A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é a Gengivite? Uma inflamação da gengiva que pode progredir e atingir o osso alveolar, comprometendo um ou mais dentes. Como é causada a Gengivite?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é a Gengivite? Uma inflamação da gengiva que pode progredir e atingir o osso alveolar, comprometendo um ou mais dentes. Como é causada a Gengivite?"— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é a Gengivite? Uma inflamação da gengiva que pode progredir e atingir o osso alveolar, comprometendo um ou mais dentes. Como é causada a Gengivite? Pela placa bacteriana, uma película incolor e pegajosa que se forma nos dentes.

3 Quais são os estágios da gengivite: Gengivite: é o primeiro estágio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva. Periodontite: neste estágio, o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes em posição são irreversivelmente danificados.

4 Periodontite avançada: Neste estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou se tornem abalados ou móveis.

5 C AUSAS : A causa mais comum da gengivite é a falta de higiene bucal adequada permitindo acúmulo de placa bacteriana nos dentes e na gengiva. Outras causas possíveis são má oclusão, tártaro, cáries, ausência de restaurações, baixa produção de saliva, cigarro, certos medicamentos e a exposição a metais pesados, como por exemplo, o chumbo e o bismuto, ainda como, diabetes não controladas, alterações hormonais como puberdade, menopausa ou gravidez.

6 O Stress: O estresse tem grande importância no aparecimento da doença, pois diminui a salivação e aumenta a acidez da boca.

7 S INTOMAS : A gengivite pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum entre os adultos, sendo que mais de 50% deles têm a doença, se for detectada no estágio inicial, a gengivite pode ser revertida, portanto, é importante ficar atento aos seguintes sintomas: Gengivas vermelhas, inchadas ou flácidas; Gengivas que sangram durante a escovação ou uso do fio dental; Dentes que aparecem mais longos devido à retração da gengiva; Secreção ao redor dos dentes e na bolsa gengival; Mau hálito constante na boca e o paladar fica alterado.

8 T RATAMENTOS : Por meio da escovação e do uso do fio dental corretos. Uma boa saúde bucal ajuda a evitar que a placa se forma. Uma limpeza profissional feita por um dentista é a única forma de remover a placa que se formou e endureceu, formando o tártaro.

9 A prescrição de antibióticos ou antiinflamatórios pode ser um recurso terapêutico importante em alguns casos. A cirurgia periodontal pode fazer-se necessária quando essas intervenções terapêuticas não surtem os efeitos desejados, devido à gravidade do caso.

10 R ECOMENDAÇÕES : Informar-se sobre a maneira correta de escovar os dentes. A boa escovação e o uso do fio dental são essenciais para manter a saúde bucal; Não esquecer que o cigarro também prejudica a gengiva e os dentes;

11 Fazer uma dieta saudável e equilibrada, evitando alimentos e bebidas doces; Fazer visitas regulares ao dentista e sempre que notar mudanças no aspecto da gengiva.

12


Carregar ppt "O que é a Gengivite? Uma inflamação da gengiva que pode progredir e atingir o osso alveolar, comprometendo um ou mais dentes. Como é causada a Gengivite?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google