A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Novo Profissional da Informação Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Novo Profissional da Informação Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação."— Transcrição da apresentação:

1 O Novo Profissional da Informação Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação

2 Sociedade da Informação Intangibilidade Conectividade Velocidade Inovação Inteligência Competitiva

3 Maior valor agregado na produção provém atualmente do conhecimento Informação é um insumo básico para a competitividade Agilidade, velocidade e qualidade são agora essenciais Inovação em constante mudança Inteligência Competitiva Sociedade da Informação - Intangibilidade Novos Indutores da Competitividade

4 Criatividade Adequada infra-estrutura de comunicações Mão-de-obra educada, flexível e treinada que possa aprimorar continuamente suas habilidades Inovação e espírito empreendedor para enfrentar a revolução do conhecimento Inteligência Competitiva Sociedade da Informação - Intangibilidade Indutores Críticos do Crescimento e da Competitividade

5 Acesso ao conhecimento global Criação e adaptação de conhecimento Disseminação do conhecimento Utilização do conhecimento Inteligência Competitiva Sociedade da Informação - Intangibilidade Sistema Nacional de Inovação – Aspectos Críticos

6 O país se arrisca perigosamente em perder novas ondas de desenvolvimento, porque tem dificuldades de explorar o potencial do estoque crescente de conhecimento global É preciso desenvolver estratégias para usar tanto o conhecimento já existente quanto o novo Inteligência Competitiva Sociedade da Informação - Intangibilidade Implicações para o Brasil

7

8

9 Empresas TradicionaisNovos Paradigmas Eficiência induz competitividadeInovação induz competitividade Crescimento por maiores volumesCrescimento por inovação Competição de empresasCompetição entre fornecedores Habilidades GerenciaisHabilidades de conhecimento Controle da poluiçãoDesenvolvimento Sustentável Inteligência Competitiva Sociedade da Informação - Intangibilidade Mudanças no Paradigma da Produção

10 O futuro da economia está intimamente ligado à educação e ao conhecimento Inteligência Competitiva

11 A estratégia da competitividade é portanto, complexa, mas depende fundamentalmente de uma revolução no sistema de educação e de geração e difusão de conhecimento. A chave dessa transformação reside em ações voltadas para elevação da qualidade da educação básica e na criação de condições para o desenvolvimento de um sistema de educação continuada flexível e de qualidade Inteligência Competitiva

12 Rede Eletrônica Internet Intranet Inteligência Competitiva Sociedade da Informação - Conectividade

13 Rede Humana rede de observadores oIdentificam e coletam a informação rede de especialistas oValidam e analisam a informação rede de decisores oUsam a inteligência Inteligência Competitiva O Papel das Redes

14 1. observação 2. análise 3. decisão rede de decisores decisor rede de especialistas rede de observadores busca e coleta de informação tratamento / validação gerência de IC Inteligência Competitiva

15 Fotografia (112 anos), Telefone (56 anos), Rádio (35 anos) Radar (15 anos), Televisão (5 anos), Circuito Integrado (3 anos), AT 286 (1 ano), Protótipos Aceleração da história: tempo decorrido entre a inovação tecnológica e sua transformação em produto no mercado Inteligência Competitiva Sociedade da Informação - Velocidade

16 Leio-1 mês Tenho idéias-1 mês Trabalho-1 ano Escrevo-6 meses Publico -6 meses Na melhor das hipótese: duração de 2 anos e 3 meses A empresa tem necessidade de se anteciparem relação aos concorrentes. Tem, portanto, necessidade de uma informação do presente ou do futuro próximo. Existe, uma relação forte entre sua utilidade e o tempo. Inteligência Competitiva Sociedade da Informação - Velocidade

17 Joseph Schumpeter ( ) A inovação é a força básica por trás das economias de mercado capitalista. O impulso fundamental que instala e mantém o motor capitalista funcionando, advém dos novos produtos ao consumidor, dos novos métodos de produção ou de transporte, dos novos mercados, das novas formas de organização industrial que o empreendimento capitalista cria. (1939) Inteligência Competitiva Sociedade da Informação - Inovação

18 Inteligência Competitiva SÍNTESE DA DESTRUIÇÃO CRIADORA Empresário Inovação Difusão da Inovação Exaustão e Crise Sociedade da Informação - Inovação

19 Megatendências do Mundo Moderno

20 De: Para: Alteração: Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação

21 Requisitos Principais: Criatividade Conhecimento Especialização Sociedade Industrial Sociedade da Informação Inovação e mudança Intangibilidade

22 Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação Requisitos Principais: Acompanhar desenvolvimento tecnológico Acompanhar avanços nas tecnologias de informação e comunicação Trabalhar em equipes multidisciplinares Tecnologia simples Tecnologia sofisticada Maior eficiência

23 Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação Requisitos Principais: Domínio de Idiomas Teletrabalho Inteligência Competitiva Qualidade Economia nacionalEconomia mundialGlobalização e competitividade

24 Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação Requisitos Principais: Gestão Institucional Flexibilidade Postura Estratégica Curto PrazoLongo PrazoVisão do negócio e do futuro

25 Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação Requisitos Principais: Cooperação Interação Gestão do conhecimento Democracia representativa Democracia participativa Pluralismo e participação

26 TácitoExplícito em Tácito Explícito do Quatro Modos de Conversão do Conhecimento Socialização Internalização Externalização Combinação Chave para a criação do Conhecimento Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação

27 Requisitos Principais: Expressão oral e escrita Comunicação Marketing Cultura Geral HierarquiasComunicação lateralDemocratização e visibilidade

28 Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação Requisito Principal: Informação sob vários aspectos Fontes formais e informais Plano de referência e contingencial Pensamento direcionado Pensamento múltipla Visão sistêmica e contingencial

29 Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação Requisito Principal: Estabelecer redes de relacionamentos Conhecer a instituição e o ambiente que a cerca Trabalhar em matriz CentralizaçãoDescentralizaçãoIncerteza e imprevisibilidade

30 Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação Requisitos Principais: Motivação Aprendizado contínuo Motivação institucional Auto-motivaçãoServiços diferenciados e autonomia

31 O MAPA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Kira Tarapanoff, PhD Fonte: Hawkins, 2001

32 Assuntos da Ciência da Informação Gestão da informação Inteligência competitiva Gestão do conhecimento Inteligência artificial Agentes inteligentes Pesquisa básica sobre informação Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação

33 Assuntos da Ciência da Informação Ciências Comportamentais Indústria da Informação Profissionais da Informação Tecnologias da Informação Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação

34 Assuntos da Ciência da Informação Legislação Processamento de Linguagem Natural Hábitos de Leitura Bases de Dados por Assunto Tipos Específicos de Informação Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação

35 Novo Perfil Profissional Multidisciplinaridade e Multitarefa Criatividade e Flexibilidade Capacidade de Rápida Aprendizagem Alta Capacidade de Adaptação Colaboratividade Conhecimento Técnico Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação

36 Novo Perfil Profissional Conhecimento do mercado em que atua Habilidade de Negociação Conhecimento de Marketing Conhecimento de Administração Boa Comunicação Empreendedorismo Visão Global, Interação Local Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação

37 Novo Perfil Profissional Domínio das Tecnologias Multimídias Conhecimento de Linguagens Markup, Catalogação e Metadados, Tecnologia de Indexação Gerenciamento de projetos Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação


Carregar ppt "O Novo Profissional da Informação Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google