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Índice Banco BBA Creditanstalt Itaú Corporate Bank

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Apresentação em tema: "Índice Banco BBA Creditanstalt Itaú Corporate Bank"— Transcrição da apresentação:

0 Vice-Presidente Executivo
Candido Bracher Vice-Presidente Executivo 25 de agosto de 2003

1 Índice Banco BBA Creditanstalt Itaú Corporate Bank
Negociações para Formação do Banco Itaú BBA Conceitos Básicos Estruturação do Banco Resumo da Estrutura e Posicionamento Desafios e Oportunidades Destaques Econômico-financeiros

2 Banco BBA Creditanstalt
- Fundação em 1988: Sócio estrangeiro de credibilidade internacional Executivos bancários com grande experiência no mercado brasileiro Patrimônio líquido de US$20 milhões Participação 50 / 50 no capital Sócios nacionais com controle de 66% do capital votante

3 Banco BBA Creditanstalt
Filosofia: Banco de Atacado Foco em número limitado de clientes corporativos Objetivo: qualidade de relacionamento Profissionais altamente qualificados Conhecimento profundo das empresas Diálogo aberto e postura consistente Produtos de dia-a-dia levando a operações estruturadas Poucos níveis hierárquicos Ambiente ágil e flexível Tesouraria e Área Internacional sustentando o crescimento

4 Banco BBA Creditanstalt
Evolução do Patrimônio Líquido (U$ Milhões) CAGR = 26,5%

5 Banco BBA Creditanstalt
Retorno sobre o Patrimônio Líquido – ROE (%) Média = 24,5%

6 Banco BBA Creditanstalt
Governança Corporativa: Sócio estrangeiro de capital aberto Full Disclosure A partir de Executivos como sócios do banco - Criação da BBA HE (Holding dos Executivos) Excelente Relacionamento com Sócio Estrangeiro: Menor apetite mundial por risco Brasil (reflexos no HVB) Motivação para saída do país Busca de Substituto para o HVB: Disponibilidade de recursos Identificação com a filosofia do BBA Continuação do crescimento

7 Itaú Corporate Bank Corporate Bank Mesas de operação fortes e atuantes
Excelente atuação junto aos clientes corporativos Base de capital, prestígio, produtos de cash management Profissionais e corpo dirigente altamente qualificados Mesas de operação fortes e atuantes Área de atacado dentro do Conglomerado Itaú Demanda por maior foco e exclusividade aos clientes corporativos

8 Negociações para a Formação do Banco
18 Meses sem Retrocessos: Sigilo de informações Cuidadoso planejamento Identificação cultural

9 Itaú BBA – Conceitos Básicos
Interesse dos clientes em primeiro lugar: Foco na qualidade do relacionamento Maximização da rentabilidade no médio e longo prazos Funcionários altamente motivados: Sociedade para principais executivos Remuneração adequada e baseada em resultados Estrutura hierárquica horizontal e pouco formalismo Excelente ambiente de trabalho (competição externa, não interna – trabalho em equipe) Ambientes abertos (mudança das instalações)

10 Controle Compartilhado
Banco Itaú Holding Financeira S.A. 95,75% 100,0% Banco Itaú BBA S.A. Banco Itaú S.A. 4,25% BBA HE Participações S.A. Executivos do BBA

11 Itaú BBA – Estruturação do Banco
Independência Operacional: Controle compartilhado: 50% HE / 50% Itaú Holding Acordo de acionistas prevendo autonomia na gestão Controle de Riscos (Crédito, Mercado, Operacional): Áreas autônomas de controle de risco Consolidação de riscos e controle num 2º nível no Itaú Holding Vice-presidência de controladoria indicada pelo Itaú Holding Atuação dentro de limites preestabelecidos Cooperação nas Decisões: Grande integração entre executivos do Itaú BBA e Itaú Holding Participação do Itaú na determinação de limites de crédito acima de valores predeterminados Executivos Itaú BBA em Comissões do Itaú Holding

12 Itaú BBA – Estruturação do Banco
Desenho da estrutura funcional do banco e suas diversas áreas: Total liberdade e foco exclusivo na funcionalidade para aliar: Agilidade nas decisões Flexibilidade no atendimento Capacidade de processamento Amplo leque de serviços e produtos Seleção do Mercado Alvo: Definição do número de clientes (1000 maiores grupos empresariais) Itaucorp 920 clientes, BBA 630 clientes (350 em comum) Definição dos funcionários Estruturação das áreas

13 Itaú BBA – Estruturação do Banco
Áreas transferidas para o Itaú : Asset Management Private Banking Fináustria – Financiamento de Veículos Corretora de Valores

14 Itaú BBA – Estruturação do Banco
Banco Completo Tesouraria Mantida: Operação de forma independente com consolidação de riscos no Itaú Holding Agilidade nas respostas e produtos estruturados para clientes Área Internacional: Atividade de bancos correspondentes para todo o Grupo Itaú Exploração plena das sinergias com o Grupo Itaú: Itaú BBA como distribuidor dos produtos do Itaú Holding junto aos clientes corporate, sem prejuízo do modelo de gestão: Banco Itaú Europa Banco Itaú Buen Ayre Broker Dealer – New York Administração de Recursos de Terceiros Previdência e Seguros Serviços de varejo para funcionários de clientes

15 Itaú BBA – Estruturação do Banco
Corporate Bank Vice-Presidências 5 1 3 Níveis Hierárquicos até o Cliente 2 3 2 Nº de Funcionários 553 300 620 (73% da soma) Executivos Sócios 22 - 34* Diretores Regionais 6 4 11 Superintendentes Comerciais - 12 - Officers 25 50 43 (*) 12 executivos receberam convites para se tornarem sócios

16 Itaú BBA – Estruturação do Banco
Comitê Executivo PRESIDÊNCIA Fernão Bracher VICE- PRESIDÊNCIA Antonio Carlos Barbosa de Oliveira Back Office, Controladoria, Risco e Informática Candido Bracher Comercial, Mercado de Capitais e Políticas de RH Eduardo Vassimon Internacional, Produtos, Mesa de Clientes e Tesouraria

17 Resumo da Estrutura e Posicionamento
Nome / Credibilidade Base Sólida de Capital Capacidade de Atrair e Reter os Melhores Talentos Banco independente permite motivação através de política de RH diferenciada Estrutura leve e informal permitindo grande agilidade Amplo leque de produtos Foco na geração de valor aos acionistas

18 Resumo da Estrutura e Posicionamento
Grande integração e harmonia tornam o Itaú BBA parte integrante do Grupo Itaú Moody’s – AAA (local) Fitch – AA (local) S&P – brAA (local)

19 Desafios e Oportunidades
Principal Desafio: Integração Desafio superado Perdas mínimas de funcionários Grande aceitação pelos clientes Banco de Atacado Não há a inércia de resultados do varejo Reconstrução do resultado a cada trimestre Capacidade de adaptação às circunstâncias Competitividade em todos os segmentos de mercado

20 Desafios e Oportunidades
Fatores Adversos Queda de spreads Queda de volatilidade com redução de ganhos de tesouraria Queda na taxa de juros Contrapartidas Melhora nos riscos de crédito Redução das perdas e provisões Aumento de volumes Aumento de operações de Mercado de Capitais

21 Desafios e Oportunidades
Explorar plenamente o potencial de cross-selling Multiplicar os volumes e processamento Aplicar criatividade a produtos de massa Mercado de Capitais e M&A Posição privilegiada para crescer com o mercado Grande estrutura de distribuição e originação de títulos Responsabilidades Manter o elevado nível de rentabilidade da base de capital

22 Balanço Patrimonial – Em 30 de junho de 2003
Balanço Pro Forma R$ Milhões Balanço Patrimonial – Em 30 de junho de 2003 ATIVO Banco Itaú-BBA Pro Forma Disponibilidades, Aplic. Interfinanceiras e TVM Operações de Crédito Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa Outros Ativos Permanente 9.290 17.637 (574) 1.428 95 TOTAL GERAL DO ATIVO 27.876 PASSIVO Banco Itaú-BBA Pro Forma Depósitos Captações no Mercado Aberto Obrigações por Empréstimos Obrigações por Repasses Outras Obrigações Resultados de Exercícios Futuros Capital Alocado 15.565 2.368 2.848 1.204 2.248 13 3.630 TOTAL GERAL DO PASSIVO 27.876 A alocação das Operações da Itaucorp foi feita em caráter preliminar com o objetivo de se demonstrar aproximadamente como virá a ser o Banco Itaú-BBA após a realização de todas as transferências entre os segmentos. Ajustes ainda serão efetuados. Portanto, expectativas futuras, decorrentes da leitura desta análise, devem considerar os riscos e incertezas já mencionados e também aqueles que estão fora do controle das empresas do conglomerado (mudanças políticas e econômicas, volatilidade nas taxas de juros e câmbio, mudanças tecnológicas, inflação, desintermediação financeira, pressões competitivas sobre produtos e preços e mudanças na legislação tributária).

23 Demonstração do Resultado Pro Forma
R$ Milhões DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO - 1º Semestre de 2003 Banco Itaú-BBA Pro Forma 1.252 (174) 1.078 120 (276) 922 (415) 507 3.630 29,9% Margem Financeira Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa Resultado Bruto de Intermediação Financeira Receitas de Prestação de Serviços Despesas Administrativas Resultado antes da Tributação e Participações Imposto de Renda e Contribuição Social Lucro Líquido Patrimônio Líquido ROE (%) A alocação das Operações da Itaucorp foi feita em caráter preliminar com o objetivo de se demonstrar aproximadamente como virá a ser o Banco Itaú-BBA após a realização de todas as transferências entre os segmentos. Ajustes ainda serão efetuados. Portanto, expectativas futuras, decorrentes da leitura desta análise, devem considerar os riscos e incertezas já mencionados e também aqueles que estão fora do controle das empresas do conglomerado (mudanças políticas e econômicas, volatilidade nas taxas de juros e câmbio, mudanças tecnológicas, inflação, desintermediação financeira, pressões competitivas sobre produtos e preços e mudanças na legislação tributária).

24 Destaques – Gestão Ambiental
Política de procedimentos ambientais Estabelecida e aprovada pelo conselho do banco desde 2001 Oficialmente aprovada pelo IFC Controle de riscos ambientais nos projetos Preservação do meio ambiente Acesso a linhas diferenciadas (BNDES e outros organismos) Grande mercado potencial (US$ 600 bilhões) Melhoria da relação risco x retorno

25 Vice-Presidente Executivo
Candido Bracher Vice-Presidente Executivo 25 de agosto de 2003


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