A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Dra. Clarice Pires de Carvalho Supervisora:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Dra. Clarice Pires de Carvalho Supervisora:"— Transcrição da apresentação:

1 Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Dra. Clarice Pires de Carvalho Supervisora: Fátima. P. Bastiani Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE

2 SUMÁRIO 1. Sumário 3. Cronograma 4. Introdução 5 Objetivos 6. Processo de Investigação: Execução e Análise 7. Reflexão e análise 8. Referências

3 CRONOGRAMA DO MÊS DE JULHO DATAPLANEJAMENTO 1ª Semana Conversa com as professoras e elaboração do projeto escrito. 2ª semanaRecesso escolar e Confecção das sacolas 3ª semanaElaboração do teatro 4ª semanaConfecção do Mamulengo e elaboração do portfólio para apresentar para as crianças sobre o mamulengo

4 INTRODUÇÃO Na primeira semana do mês de julho, nosso objetivo consistiu em extrair subsídios para consolidar nossa ação prática. Para tanto, escolhemos como instrumento uma conversa com as professoras, com o propósito de mostrar quais os procedimentos até então realizados, e, juntas discutirmos quais as maiores dificuldades encontradas na sala de aula a respeito do tema “Diversidade Cultural, como as professoras trabalham no processo de alfabetização a diferença no processo de ensino e aprendizagem”. A partir do diálogo estabelecido, nossa investigação se voltou para a confecção de materiais que seriam utilizados em nossa ação, tendo como propósito contribuir com a problematização relatada pelas professoras durante sua prática pedagógica..

5 Processo de Investigação: Execução e Análise Diagnóstico: Conversa com as professoras 1º ano: A professora nos relatou que sua principal dificuldade esta relacionada ao respeito mútuo entre as crianças. Há uma dificuldade por parte delas em respeitar as regras e combinados. Ela relata que é complicado realizar jogos e atividades lúdicas, sendo que não há uma colaboração positiva por parte das crianças. 3º ano A professora já vem trabalhando em seu planejamento o tema diversidade cultural. Desde o inicio do ano está desenvolvendo um estudo com as crianças sobre cada região do Brasil. No primeiro semestre do ano letivo os estudos foram voltados para a região Sul. Seu Propósito é dar continuidade a este projeto. Neste sentido, a próxima região a ser trabalhada é a região do nordeste, sendo que gostaria de dar enfoque a construção de um mamulengo, boneco típico da cultura nordestina. Objetivando o desenvolvimento da atividade, a professora nos relatou como gostaria de estar trabalhando este tema com as crianças. Nesta perspectiva, sugeriu que o grupo do Pibid poderia estar fazendo uma ação, que fosse ao encontro do tema abordado.

6 Processo de Investigação: Execução e Análise Com base no relato da atividade proposta pela professora, o grupo decidiu em conjunto que seu envolvimento na atividade curricular, possibilitaria a integração necessária para posterior abordagem pedagógica no que diz respeito a questão da diversidade cultural presente no processo de alfabetização das crianças. Nesta direção a professora realizou uma pesquisa com os alunos sobre a região. Após a pesquisa, nossa ação pedagógica seria apresentar um teatro abordando a cultura estudada, dando enfoque aos bonecos mamulengos. A continuidade deste trabalho pela professora será enviar para casa um trabalho, que consiste na confecção de um mamulengo, com posterior apresentação dos todos os trabalhos confeccionados.

7 CONFECÇÃO DOS MATERIAIS Nossa primeira intervenção no desenvolvimento da atividade com a turma do 3º ano, será confeccionar os materiais pois a professora já está com o trabalho em andamento. Os materiais de apoio serão: Sacola de T.N.T: A sacola foi desenvolvida, com o objetivo de os alunos a levarem para casa, sendo que nela vai conter: o passo a passo da confecção de um mamulengo, uma ficha de registro, na qual cada criança irá registrar com fotos e depoimento toda a confecção do boneco, informativo sobre a cultura do nordeste, para que os pais também tenham acesso ao conteúdo estudado. Teatro: Nosso teatro será em forma de reportagem, na qual um mamulengo gigante será entrevistado por um repórter. Conforme o diálogo vai ocorrendo, o boneco irá relatando aspectos da cultura nordestina. Sendo que foi elaborado uma breve apresentação em slides para que as crianças obtenham mais informações sobre o mesmo. Confecção do Mamulengo: Para o nosso teatro, usaremos um mamulengo gigante, sendo confeccionado com tecidos e materiais recicláveis.

8 O que é mamulengo? Mamulengo é um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente no estado de Pernambuco. Acredita-se que a origem do nome se originou de mão molenga, que significa mão mole, ideal para dar movimentos vivos ao fantoche. O mamulengo geralmente é apresentado em festas típicas Nordestinas, nas praças públicas, e festejos religiosos, tendo como temática assuntos religiosos ou sobre atualidades. De acordo com Guinsburg; Faria; Lima (2009, p. 71-72) [...] Ao usar a expressão brincar no boi, brincar no mamulengo ou brincar no cavalo marinho, esses artistas recuperam o sentido lúdico e evidenciam aspectos importantes como o recorrente uso da improvisação, do riso e o sentido de festa presente nessas manifestações.

9 Construindo o Mamulengo...

10 Reflexão e Análise... Ao analisar o trabalho desenvolvidos neste mês, acreditamos que os procedimentos foram primordiais para nortearmos nossa ação pedagógica. A investigação mediante o diálogo com as professoras foi de suma importância para termos clareza de como nosso grupo se integraria as atividades curriculares nestes períodos. Com base no diálogo estabelecido com a professora do 1ºano podemos perceber que uma das dificuldades é o trabalho com os jogos. Neste sentido nossa intervenção será apresentar por meio do lúdico (jogos) tal atividade, tendo como objetivo fim observar como se dão as relações interpessoais entre as crianças. Quais os valores, atitudes, aprendizagens presentes neste contexto cultural. Com a turma do 3º ano, em agosto daremos início as atividades planejadas. Faremos a apresentação do teatro e acompanharemos o trabalho desenvolvido pelos alunos. A professora do 2º ano não pode nos atender, deste modo, a conversa será realizada no mês de agosto, com o propósito de estar observando como o grupo do Pibid poderá contribuir com sua prática pedagógica.


Carregar ppt "Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Dra. Clarice Pires de Carvalho Supervisora:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google