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Objetivos da Comunicação

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Apresentação em tema: "Objetivos da Comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Objetivos da Comunicação

2 Objetivos de Comunicação
Da mesma forma como são definidos os objetivos e metas do marketing, partimos para a aplicação no plano de comunicação. Primeiro, deve-se resgatar os objetivos de comunicação definidos no planejamento do anunciante. Se faz necessário checar a sua viabilidade e a sua coerência com o posicionamento definido e com os problemas a serem resolvidos pela comunicação.

3 OBJETIVOS DA COMUNICAÇÃO
Atenção Interesse I Desejo D Ação A Chamar atenção Falar em coisas que o consumidor esteja interessado Destacar vantagens Destacar benefícios Valorizar o produto Justificar, detalhar razões de compra Tratar as objeções Falar da visibilidade da compra Se possível, quantificar os benefícios Voz de comando Ênfase na oportunidade Fatos que dêem mais credibilidade à marca

4 Confronte os objetivos com o posicionamento definido
Confronte os objetivos com o posicionamento definido. Se forem compatíveis, utilize-os. Caso contrário, mostre ao anunciante a necessidade de alterá-los. Alguns exemplos de objetivos de comunicação pretendidos por anunciantes: Fazer com que o consumidor mude de outras marcas para a sua. Fazer com que o público experimente um produto totalmente novo. Mudar de idéia a respeito do anunciante. Aumentar a freqüência de uso de um produto. Incentivar outros usos do produto.

5 Vender a imagem do anunciante como sendo uma boa empresa para se investir.
Mudar hábitos do público-alvo. Incentivar o consumidor a participar de concursos. Lembrar o consumidor de que deve comprar. Comunicar algum acontecimento especial / promoção. Estimular as compras por impulso. Criar o conhecimento do produto ou marca do anunciante. Construir uma imagem de marca.

6 Disseminar informações ou estimular atitudes que destaquem os benefícios e atributos da marca.
Combater ou neutralizar os argumentos da concorrência. Corrigir falsas impressões ou outros danos causados à marca. Gerar conhecimento e aceitação da marca visando abertura de novos mercados. Preservar os clientes atuais contra os “ataques” da concorrência. Gerar recall de marca e colocá-la na posição de Top of Mind. Induzir o consumidor a pedir a literatura do produto. Estimular o público a visitar o show room ou pedir uma demonstração.

7 Gerar experimentação do produto.
Indicar onde o produto é encontrado. Educar o consumidor a usar o produto. Informar sobre novas políticas de vendas. Gerar compreensão por parte do trade (distribuidores, vendedores e varejistas).

8 Definição das Estratégias
Como a comunicação poderá solucionar o problema do cliente? Qual estratégia criativa deverá ser adotada (conceito, posicionamento, imagem a ser construída, linguagem utilizada)? Que esforço será necessário (definição do período, distribuição da verba)? Qual a estratégia de mídia a ser utilizada (definição dos meios)?

9 Estratégias de Comunicação
Existem algumas confusões quando falamos em estratégia aplicada a um planejamento de comunicação. Há quem a confunda com mídia e veículos ou até mesmo com tipos de campanhas. No entanto, a sua aplicação na comunicação, diz respeito à orientação dos caminhos a ser seguidos. Ela é definida a partir das análises feitas, das definições dos objetivos, das metas e do posicionamento adotado por uma empresa para seu produto ou serv3iço. As estratégias são definidas em função da situação da empresa no mercado.

10 Táticas de Comunicação
Na comunicação, o plano tático passa diretamente pela criação da campanha publicitária e outras ações de comunicação. É como efetivamente a mensagem chegará ao consumidor. É a concretização das estratégias, traduzidas em peças publicitárias.

11 Definição das Táticas:
Definição da Campanha Publicitária Ações para implementação da campanha Definição dos veículos e programas/horários/seções

12 A campanha de comunicação
O papel da propaganda é vender. Imagem Produto Idéia Hábito novo O papel da criação publicitária é aumentar a eficácia da mensagem. Criar é tornar interessante um assunto que às vezes não é. Uma campanha criativa é aquela que consegue fazer com que o consumidor não fique indiferente. Ela tem que emocionar, provocar risos, despertar apytite appeel e, obviamete estimular vendas.

13 O Planejamento da campanha de comunicação:
Eis os passos a serem planejados, desenvolvidos e operacionalizados pela agência: Tudo se inicia com: 1. Imagem de Marca Qual a imagem da marca do produto e de sua empresa? Qual a imagem desejada?

14 2. Público-alvo Qual público-alvo deve ser alcançado? Qual seu perfil e posição? 3. Promessa Básica Qual o diferencial do produto? 4. Público-alvo Qual é a justificativa de que o produto pode cumprir sua promessa?

15 Continua com: 5. Copy Strategy (definir um tema e conteúdo para todas as peças de comunicação) 6. Conceito (é a idéia central a ser percebida pelo consumidor toda vez que estiver exposto à comunicação). Muitas vezes se traduz em uma palavra ou frase chave 7. Tom ou abordagem da peça de comunicação 8. Slogan (assinatura da campanha) 9. Criação (redação + arte)

16 10. Produção 11. Mídia Finaliza com: 12. Custos de campanha 13. Verba comprometida 14. Calendário de ações

17 A CRIAÇÃO DA CAMPANHA Definidos público, mercado, objetivos e verba, partir para a criação da campanha publicitária, utilizando linguagem adequada ao público-alvo, aos meios que serão utilizados e que traduza os atributos, benefícios e objetivos do produto / marca.

18 Definição do Tema É uma idéia abstrata que explica uma realidade. O tema é a diretriz de uma criação publicitária e quem orienta o processo criativo, unificando e dando o tom da campanha. Também é conhecido como conceito. Ele deve ser bastante amplo para não tolher a criatividade do profissional de criação.

19 Elementos-chave na elaboração da campanha
Posicionamento É a definição clara de como o produto ou serviço será apresentado ao mercado. O que, para quem, porque, como??????

20 Conceito É a explicação e o resumo do produto ou serviço. Cita seus diferenciais ou alguma característica marcante. É a alma do produto e da mensagem. Imagem É a forma como desejamos aparecer, como queremos transmitir. É o corpo do produto/serviço.

21 Tipos de Linguagem Linguagem informativa: é muito utilizada com o objetivo de criar demanda para um produto, geralmente quando este está iniciando uma categoria ou até mesmo quando se trata de uma nova marca (novos atributos). Linguagem persuasiva: importante no estágio competitivo, quando o objetivo de uma empresa é criar demanda por uma determinada marca. Propaganda de lembrete: muito utilizada para produtos com relativo grau de maturidade. Ela serve para manutenção da imagem de uma marca/produto.

22 Linguagem informativa

23 Linguagem persuasiva

24 Linguagem de lembrete

25 Linguagem testemunhal: é bastante utilizada para passar credibilidade ao produto ou serviço. Pega carona na imagem e empatia de atores, comunicadores, atletas consagrados para encurtar caminhos e alvancar bons resultados das campanhas. Linguagem Humorística: apesar de muito leve e irreverente, o humor requer muito cuidado. Se mal empregado, ele pode encobrir o conteúdo informativo e persuasivo da comunicação, além de ser, em alguns momentos inoportuno. É importante também que o bom senso e bom gosto prevaleçam na hora de escolher essa linguagem.

26 Propaganda Testemunhal

27 Propaganda Humorística

28 Linguagem comparativa: como o próprio nome já sugere, ela compara atributos de um produto com os do seu concorrente. Não há ataques ao concorrente, apenas comparações. Linguagem Defensiva: bastante utilizada pelas marcas líderes de mercado, como forma de repelir os ataques da concorrência, utilizando suas forças empresariais. Linguagem ofensiva: sua maior característica é a ousadia. Ataca explicitamente o concorrente, buscando atingir suas vulnerabilidades. Se faz necessário um conhecimento profundo do concorrente para atacar suas fraquezas e suas potencialidades. Ela oferece ao consumidor algo que o concorrente não é capaz de oferecer. É utilizada para ganhar share de mercado de um concorrente maior.

29 Propaganda Comparativa

30 Meios x linguagem publicitária
Televisão: linguagem objetiva, explorando os elementos imagem, som e movimento. Permite a utilização de argumentos sensoriais e emotivos para a melhor assimilação da mensagem. Rádio: linguagem subjetiva, que desperta a imaginação do ouvinte, uma vez que o meio não permite a visualização da mensagem.

31 Jornal/Revista e similiares: linguagem racional, onde pode ser explorado o detalhamento da informação, visto que o meio permite a utilização de diferentes formatos/espaços, além de ser característico fornecedor de informação e formador de opinião. Outdoor/mídia exterior: mensagem objetiva e sintética, próprio para apoiar os esforços feitos em outros meios, fixação de conceitos e construção de imagem de marca. Web: mensagem dirigida, objetiva ou detalhada, dependendo da natureza do canal ou do nível de interesse do usuário. Objeto de estudo e de permanente adequação e evolução.

32 Tipos de Campanhas Campanha Institucional
Tem como objetivo divulgar a empresa como um todo, sem focar em um produto ou serviço específico. Sua principal característica é conceituar a empresa, procurando fixar sua imagem junto ao seu segmento de atuação com o objetivo de obter reconhecimento para a sua marca.

33 Campanha de Propaganda
Sua principal característica é a divulgação do produto ou serviço, visando tornar a marca conhecida e estimular o consumidor a comprar. Tem também como finalidade lançar e sustentar produtos mantendo sua imagem em evidência, destacando atributos e benefícios e estabelecendo conceitos em torno da marca.

34 Campanha Guarda-Chuva
Agrega as características das campanhas institucional e de propaganda. Ela busca conceituar a empresa, fixar sua imagem e divulgar sua família de produtos, buscando construir sua marca em torno da linha.

35 Campanha de Promoção Sua principal característica é a interatividade com o consumidor. Ela é dinâmica e, além de divulgar o produto, induz o consumidor à ação de compra, acelerando as vendas, mantendo contato próximo como o cliente e neutralizando possíveis reações da concorrência. A diferença entre uma campanha de propaganda e uma de promoção está ligada a vendas imediatas, retorno rápido e contato mais próximo com o consumidor.

36 Leva o consumidor ao produto.
Campanha de propaganda Leva o consumidor ao produto. Campanha de promoção Traz o produto ao consumidor. A campanha de promoção geralmente solicita algo ao consumidor, oferendo-lhe alguma vantagem em troca. Esse tipo de campanha é recomendado quando o produto já tem algum tempo de mercado e serve para revitalizar o produto.

37 Campanha de Incentivo Nesse modelo, o alvo não é o consumidor final. Ela visa incrementar as vendas entre os vendedores da empresa e o trade varejista. Estabelece também um estreitamento nas relações empresa-cliente-funcionário. Geralmente envolve distribuidores, onde é oferecido algum benefício com o objetivo de girar o produto. Também podem ser inseridos nessa campanha, os vendedores, revendedores, balconistas, representantes, agenciadores e demais envolvidos no processo de venda.

38 Campanha de Promoção de Vendas
Possui uma característica muito marcante que a diferencia da campanha de promoção. Ela é voltada especificamente para a redução de preço de várias maneiras: liquidação, “leve 3 pague 2” entre outras. Nesse caso não há qualquer ingerência da agência de propaganda.

39 Campanha Cooperada É típica das empresas de varejo, que firmam acordos com as indústrias fabricantes dos produtos vendidos na loja, rateando as despesas de publicidade.


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