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0 25 de agosto de 2003 Candido Bracher Vice-Presidente Executivo.

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1 0 25 de agosto de 2003 Candido Bracher Vice-Presidente Executivo

2 1 Banco BBA Creditanstalt Itaú Corporate Bank Negociações para Formação do Banco Itaú BBA Conceitos Básicos Estruturação do Banco Resumo da Estrutura e Posicionamento Desafios e Oportunidades Destaques Econômico-financeiros Índice

3 2 Banco BBA Creditanstalt - Fundação em 1988: Sócio estrangeiro de credibilidade internacional Executivos bancários com grande experiência no mercado brasileiro Patrimônio líquido de US$20 milhões Participação 50 / 50 no capital Sócios nacionais com controle de 66% do capital votante

4 3 Filosofia: Banco de Atacado Foco em número limitado de clientes corporativos Objetivo: qualidade de relacionamento Profissionais altamente qualificados Conhecimento profundo das empresas Diálogo aberto e postura consistente Produtos de dia-a-dia levando a operações estruturadas Poucos níveis hierárquicos Ambiente ágil e flexível Tesouraria e Área Internacional sustentando o crescimento Banco BBA Creditanstalt

5 4 Evolução do Patrimônio Líquido (U$ Milhões) CAGR = 26,5%

6 5 Banco BBA Creditanstalt Retorno sobre o Patrimônio Líquido – ROE (%) Média = 24,5%

7 6 Sócio estrangeiro de capital aberto Full Disclosure A partir de Executivos como sócios do banco - Criação da BBA HE (Holding dos Executivos) Governança Corporativa: Menor apetite mundial por risco Brasil (reflexos no HVB) Motivação para saída do país Excelente Relacionamento com Sócio Estrangeiro: Disponibilidade de recursos Identificação com a filosofia do BBA Continuação do crescimento Busca de Substituto para o HVB: Banco BBA Creditanstalt

8 7 Excelente atuação junto aos clientes corporativos Base de capital, prestígio, produtos de cash management Profissionais e corpo dirigente altamente qualificados Mesas de operação fortes e atuantes Área de atacado dentro do Conglomerado Itaú Demanda por maior foco e exclusividade aos clientes corporativos Corporate Bank Itaú Corporate Bank

9 8 Sigilo de informações Cuidadoso planejamento Identificação cultural 18 Meses sem Retrocessos: Negociações para a Formação do Banco

10 9 Foco na qualidade do relacionamento Interesse dos clientes em primeiro lugar: Maximização da rentabilidade no médio e longo prazos Sociedade para principais executivos Remuneração adequada e baseada em resultados Estrutura hierárquica horizontal e pouco formalismo Excelente ambiente de trabalho (competição externa, não interna – trabalho em equipe) Ambientes abertos (mudança das instalações) Funcionários altamente motivados: Itaú BBA – Conceitos Básicos

11 10 Banco Itaú Holding Financeira S.A. Banco Itaú S.A. 100,0% Banco Itaú BBA S.A. 95,75% BBA HE Participações S.A. 4,25% Executivos do BBA Controle Compartilhado

12 11 Controle compartilhado: 50% HE / 50% Itaú Holding Acordo de acionistas prevendo autonomia na gestão Independência Operacional: Áreas autônomas de controle de risco Consolidação de riscos e controle num 2º nível no Itaú Holding Vice-presidência de controladoria indicada pelo Itaú Holding Atuação dentro de limites preestabelecidos Controle de Riscos (Crédito, Mercado, Operacional): Grande integração entre executivos do Itaú BBA e Itaú Holding Participação do Itaú na determinação de limites de crédito acima de valores predeterminados Executivos Itaú BBA em Comissões do Itaú Holding Cooperação nas Decisões: Itaú BBA – Estruturação do Banco

13 12 Total liberdade e foco exclusivo na funcionalidade para aliar: Agilidade nas decisões Flexibilidade no atendimento Capacidade de processamento Amplo leque de serviços e produtos Desenho da estrutura funcional do banco e suas diversas áreas: Seleção do Mercado Alvo: Definição do número de clientes (1000 maiores grupos empresariais) Itaucorp 920 clientes, BBA 630 clientes (350 em comum) Definição dos funcionários Estruturação das áreas Itaú BBA – Estruturação do Banco

14 13 Asset Management Private Banking Fináustria – Financiamento de Veículos Corretora de Valores Áreas transferidas para o Itaú : Itaú BBA – Estruturação do Banco

15 14 Operação de forma independente com consolidação de riscos no Itaú Holding Agilidade nas respostas e produtos estruturados para clientes Tesouraria Mantida: Banco Completo Atividade de bancos correspondentes para todo o Grupo Itaú Área Internacional: Itaú BBA como distribuidor dos produtos do Itaú Holding junto aos clientes corporate, sem prejuízo do modelo de gestão: Banco Itaú Europa Banco Itaú Buen Ayre Broker Dealer – New York Administração de Recursos de Terceiros Previdência e Seguros Serviços de varejo para funcionários de clientes Exploração plena das sinergias com o Grupo Itaú: Itaú BBA – Estruturação do Banco

16 * Vice-Presidências Níveis Hierárquicos até o Cliente Nº de Funcionários Executivos Sócios Diretores Regionais Superintendentes Comerciais Officers (73% da soma) Corporate Bank Itaú BBA – Estruturação do Banco (*) 12 executivos receberam convites para se tornarem sócios

17 16 PRESIDÊNCIA Fernão Bracher VICE- PRESIDÊNCIA Antonio Carlos Barbosa de Oliveira Back Office, Controladoria, Risco e Informática Candido Bracher Comercial, Mercado de Capitais e Políticas de RH Eduardo Vassimon Internacional, Produtos, Mesa de Clientes e Tesouraria Comitê Executivo Itaú BBA – Estruturação do Banco

18 17 Nome / Credibilidade Base Sólida de Capital Capacidade de Atrair e Reter os Melhores Talentos Banco independente permite motivação através de política de RH diferenciada Estrutura leve e informal permitindo grande agilidade Amplo leque de produtos Foco na geração de valor aos acionistas Resumo da Estrutura e Posicionamento

19 18 Moodys – AAA (local) Fitch – AA (local) S&P – brAA (local) Grande integração e harmonia tornam o Itaú BBA parte integrante do Grupo Itaú Resumo da Estrutura e Posicionamento

20 19 Desafio superado Perdas mínimas de funcionários Grande aceitação pelos clientes Principal Desafio: Integração Não há a inércia de resultados do varejo Reconstrução do resultado a cada trimestre Capacidade de adaptação às circunstâncias Competitividade em todos os segmentos de mercado Banco de Atacado Desafios e Oportunidades

21 20 Melhora nos riscos de crédito Redução das perdas e provisões Aumento de volumes Aumento de operações de Mercado de Capitais Contrapartidas Queda de spreads Queda de volatilidade com redução de ganhos de tesouraria Queda na taxa de juros Fatores Adversos Desafios e Oportunidades

22 21 Manter o elevado nível de rentabilidade da base de capital Responsabilidades Explorar plenamente o potencial de cross-selling Multiplicar os volumes e processamento Aplicar criatividade a produtos de massa Mercado de Capitais e M&A Posição privilegiada para crescer com o mercado Grande estrutura de distribuição e originação de títulos Oportunidades Desafios e Oportunidades

23 22 A alocação das Operações da Itaucorp foi feita em caráter preliminar com o objetivo de se demonstrar aproximadamente como virá a ser o Banco Itaú-BBA após a realização de todas as transferências entre os segmentos. Ajustes ainda serão efetuados. Portanto, expectativas futuras, decorrentes da leitura desta análise, devem considerar os riscos e incertezas já mencionados e também aqueles que estão fora do controle das empresas do conglomerado (mudanças políticas e econômicas, volatilidade nas taxas de juros e câmbio, mudanças tecnológicas, inflação, desintermediação financeira, pressões competitivas sobre produtos e preços e mudanças na legislação tributária). R$ Milhões Balanço Pro Forma PASSIVO Banco Itaú-BBA Pro Forma Depósitos Captações no Mercado Aberto Obrigações por Empréstimos Obrigações por Repasses Outras Obrigações Resultados de Exercícios Futuros Capital Alocado Balanço Patrimonial – Em 30 de junho de 2003 ATIVO Banco Itaú-BBA Pro Forma Disponibilidades, Aplic. Interfinanceiras e TVM Operações de Crédito Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa Outros Ativos Permanente TOTAL GERAL DO ATIVO (574) TOTAL GERAL DO PASSIVO

24 23 A alocação das Operações da Itaucorp foi feita em caráter preliminar com o objetivo de se demonstrar aproximadamente como virá a ser o Banco Itaú-BBA após a realização de todas as transferências entre os segmentos. Ajustes ainda serão efetuados. Portanto, expectativas futuras, decorrentes da leitura desta análise, devem considerar os riscos e incertezas já mencionados e também aqueles que estão fora do controle das empresas do conglomerado (mudanças políticas e econômicas, volatilidade nas taxas de juros e câmbio, mudanças tecnológicas, inflação, desintermediação financeira, pressões competitivas sobre produtos e preços e mudanças na legislação tributária). R$ Milhões DEMONSTRA Ç ÃO DO RESULTADO - 1 º Semestre de 2003 Banco Itaú-BBA Pro Forma (174) (276) 922 (415) ,9% Margem Financeira Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa Resultado Bruto de Intermediação Financeira Receitas de Prestação de Serviços Despesas Administrativas Resultado antes da Tributação e Participações Imposto de Renda e Contribuição Social Lucro Líquido Patrimônio Líquido ROE (%) Demonstração do Resultado Pro Forma

25 24 Destaques – Gestão Ambiental Política de procedimentos ambientais Estabelecida e aprovada pelo conselho do banco desde 2001 Oficialmente aprovada pelo IFC Controle de riscos ambientais nos projetos Preservação do meio ambiente Acesso a linhas diferenciadas (BNDES e outros organismos) Grande mercado potencial (US$ 600 bilhões) Melhoria da relação risco x retorno

26 25 25 de agosto de 2003 Candido Bracher Vice-Presidente Executivo


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