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Curso de Extensão Educação Integral e em Tempo Integral: formação e acompanhamento da implementação no município de Vitorino/PR. Vitorino/PR,2014.

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1 Curso de Extensão Educação Integral e em Tempo Integral: formação e acompanhamento da implementação no município de Vitorino/PR. Vitorino/PR,2014

2 OBJETIVOS Desenvolver estudos e oficinas para a formação dos gestores e professores da rede pública municipal do município de Vitorino/PR, envolvidos com a implantação da escola de tempo integral.

3 Específicos Desencadear iniciativas de diálogo e compartilhamento de experiências locais, regionais e nacionais sobre educação de tempo integral, entre a UFFS e a rede municipal de ensino. Situar a UFFS como um pólo de suporte à implementação das políticas nacionais, estaduais e municipais de educação de tempo integral pela articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Oferecer uma formação teórico-metodológica qualificada, aos professores da educação básica por meio da reflexão e produção de alternativas pedagógicas e de gestão, para a educação integral e em tempo integral. Divulgar os resultados e relatos desta atividade por meio da realização de um evento promovido em conjunto com o município. Publicar um livro com a sistematização das atividades finais do curso, intitulado “Jornada de Educação Integral: experiências e possibilidades”.

4 PÚBLICO ALVO Professores e gestores da rede municipal de educação básica do município de Vitorino/PR. PERFIL DO PROFISSIONAL QUE O CURSO PRETENDE FORMAR Ao propor esse curso de extensão, pretende-se formar um profissional com uma visão abrangente do papel do educador, capaz de trabalhar em equipes de forma interdisciplinar, que se preocupe com sua formação continuada, aquisição e utilização de novas tecnologias e métodos pedagógicos no seu ambiente de trabalho; que seja capaz de refletir, criticar, propor e avaliar novas propostas de trabalho; que seja comprometido e responsável na busca de uma sociedade melhor.

5 ATIVIDADES Educação integral e tempo integral no Brasil: perspectivas e debates Ampliação da jornada escolar: tempos e espaços formativos Oficinas para concepção, produção e testagem de materiais didáticos na perspectiva da educação integral. Políticas Públicas em Educação Integral: um estudo do programa Mais Educação. Cidade Educadora: uma introdução ao debate sobre os novos territórios educativos. As novas configurações curriculares para a escola de tempo integral. A docência na escola de tempo integral: desafios aos educadores na contemporaneidade. Educação integral e infância na cultura contemporânea. Gestão, intersetorialidade e financiamento da escola de tempo integral. Educação, linguagens e processos educativos.

6 20 encontros presenciais (com 8 horas cada); 1 seminário (8 horas);
METODOLOGIA Estima-se alcançar, neste primeiro momento, um grupo de 75 educadores, envolvendo: 20 encontros presenciais (com 8 horas cada); 1 seminário (8 horas); Atividades à distância (30 h); Organização e publicação de livro:“Jornada de Educação Integral: experiências e possibilidades em Vitorino/PR”.; Elaboração do relatório final; Total: 198 horas

7 AVALIAÇÃO Realização das atividades presenciais, não presenciais e cumprimento da frequência mínima exigida, conforme regulamento interno da UFFS. CERTIFICAÇÃO Titulação: Curso de capacitação/Formação complementar Emissor: Universidade Federal da Fronteira Sul. FREQUÊNCIA MÍNIMA PARA CERTIFICAÇÃO Receberá certificado quem tiver no mínimo 90% de frequência.

8 AVALIAÇÃO Realização das atividades presenciais, não presenciais e cumprimento da frequência mínima exigida, conforme regulamento interno da UFFS. CERTIFICAÇÃO Titulação: Curso de capacitação/Formação complementar Emissor: Universidade Federal da Fronteira Sul. FREQUÊNCIA MÍNIMA PARA CERTIFICAÇÃO Receberá certificado quem tiver no mínimo 100% de frequência.

9 Coordenadora Adjunta:
Letícia Ribeiro Lyra Professores supervisores: Dirceu Antônio Ruaro Marle Jaqueline Menin Rosane Lanzarin Elza Antonia Spagnol Vanin Sérgio Begnini

10 Professores formadores/pesquisadores:
Adriana Maria Andreis Alexandre Maurício Matiello Alexandre Paulo Loro Angela Derlise Stube Antonio Luiz Miranda Antonio Valmor de Campos Aurélia Lopes Gomes Carlos Roberto França Delmir José Valentini Derlan Trombetta Glaucio Adriano Fontana

11 Professores formadores/pesquisadores:
Iônne Inês Pinsson Slongo Jane Teresinha Donini Rodrigues Mary Neiva Surdi Nilce Fátima Scheffer Noeli Gemeli Realli Odair Neitzel Pedro Augusto Borges Rosenei Cella Wagner Batella

12 OBRIGADA!


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