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Autismo Infantil Tania Mara Zancanaro Pieczkowski UNOCHAPECÓ Referência Júlia Hein.

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1 Autismo Infantil Tania Mara Zancanaro Pieczkowski UNOCHAPECÓ Referência Júlia Hein

2 Autismo Afeta cerca de 4 a 10 em cada indivíduos. Maior incidência no sexo masculino, sendo 4:1 do sexo feminino. Aproximadamente 75% dos indivíduos com autismo possuem Deficiência Mental.

3 Histórico  Léo Kanner (1943): Primeiro caso descrito, Donald, 5 anos. Empregou o termo AUTISMO baseado em uma característica da Esquizofrenia. Causas: Parenterais.  Hans Asperger (1944): Psicopatia Autística.  Rimland (1964): Psicólogo e pai de um autista. Causa Neurobológica.  Revisão Literatura (1978): Importante verificação mundial apontando que as condições dos pais não influenciava no quadro dos filhos.  Brasil (1980): Diagnóstico de Autismo no Brasil.

4 Autismo Síndrome comportamental com etiologia múltiplas e evolução de um distúrbio do desenvolvimento caracterizado por déficit na interação social, no relacionamento com outros, associado a alterações do comportamento e de linguagem (Gilberg).

5 Nível Biológico: Deficiências com Autismo Deficiência Visual; Deficiência Auditiva; Deficiência Mental; Distúrbios específicos de aprendizagem; Epilepsia. Autismo

6 Nível Biológico: Condições Médicas Associadas ao Autismo Síndrome de Down; Esclerose Tuberosa; Fenilcetonúria; Cromossomopatias; Síndrome de West; Síndrome Fetal Alcoólica; Problemas pré e perinatais. Autismo

7 Níveis de Explicação Biológico: Causado por lesões no cérebro. São várias as etiologias, aproximadamente 25% a 40% dos casos ligados a outras síndromes. Sintomático: É o que observamos, “como se comportam”. Cognitivo: É o como funciona sua percepção e interpretação.

8 Nível Biológico: Infecções Associadas ao Autismo Toxoplasmose; Rubéola; Citomegalovírus; Herpes; Sífilis; Outras. Autismo

9 AUTISMO – Nível Sintomático Relacionamento Social Relacionamento Social - Evita ou fixa-se no contato visual; - Falta de busca espontânea pelo prazer compartilhado, preferência por atividades solitárias; - Não tem idéia das necessidades dos outros, não compreende as convenções para interação social;

10 Relacionamento Social Relacionamento Social - Prejuízo no uso do comportamento não verbal; - Prejuízo na expressão facial; - Dificuldade para estabelecer relacionamento com colegas; - Falta de reciprocidade. AUTISMO – Nível Sintomático

11 Comunicação Comunicação - Atraso ou ausência; - Nos que falam, dificuldade para iniciar ou manter uma conversação; - Quando apresenta fala: Timbre, entonação, ritmo e ênfase podem ser anormais. - Linguagem pedante;

12 AUTISMO – Nível Sintomático Comunicação Comunicação - Alteração na prosódia e na articulação; - Inversão pronominal; - Repetição de palavras, frases ou comerciais; - Ausência dos jogos de faz-de-conta;

13 Comportamentos, interesses e atividades Comportamentos, interesses e atividades - Flapping de mãos, balanceio e caminhar na ponta dos pés; - Fascinação por movimento. AUTISMO – Nível Sintomático

14 Comportamentos, interesses e atividades Comportamentos, interesses e atividades - Faixa restrita de interesses; - Preocupação com partes de objetos. AUTISMO – Nível Sintomático

15  Hiper ou hipoatividade;  Desatenção;  Impulsividade;  Auto e hetero-agressão;  Dificuldade em interpretar impressões sensoriais;  Fome, sede e emoções: apresentam dificuldade em estabelecer equilíbrio. AUTISMO – Outros Sintomas

16 AUTISMO – Nível Cognitivo

17

18 Transtorno Invasivo do Desenvolvimento CID - 10  Caracterizado por anormalidades qualitativas em interações sociais recíprocas e padrões de comunicação e por um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo.

19 Autismo Infantil Autismo Atípico Síndrome de Rett Outro Transtorno Desintegrativo da Infância Transtorno de hiperatividade associado a retardo mental e movimentos estereotipados Síndrome de Asperger Outros Transtornos Invasivos do Desenvolvimento Transtorno Invasivo do Desenvolvimento CID - 10

20 Descrição Sintomatológicas- Comunicação Idade Inicial Idade Avançada -atraso na aquisição da fala; -nem todos utilizam a linguagem; -ausência de imitação social; -fala ecolálica; -ausência de jogos de imaginação; -inversão pronominal; -dificuldade de compreensão; -ausência de uso social da fala; -ausência do uso de gestos; -fala com ausência de trocas; -utilização não lógica de objetos. -repetição estereotipada de frases.

21 Idade Inicial Idade Avançada -ausência de apego; -grande dificuldade social; -dificuldade em estabelecer vínculo; -ausência de jogos imitativos; -não busca conforto e consolo; -déficit no estabelecimento de amizades; -dificuldade no comportamento -falta de empatia; antecipatório; -alteração no contato ocular. -dificuldade em perceber respostas sócio-emocionais. Descrição Sintomatológicas Interação Social

22 Idade Inicial Idade Avançada -intenso apego a objetos; -resistência a trocas; -fenômenos ritualistas. -comportamentos estereotipados; -dificuldade tátil e olfativa. Descrição Sintomatológicas Comportamento

23 O modo como a informação é interpretada é caracterizado pela falta de coerência central. Pessoas com desvantagem no espectro autístico têm um modo completamente diferente de manipular informação. AUTISMO – Nível Cognitivo Coerência Central Perguntas como:  ”Por que você fez isso?” É MAIS CONCRETO PERGUNTAR  ”O que aconteceu?”/ “O que você fez?”  É preciso ensiná-los sobre o que devem fazer e como comportar-se.

24 AUTISMO – Nível Cognitivo Aspecto Visual - Percepção da Expressão Facial A pessoa com autismo não é capaz de se colocar sempre a partir do ponto de vista daquele que ESCUTA, mostrando uma falta de habilidades para apreender o estado mental do outro - não conseguindo estabelecer um discurso comunicativo.

25 AUTISMO – Nível Cognitivo Aspecto Visual - Percepção da Expressão Facial Pesquisa desenvolvida por Ami Klin, para entender a falta de reciprocidade no contato humano, que pessoas com autismo apresentam. Resultados mostram que...”Quase sempre eles olham para a boca das pessoas, nunca enquadram os olhos ou o rosto inteiro.”

26 AUTISMO – Nível Cognitivo Autismo: Um extremo do cérebro masculino? Autismo- 4:1 Asperger- 9:1 * Hans Asperger (1944) - Estilo cognitivo e características exageradas do homem em seus pacientes.

27 AUTISMO – Nível Cognitivo Autismo: Um extremo do cérebro masculino? Diferenças entre o cérebro Feminino e Masculino. A diferença começa nos bebês.

28 AUTISMO – Nível Cognitivo *Baron-Cohen (2003) - Baseou-se nas seguintes diferenças entre Homens e Mulheres.  capacidade empática e interesse pelo outro.  interesse por construção de sistemas naturais, sociais, mecânicos. Nas Brincadeiras Espontâneas:  emotivas e sociais.  jogos de montar, lutas e disputas. No Aspecto Profissional:  trabalha em áreas sociais e atração pelos aspectos emocionais.  indústrias, computadores. Autismo: Um extremo do cérebro masculino?

29 AUTISMO – Nível Cognitivo Contato Ocular com suas Mães:  olham maior tempo para sua mãe.  olham maior tempo para os móbiles. Testes de Identificação das Gafes:  maior superação nestes testes.  resultado similar ao das pessoas com Autismo. Testes de Rapidez e Precisão:  dificuldade nestas provas.  maior facilidade. Fonte: Pesquisa Baron-Cohen, Autismo: Um extremo do cérebro masculino?

30 Estratégias em Educação Especial para Pessoas com Autismo AUTISMO NÃO AUTISMO Pensamento literal, concreto. Pensamento simbólico. Estilo de pensamento visual. Estilo de pensamento verbal. Pensamento fragmentado. Pensamento holístico. Um estímulo sensorial por vez. Coordenação de todas as modalidades sensoriais. Previsibilidade. Improvisação. Aqui e agora. História: antes e depois. Engana-se com promessas. Compreensão do “pode ser”. Faz as coisas à seu modo. Adaptação à outras pessoas. Diferença de Pensamento Cognitivo

31 Estratégias em Educação Especial para Pessoas com Autismo 4Limitação do espaço e interesse; 4Contexto estruturado e organizado; 4Utilização da estratégia visual. Apresentação da Tarefa

32 Estratégias em Educação Especial para Pessoas com Autismo

33 TEACCH - Modelos de Atividades

34 Estratégias em Educação Especial para Pessoas com Autismo Sistema de Trabalho Individual 4Ter sempre em mente o elemento social, uma visão sócio- histórica do indivíduo; 4Só poderemos atingir um objetivo quando soubermos definir o que queremos buscar com nosso aluno; 4Montar prioridades de tratamento - é primordial conhecer o aluno; 4Respeitar o tempo de cada aluno; 4Ter em mente os objetivos a longo prazo.

35 Estratégias em Educação Especial para Pessoas com Autismo Percepção Percepção Sensibilização corporal (Dessensibilização sistemática); Proximidade e processo de construção pelo toque

36 Estratégias em Educação Especial para Pessoas com AutismoImportante 4Avaliação Educacional; 4Sistema de trabalho individual; 4Currículo adaptado; 4Grupos pequenos; 4Educação Funcional;  Aumentar o nível de independência.


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