A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividade de PowerPoint. Os estágios da carie A Cárie E seus Estágios.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividade de PowerPoint. Os estágios da carie A Cárie E seus Estágios."— Transcrição da apresentação:

1 Atividade de PowerPoint

2 Os estágios da carie A Cárie E seus Estágios

3  A cárie dentária é uma doença dos tecidos calcificados dos dentes, que se caracteriza pela desmineralização da porção inorgânica e pela destruição da substância orgânica do dente

4 As bactérias ( microorganismos que vivem na nossa boca ), fixam-se nos nossos dentes formando uma película muito fina que é chamada de placa bacteriana. As bactérias que formam a placa bacteriana alimentam-se principalmente do açúcar que ingerimos com os alimentos e quando elas não são removidas através da escovação e do uso do fio dental, elas desenvolvem-se bastante. Como resultado da metabolização ( digestão ) do açúcar, a placa bacteriana produz ácidos que vão destruir o esmalte dos dentes inicialmente.

5

6 Desenvolve-se depois da ingestão dos alimentos, principalmente dos que contém açúcar. É uma película fina que pode ser removida pela escovação e pelo fio dental.

7 Ou mancha branca, aparece no estágio inicial da cárie, antes que se forme uma cavidade propriamente dita. Este estágio é reversível, a cárie pode ser remineralizada sem restauração.

8 3- Cárie de esmalte - Quando o ácido que é produzido pelas bactérias forma uma pequena cavidade no esmalte, temos aí a cárie de esmalte, que é indolor, pois o esmalte não apresenta terminações nervosas.

9 Após atravessar o esmalte que é muito duro, a cárie penetra na dentina e daí começa a doer pois a dentina ao contrário do esmalte apresenta terminações nervosas.

10  No último estágio, a cárie continua a sua penetração, até alcançar a polpa ( nervo do dente ), podendo causar uma dor aguda ( palpite ), ou levar ao abscesso periapical,causando muita dor. Neste estágio é necessário o tratamento do canal do dente.

11

12

13

14 BACTÉRIAS A cárie acontece quando os ácidos liberados por bactérias na boca corroem o dente. O esmalte está permanentemente captando e retirando íons minerais, principalmente cálcio. Dependendo das condições de higiene da boca, a perda é maior que o ganho e, assim, forma-se a cárie. O prejuízo de minerais acontece quando as bactérias cario gênicas estão em grande número na boca. Esses microorganismos alimentam- se de restos de comida e de açúcares. O que se deve fazer é o possível e o impossível para eliminar a atividade das bactérias. "Sempre haverá bactérias na boca, mas é fundamental mantê-las em baixo número para evitar a cárie". Pesquisadores têm defendido o hábito de mascar chicletes sem açúcar para aumentar o fluxo salivar, esse aumento do fluxo consegue eliminar os efeitos dos ácidos liberados pelas bactérias. Além disso, os minerais que formam os dentes estão presentes na saliva e, com maior produção, há maiores chances de o esmalte tornar-se resistente à ação dos ácidos.


Carregar ppt "Atividade de PowerPoint. Os estágios da carie A Cárie E seus Estágios."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google