A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diferenciação do Currículo. Paulo Freire Educação Bancária x Educação Problematizadora Educação Problematizadora Depósito de saberes x Construção do processo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diferenciação do Currículo. Paulo Freire Educação Bancária x Educação Problematizadora Educação Problematizadora Depósito de saberes x Construção do processo."— Transcrição da apresentação:

1 Diferenciação do Currículo

2 Paulo Freire Educação Bancária x Educação Problematizadora Educação Problematizadora Depósito de saberes x Construção do processo de ensino-aprendizagem Ordem e disciplina excessiva Ordem e disciplina excessiva Valorização da Valorização da memorização e reprodução exata do Conhecimento Criatividade x Passividade

3 Modelo para Desenvolvimento da Criatividade Domínio de técnicas e bagagem de conhecimento Domínio de técnicas e bagagem de conhecimento Habilidade de pensamento Habilidade de pensamento Traços de personalidade que favorecem a expressão da criatividade Traços de personalidade que favorecem a expressão da criatividade Clima psicológico Clima psicológico Redução de barreiras à expressão da criatividade Redução de barreiras à expressão da criatividade(Alencar,1996)

4 Modelo de enriquecimento de Renzulli Enriquecimento do Tipo I Enriquecimento do Tipo I Experiências extra-curriculares, estímulo de novos interesses Enriquecimento do Tipo II Enriquecimento do Tipo II Domínio das ferramentas necessárias para desenvolver as atividades do Tipo III Enriquecimento do Tipo III Enriquecimento do Tipo III Foco transferido da aprendizagem para a investigação

5 Modelo do Aprendiz Autônomo Dimensão de Orientação Dimensão de Orientação Desenvolvimento Individual Desenvolvimento Individual Atividades de Enriquecimento Atividades de Enriquecimento Seminários Seminários Estudo em Profundidade Estudo em Profundidade

6 AceleraçãoVantagens: Pode ser usado em qualquer escola Pode ser usado em qualquer escola Inicio da vida profissional mais cedo Inicio da vida profissional mais cedo Tendência a escolher companheiros mais velhos Tendência a escolher companheiros mais velhos Menos tempo na escola, menos custos Menos tempo na escola, menos custos Menos tédio e frustração Menos tédio e frustraçãoDesvantagens Convivência com mesmo nível social e emocional Convivência com mesmo nível social e emocional Deixar conhecimentos para trás Deixar conhecimentos para trás Falta de uniformidade da aceleração Falta de uniformidade da aceleração

7 O perfil do professor facilitador Respeito às idéias, ao estilo de aprendizagem e ao ritmo do aluno Respeito às idéias, ao estilo de aprendizagem e ao ritmo do aluno Ensino individual além do coletivo Ensino individual além do coletivo Não se restringe a exercícios de certo e errado, estimula e valoriza a originalidade Não se restringe a exercícios de certo e errado, estimula e valoriza a originalidade Acentua os pontos fortes de cada aluno Acentua os pontos fortes de cada aluno Faz perguntas desafiadoras Faz perguntas desafiadoras Estimula a criatividade e a iniciativa Estimula a criatividade e a iniciativa Usa metodologias diversificadas Usa metodologias diversificadas Ajuda a desfazer os bloqueios Ajuda a desfazer os bloqueios

8 Bibliografia ALENCAR, E. S. Criatividade e educação de superdotados. Petrópolis: Editora Vozes, ALENCAR, E. S. Criatividade e educação de superdotados. Petrópolis: Editora Vozes, RENZULLI, J. S. What is this thing called giftedness, and how do we develop it? A twenty-five year perspective. Journal for the Education of the Gifted, v. 23, n. 1, p , 1999 RENZULLI, J. S. What is this thing called giftedness, and how do we develop it? A twenty-five year perspective. Journal for the Education of the Gifted, v. 23, n. 1, p , 1999 VIRGOLIM, A. M. R. Altas Habilidades / Superdotação: Encorajando Potenciais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, VIRGOLIM, A. M. R. Altas Habilidades / Superdotação: Encorajando Potenciais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.


Carregar ppt "Diferenciação do Currículo. Paulo Freire Educação Bancária x Educação Problematizadora Educação Problematizadora Depósito de saberes x Construção do processo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google