A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transformando a prática docente Os Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores: a criação, a produção e o trabalho pedagógico com objetos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transformando a prática docente Os Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores: a criação, a produção e o trabalho pedagógico com objetos."— Transcrição da apresentação:

1 Transformando a prática docente Os Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores: a criação, a produção e o trabalho pedagógico com objetos educacionais virtuais na UNICENTRO Prof. Dr. Manuel Moreira da Silva Universidade Estadual do Centro-Oeste Departamento de Filosofia

2 Introdução As TICS e a virtualização do ensino
Cada vez mais as chamadas Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs – se mostram imprescindíveis na educação. Não se trata mais apenas de tecnologias aplicadas à educação, mas de tecnologias da própria educação (SILVA, 2010, passim). Não se trata mais de opor a educação presencial e a educação a distância tradicionais, mas de assumir a especificidade de um novo modus essendi do ensino-aprendizagem: a educação mediada por computador; de modo mais preciso, a educação online. Trata-se portanto de compreender “a especificidade da educação online caracterizada pelo meio tecnológico utilizado, pelo seu modus operandi e pela abordagem pedagógica que lhe dão sustentação” (Mendonça, 2007).

3 Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores e educação online na UNICENTRO
A educação online, mediada por computador ou ainda virtual é hoje uma realidade. No caso da UNICENTRO, essa prática já é comum nos cursos de EAD coordenados pela UAB, assim como em muitas disciplinas de cursos presenciais. Daí a proposição de Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – LIFE’s – para a produção e o trabalho pedagógico com objetos educacionais virtuais (vide SILVA, 2012). Tal proposta ainda se estende à realização de práticas pedagógicas nas escolas da educação básica envolvendo novas linguagens e tecnologias, tendo como recursos didáticos os objetos educacionais produzidos nos LIFE’s

4 Os LIFE’s, a criação de objetos educacionais virtuais e a transformação da prática docente
Os LIFE’s se constituem como espaços físicos interativos plurais destinados a criação, experimentação e desenvolvimento de objetos educacionais físicos, formais e virtuais orientados para a formação docente dos licenciandos vinculados à UNICENTRO. Os LIFE’s serão utilizados em práticas educativas que envolvam diferentes cursos ou disciplinas, cujas temáticas e abordagens fomentem a interação e a integração de processos de ensino-aprendizagem e resultem na elaboração e na produção de objetos educacionais que possam ser utilizados em comum pelos docentes e discentes universitários, assim como pelos professores da rede pública. Trata-se de promover e efetivar a necessária mediação do Ensino Superior e da Educação básica - já hoje realizada por professores e alunos envolvidos em projetos e programas financiados pela CAPES, como PIBID, PRODOCÊNCIA, NOVOS TALENTOS, UAB etc.

5 Os LIFE’s e a estrutura dialética da relação triádica prática-teoria-prática
Os LIFE’s fundam-se na relação prática-teoria-prática, mediante a qual busca-se experimentar inovações que resultarão em objetos educacionais que podem ser disponibilizados em um ambiente virtual, denominado Espaço Pedagógico: Repositório de Objetos Educacionais, EPROE. Tais objetos são em geral interfaces amigáveis e assim intuitivas ancoradas ou originadas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) por sua vez aplicáveis aos processos de ensino-aprendizagem que possibilitem ações didático-pedagógicas integradas local e virtualmente. O EPROE concentra sob a forma de arquivos digitais uma gama de objetos propriamente virtuais (imagens, vídeos, textos e áudios, entre outros), assim como de tutoriais de objetos formais (teorias, metodologias e procedimentos técnicos) e de objetos físicos concretos (modos de uso, de confecção etc.), de acesso livre para uso pedagógico e educacional. Mediante o acompanhamento desse uso nos cursos de licenciatura da UNICENTRO e nas escolas conveniadas, se completará o clico prática-teoria-prática pelo qual avaliações qualitativas e quantitativas poderão ser realizadas sobre cada um dos objetos elaborados ou produzidos nos distintos LIFE’s.

6 Os LIFE’s da UNICENTRO e a metodologia para a criação de objetos educacionais virtuais I
Cada LIFE da UNICENTRO localiza-se em um campus universitário distinto e conforma-se como uma unidade autônoma de produção de objetos educacionais a um tempo físicos, formais ou virtuais organizada em um espaço físico interativo plural e por uma equipe interdisciplinar. Os LIFE’S desenvolvem atividades interdisciplinares de vários tipos em torno do processo de ensino-aprendizagem, assim como das tecnologias de ensino e dos diversos usos em que estas podem ter lugar. Cada LIFE desenvolve atividade de elaboração do próprio processo de ensino-aprendizagem e desenvolve atividades de criação ou de produção de objetos educacionais facilitadores, intermediadores ou resultantes das atividades já desenvolvidas ou a serem desenvolvidas no âmbito do respectivo LIFE.

7 Os LIFE’s da UNICENTRO e a metodologia para a criação de objetos educacionais virtuais II
Os objetos produzidos nos LIFE’s, embora inicialmente físicos ou formais, são por sua vez transformados em Objetos Educacionais Virtuais (OEV’s) ou derivam OEV’s produzidos a partir deles ou ainda podem se derivar ou mesmo serem criados a partir de OEV’s. A partir de um modelo físico ou formal, uma equipe interdisciplinar desenvolve um Roteiro de Objeto Educacional Virtual (ROEV), que indica como, a partir dos princípios da forma lógica e do conteúdo significativo ou criativo, um determinado OEV pode ser estruturado; caso em que se apresenta assim uma primeira versão do OEV. O ROEV é encaminhado a uma equipe de suporte que elabora cenário, caracteriza movimentos necessários ao OEV, faz edição e tomada de imagens, entre outros recursos necessários à produção do mesmo; Uma vez finalizado, o ROEV é analisado pelo LIFE proponente e, se aprovado, recebe um Memorial Descritivo juntamente com o qual é enfim submetido ao Espaço Pedagógico: Repositório de Objetos Educacionais (EPROE).

8 Os LIFE’s da UNICENTRO e a metodologia para a criação de objetos educacionais virtuais III
Depois de submetidos ao EPROE e consequentemente aprovados, os OEV’s são disponibilizados no mesmo para uso da comunidade acadêmica local e virtual. O EPROE consiste em um ambiente virtual vinculado ao LIFE-SC e ao NEAD/UAB, mas dirigido pelos coordenadores dos LIFE'S e por outros profissionais designados por estes, os quais constituem assim o Conselho Editorial do EPROE, que julga o mérito científico e didático-pedagógico, assim como a qualidade técnica e o nível tecnológico dos OEV’s submetidos. Os OEV’s aceitos compõem o acervo do EPROE, cujo uso é livre e de acesso público, permitindo que o acervo nele disponível seja utilizado por outras pessoas para fins educacionais. O EPROE é estruturado com um motor de busca que se conforma em um sistema lógico de pesquisa por diferentes modos, permitindo o amplo acesso ao seu conteúdo, num processo de construção de conhecimento participativo e inclusivo.

9 Os resultados pretendidos pelos LIFE’s e a transformação da prática docente
Criação de espaços físicos e virtuais de experimentação pedagógica envolvendo docentes, acadêmicos, participantes de projetos institucionais (PIBID, PRODOCÊNCIA, UAB etc.) e professores da rede pública. Realização de Oficinas de criação de objetos pedagógicos físicos, formais e virtuais envolvendo os licenciandos. Realização de práticas pedagógicas nas escolas da educação básica envolvendo novas linguagens e tecnologias, tendo como recursos didáticos os objetos educacionais produzidos nos LIFE’s. Verificação da completude do ciclo prática-teoria-prática que se conclui nas práticas pedagógicas realizadas mediante os objetos educacionais produzidos nos LIFE’s, tendo-se em vista o processo de ensino-aprendizagem do qual se partiu e ao qual se retornou.

10 Referências bibliográficas
MENDONÇA, Alzino Furtado de. Docência online: a virtualização do ensino Disponível em: Último acesso em 18 de setembro de 2012. SILVA, Manuel Moreira da. Transformando a prática docente: Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores, LIFE’s. Projeto Institucional CAPES/UNICENTRO. Guarapuava, 2012. SILVA, Manuel Moreira da. Ética, tecnologias de educação e natureza humana: ou sobre a emergência de uma nova humanidade os desafios de sua formação. In: PEREIRA, Ariane; PEGORARO, Everly; DREWINSKY, Jane; SILVA, Manuel Moreira da; STANCZICK FILHO, Milton (Org.). A trama das humanidades: olhares, discursos, intervenções. Guarapuava: Unicentro, 2010, p


Carregar ppt "Transformando a prática docente Os Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores: a criação, a produção e o trabalho pedagógico com objetos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google