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AMBIENTES SOCIAL E CULTURAL

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Apresentação em tema: "AMBIENTES SOCIAL E CULTURAL"— Transcrição da apresentação:

1 AMBIENTES SOCIAL E CULTURAL
Prof. Me. Cálidon Costa

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3 Aspectos Básicos de Sociedade e Cultura
A cultura compreende valores, ideias, atitudes e símbolos conscientes e inconscientes que moldam o comportamento humano e que são transmitidos de geração em geração. É a programação coletiva da mentalidade que distingue os membros de uma classe de pessoas dos de outra. (HOFSTEDE E BOND, 1988, p. 16).

4 Atitude Cultural Universal

5 Cultura de baixo contexto Cultura de alto contexto
EDWARD HALL

6 Cultura de Baixo Contexto
As mensagens são explícitas, com as palavras transmitindo a maior parte das informações na comunicação. Em culturas de baixo contexto, como as dos Estados unidos, Suíça ou Alemanha, os negócios são feitos com muito menos informações sobre o caráter, o passado e os valores dos participantes.

7 Cultura de Alto Contexto
A parte verbal da mensagem contém menos informações. Há muito mais informação no contexto da comunicação, como nos antecedentes, associações e valores básicos dos comunicadores. Em geral, as culturas de alto contexto funcionam com muito menos fluxo de papéis legais do que o considerado essencial em culturas de baixo contexto. Ex. Japão, Arábia Saudita.

8 Cultura de Alto Contexto
A palavra de uma pessoa e sua garantia, havendo menos necessidade de prever contingências e sanções legais externas, uma vez que a cultura enfatiza obrigações e confiança como valores importes. Nessas culturas, sentimentos comuns de dever e honra substituem as sanções legais impessoais, o que ajuda a explicar a importância das negociações prolongadas e trabalhosas, que nunca parecem chegar “ao que interessa”. Parte da finalidade da negociação, para alguém de uma cultura de alto contexto, é conhecer o parceiro potencial.

9 CULTURA DE ALTO E BAIXO CONTEXTO
FATORES/DIMENSÕES ALTO CONTEXTO BAIXO CONTEXTO Advogados Menos importante Muito importante. A palavra da pessoa Sua garantia Não confie; tenha tudo por escrito. Responsabilidade pelo erro organizacional Tomada no sentido mais estrito Relegada ao mais baixo nível. Espaço As pessoas convivem em espaços exíguos As pessoas mantém um espaço vital em torno de si e rejeitam intromissões. Tempo Policrômica – tudo na vida deve ser feito em seu próprio ritmo. Monocrômica – Tempo é dinheiro Linear – Uma coisa de cada vez. Negociações Demoradas – um propósito importante é permitir que as partes se conheçam. Fazer tudo rapidamente. Propostas competitivas Infrequentes. Comuns. Exemplos nacionais/regionais Japão, Oriente Médio. Estados unidos, norte da Europa.

10 Comunicação e negociação
Comunicação VERBAL e NÃO-VERBAL VERBAL: Idiomas distintos. Ex.: A utilização do “sim” e do “não” pelos japoneses. - Você não gosta de carne? NÃO-VERBAL: Culturas Distintas. Ex.: Exibir a sola do sapato durante uma conversa é considerado mal presságio em algumas culturas do Oriente Médio.

11 Comunicação e negociação
O conhecimento e o entendimento de diferenças transculturais são cruciais durante as negociações. Nessas negociações os profissionais de marketing são colocadas frente a rente com interlocutores de diversas heranças culturais, o que representa um desafio de superação de barreiras verbais e não verbais a comunicação para ambas as partes. Já como americanos, prepara-se para lidar com um estilo etnocêntrico de negociação.

12 As 10 táticas americanas Posso fazer isso sozinho;
Pode me chamar de John; Isto pra mim é Grego; Vá direto ao ponto; Ponha as cartas na mesa; Não fique sentado aí, sem dizer nada; Não aceito “não” como resposta; Uma coisa de cada vez; Trato é trato; Eu sou o que sou.

13 Abordagens Analíticas de Fatores Culturais

14 Abordagens Analíticas de Fatores Culturais
Os fatores culturais são um desafios para os profissionais de marketing por que eles não são visíveis. A cultura é um comportamento aprendido, passado de geração para geração e, por isso, é difícil para alguém de fora, inexperiente ou sem treino, entendê-la em profundidade. Para se tornar uma administrador global é preciso aprender a se liberar de suposições culturais.

15 Hierarquia de necessidades de Maslow
Auto-realização Estima Social Segurança Fisiologia

16 A TIPOLOGIA CULTURAL DE HOFSTEDE
DISTÂNCIA DO PODER CULTURAS INDIVIDUAIS x CULTURAS COLETIVAS MASCULINIDADE x FEMINILIDADE DINAMISMO CONFUCIANO

17 JAMES LEE

18 CRITÉRIOS DE AUTO-REFERÊNCIA E PERCEPÇÃO
Definir o problema ou meta em termos de traços, hábitos e normas culturais do país de origem. Definir o problema ou mete me termos de traços, hábito e normas culturais do pais anfitrião. Não fazer julgamentos de valor. Isolar a influência do critério de auto-referência e examiná-la cuidadosamente, para ver de que maneira ela complica o problema. Redefinir o problema sem a influência do critério de auto-referência e resolvê-lo para a situação de mercado do país anfitrião.

19 Sensibilidade ambiental
Grau de Adaptação de um produto Produtos com alta sensibilidade; Produtos com pouca sensibilidade. Circuitos de PC Computadores Alimentos

20 Teoria da Difusão

21 O Processo de Adoção Conscientização Interesse Avaliação
Experimentação Adoção

22 CARACTERÍSTICAS DA INOVAÇÃO
VANTAGEM RELATIVA COMPATIBILIDADE COMPLEXIDADE DIVISIBILIDADE COMUNICABILIDADE

23 Complicações Transculturais e Soluções sugeridas

24 Competências Transculturais

25 AMBIENTES SOCIAL E CULTURAL
Prof. Me. Cálidon Costa


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