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Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação.

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1 Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Prof. Lillian Alvares

2 É a primeira função administrativa, por servir de base para as demais funções. As funções da administração foram definidas por Fayol em 1903 e são: Planejar, Organizar, Controlar, Coordenar, Comandar POCCC

3 É a função administrativa que define quais os objetivos a atingir e como se deve fazer para alcançá-los.

4 Trata-se de um modelo teórico para uma ação futura.

5 Começa com a: Definição dos objetivos Detalha os planos para atingí-los da melhor maneira possível.

6 Planejar é definir os objetivos e escolher o melhor curso de ação para alcançá-los.

7 O planejamento define: Onde se quer chegar O que deve ser feito Quando Como Em que seqüência

8 Planejamento possibilita: Perceber a realidade Avaliar os caminhos Construir um referencial futuro Reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina

9 É um processo que Escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados.

10 Uma atividade que se volta para: Novas situações ou tarefas e Objetivos complexos

11 Também é necessário quando há um ambiente crítico envolvendo Alto risco Alto custo

12 Ou por uma atividade em parceria por uma atividade que necessite estar sincronizada com um sistema dinâmico.

13 Já que se trata de: Processo muito complicado Que consome muito tempo E dinheiro Recorremos ao planejamento apenas quando é realmente necessário Ou quando a relação custo X benefício nos obriga a planejar.

14 É um processo : Cíclico e prático das determinações do plano, que lhe garante continuidade, havendo uma constante realimentação de situações, propostas, resultados e soluções, lhe conferindo assim dinamismo.

15 Baseado na Multidisciplinaridade Interatividade E por isso, um processo contínuo de tomada de decisões.

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17 O Planejamento por parte do Estado teve início quando a sociedade se encontrava com a necessidade de se reconstruir. Após o fim da Primeira Guerra Mundial, e com (1914 a 1918) e a crise de 1929, a antiga União Soviética tornou- se a primeira nação a aplicar o planejamento como ferramenta de reconstrução.

18 Após a Segunda Guerra Mundial foi estendida a sua prática aos países do bloco comunista E iniciada em países de economias mais abertas chegando, à França e ao Japão Nos demais países chegou nas décadas de 50 e 60.

19 O planejamento ganha destaque no cenário internacional, após momentos de crise global, sendo as crises de mercado as principais motivadoras da adoção do planejamento por países de economia de mercado.

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21 O Planejamento Estratégico é um processo gerencial que permite que se estabeleça um: Direcionamento a ser seguido pela empresa, Com o objetivo de se obter otimização na Relação entre a empresa e seu ambiente.

22 Ele se refere à: Formulação de objetivos Levando em consideração as condições internas e externas à empresa E a sua evolução esperada. Considera premissas básicas o que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.

23 As organizações bem sucedidas devem estar sempre prontas a se adaptar a mercados em contínua mudança.

24 O planejamento estratégico orientado ao mercado cumpre exatamente esta função, pois: Busca manter uma flexibilidade viável de seus objetivos, habilidades e recursos Enquanto mantém um compromisso com: o lucro, o crescimento e a missão organizacional

25 O estabelecimento de planejamento estratégico envolve cinco atividades: 1.Definição da missão corporativa. 2.Análise da situação. 3.Formulação de objetivos. 4.Formulação de estratégias. 5.Implementação, Feedback e controle.

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28 Concepção Estratégica: A partir da natureza da competitividade e intenção estratégica Gestão do Conhecimento: a partir do diagnóstico estratégico externo e interno, bem como a construção de cenários a respeito do futuro Formulação Estratégica: a partir das definições dos objetivos e formulação estratégicas Implementação estratégica: que é a execução do planejamento estratégico a partir do desempenho organizacional e controle de resultados

29 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TRADICIONAL Concorrentes são rivais Obter concessões e baixo preços Criar estruturas verticalmente integradas Aumentar o tamanho organizacional e as barreiras de entrada Reduzir o poder de barganha dos clientes Concorrer em preços e baixos custos Criar especialização funcional e separação dentro da organização ESTRATÉGICA PARA ALTO DESEMPENHO Concorrentes podem ser parceiros Engajamento de fornecedores e parceiros Desagregar e focalizar as competências Criar mercados e definir novas regras de competição Engajar o cliente e encantar o cliente Criar uma experiência agradável Enfatizar integração organizacional seletiva de funções e processos

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31 É a declaração do propósito e do alcance da organização em termos de produto e de mercado. Ela se refere ao papel da organização dentro da sociedade em que está envolvida e significa sua razão de ser e de existir.

32 A missão da organização deve ser definida em termos de satisfazer alguma necessidade do ambiente externo e não em termos de oferecer algum produto ou serviço. A missão está associada ao negócio da organização.

33 Está relacionada com: Qual a razão de ser da organização Qual é o papel da organização na sociedade Qual é a natureza do negócio da organização Quais os tipos de atividades em que a organização envida esforços para o futuro.

34 A missão deve ainda ser definida em termos de necessidades e não produtos. Por exemplo, a Xerox não quer fabricar copiadoras, mas ajudar a melhorar a produtividade dos escritórios e a Missouri-Pacific Railroad não quer dirigir ferrovias, mas movimentar pessoas e bens.

35 As melhores missões são aquelas guiadas por uma visão utópica de realização, uma espécie de sonho impossível que fornece um direcionamento a longo prazo.

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37 Arquivo Municipal de Torres Vedras Prestar serviços de gestão documental, organizando os diversos fundos documentais e fornecendo a documentação/informação aos clientes internos e externos da Câmara Municipal de Torres Vedras.

38 Arquivo Nacional Gestão, tratamento técnico, preservação e divulgação do patrimônio documental do Poder Executivo Federal.

39 Arquivo Público de Mato Grosso Gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Estadual, bem como facultar o acesso aos documentos sob sua guarda e acompanhar e implementar a política estadual de arquivos.

40 Instituto dos Arquivos Nacionais Torre do Tombo Fornecer prova adequada e suficiente das suas atividades, provendo responsabilidade organizacional e memória. Identificar e preservar, enquanto fundamento da memória individual e coletiva, identidade nacional e fonte de investigação científica. Acesso aos arquivos, sem discriminações, considerado requisito para o exercício de uma cidadania responsável e fator de desenvolvimento da democracia.

41 Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Documentos Facilitar o treinamento e a profissionalização em Gestão Documental; promover uma padronização técnica e operacional do segmento; criar um fórum aberto de debates técnicos sobre a área de atuação de nossos associados e novos produtos; estabelecer padrões de qualidade mínima e que possam ser assegurados através de certificação de entidade idônea e desenvolver o mercado de Gestão Documental através de ações gerais junto às entidades privadas e governamentais.

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43 A fixação dos objetivos é: saber onde se pretende chegar para se saber exatamente como chegar até lá. Objetivos são resultados futuros que se pretende atingir.

44 São alvos escolhidos que se pretende alcançar em um certo espaço de tempo, aplicando-se determinados recursos disponíveis ou possíveis.

45 Assim, os objetivos são pretensões futuras que, uma vez alcançadas, deixam de ser objetivos para se tornarem realidade.


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