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ESTRATÉGIAS PROMOCIONAIS

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Apresentação em tema: "ESTRATÉGIAS PROMOCIONAIS"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRATÉGIAS PROMOCIONAIS
Promoção é toda ação que tem como objetivo apresentar, informar, convencer ou lembrar os clientes de consumir os seus produtos ou contratar os seus serviços e não os dos seus concorrentes. Propaganda em rádio, jornais e revistas; Amostras grátis; Mala direta, folhetos e cartões de visita; Catálogos; Revistas especializadas; Brindes e sorteios; Descontos (de acordo com os volumes comprados); Participação em feiras e eventos.

2 ESTRATÉGIAS PROMOCIONAIS
Determine de que maneira você irá divulgar seus produtos, pois todas as formas de divulgação implicam em custos. Leve em conta qual o retorno que essa estratégia trará, seja na imagem do negócio, no aumento do número de clientes ou no acréscimo de receita da empresa. Use a criatividade para encontrar as melhores maneiras de divulgar a empresa ou, então, observe o que seus concorrentes fazem. Antes de levar ao mercado, o nome e a logomarca, faça uma consulta junto ao INPI, para certificar-se de que poderá fazer uso de ambos.

3 ESTRUTURA DE COMERCIALIZAÇÃO
A estrutura de comercialização diz respeito aos canais de distribuição, isto é, como seus produtos e/ou serviços chegarão até os seus clientes. A empresa pode adotar uma série de canais para isso, como: vendedores internos e externos, representantes, etc. Uma opção é montar uma boa equipe interna de vendas, que conheça bem os produtos da empresa e as vantagens existentes sobre a concorrência. Outra alternativa é a contratação de representantes comerciais. Isso é viável quando se explora uma região extensa e desconhecida. Ao trabalhar com representantes, tome cuidado com questões trabalhistas e não se esqueça de elaborar um contrato específico.

4 LOCALIZAÇÃO BUSCA DE INFORMAÇÕES A localização mais adequada para um negócio poderia ser simplesmente descrita como aquele lugar onde o empreendimento renderá maior lucro. Quando fazemos esta colocação, não estamos nos baseando apenas no aspecto ligado a estratégia de marketing. Alguns empresários decidem montar o seu negócio e na hora de definir o local, o principal critério que utilizam é o custo de locação ou aquisição do imóvel. Existem aqueles que dispõem de um imóvel e, para economizar o aluguel, optam por instalar a sua empresa ali, esquecendo-se de que locais gratuitos podem ser tornar muito caros se não forem apropriados.

5 Verifique as condições de segurança da vizinhança;
LOCALIZAÇÃO BUSCA DE INFORMAÇÕES A definição do ponto está diretamente relacionada com o ramo de atividades da empresa. Se a localização é fundamental para o sucesso de seu negócio, não deixe de levar em consideração os seguintes aspectos: Analise o contrato de locação, as condições de pagamento e o prazo do aluguel do imóvel; Verifique as condições de segurança da vizinhança; Observe a facilidade de acesso, o nível de ruído, as condições de higiene e limpeza e a existência de locais para estacionamento;

6 Lembre–se de certificar da proximidade de concorrentes e similares;
LOCALIZAÇÃO BUSCA DE INFORMAÇÕES Fique atento para a proximidade dos clientes que compram seus produtos e o fluxo de pessoas na região; Lembre–se de certificar da proximidade de concorrentes e similares; Avalie a proximidade dos fornecedores, pois isso influencia no prazo de entrega e no custo do frete; Visite o ponto pelo menos três vezes, em horários alternados, para verificar o movimento de pessoas e de veículos no local. A compra de um imóvel para a instalação da empresa é uma opção pouco comum. Agindo assim, você imobiliza a maior parte dos recursos, comprometendo os valores que seriam destinados para capital de giro.

7 Aspectos Mercadológicos:
LOCALIZAÇÃO BUSCA DE INFORMAÇÕES Aspectos Mercadológicos: seu negócio irá depender de um local onde haja um grande tráfego de pessoas? b) Tipo de público que circula naquele local é o seu público-alvo? c) Caso os seus clientes, em sua maioria, possuam automóveis, há facilidade de estacionamento nas proximidades, ou você irá incluir uma área para estacionamento para clientes? d) Local escolhido oferece boa visibilidade? e) Há negócios similares nas proximidades, aumentando a atração do cliente para a região?

8 2. Aspectos técnicos e operacionais
LOCALIZAÇÃO BUSCA DE INFORMAÇÕES 2. Aspectos técnicos e operacionais a) Precisa de mão-de-obra qualificada para operar o seu negócio? b) A região em estudo oferece esse tipo de mão-de-obra? c) Terá facilidade em conseguir matéria-prima e ela chegará ao seu estabelecimento a um custo viável? d) Está instalando o seu negócio onde terá facilidade de obter assistência técnica quando necessário? e) Água, luz, energia elétrica e telecomunicações estão disponíveis e em quantidade suficiente? Em caso negativo, fez um orçamento para verificar a viabilidade do provável investimento?

9 LOCALIZAÇÃO 3. Aspectos legais
BUSCA DE INFORMAÇÕES 3. Aspectos legais a) Consultou a prefeitura local para saber se o seu tipo de negócio é permitido naquele endereço? b) Para o funcionamento de seu projeto, além da prefeitura, você já consultou os demais órgãos fiscalizadores do seu ramo para obter maiores informações?

10 MANUFATURA E PRODUÇÃO EXIGÊNCIA DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA Você deve fornecer uma explicação passo a passo do processo utilizado para fabricar seu produto ou prestar seus serviços. Se seu negócio é essencialmente varejo, poderá omitir esta seção. No Plano de Negócios é importante explicar o trabalho que será executado, quem o executará, o equipamento utilizado e o material envolvido. Esta informação não só é importante para se ter uma idéia do processo como também de custos. Além disto, você deve comparar seu processo com as demais alternativas existentes. Os seus métodos e equipamentos refletem o atual estágio tecnológico ou estão ultrapassados?

11 CAPACIDADE PRODUTIVA É importante estimar a capacidade instalada da empresa, isto é, o quanto pode ser produzido ou quantos clientes podem ser atendidos com a estrutura existente. Com isso, é possível diminuir a ociosidade e o desperdício. Seja realista e leve em consideração, na projeção do volume de produção, de vendas ou de serviços: o tipo de mercadoria ou serviço que colocará no mercado, as suas instalações e maquinários, sua disponibilidade financeira, o fornecimento de matérias-primas e/ou mercadorias. Leve em conta, também, a sazonalidade, isto é, as oscilações do mercado, em função daquilo que irá produzir ou revender.

12 PESSOAL-CHAVE COMPROMRTIMENTO O pessoal-chave inclui o(s) proprietário(s) e outras pessoas da área gerencial ou operacional de difícil substituição. Inclua um resumo sucinto das responsabilidades e qualificações de cada pessoa. Uma vez definidas as pessoas a serem contratadas, você poderá pesquisar a faixa salarial praticada no mercado e ponderar que tipo de profissional você poderá contratar em função dos recursos disponíveis.

13 PESSOAL-CHAVE COMPROMRTIMENTO Muitos negócios criam sua organização em torno de pessoas, em vez de criá-la em volta de funções. Existe uma tendência nestes casos, a de contratar pessoas com base no salário baixo ou no grau de parentesco, sem ter em conta a capacidade delas. Você poderá achar que esta seção sugere algo muito pomposo para sua empresa, quem sabe, uma microempresa composta por você e um sócio. Sobram cargos!

14 PESSOAL-CHAVE COMPROMRTIMENTO Na realidade, não. Se você analisar a situação detalhadamente, verá que no fundo vocês ocupam todos os cargos, pois não há mais ninguém para fazer as coisas. Mas ao serem definidos os cargos que cada um ocupa, são definidos também as responsabilidades e o desempenho pode ser avaliado. À medida que a empresa for crescendo, vocês irão repassando os cargos e as atribuições a outras pessoas, mas já terão definido o que estas pessoas realmente irão fazer, suas responsabilidades e, principalmente, a qualificação e características que cada uma dessas pessoas deverá ter para desempenhar o cargo satisfatoriamente.


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