jurídicas da campanha Conselho políticoFormado pelos principais apoiadores da campanha, ajuda na formulação programática e tomada de decisões estratégicas Coordenador de logística e materialGerencia o estoque e distribuição do material de campanha

8 Secretaria de Formação Política SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO POLÍTICA Planejamento de campanha Deve ser localizado em local de passagem de muita gente, em praças e ruas de grande movimento. No auge do processo eleitoral, deve ficar o mais agitado e alegre possível, mostrando que a campanha decolou. Deve oferecer o máximo de conforto ao candidato, convidados, voluntários e equipes pagas, E dispor de lugar para guarda e conferência de material. Organizando o comitê:

9 Secretaria de Formação Política SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO POLÍTICA Estabelecido seu público principal, é hora de elaborar a plataforma eleitoral, será apresentada aos eleitores como metas do candidato, se eleito. Depois de estabelecida a plataforma, elaboram-se o slogan e a logomarca da campanha - aquele desenhozinho que passará a enfeitar todas as publicações do candidato, visando marcar bem, visualmente, sua candidatura. No caso dos candidatos majoritários, essa história de nicho eleitoral fica meio esvaziada, pois quem quer ser eleito prefeito tem de contar com voto em todo o colégio eleitoral. Importante: Sempre que possível deve se utilizar pesquisas de opinião qualitativas e quantitativas para balizar a comunicação do candidato (a). Propaganda: A alma do negócio Planejamento de campanha

10 Secretaria de Formação Política SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO POLÍTICA Peças de propaganda mais utilizadas: Planejamento de campanha PeçasCusto/milPontos fortesPontos fracos Mala diretaMédioComunicação direcionada evita desperdício Ausência de banco de dados confiáveis Muro pintadoBaixoMantém a imagem do candidato presente na mente do eleitor Tende a aumentar a poluição visual que ocorre durante a campanha AdesivoBaixoFixa a identidade visual do candidato Tem pouca durabilidade física e de conteúdo de informação

11 Secretaria de Formação Política SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO POLÍTICA Peças de propaganda mais utilizadas: (continuação) Planejamento de campanha PeçasCusto/milPontos fortesPontos fracos Sítio de internetBaixoPermite ao eleitor aprofundar seu conhecimento e interagir com a candidatura Baixa penetração nas camadas pobres da população SantinhoMuito baixoMantém a imagem do candidato presente na mente do eleitor Não permite aprofundamento de informação. Tende a cair na vala comum com os outros candidatos VolanteBaixoPermite um razoável volume de informações sobre a plataforma eleitoral e tem distribuição flexível de acordo com a necessidade da campanha Grande perda e dispersão

12 Secretaria de Formação Política SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO POLÍTICA Peças de propaganda mais utilizadas: (continuação) Planejamento de campanha PeçasCusto/milPontos fortesPontos fracos CartazMédioComplementa o santinho e tem mais impacto. Pode veicular informações sintéticas sobre a plataforma eleitoral Tende à indiferenciação com os cartazes dos concorrentes FaixaMuito baixoPermite alta adequação ao momento da campanha. Tem impacto. Tem pouca durabilidade física e de conteúdo de informação ComícioAltoPermite o contato pessoal. Permite o aprofundamento da informação sobre a plataforma eleitoral. É um canal com algum desgaste em termos de credibilidade. Exige competência verbal do candidato e o expõe a pressões

13 Secretaria de Formação Política SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO POLÍTICA Peças de propaganda mais utilizadas: (continuação) Planejamento de campanha PeçasCusto/milPontos fortesPontos fracos Som volanteMuito baixoMantém a imagem do candidato presente na mente do eleitor Altamente dispersivo, com nenhum aprofundamento da informação Programa de rádioAltoPermite o aprofundamento da informação sobre a plataforma eleitoral e a interatividade com o eleitor Apresenta dispersão e exige muita competência do candidato e de produção para se diferenciar dos concorrentes Programa de TVMuito altoPermite o aprofundamento da informação sobre a plataforma eleitoral e a interatividade com o eleitor Apresenta dispersão e exige muita competência do candidato e de produção para se diferenciar dos concorrentes

14 Secretaria de Formação Política SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO POLÍTICA Peças de propaganda mais utilizadas: (continuação) Planejamento de campanha PeçasCusto/milPontos fortesPontos fracos Out-door móvelMuito altoMantém a imagem do candidato presente na mente do eleitor, permite exposição em locais considerados estratégicos. Deve obedecer ao limite de tamanho estabelecido na Lei Eleitoral. O alto custo e a pequena quantidade de informação sobre a plataforma eleitoral Jornal impressoAltoPermite o aprofundamento da informação sobre a plataforma eleitoral e a interatividade com o eleitor É um canal desgastado com alta perda e dispersão por exemplar e que exige qualidade da eleitoral e competência na produção

15 Secretaria de Formação Política SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO POLÍTICA Com a rápida ampliação do número de usuários no Brasil, a internet passa a ser considerada a cada ano um meio de comunicação e de organização mais significativo para auxiliar nas campanhas eleitorais do PPS. Importante: O uso de internet só tem relevância em cidades média e grandes onde o número de usuários é significativo. O uso da Internet nas campanhas eleitorais: Planejamento de campanha

16 Secretaria de Formação Política SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO POLÍTICA Quadro temporal básico Planejamento de campanha MêsFases/Características Março/AbrilPré-campanha: Pesquisas, levantamentos de dados montagem da equipe. Negociações de alianças Maio/JunhoLançamento/Convenção: Apresentação do posicionamento do candidato, seus aliados, suas principais propostas. Exploração midiática do evento Julho/Agosto:Crescimento: Levar a campanha para a rua, agenda de campanha, reiteração das principais propostas, com os devidos ajustes, início dos programas de rádio e TV

17 Secretaria de Formação Política SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO POLÍTICA Quadro temporal básico Planejamento de campanha MêsFases/Características SetembroConsolidação/Maturidade: Responder aos ataques, consolidar base de apoio, conquistar o voto útil, ajustes nos programas de RTV baseados em pesquisas, grandes concentrações e carreatas OutubroReta Final – Votação: Preparar boca de urna, ato de encerramento da campanha, organizar fiscalização e apuração, focar nos indecisos, atentar para o volume da campanha. Preparar a participação nos últimos debates da campanha Outubro 2º:Segundo turno: Em 28 dias, é necessário montar uma outra campanha, com novos apoiadores, com mais tempo de RTV, e com o posicionamento ajustado ao novo cenário

18 Secretaria de Formação Política SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO POLÍTICA Desconhecer a política do Partido e a opinião de suas principais lideranças. Desconhecer os problemas e as lideranças da comunidade. Ser arrogante, achando que sabe tudo. Não prometer ou prometer muito além do possível e do crível. Não ter propostas claras e viáveis. Tentar enganar os eleitores com opiniões insinceras. Mentir sobre o passado; Dicas e erros a serem evitados Planejamento de campanha

19 Secretaria de Formação Política SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO POLÍTICA Subestimar a inteligência do eleitor. Hostilizar a imprensa. Mudar ou descuidar da aparência pessoal durante a campanha. Fazer declarações infelizes. Dar importância a boatos e provocações tornando-os pauta política. Dicas e erros a serem evitados. (continuação) Planejamento de campanha

20 Secretaria de Formação Política SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO POLÍTICA Exibir preconceitos de qualquer ordem. Ter imagem ruim na comunidade. Esquecer de agradecer os apoios recebidos. Admitir brigas na equipe e que esta seja subserviente e desmotivada Dicas e erros a serem evitados. (continuação) Planejamento de campanha

21 Secretaria de Formação Política SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO POLÍTICA Passar a campanha toda reunindo com a equipe; Deixar faltar dinheiro básico de campanha; Não ter a preocupação necessária com a captação de dinheiro; Dicas e erros a serem evitados. (continuação) Planejamento de campanha

22 Secretaria de Formação Política SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO POLÍTICA Planejamento de campanha Obrigado!


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