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O Novo Profissional da Informação Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Programa de Pós-graduação em Ciência da.

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1 O Novo Profissional da Informação Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação Disciplina: Profissional da Informaçao

2 Informação Agilidade Qualidade Inovação freqüente Sociedade da Informação Novos Indutores da Competitividade Profissional da Informação

3 Criatividade Adequada infra-estrutura de comunicações Mão-de-obra educada, flexível e treinada que possa aprimorar continuamente suas habilidades Inovação e espírito empreendedor para enfrentar a revolução do conhecimento Sociedade da Informação Indutores Críticos do Crescimento e da Competitividade Profissional da Informação

4 Acesso ao conhecimento global Criação e adaptação de conhecimento Disseminação do conhecimento Utilização do conhecimento Sociedade da Informação Sistema Nacional de Inovação – Aspectos Críticos Profissional da Informação

5

6

7 Empresas TradicionaisNovos Paradigmas Eficiência induz competitividadeInovação induz competitividade Crescimento por maiores volumesCrescimento por inovação Competição de empresasCompetição entre fornecedores Habilidades GerenciaisHabilidades de conhecimento Controle da poluiçãoDesenvolvimento Sustentável Sociedade da Informação Mudanças no Paradigma da Produção Profissional da Informação

8 O futuro da economia está intimamente ligado à educação e ao conhecimento Profissional da Informação

9 Megatendências do Mundo Moderno

10 Profissional da Informação DEPARAALTERAÇÃO Sociedade IndustrialSociedade da informaçãoInovação e mudança Tecnologia simplesTecnologia SofisticadaMaior eficiência Economia nacionalEconomia mundialGlobalização e competitividade Curto prazoLongo prazoVisão do negócio e do futuro Democracia RepresentativaDemocracia participativaPluralismo e Participação HierarquiasComunicação lateralDemocratização e visibilidade Opção dualOpção múltiplaVisão sistêmica e contingencial CentralizaçãoDescentralizaçãoIncerteza e imprevisibilidade Ajuda institucionalAuto-ajudaServiços diferenciados e autonomia

11 Requisitos Principais: Criatividade Conhecimento Especialização Megatendências do Mundo Moderno Intangibilidade Profissional da Informação Sociedade IndustrialSociedade da informaçãoInovação e mudança

12 Criação do Conhecimento Inovação Contínua Vantagem Competitiva Conhecimento é um recurso competitivo Megatendências do Mundo Moderno Profissional da Informação

13 TácitoExplícito em Tácito Explícito do Quatro Modos de Conversão do Conhecimento Socialização Internalização Externalização Combinação Chave para a criação do Conhecimento Megatendências do Mundo Moderno Profissional da Informação

14 Requisitos Principais: Acompanhar o desenvolvimento tecnológico, sobreteudo nas tecnologias de informação e comunicação Trabalhar em equipes multidisciplinares Megatendências do Mundo Moderno Profissional da Informação Tecnologia simplesTecnologia SofisticadaMaior eficiência

15 Requisitos Principais: Domínio de Idiomas Teletrabalho Inteligência Competitiva Princípios da Qualidade Megatendências do Mundo Moderno Profissional da Informação Economia nacionalEconomia mundialGlobalização e competitividade

16 Fluxograma de Inteligência Competitiva base de dados externas dados tratados dados coletados é estratégico ? Sim Não Revisão e Análise processo de transformação da informação a inteligência briefings e IC especiais análise da situação impacto estratégico briefings e IC mensais perfis da concorrência boletins de notícias input output IC Megatendências do Mundo Moderno Profissional da Informação

17 Megatendências do Mundo Moderno Requisitos Principais: Educação Corporativa Flexibilidade Postura Estratégica Profissional da Informação Curto prazoLongo prazoVisão do negócio e do futuro

18 Requisitos Principais: Cooperação Interação Gestão do conhecimento Megatendências do Mundo Moderno Profissional da Informação Democracia Representativa Democracia participativa Pluralismo e Participação

19 Requisitos Principais: Expressão oral e escrita Comunicação Marketing Cultura Geral Megatendências do Mundo Moderno Profissional da Informação HierarquiasComunicação lateralDemocratização e visibilidade

20 Requisito Principal: Informação sob vários aspectos Fontes formais e informais Plano de referência e contingencial Mensuração e Indicadores Megatendências do Mundo Moderno Profissional da Informação Opção dualOpção múltiplaVisão sistêmica e contingencial

21 Fontes Formais patentes livros normas técnicas legislação revistas anais de congressos diretórios Fontes Informais conhecimento da empresa fornecedores exposições e feiras missões e viagem de estudo comitês relatórios catálogos filmes jornais base de dados clipping internet congressos, seminários estudantes e estagiários candidatos a emprego prestadores de serviço redes pessoais Megatendências do Mundo Moderno Profissional da Informação

22 Requisito Principal: Redes de relacionamentos Conhecer a instituição e o ambiente que a cerca Trabalhar em matriz Megatendências do Mundo Moderno Profissional da Informação CentralizaçãoDescentralizaçãoIncerteza e imprevisibilidade

23 1. observação 2. análise 3. decisão rede de decisores decisor rede de especialistas rede de observadores busca e coleta de informação tratamento / validação gerência de IC Megatendências do Mundo Moderno Profissional da Informação

24 Requisitos Principais: Motivação Aprendizado contínuo Megatendências do Mundo Moderno Profissional da Informação Ajuda institucionalAuto-ajudaServiços diferenciados e autonomia

25 O MAPA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Fonte: Hawkins, 2001

26 Assuntos da Ciência da Informação Gestão da informação Inteligência competitiva Gestão do conhecimento Inteligência artificial Agentes inteligentes Pesquisa básica sobre informação Profissional da Informação

27 Assuntos da Ciência da Informação Ciências Comportamentais Indústria da Informação Profissionais da Informação Tecnologias da Informação Profissional da Informação

28 Assuntos da Ciência da Informação Legislação Processamento de Linguagem Natural Hábitos de Leitura Bases de Dados por Assunto Tipos Específicos de Informação Profissional da Informação

29 Novo Perfil Profissional Multidisciplinaridade e Multitarefa Criatividade e Flexibilidade Capacidade de Rápida Aprendizagem Alta Capacidade de Adaptação Colaboratividade Conhecimento Técnico Profissional da Informação

30 Novo Perfil Profissional Conhecimento do mercado em que atua Habilidade de Negociação Conhecimento de Marketing Conhecimento de Administração Boa Comunicação Empreendedorismo Visão Global, Interação Local Profissional da Informação

31 Novo Perfil Profissional Domínio das Tecnologias Multimídias Conhecimento de Linguagens Markup, Catalogação e Metadados, Tecnologia de Indexação Gerenciamento de projetos Profissional da Informação

32 Information Broker

33 O bibliotecário e o arquivista podem ser considerados especialistas da informação (Choo, 1998, p.212). Information Broker

34 Os conhecimentos que esses profissionais possuem sobre o ciclo informacional, conhecimento de fontes, necessidades informacionais e hábitos de busca/procura informacional, por parte de seus usuários, deve ser acrescida da dimensão uso efetivo da informação. Information Broker

35 O uso da informação ocorre quando o indivíduo seleciona e processa a informação, levando-o a uma mudança na sua capacidade individual de extrair sentido de uma experiência e agir sob a luz deste novo entendimento (Choo, 1998, p.xvi). Information Broker

36 Pode, dentre outras atividades, centrar-se na busca, reunião e interpretação da informação com valor agregado para as atividades de uma organização ou de um indivíduo, visando melhor posicionamento no mercado ou lucro. Information Broker

37 Neste contexto a busca informacional é um processo de construção de novos conhecimentos e entendimentos para adicionar valor para as atividades de uma empresa, ou atividade de um indivíduo (Kuhlthau, 1999). Information Broker

38 Profissionais mais procurados

39 Consultor de negócios em Internet; Programadores; analista de sistemas; designers/web designer/interface; coordenadores e gerentes de projetos; gerente de conteúdo; gerente de rede; publicitário on line. Profissionais Mais Procurados

40 A evolução das Tecnologias da Informação na carreira do profissional da informação

41 Evolução Período de tempo : 1990 a 2003 - 13 anos Análise : a cada 2 anos Ambientes de trabalho variados

42 Distribuição 1990 a 1992 : Rede de Núcleos de Informação Tecnológica e Fundação Centro Referencial em Tecnologias Inovadoras 1992 a 1994 : Ministério das Relações Exteriores 1995 a 1997 : Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT 1998 a 2000 : Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 2001 a 2002 : Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa

43 1990 a 1992 Características Informação Centralizada Informação para Indústria Ponto de Vista da Oferta Normalização Automação de Bibliotecas Formatos Bibliográficos Tesaurus / Indexação CDU em língua portuguesa CCN Rede de Núcleos de Informação Tecnológica Fundação Centro Regional de Tecnologias Inovadoras Disponibilidade em TI Processamento Isolado (PC XT e AT 286) Processamento Centralizado (Mini computadores e Supermicros) Editor de Texto Planilha Eletrônica Banco de Dados Reserva de Mercado (8 anos +/- 84/92)

44 1993 a 1995 Características Informação Descentralizada Informações Regionais / Internacionais Informação Científica e Tecnológica variada Ministério das Relações Exteriores / Departamento de Cooperação Científica, Técnica e Tecnológica / Divisão de Ciência e Tecnologia - MRE / DCT / DCTEC Disponibilidade em TI Processamento Descentralizado (Rede Novell, Lantastic,...) Redes de Comunicação RENPAC – Transferência de Dados Internet – RNP Conexão pela Fapesp – Único Backbone Gopher, FTP, Email Windows 3.1 e 3.11(rede) PC 386

45 1996 a 1998 Características Redes de Informação Semi-automatizadas Parcerias Informação Científica, Tecnológica, Social Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT Disponibilidade em TI Popularização da Internet e dos Web Sites Sistemas de Informação Home Banking Comércio Eletrônico Motores de Busca na Internet Aplicação em três Camadas - Dados, Aplicação, Cliente Linux – grande popularizador da Internet Popularização das linguagens e bancos orientados a objeto (Oracle, delphi, C++, Java)

46 1999 a 2001 Características Alimentação Descentralizada Serviços de Informação Online Segurança da Informação Livro Verde da Sociedade da Informação Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior / Secretaria de Tecnologia Industrial - MDIC/ STI Disponibilidade em TI Portais Corporativos Ontologias Popularização de Uso de Data Warehousing Ensino a Distância Bibliotecas Virtuais Open Archives Data Mining

47 2001 a 2003 Características Aproveitamento das iniciativas passadas Ponto de Vista da Demanda Inteligência Competitiva Gestão do Conhecimento Proteção do Conhecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Embrapa Informação Tecnológica Disponibilidade em TI Provedor de Acesso para Convergência de Mídias Telecentros de Informação Governo Eletrônico Nanotecnologia Bioinformática

48 Referências

49 Araújo, Eliany Alvarenga de. Informação, sociedade e cidadania: gestão da informação no contexto de organizações não governamentais (ONGs) brasileiras. Ciência da Informação, Brasília, v.28, n.2, p. 155-167, mai/ago. 1999. Bair, J. & Stear, E. Information management is not knowledge management. GartnerGroup Research Note. Tutorials. Ianais... 1 CD- ROM, 18 de dez, 1997. Choo, Chun Wei. Information Management for the Intelligent Organization; the art of scanning the environment. 2 nd.ed. Medford, N.J. : Information Today, 1998 (ASIS Monograph Series) Referências

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51 Hawkins, Donald T. Information Science:Abracts: tracking the literature of information Science.Part 1: Definition and Map.Journal of the American Society for Information Science and Tecnology, v.52, n.1,p. 44-53,2001. Hibbard, J. Knowing what we know. Information Week, out.1997. Le Coadic, Yves-François. A Ciência da Informação. Brasília : Briquet de Lemos Livros, 1996. Kuhlhau, Carol Collier. The role of experience in the information search process of na early career information worker: perceptions of uncertainty, complexity, construction, and sources. Journal of the American Society for Information Science, v.50, n.5, p. 399-412, 1999. Referências

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53 Rousseau, Jean Yves & Couture, Carol. Os fundamentos da disciplina arquivística. Tradução de Magda Bigotte de Figueiredo. Lisboa : Dom Quixote, 1998 Saracevic, Tefko, Information Science. Journal of the American Society for Information Science, v.50, n.12, p. 1051-1063, 1999. Tennant, Roy. LJs Digital Libraries. Library Journal, v.1, p.39, 1999 Wiig,K.M. Gestão do conhecimento: de onde veio e para onde vai? Empresas & Tendências, v.48m p.6-18, 1999. Referências


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