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MBA executivo em Gestão Empresarial - Consórcio Nestlé DPA Gestão de Operações Fernando Saba Arbache.

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1 MBA executivo em Gestão Empresarial - Consórcio Nestlé DPA Gestão de Operações Fernando Saba Arbache

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3 . Armazenagem. Transporte

4 Porém, para que a empresa seja mais competitiva é necessário, para alguns segmentos: Maior velocidade no transporte Menores volumes de estoque

5 Ou seja, temos que:. Entregar a quantidade certa. No local certo. No momento exato. E com um custo acessível

6 Por que devemos ser tão assertivos?

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8 Qual o problema gerado? Mudança no ciclo de vida dos produtos

9 Ciclo de vida longo Baixo Risco de estoque ANTESHOJE ALTO RISCO em estocar Ciclo de vida CURTO

10 Ciclo de vida longo Baixo Risco de estoque ANTESHOJE ALTO RISCO em estocar Ciclo de vida CURTO

11 Com a redução dos ciclos de vida há a possibilidade de obsolescências prematura dos estoques

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13 Para isto, logo que obter a informação do varejo, é necessário passar para os parceiros da Cadeia de Suprimentos

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15 FORNECEDORFORNECEDORMANUFATURADISTRIBUIDORVAREJO CADEIA DE SUPRIMENTOS informação

16 Mas nem todos os segmentos possuem estas características. Para compreendermos melhor será necessário entendermos a demanda de cada produto

17 Existem dois tipos básicos de Demanda: - Demanda Inelástica - Demanda Elástica

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19 Possuem demandas Cont í nuasPossuem demandas Cont í nuas Geralmente não possuem produtos substitutosGeralmente não possuem produtos substitutos Pouca sensibilidade para mudan ç as de pre ç osPouca sensibilidade para mudan ç as de pre ç os

20 Tipos de produtosTipos de produtos –Commodities –V í cio –Produtos de marca

21 Commodities preços baixos - atributo logístico ESTOQUE

22 Pode-se transformar uma demanda el á stica em inel á stica e vice versaPode-se transformar uma demanda el á stica em inel á stica e vice versa De inel á stica para el á stica – Modelo de neg ó ciosDe inel á stica para el á stica – Modelo de neg ó cios De el á stica para Inel á stica – Eventos clim á ticos ou ocorrências inesperadasDe el á stica para Inel á stica – Eventos clim á ticos ou ocorrências inesperadas

23 De inel á stica para el á stica – Modelo de neg ó ciosDe inel á stica para el á stica – Modelo de neg ó cios –Exemplo: venda de supermercado Delivery Supermercado Zona Sul

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26 Produtos de marca NÃO EXISTE UM PADRÃO LOGÍSTICO

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28 Demandas Descont í nuasDemandas Descont í nuas Produtos personalizadosProdutos personalizados Conhecimento do mercado para analisar poss í veis padrões de consumoConhecimento do mercado para analisar poss í veis padrões de consumo

29 Tipos de produtosTipos de produtos –Produtos tecnol ó gicos –Inovadores –Demanda temporal e vol á til

30 Produtos com alta probabilidade de obsolescência devido a inova ç ão constanteProdutos com alta probabilidade de obsolescência devido a inova ç ão constante

31 Produtos com curto ciclo de vida preços altos - atributo logístico TRANSPORTE

32 Produtos com curto ciclo de vida Risco no estoque Produtos adequados para uma loja virtual Por quê?

33 Como reduzir os riscos de estoque? " "" "ENTREGA POSTERGADA"

34 Entrega do produto Demanda Antecipada Prazo de entrega

35 "Previsão da Demanda" reduz o Risco obsolescência de estoque Produz-se apenas o que se encomendou

36 As entregas postergadas são, em geral, rejeitada pelo cliente Solução: CUSTOMIZAÇÃO

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38 * Geladeira - Brastemp You * Tenis - Nike Id * Computadores - Dell * Carros - GM

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40 Um projeto demora de 12 a 15 meses para ser finalizadoUm projeto demora de 12 a 15 meses para ser finalizado O concorrente demora entre 4 a 5 meses para colocar um similar nas lojasO concorrente demora entre 4 a 5 meses para colocar um similar nas lojas

41 O diferencial deixa de ser pre ç oO diferencial deixa de ser pre ç o –19 mil op ç ões para a customiza ç ão Pre ç o entre 10% a 15% maiorPre ç o entre 10% a 15% maior

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46 Esta estrutura pode possibilitar um fortalecimento de uma nova metodologia de vendas

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50 Recapitulando As principais vantagens são: *Otimização de estoques *Conhecimento dos clientes

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52 Para cada demanda, produto ou mercado consumidor é necessário definir uma política de estoque

53 Para determinar a política devemos definir um modelo de estoque, que pode ser com a entrega do produto: * após a compra: Estoque Puxado * na hora da compra: Estoque Empurrado

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55 Adequados para produtos: Com demanda elástica; Com demanda elástica; Produtos de alto valor; Produtos de alto valor; Produtos com baixo ciclo de vida Produtos com baixo ciclo de vida

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57 Adequados para produtos: Com demanda inelástica; Com demanda inelástica; Perecíveis; Perecíveis; Produtos de baixo valor Produtos de baixo valor Remédios Remédios

58 Esta nova realidade vem trazendo maior complexidade para os processos logísticos Por isto passa a ser necessário melhor quantificação dos estoques

59 É possível determinar a política de estoques com dois parâmetros, sendo eles: C Curva ABC iclo de vida

60 80% das vendas das empresas são gerados por 20% da linha de produtos.80% das vendas das empresas são gerados por 20% da linha de produtos. Lei de Pareto

61 A curva ABC pode ser utilizada para determinar o comportamento dos produtos ou dos clientes. Pode-se podemos curvas ABC contendo diversos parâmetros, como: Produto X Demanda Produto X Lucro Cliente X Demanda Cliente X Lucro

62 A curva ABC é um importante instrumento para se examinar, por exemplo: Estoques;Estoques; Permanência do produto em catálogo;Permanência do produto em catálogo; Modelo de transporte;Modelo de transporte; Modelo de relacionamento com o cliente.Modelo de relacionamento com o cliente.

63 A experiência demonstra que poucos itens, de 10% a 20% do total, são da classe A, enquanto uma grande quantidade, em torno de 50%, é da classe C e 30% a 40%, são da classe B.

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65 Material(1) Preço Unitário(2) Consumo(3) Valor do Consumo(4) Classificação(5) Mat1 1, ,834 Mat211, ,503 Mat3 3, ,962 Mat4 5, ,765 Mat511, ,001 Mat611,98 671,887 Mat7 1, ,2010 Mat8 0, ,929 Mat9 5, ,286 Mat1021,60 364,808 Dado um grupo de produtos como usar a curva ABC para análise dos estoques?

66 Colocar a tabela por ordem decrescente de valor de consumo Material(1) Valor do Consumo(4) Valor do Consumo acumulado (4) % sobre valor total acumulado(4) Classificação ordenada(5) Mat5840,00 45,06 1 Mat3323, ,9662,442 Mat2178, ,4672,023 Mat1148, ,2980,004 Mat471, ,0583,85 5 Mat997, ,3389,076 Mat671, ,2192,927 Mat1064, ,0196,40 8 Mat831, ,93 98,119 Mat735, ,13100,0010

67 Para a definição das classes A, B e C, adotando-se o critério de que A = 20%; B = 30% e C = 50% dos itens. Sendo, no exemplo 10 itens, 20% são os dois primeiros itens, 30% os três itens seguintes e 50% os cinco últimos itens, resultando, assim, os seguintes valores: Classe A (2 primeiros itens) = 62,44%; Classe B (3 itens seguintes) = (83,85% - 62,44%) = 21,41%; Classe C (5 itens restantes) = (100% - 83,85%) = 16,15%;

68 Colocar a tabela por ordem decrescente de valor de consumo Material(1) Valor do Consumo(4) Valor do Consumo acumulado (4) % sobre valor total acumulado(4) Classificação ordenada(5) Mat5840,00 45,06 1 Mat3323, ,9662,442 Mat2178, ,4672,023 Mat1148, ,2980,004 Mat471, ,0583,85 5 Mat997, ,3389,076 Mat671, ,2192,927 Mat1064, ,0196,40 8 Mat831, ,93 98,119 Mat735, ,13100,0010

69 O estoque para os itens: A – devem ser rigorosamente controlados B - controle intermediária C - controles simples

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73 Classe social Preço Escala de produção Ciclo de vida Velocidade de penetração nas classes sociais

74 wpr s wprs Ciclo de vida r psw

75 Podemos fazer as seguintes considerações para a capacidade produtiva: Produto Fase do ciclo de vida Tipo de demanda ABC Lucro ABC Demanda Tipo de produ ç ão Pol í tica de estoque WIntrodu ç ãoEl á sticaACFlex í velEnxuto PCrescimentoEl á sticaBC Pouco R í gida M é dio RMaturidadeEl á sticoBBR í gidaM é dio SIntrodu ç ãoInel á sticoCAR í gidaAlto


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