A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 3: Subsistemas e seus Principais Objetivos ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I Aula 3: Subsistemas e seus Principais Objetivos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 3: Subsistemas e seus Principais Objetivos ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I Aula 3: Subsistemas e seus Principais Objetivos."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 3: Subsistemas e seus Principais Objetivos ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I Aula 3: Subsistemas e seus Principais Objetivos

2 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I Conteúdo Programático desta aula (ESCALADA)  Principais características do comportamento humano nas organizações;  Os fatores fundamentais para saber relacionar-se;

3 Aula 3: Subsistemas e seus Principais Objetivos ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I  O homem moderno passa a maior parte do tempo dentro de organizações, das quais depende para nascer, viver, aprender, trabalhar, ganhar o seu salário, curar suas doenças, obter todos os produtos e serviços de que necessita etc.;  Qualquer organização é composta de duas ou mais pessoas, que interagem entre si, por meio de relações recíprocas, para atingir objetivos comuns;

4 Aula 3: Subsistemas e seus Principais Objetivos ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I  As funções das organizações que demonstram sua importância para a sociedade;  Os aspectos fundamentais da moderna gestão de pessoas: as pessoas como Seres Humanos, como Ativadores Inteligentes de Recursos e como Parceiros da Organização;  O conceito e o papel da gestão de pessoas;  Os objetivos da Gestão de Pessoas/ARH;  Os serviços básicos prestados pela ARH;

5 Aula 3: Subsistemas e seus Principais Objetivos ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I SUBSISTEMAS DA ARH SUBSISTEMAS DA ARH Recrutamento e Seleção Recrutamento e Seleção Administração de Benefícios; Administração de Benefícios; Segurança e Medicina do Trabalho; Segurança e Medicina do Trabalho; Relações Trabalhistas e Sindicais; Relações Trabalhistas e Sindicais; Planejamento de Recursos Humanos; Planejamento de Recursos Humanos; Administração de Pessoal. Administração de Pessoal. Administração de Cargos e Salários; Administração de Cargos e Salários; Treinamento e Desenvolvimento; Treinamento e Desenvolvimento;

6 Aula 3: Subsistemas e seus Principais Objetivos ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I RELACIONAMENTO ENTRE AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES  ANTES: Antagônico e conflitante (ganha-perde), situação limitada, estreita e sem visão. Os objetivos da organização são diferentes dos das pessoas HOJE: Canalizar os esforços das pessoas para que também estas atinjam seus objetivos individuais e que ambas as partes saiam ganhando (ganha-ganha)

7 Aula 3: Subsistemas e seus Principais Objetivos ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I Segundo FANAYA (1997), dizemos com frequência que queremos aprimorar a nossa comunicação, que desejamos nos relacionar melhor com as pessoas. Para isso fazemos cursos, lemos os mais variados livros, assistimos a filmes e... nos esquecemos de praticar. E teoria sem prática é conhecimento inútil.

8 Aula 3: Subsistemas e seus Principais Objetivos ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I Fatores fundamentais para saber relacionar-se:  Agir com maturidade: Dizer as verdades que precisam ser ditas, abrir o jogo. Ouvir a opinião e os sentimentos alheios mesmo que diferentes dos seus. Saber elaborar e ouvir críticas e não guardar rancor, saber perdoar, reconsiderar.  Estabeleça relações sinérgicas: Não queira ganhar sozinho, estabeleça parcerias construtivas em que ambos possam sair ganhando, cada qual para o seu objetivo/negócio. Some os esforços para atingir os objetivos comuns.

9 Aula 3: Subsistemas e seus Principais Objetivos ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I  Seja Empático: Coloque-se no lugar do outro e pense como ele pensa, sinta o que ele sente, perceba o mundo com os seus olhos e depois dialogue.  Seja Claro e Específico: Mostre o que deseja, o que espera em relação ao outro, ao projeto, à idéia. Honre o estabelecido.  Aproveite as divergências: de ideias, de sentimentos, para agregar novas informações e enriquecer suas decisões. Esteja emocionalmente aberto e receptivo – desarme-se, não é uma guerra.

10 Aula 3: Subsistemas e seus Principais Objetivos ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I  Avalie-se: de forma contínua, porém sem neuras. Seja flexível, reconheça as suas falhas e seus avanços na arte de relacionar-se.  Aprimore-se na arte: Nunca estamos prontos, há sempre muito o que aprender no que se refere ao relacionamento com as pessoas. Via de regra, o tratamento que recebemos é a consequência do tratamento que dispensamos.

11 Aula 3: Subsistemas e seus Principais Objetivos ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I ADMINISTRAÇÃO Administração: é uma ciência que estuda as organizações e as empresas com fins descritivos para compreender seu funcionamento, sua evolução, seu crescimento e seu comportamento (Chiavenato, 1987).

12 Aula 3: Subsistemas e seus Principais Objetivos ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I Administração: é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos. (Stoner, 1999). Administração de Recursos Humanos: É uma especialidade da administração que surgiu com o crescimento das organizações e com a complexidade das tarefas organizacionais, que lida com o recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento das pessoas nas organizações (Chiavenato, 1999).

13 Aula 3: Subsistemas e seus Principais Objetivos ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I SIGNIFICADOS DO TERMO RH OU GESTÃO DE PESSOAS Como função/departamento  Órgão de Staff. Como práticas de RH  Modo de operar suas atividades. Como Profissão  Se refere aos profissionais que trabalham em tempo integral (selecionadores, treinadores, etc.). TERMOS PARA DEFINIR AS PESSOAS QUE TRABALHAM NAS ORGANIZAÇÕES Funcionários - Empregados - Pessoal - Trabalhadores - Recursos Humanos Colaboradores - Talentos Humanos - Capital Humano - Capital Intelectual.

14 Aula 3: Subsistemas e seus Principais Objetivos ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I GESTÃO DE PESSOAS /ARH: É o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas. PAPEL DA GESTÃO DE PESSOAS /ARH: Ter capacidade de recrutar e manter uma boa força de trabalho eficiente e entusiasmada

15 Aula 3: Subsistemas e seus Principais Objetivos ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I ANTIGOS MITOSNOVAS REALIDADES As pessoas ingressam na área de RH por gostarem de pessoas  Os departamentos de RH não se destinam a fornecer terapia empresarial ou a ser retiros sociais ou de saúde e felicidade. Os profissionais de RH devem criar as práticas que tornem os funcionários mais competitivos, e não só mais satisfeitos. Qualquer um pode ser da área  As atividades de RH baseiam-se em teoria e pesquisa. Os profissionais de RH precisam dominar tanto a teoria quanto a PRÁTICA. O RH, lida com o lado maleável de uma empresa e, portanto, não é responsável.  Os impactos da prática de RH sobre os resultados empresariais podem e devem ser mensurados. Os profissionais de RH precisam aprender como traduzir seu trabalho em desempenho financeiro.

16 Aula 3: Subsistemas e seus Principais Objetivos ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I ANTIGOS MITOSNOVAS REALIDADES O RH se concentra em custos, que precisam ser controlados  Os impactos das práticas de RH precisam criar valor pelo incremento do capital intelectual da empresa. Os profissionais de RH precisam adicionar valor e não reduzir custos. A missão do RH deve ser a de polícia política e patrulha da saúde e felicidade.  Não cabe à função de RH obediência, e sim aos gerentes. As práticas de RH não existem para fazer os funcionários felizes, mas para ajudá-los a se envolverem. Os profissionais de RH devem ajudar os gerentes a envolver os funcionários e a administrar políticas.

17 Aula 3: Subsistemas e seus Principais Objetivos ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I ANTIGOS MITOSNOVAS REALIDADES A missão do RH deve ser a de polícia política e patrulha da saúde e felicidade.  Não cabe à função de RH obediência, e sim aos gerentes. As práticas de RH não existem para fazer os funcionários felizes, mas para ajudá-los a se envolverem. Os profissionais de RH devem ajudar os gerentes a envolver os funcionários e a administrar políticas. O RH está cheio de modismo  As práticas de RH evoluíram com o tempo. Os profissionais de RH precisam encarar seu trabalho corrente como parte de uma cadeia evolutiva e explicá-lo com menor jargão e mais autoridade.

18 Aula 3: Subsistemas e seus Principais Objetivos ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I ANTIGOS MITOSNOVAS REALIDADES O RH é ocupado por pessoas simpáticas  Às vezes, as práticas de RH devem forçar debates vigorosos. Os profissionais de RH devem ser provocadores e desafiadores e, ao mesmo tempo, encorajadores. O RH é função de RH  O trabalho de RH é tão importante aos gerentes de linha quanto são as finanças, a estratégia e outros domínios empresariais. Os profissionais de RH devem se unir aos gerentes para explorar questões de RH.

19 Aula 3: Subsistemas e seus Principais Objetivos ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I  Identificou as principais características do comportamento humano nas organizações;  Aprendeu os fatores fundamentais para saber relacionar-se;  Aprendeu que o homem moderno passa a maior parte do tempo dentro de organizações, das quais depende para nascer, viver, aprender, trabalhar, ganhar o seu salário, curar suas doenças, obter todos os produtos e serviços de que necessita etc.; NESTA AULA VOCÊ:

20 Aula 3: Subsistemas e seus Principais Objetivos ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I  Compreendeu que qualquer organização é composta de duas ou mais pessoas, que interagem entre si, por meio de relações recíprocas, para atingir objetivos comuns;  Identificou as funções das organizações que demonstram sua importância para a sociedade;  Compreendeu os aspectos fundamentais da moderna gestão de pessoas: as pessoas como seres humanos, como ativadores inteligentes de recursos e como parceiros da organização;  Aprendeu o conceito e o papel da gestão de pessoas;  Identificou os objetivos da gestão de pessoas/ARH;  Conheceu os serviços básicos prestados pela ARH;

21 Aula 3: Subsistemas e seus Principais Objetivos ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I ATÉ A PRÓXIMA AULA!


Carregar ppt "Aula 3: Subsistemas e seus Principais Objetivos ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I Aula 3: Subsistemas e seus Principais Objetivos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google