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ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Aula 3: Subsistemas e seus Principais Objetivos

2 Conteúdo Programático desta aula (ESCALADA)
Principais características do comportamento humano nas organizações; Os fatores fundamentais para saber relacionar-se;

3 O homem moderno passa a maior parte do tempo dentro de organizações, das quais depende para nascer, viver, aprender, trabalhar, ganhar o seu salário, curar suas doenças, obter todos os produtos e serviços de que necessita etc.; Qualquer organização é composta de duas ou mais pessoas, que interagem entre si, por meio de relações recíprocas, para atingir objetivos comuns;

4 As funções das organizações que demonstram sua importância para a sociedade;
Os aspectos fundamentais da moderna gestão de pessoas: as pessoas como Seres Humanos, como Ativadores Inteligentes de Recursos e como Parceiros da Organização; O conceito e o papel da gestão de pessoas; Os objetivos da Gestão de Pessoas/ARH; Os serviços básicos prestados pela ARH;

5 Relações Trabalhistas
Treinamento e Desenvolvimento; Recrutamento e Seleção Administração de Cargos e Salários; Administração de Pessoal. Administração de Benefícios; SUBSISTEMAS DA ARH Curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Marketing 1 período Disciplina: Gestão de Pessoas Aula 01 Designer:melhorar a visualização do slide. Programador: 1) exibir titulo 2) exibir os “subsistemas” com destaque. Ao clicar nessa caixa exibir todos os outros balões de uma vez só. Segurança e Medicina do Trabalho; Planejamento de Recursos Humanos; Relações Trabalhistas e Sindicais;

6 RELACIONAMENTO ENTRE AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
ANTES: Antagônico e conflitante (ganha-perde), situação limitada, estreita e sem visão. Os objetivos da organização são diferentes dos das pessoas  HOJE: Canalizar os esforços das pessoas para que também estas atinjam seus objetivos individuais e que ambas as partes saiam ganhando (ganha-ganha)

7 Segundo FANAYA (1997), dizemos com frequência que queremos aprimorar a nossa comunicação, que desejamos nos relacionar melhor com as pessoas. Para isso fazemos cursos, lemos os mais variados livros, assistimos a filmes e... nos esquecemos de praticar. E teoria sem prática é conhecimento inútil.

8 Fatores fundamentais para saber relacionar-se:
Agir com maturidade: Dizer as verdades que precisam ser ditas, abrir o jogo. Ouvir a opinião e os sentimentos alheios mesmo que diferentes dos seus. Saber elaborar e ouvir críticas e não guardar rancor, saber perdoar, reconsiderar. Estabeleça relações sinérgicas: Não queira ganhar sozinho, estabeleça parcerias construtivas em que ambos possam sair ganhando, cada qual para o seu objetivo/negócio. Some os esforços para atingir os objetivos comuns.

9 Seja Empático: Coloque-se no lugar do outro e pense como ele pensa, sinta o que ele sente, perceba o mundo com os seus olhos e depois dialogue. Seja Claro e Específico: Mostre o que deseja, o que espera em relação ao outro, ao projeto, à idéia. Honre o estabelecido. Aproveite as divergências: de ideias, de sentimentos, para agregar novas informações e enriquecer suas decisões. Esteja emocionalmente aberto e receptivo – desarme-se, não é uma guerra.

10 Avalie-se: de forma contínua, porém sem neuras
Avalie-se: de forma contínua, porém sem neuras. Seja flexível, reconheça as suas falhas e seus avanços na arte de relacionar-se. Aprimore-se na arte: Nunca estamos prontos, há sempre muito o que aprender no que se refere ao relacionamento com as pessoas. Via de regra, o tratamento que recebemos é a consequência do tratamento que dispensamos.

11 ADMINISTRAÇÃO Administração: é uma ciência que estuda as organizações e as empresas com fins descritivos para compreender seu funcionamento, sua evolução, seu crescimento e seu comportamento (Chiavenato, 1987).

12 Administração: é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos. (Stoner, 1999). Administração de Recursos Humanos: É uma especialidade da administração que surgiu com o crescimento das organizações e com a complexidade das tarefas organizacionais, que lida com o recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento das pessoas nas organizações (Chiavenato, 1999).

13 SIGNIFICADOS DO TERMO RH OU GESTÃO DE PESSOAS
Como função/departamento  Órgão de Staff. Como práticas de RH  Modo de operar suas atividades. Como Profissão  Se refere aos profissionais que trabalham em tempo integral (selecionadores, treinadores, etc.). TERMOS PARA DEFINIR AS PESSOAS QUE TRABALHAM NAS ORGANIZAÇÕES Funcionários - Empregados - Pessoal - Trabalhadores - Recursos Humanos Colaboradores - Talentos Humanos - Capital Humano - Capital Intelectual.

14 GESTÃO DE PESSOAS /ARH: É o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas. PAPEL DA GESTÃO DE PESSOAS /ARH: Ter capacidade de recrutar e manter uma boa força de trabalho eficiente e entusiasmada

15 As pessoas ingressam na área de RH por gostarem de pessoas
ANTIGOS MITOS NOVAS REALIDADES As pessoas ingressam na área de RH por gostarem de pessoas Os departamentos de RH não se destinam a fornecer terapia empresarial ou a ser retiros sociais ou de saúde e felicidade. Os profissionais de RH devem criar as práticas que tornem os funcionários mais competitivos, e não só mais satisfeitos. Qualquer um pode ser da área As atividades de RH baseiam-se em teoria e pesquisa. Os profissionais de RH precisam dominar tanto a teoria quanto a PRÁTICA. O RH, lida com o lado maleável de uma empresa e, portanto, não é responsável. Os impactos da prática de RH sobre os resultados empresariais podem e devem ser mensurados. Os profissionais de RH precisam aprender como traduzir seu trabalho em desempenho financeiro.

16 O RH se concentra em custos, que precisam ser controlados
ANTIGOS MITOS NOVAS REALIDADES O RH se concentra em custos, que precisam ser controlados Os impactos das práticas de RH precisam criar valor pelo incremento do capital intelectual da empresa. Os profissionais de RH precisam adicionar valor e não reduzir custos. A missão do RH deve ser a de polícia política e patrulha da saúde e felicidade. Não cabe à função de RH obediência, e sim aos gerentes. As práticas de RH não existem para fazer os funcionários felizes, mas para ajudá-los a se envolverem. Os profissionais de RH devem ajudar os gerentes a envolver os funcionários e a administrar políticas.

17 O RH está cheio de modismo
ANTIGOS MITOS NOVAS REALIDADES A missão do RH deve ser a de polícia política e patrulha da saúde e felicidade. Não cabe à função de RH obediência, e sim aos gerentes. As práticas de RH não existem para fazer os funcionários felizes, mas para ajudá-los a se envolverem. Os profissionais de RH devem ajudar os gerentes a envolver os funcionários e a administrar políticas. O RH está cheio de modismo As práticas de RH evoluíram com o tempo. Os profissionais de RH precisam encarar seu trabalho corrente como parte de uma cadeia evolutiva e explicá-lo com menor jargão e mais autoridade.

18 O RH é ocupado por pessoas simpáticas
ANTIGOS MITOS NOVAS REALIDADES O RH é ocupado por pessoas simpáticas Às vezes, as práticas de RH devem forçar debates vigorosos. Os profissionais de RH devem ser provocadores e desafiadores e, ao mesmo tempo, encorajadores. O RH é função de RH O trabalho de RH é tão importante aos gerentes de linha quanto são as finanças, a estratégia e outros domínios empresariais. Os profissionais de RH devem se unir aos gerentes para explorar questões de RH.

19 NESTA AULA VOCÊ: Identificou as principais características do comportamento humano nas organizações; Aprendeu os fatores fundamentais para saber relacionar-se; Aprendeu que o homem moderno passa a maior parte do tempo dentro de organizações, das quais depende para nascer, viver, aprender, trabalhar, ganhar o seu salário, curar suas doenças, obter todos os produtos e serviços de que necessita etc.;

20 Compreendeu que qualquer organização é composta de duas ou mais pessoas, que interagem entre si, por meio de relações recíprocas, para atingir objetivos comuns; Identificou as funções das organizações que demonstram sua importância para a sociedade; Compreendeu os aspectos fundamentais da moderna gestão de pessoas: as pessoas como seres humanos, como ativadores inteligentes de recursos e como parceiros da organização; Aprendeu o conceito e o papel da gestão de pessoas; Identificou os objetivos da gestão de pessoas/ARH; Conheceu os serviços básicos prestados pela ARH;

21 ATÉ A PRÓXIMA AULA!


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