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Gestão por Competências

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Apresentação em tema: "Gestão por Competências"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão por Competências

2 Qual a vantagem da Gestão por Competências?
Contribuir para o alinhamento das Competências Organizacionais e Humanas, desenvolvendo políticas de atração, retenção, treinamento, desenvolvimento e remuneração, visando a melhoria do desempenho de seus colaboradores e, consequentemente, dos resultados da instituição.

3 Divisão das Competências por funções
Competências Corporativas – Competências comuns a todos os colaboradores da Empresa. Competências para Gestão – Competências comuns a todos os líderes da Empresa. Competências Específicas – Competências comuns a todos os colaboradores que desenvolvem a parte técnica e operacional da Empresa

4 Competências Corporativas
1 - Orientação para o Cliente – Capacidade de identificar as necessidades específicas de clientes internos (colaboradores) e externos (alunos, empresas, instituições etc.), desenvolvendo ações que os satisfaçam e garantam a prestação de serviços de qualidade pela instituição. 2 - Comunicação – Capacidade de expor idéias e pensamentos, de maneira clara e objetiva, visando a compreensão dessas informações pelo seu interlocutor, independente do nível hierárquico ocupado pelo mesmo. 3 - Orientação para o Resultado: Capacidade de implementar ações, a partir de estratégias, prazos, orçamentos e processos definidos, visando a minimização do tempo de execução e a maximização da qualidade das atividades desenvolvidas.

5 Competências Corporativas
4 - Orientação para Equipe – É a habilidade de desenvolver atividades em grupo, considerando e respeitando diferenças de personalidade, níveis de conhecimento e experiências, de modo que os interesses coletivos sejam assegurados. 5 - Orientação para Mudança – É a capacidade para trabalhar dentro de uma variedade de situações, inusitadas ou não, reagindo com flexibilidade e de maneira a atender aos objetivos e necessidades da Instituição. 6 - Criatividade e Inovação – É a capacidade de rever serviços, processos, métodos e conceitos, desenvolvendo novos ou implementando ações que propiciem a melhoria da qualidade dos já existentes.

6 Competências Corporativas
7 - Evolução Contínua – É a capacidade e a disponibilidade para assimilar novos conhecimentos, habilidades e atitudes, transformando-os em ações e comportamentos que favoreçam a melhoria de seu desempenho, estabelecendo assim um processo de aprendizagem contínua. 8- Relacionamento Interpessoal – É a habilidade de interagir com outras pessoas, reconhecendo e respeitando as diferenças existentes, de modo a estabelecer relacionamentos assertivos, onde prevaleça a empatia, ou seja, o colocar-se no lugar do outro numa tentativa de compreender seu posicionamento, contribuindo assim para o desenvolvimento de um ambiente harmônico de trabalho. 9- Comprometimento – Habilidade para acompanhar as estratégias da empresa, baseando-se em comportamentos éticos e valores consistentes, concentrando esforços para que a instituição atinja seus objetivos.

7 Competências para Gestão
1 - Orientação para o Negócio – Capacidade de estabelecer estratégias, metas e ações para a área sob a sua responsabilidade, de modo a alinhá-las às estratégias da organização e produzir resultados a curto, médio e longo prazos. 2 – Liderança / Coaching: – Capacidade de promover a integração entre os membros da equipe sob a sua supervisão, gerenciando eventuais diferenças existentes entre eles, assim como, a motivação e as ações que proporcionem o desenvolvimento da equipe como um todo, e, conseqüentemente, o estabelecimento de um processo de melhoria contínua dos resultados da área em que atua. 3 - Administração da Informação – Capacidade de selecionar e compartilhar informações importantes para o desenvolvimento das atividades realizadas pelos membros de sua equipe, alinhando-os numa mesma direção, e também por outras áreas, reconhecendo a Instituição como um sistema que depende do trabalho desenvolvido por todas as suas partes para que bons resultados possam ser obtidos.

8 Competências para Gestão
4 - Orientação para a Influência: Capacidade de reconhecer as necessidades específicas de sua equipe de trabalho, procurando, a partir das políticas adotadas pela Instituição, promover a melhoria dos seus níveis de satisfação e motivação para o trabalho. Além disso, habilidade para estabelecer bom relacionamento com os demais colaboradores, independente da função que ocupam ou da área onde atuam. 5 - Administração de Conflitos: Habilidade para compreender e administrar situações divergentes, levando em consideração necessidades e interesses individuais e da equipe. 6 - Orientação para o Planejamento: Capacidade de planejar e implementar ações, levando em consideração o tempo e os recursos disponíveis para tal, tendo como foco o processo de melhoria contínua dos resultados em sua área de atuação .

9 Competências Específicas
1 - Orientação para a Ação: Capacidade de realizar suas atividades, a partir das informações que detém, procurando minimizar o tempo de execução e maximizar a qualidade do trabalho desenvolvido. 2 - Seguir procedimentos – Capacidade de compreender e seguir as políticas e procedimentos estabelecidos pela instituição e / ou pelo gestor da área.

10 Competências Específicas
3 - Organização – Capacidade de combinar várias atividades, identificando as prioridades para sua área, concentrando esforços na sua execução e otimizando a utilização dos recursos (pessoal, material, apoio e fundos) disponíveis para tal. 4 - Eficiência Produtiva – Capacidade de agilizar a execução de suas atividades, levando em consideração os procedimentos padronizados pela área e aplicando-se na busca por novos modos de realizá-los, tendo como foco a melhoria da qualidade dos serviços prestados.

11 “Para adquirir grandeza:
Comece onde você está, Use o que tiver, Faça o que puder”. Arthur Ashe


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