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INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA Profa. Ms. Erika Bataglia.

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1 INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA Profa. Ms. Erika Bataglia

2 Todo pensamento, todo comportamento humano, remete-nos à sua estruturação inconsciente, como produção inteligente e, simultaneamente, como produção simbólica (Sara Paín, 1990)

3 A Psicopedagogia é uma (nova) área de atuação profissional que tem, ou melhor, que busca uma identidade e que requer uma formação de nível interdisciplinar (Lino de Macedo, 1992)

4 Psicopedagogia Área que estuda e lida com o processo de aprendizagem e suas dificuldades e que, numa ação profissional, deve englobar vários campos do conhecimento, integrando-os e sistematizando-os ( Scoz, 1992)

5 Posiciona-se para o compreender os processos do desenvolvimento e das aprendizagens humanas, recorrendo a várias áreas e estratégias pedagógicas.

6 O Psicopedagogo É um pesquisador permanente, um sujeito que, a cada movimento, ação e conduta enquanto profissional, busca alternativas para os dilemas, tensões,limites que lhe surgem, vislumbrando sempre novas possibilidades.

7 INTERESSE DA PSICOPEDAGOGIA Compreender como ocorreM os processos de aprendizagem e entender as possíveis dificuldades situadas neste movimento. Para tal, faz uso da integração e síntese de vários campos do conhecimento,tais como a Psicologia, a Psicanálise, a Filosofia, a Sociologia, a Pedagogia, a Neurologia, a Neuropedagogia, entre outros.

8 Todas as nossas ações e produções, por serem humanas, estão sempre em processo de permanente abertura, colocadas num prisma próprio para novas interpretações e busca de significados e sentidos, situadas num movimento incessante de desconstrução e de re-construção.

9 O interesse pelos problemas de aprendizagem pode ser verificado na Europa, séc. XIX. O enfoque orgânico na definição dos problemas de aprendizagem. Na literatura francesa trabalhos influenciam as ideias sobre a Psicopedagogia na Argentina, que por sua vez influencia a práxis no Brasil. TRAÇOS HISTÓRICOS DA PSICOPEDAGOGIA

10 1946: primeiros Centros Psicopedagógicos – buscavam unir conhecimentos da Psicologia, Psicanálise e Pedagogia para tratar comportamentos socialmente inadequados, de crianças; 1948: Maurice Debesse define o termo Pedagogia Curativa como terapêutica para atender crianças e adolescentes desadaptados que, embora inteligentes tinham maus resultados escolares. 1970: decide-se pelo uso do termo Pedagogia Terapêutica. TRAÇOS HISTÓRICOS

11 Psicólogo francês 1998 professor de Psicopedagogia na Faculdade de Letras de Estrasburgo investigar a adolescência Interessou-se particularmente sobre o comportamento revolucionário dos adolescentes Maurice Debesse – Psicólogo francês, nascido em 1903 e falecido em 1998, doutorou-se em Letras tendo ocupado o cargo de professor de Psicopedagogia na Faculdade de Letras de Estrasburgo e, mais tarde, na Faculdade de Letras e de Ciências Humanas de Paris. Dedicou o seu trabalho a investigar a adolescência, tendo escrito vários livros sobre este estádio etário: Comment étudier les adolescents, L'Adolescence e La Psychologie de l'Enfant, de la naissance à l'adolescence. Interessou-se particularmente sobre o comportamento revolucionário dos adolescentes que analisa na sua obra La crise d'originalité juvenil.

12 Em 1980 o termo Psicopedagogia já é amplamente usado, definido como uma área que estuda e lida com o processo de aprendizagem e suas dificuldades e que, numa ação profissional, deve englobar vários campos do conhecimento, integrando-os e sistematizando-os. (Beatriz Scoz) TRAÇOS HISTÓRICOS

13 A Universidade de El Salvador foi a primeira a criar uma Faculdade de Psicopedagogia, passou por três momentos: Primeiro Momento: (1956, ) Os planos de estudo enfatizavam em sua formação as áreas de filosofia e psicologia, incluindo fundamentos de biologia e uma área específica que era a Psicopedagogia. Não se inclui pedagogia-didática, pois o ingresso era determinado por uma especialização prévia: título de docente - ter feito a Escola Normal. TRAÇOS HISTÓRICOS

14 A dinâmica histórico-social deste período determina a necessidade de um profissional que responda aos problemas que enfrenta a pedagogia: crises na escola, métodos inadequados, aumento de matrículas, evasão escolar, repetência e sérias dificuldades de aprendizagem sistemática. A Psicopedagogia inscreve no âmbito pedagógico ante a necessidade de orientar o processo educativo, oferecendo um conhecimento mais profundo dos processos de desenvolvimento, maturidade e aprendizagem humana. TRAÇOS HISTÓRICOS

15 2º Momento (1963,64 e 1969) Evidencia-se a influência de Psicologia experimental na formação psicopedagógica; Capacitação do Psicopedagogo na medição das funções cognitivas e afetivas; Alteração curricular: inclusão de matérias básicas que exigem o acréscimo de um ano na formação para obtenção do título de Psicopedagogo; de 03 anos passa para 04 anos. TRAÇOS HISTÓRICOS

16 Em 1969 extingue-se o curso normal. Alunos secundaristas podiam ingressar na Faculdade de Psicopedagogia com pouco ou nenhum conhecimento de pedagogia e didática; Isso leva a reformulação do currículo. TRAÇOS HISTÓRICOS

17 3° Momento (1978) Criação da licenciatura em Psicopedagogia com carreira de graduação, com a duração de 05 anos; São incluídas disciplinas Clínica Psicopedagógica I e II; Valorização do Psicopedagogia como terapeuta; Profissão é resultante da dinâmica histórico-social: situações novas criam novos problemas e novas necessidades. TRAÇOS HISTÓRICOS

18 Perspectiva Histórico-Social – Argentina: A graduação em Psicopedagogia surgiu há mais de 35 anos na Argentina; Iniciou fazendo a Reeducação com o objetivo de resolver os fracassos escolares; Trabalhava as funções egóicas. *(funções egóicas são fundamentais para o bom desenvolvimento da personalidade. São elas: atenção, memória, controle voluntário das ações, consciência,...); TRAÇOS HISTÓRICOS

19 Psicopedagogia cobre espaços na educação e na saúde; Em 1970 cria-se em Buenos Aires Centros de saúde Mental onde atua equipes de Pp que fazem diagnósticos e tratamentos; Esses profissionais observaram que após um ano de tratamento, tempo do retorno para controle, os problemas de aprendizagem estavam resolvidos, porém eram substituídos por graves problemas de personalidade: fobias, traços psicóticos, etc. TRAÇOS HISTÓRICOS

20 Tinham afogado o último grito desse paciente, deslocando o sintoma. Iniciam a inclusão no trabalho do Psicopedagogo o olhar e a escuta clínica da psicanálise. TRAÇOS HISTÓRICOS

21 Problemas de aprendizagem, inicialmente, diagnosticados e tratados por médicos – origem orgânica; Final da década de 70 a Psicopedagogia chega ao sul do Brasil; A PUC-SP oferecia cursos de extensão com enfoque Psicopedagógico, com temas relativos às solicitações das escolas, como: TRAÇOS HISTÓRICOS NO BRASIL

22 A criança numa classe comum; Dificuldades escolares; Pedagogia terapêutica; Problemas de aprendizagem escolar; Em 1979 surgem os primeiros cursos de especialização no SEDES*; Esses cursos voltavam-se para atuação clínica; Variavam a duração entre 30 a 180 horas; * O Instituto Sedes Sapientiae é uma instituição que em seus mais de 30 anos de existência, em SP, tem construído um trabalho sólido nas áreas da saúde mental, educação e filosofia caracterizando-se pelo compromisso em analisar e responder as exigências do contexto social para a construção de uma sociedade baseada nos princípios da solidariedade e da justiça social. TRAÇOS HISTÓRICOS

23 Posteriormente as escolas buscam essa formação, muda-se o enfoque inicial; Em 1980 surge a ABPp, uma associação sem fins lucrativos – em São Paulo – a partir do trabalho de um grupo de psicopedagogos e consequentemente da necessidade de dar identidade à Psicopedagogia no Brasil; Estudos em nível de especialização. Cursos abertos a pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos e outros profissionais de áreas afins; TRAÇOS HISTÓRICOS

24 O tratamento dado aos problemas de aprendizagem varia conforme a proposta do curso; Existem instrumentos para o diagnóstico, usados na Argentina, os quais no Brasil são exclusivamente de uso do psicólogo; Esses instrumentos têm como objetivo verificar as hipóteses levantadas na análise do material escolar, das entrevistas, etc. TRAÇOS HISTÓRICOS

25 Um dos grandes projeto da ABPp é o da Regulamentação da profissão de Psicopedagogia. Projeto da autoria do Dep. Barbosa Neto, que encontra-se tramitando na Comissão da Justiça, agora com o apoio de vários parlamentares. TRAÇOS HISTÓRICOS

26 RESGATE HISTÓRICO O termo Psicopedagogia curativa foi adotado por Janine Mery para caracterizar a ação terapêutica dos aspectos Pedagógicos e Psicológicos no tratamento de crianças com fracasso escolar; O séc. XIX marcou o interesse de vários estudiosos em compreender e atender os portadores de deficiências sensoriais, debilidade mental e outros problemas relacionados à aprendizagem. Os pioneiros no tratamento das dificuldades de aprendizagem.

27 RESGATE HISTÓRICO Itard: estudos do retardo mental; Pestalozzi:Métodos do estudo das percepções; Pereire: Educação dos sentidos, Seguin: Fundou na França a primeira escola de reedução – Método Fisiológico da Educação; Em 1898 Claparède – professor e Francois Neville –neurologista, introduziu nas escolas públicas francesas as classes especiais – Educação de crianças com retardo mental a 1908 iniciam-se as primeiras consultas médico-pedagógica para o encaminhamento às classes especiais.

28 Maria Montessori- psiquiatra italiana criou um método de aprendizagem específico para crianças retardadas.Método sensorial, hoje amplamente utilizado para alfabetização de todas as crianças. Decroly- criou os centros de interesses para estimular as situações de aprendizagem na criança com problemas mentais. Em 1946 foram fundados os primeiros Centros Psicopedagógicos, por Boutonier e Mauco na França.

29 TRÊS CONOTAÇÕES Prática clínica: consultório individual-grupal – familiar,em instituições educativas e sanitárias; Construção teórica: permeada pela prática de forma que, a partir desta, a teoria psicopedagógica possa ser tecida; Tratamento psicopedagógico – didático: se constitui num espaço para a construção do olhar e da escuta clínica – a análise do próprio aprender –que configuram a atitude psicopedagógica.

30 PSICOPEDAGOGIA –O termo Psicopedagogia distingue-se em três conotações: –a-Como uma prática; –b-Um campo de investigação do ato de aprender e; –c-como um saber científico –A psicopedagogia não é sinônimo de psicologia Escolar. É uma área mais recente, resultante da articulação de conhecimentos dessa e de outras disciplinas, apontando com novos caminhos para a solução de problemas antigos.

31 ETIOLOGIA ESPAÇO EPISTEMOLÓGICO ABORDAGEM INTERVENTIVA/CURATIVA CLÍNICA ABORDAGEM PREVENTIVA INSTITUCIONAL

32 PSICOPEDAGOGO CLÍNICO Reelabora o processo de aprendizagem Propicia a construção do saber Devolve ao sujeito o prazer de aprender Pp –testemunha- insigth Resgate da autonomia Cardápio individual- flexível Há folga para trabalhar o desejo Espaço para rastrear a meta Objetivo – dirigido para a história do sujeito – rede situações familiares Uso da metodologia clínica Está dirigida à história do sujeito porque a demanda é a cura.

33 PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL Administra ansiedades Cria clima harmonioso nos grupos de trabalho Colabora com a construção do conhecimento Identifica obstáculos no processo de aprendizagem e desenvolvimento Implanta recursos preventivos,conscientizando os conflitos de fragmentação do conteúdo e da não formação de grupos Se dirige ao aluno como aprendente e ao professor como ensinante Clareia papéis e tarefas no grupo

34 Uso da metodologia fenomenológica: observa- descreve-interpreta Sintoma conflito: -desencontros e perda do aluno Apropriar-se do conhecimento – escola Possibilita elaboração do conhecimento de si mesmo e do outro em clima de autonomia (capacidade para tomar iniciativa e obter progressiva independência) e cooperação (capacidade de de adotar estratégias de interação eficazes e solidárias com parcerias em seu ambiente).

35 O objeto da psicopedagogia não é então, no meu ponto de vista, o conteúdo ensinado ou o conteúdo apreendido ou não-aprendido. São os posicionamento ensinantes e aprendentes, e a intersecção problemática (nunca harmônica) mas necessária, entre o conhecer e o saber. (Fernàndez, 2001, p.55)

36 inteligência desejo corpo APRENDIZAGE M

37 A APENDIZAGEM Visca ESCOLA DA PSICOLOGIA SOCIAL ESCOLA DA PSICOLOGIA GENÉTICA ESCOLA PSICANALÍTICA APRENDIZAGE M

38 Aprendizagem é o resultado de uma construção(princípio construtivista) dada em virtude de uma interação(princípio interacionista) que coloco em jogo a pessoa total (princípio estruturalista). (Visca, 1987) POSTULADOS: 1.Esquema evolutivo - 4 grandes níveis: Protoaprendizagem, Dêutero-aprendizagem, Aprendizagem assistemática, Aprendizagem sistemática

39 2. Se dá em função de aspectos energéticos e estruturais e pela tematização dos esquemas de ação. 3. O processo geral e as aprendizagens particulares respondem a princípios estruturais, construtivistas e interacionistas

40 PROTOAPENDIZAGEM Proto-aprendizagem- (primeiro nível de aprendizagem) importante para o posterior desenvolvimento, o aprendiz configura uma pré-condição para o nível seguinte. Este nível de aprendizagem é construído em virtude da interação entre a organização biológica do bebê e a mãe ou quem cumpre este papel, vale dizer, o agente maternante Passa para o próximo nível quando termina a conduta puramente motriz e começa a função simbólica ou semiótica, caracterizada pela capacidade de representação de objetos e eventos.

41 DÊUTERO-APRENDIZAGEM Caracterizado pela interação e trocas de experiências alcançadas no nível da protoaprendizagem e o meio familiar Inicia-se no momento em começa a função simbólica caracterizada pelas cinco condutas descritas por Piaget: imitação diferida, jogo simbólico, desenho, imagem mental e linguagem falada Vai até o momento que a criança começa a sofrer as influências da comunidade, quando estabelece um conceito de mundo.

42 APRENDIZAGEM ASSISTEMÁTICA É caracterizado pelas interações que o aprendiz alcançou na deuteroaprendizagem e a comunidade restrita a que está inserido, Os contatos que mantém com a comunidade que lhe propiciam uma aprendizagem a partir da experiência vivida neste meio,

43 APRENDIZAGEM SISTEMÁTICA caracterizado pela capacidade em estabelecer trocas com as instituições educativas desde o 1º grau até o pós- doutorado, englobando as aprendizagens instrumentais, de conhecimentos fundamentais, de aquisições transculturais, de formação técnica e de aperfeiçoamento profissional, cada vez mais necessário nos dias atuais.

44 A partir do conhecimento do processo de aquisição da aprendizagem, o especialista em psicopedagogia consegue detectar que situações podem estar influenciando negativamente este processo, ou que mecanismos o aprendiz está utilizando que podem estar dificultando sua aprendizagem. É importante observamos e analisarmos o sistema familiar, escolar e social em que está inserida, além do seu próprio processo de aprendizagem, para podermos detectar o que pode estar obstaculizando esta aquisição.

45 Uma dificuldade de aprendizagem não é vista como patogenia e sim como um obstáculo que pode estar dificultando este processo Estes obstáculos são classificados como epistêmico, epistemofílico, epistemológico e funcional.

46 Obstáculo Epistêmico - refere-se a estrutura cognitiva do aprendiz, que deriva do nível de operatividade da estrutura cognitiva alcançada, ou seja ninguém pode aprender além do que sua estrutura cognitiva permite. Obstáculo Epistemofílico - é utilizado para designar o vínculo afetivo que o aprendiz estabelece com os objetos e situações de aprendizagem.

47 Obstáculo Epistemológico - está relacionado ao meio cultural em que o aprendiz está inserido. Quando uma criança de um meio cultural desfavorecido é inserida em outro com melhores condições, poderá apresentar o que denominamos de obstáculo epistemológico. Crianças que acompanham os pais em países diferentes do seu de origem, poderão demonstrar uma dificuldade inicial de adaptação ao idioma e costumes

48 Obstáculo Funcional Corresponde às diferenças de funcionalidade da estrutura do pensamento, como as desigualdades entre os aspectos figurativos e operativos, as formas de oscilações deste pensamento, a impossibilidade de usar certas justificativas,... enfim, de que maneira o pensamento do aprendiz acontece.

49 PSICOPEDAGOGIA Identificados os aspectos que poderão estar obstaculizando a aprendizagem, inicia- se o processo de modificação destes obstáculos, através da atuação do psicopedagogo.

50 Atividade avaliativa I (poderá ser realizada em grupos de até quatro alunos) 1- Em sua opinião, o olhar psicopedagógico traz avanços para a atuação de educadores? Por quê? 2- Durante muito tempo adotamos uma postura medicalizante do fracasso escolar quando, na verdade, a aprendizagem não se processa somente no plano biológico, nem se resolve plenamente pela ajuda de profissionais vinculados à área da saúde.Quais são os outros aspectos e como eles interferem no ato de aprender? 3- Quais são as áreas de atuação da Psicopedagogia no Brasil? Quais as características de cada uma delas? 4- Na sua opinião,de que maneira as práticas pedagógicas podem interferir na aprendizagem dos alunos?

51 Atividade avaliativa II (poderá ser realizada em grupos de até quatro alunos) 1.Você está vendo neste módulo vários aspectos acerca da abrangência da Psicopedagogia e sobre o seu objeto de estudo. A Psicopedagogia em sua construção histórica,recebeu influências de muitas áreas, porém tem a nomenclatura fazendo referência à Psicologia e Pedagogia.Portanto reflita e comente sobre a seguinte afirmativa: A Psicopedagogia utiliza-se de diversas lentes para compreender o processo de aprender do ser humano. 2.De que forma a visão da Epistemologia Convergente sobre o processo de aprendizagem auxilia o psicopedagogo a ressignificar sua concepção sobre a aprendizagem?


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