A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OFICINADE BLOG NTE Núcleo de Tecnologia Educacional Tucuruí / Psrá

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OFICINADE BLOG NTE Núcleo de Tecnologia Educacional Tucuruí / Psrá"— Transcrição da apresentação:

1

2 OFICINADE BLOG NTE Núcleo de Tecnologia Educacional Tucuruí / Psrá

3 O BLOG COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DOURADOS-MS

4 PROFESSORMULTIPLICADOR:Preceptor Cláudio Luiz Fernandes

5 OFICINADE BLOG NTE Núcleo de Tecnologia Educacional Tucuruí / PA

6 EU BLOGO! EU BLOGO!

7 ELA BLOGA! ELA BLOGA!

8 ELA TAMBÉM BLOGA! BLOGA!

9 EU TAMBÉM BLOGO! BLOGO!

10 NÓS NÓS BLOGAMOS

11 Você bloga?

12 O Blog na Escola Visando apresentar uma ferramenta diferente, com potencial para reinventar o trabalho pedagógico os Blogs ajudam a construir redes sociais e redes de saberes. Pode-se destacar trabalhos em equipe, anotações de aula, discussão e elaboração de projetos acompanhados ou não de imagens. Estas possibilidades, além da facilidade de utilização, organização de conteúdos e comentários, ampliam as possibilidades de complementar as aulas dos professores de forma inovadora e atraente, permitindo estabelecer a interação entre alunos/professores e diferentes tecnologias, através da construção de um blog educacional.

13 Afinal o que é Blog? Blog é uma abreviatura do termo em inglês weblogs. Tem como características a facilidade em que pode ser criado, editado e publicado. Em geral, expressa relatos pessoais, idéias e sentimentos do autor, sobre os mais diversos assuntos e áreas.

14 1.Permitir a realização de projetos interdisciplinares com a utilização do blog como ferramenta pedagógica; 2. Pesquisar na Internet, diferentes tipos de Blogs, propiciar discussões entre os cursistas visando à importância do Blog na Educação ; 3.Criar um Blog Educacional visando propiciar discussões onlines entre professores cursistas e alunos;

15 PASSOS PARA FAZER UM BLOG

16 1º Passo Defina um assunto e tema a ser desenvolvido pela turma, pois servem para orientar ou facilitar nossas pesquisas.

17 2º Passo Defina quais os objetivos que você pretende alcançar com este tema.

18 3º Passo Selecione os recursos que seus alunos poderão utilizar (textos, imagens, artigos e links para pesquisa).

19 4º Passo Desperte a curiosidade em descobrir ou redescobrir mais sobre o assunto. Solicite que os alunos emitam comentários referentes ao tema proposto.

20 5º. Passo Finalize a aula com uma boa avaliação sobre o trabalho (se realmente atingiu seus objetivos).

21 NOTÍCIAS Trabalhar de acordo com as necessidades disciplinares, notícias ou reportagens que estão na mídia, disponibilizando os textos para que sejam feitos comentários.

22 Sugestão de produções Elaborar um jornal virtual, bimestral, semestral ou anual de sua escola, sala, etc... Um grupo de alunos ficará responsável por cada assunto ou o professor criará à medida que os fatos forem acontecendo.

23 Sugestão de produções DICIONÁRIOSÀ MODA DO ALUNO Pesquisa de campo para escrever e traduzir as gírias da galera. REGIONAL IDIOMA DIFERENTE A partir de temas polêmicos, apresentar textos para os alunos comentarem e fazerem questionamentos sobre os comentários. Promover a discussão sobre a atualidade. Podem ser utilizados Nas aulas de Filosofia, Ciências Sociais, História,... OPINIÃO e DEBATE

24 Sugestão de produções Poemas e Poesias Trabalhar com alunos, para que direcionem suas leituras, pesquisas, fontes de informações, reportagens, etc... em forma de poemas, poesias ou textos líricos. No exemplo abaixo, foi realizado um projeto em que os alunos leram 05 livros e transformou-se no poema abaixo, sendo apresentado em forma de blog. Colocar links com trabalhos escritos pelos alunos, contos, crônicas, etc... Pode ser o resultado de um Concurso Literário na Escola.

25 Sugestão de produções RESENHA, RESUMO OU ANÁLISE DE OBRAS LITERÁRIAS Criar uma coleção de links, clip, vídeo, obras literárias (infantil, clássicas, para vestibular, contos de fadas,...).

26 Sugestão de produções Análise de obras de arte ou literária Colocar imagens relacionadas a um determinado conteúdo: obras de grandes pintores, imagens do corpo humano, fatos históricos, para que os alunos comentem.

27 Arte e Criativida Criar um espaço coletivo para a apresentação de mensagens de datas comemorativas, fotos, desenhos e vídeos produzidos pelos alunos. Sugestão de produções

28 Sugestão de produções Relatórios de visitas e excursões de estudos. Criar um blog para cada turma sua e colocar fotos deles, para que relatem a importância daquele momento. DESCRIÇÃO: Criar um blog que descreva o lugar onde mora, charadas para descobrir qual é o lugar da cidade ou qual é a cidade,bairro, personagem,...

29 Sugestão de produções HISTÓRIAS EM QUADRINHOS Produzir histórias em quadrinhos em grupo ou individual, utilizando os recursos que tem na STEs. DIÁRIO Elaborar um diário, referente ao processo, de aulas, projetos, atividades, etc... tanto para alunos como professores. Ex: Diário de uma Professora Alfabetizando Diário de uma Professora Alfabetizando

30 O que mais sua criatividade permitir... AULA DE PESQUISA E AVALIAÇÃO De acordo com sua disciplina, criar sua biblioteca virtual, para pesquisa de alunos e professores, por ex: Artes (Modernismo), já deixe um blog elaborado com os temas e os sites que os alunos deverão pesquisar, para ganhar mais tempo no Laboratório e não permitir que os alunos entrem em outros sites, direcionando a pesquisa.

31 Sugestão de produções QUIZ Criar um Quiz para seus alunos ou eles criarem para os outros responderem.. PROJETOS Elaborar seu projeto, colocar no blog. Comentar sua experiência e colocar os links das tarefas e atividades executadas, que podem estar no ar no site da escola.

32 O BLOG NA ESCOL A Vamos abrir o a oficina oblognaescola e depois considerarmos alguns pontos. oblognaescola Mais do que aprender a construir um blog ou usar as tecnologias, é importante conduzir nossos alunos nessa teia de novidades e interatividades, sem perder o foco. O planejamento é fundamental. O professor, seguro de seus objetivos não se perde na rede.

33 Onde Criar o Seu Blog! Criar um blog é muito fácil e simples, pois existem serviços gratuitos para a publicação dessas novas formas de registro como: –Blogger: É considerado o site mais popular, é disponibilizado em inglês, tem um conjunto completo de ferramentas, com um único porém de mandar proficiência do usuário em língua inglesa para aproveita-lo totalmente. –WebLogger Brasil: Em português, oferece ferramentas simples e fáceis para instalação, utilização e criação. O serviço é gratuito e tem apoiado, como nenhum outro, os blogs nacionais, pois por meio de um sistema interessante chamado Post it, qualquer pessoa, tendo ou não diário, pode deixar sua mensagem e fazer propaganda do blog que quiser. – Blig: Mantido pelo IG, o serviço é gratuito para quem tem cadastro um no provedor.O Blig é um site com tutoriais, o que pode ajudar bastante o iniciante. – Uol Blog: Um serviço oferecido gratuitamente, reserve mais espaço para imagens aos assinantes do Uol. Também disponibiliza o recurso pago, com mais opções. Sua linguagem é bem conhecida dos adolescentes, que o utilizam para publicar suas páginas pessoais na Internet.

34 Seu 1º Post Agora é a sua vez! Vamos criar o seu blog para divulgação dos seus trabalhos. Redija um texto e o poste em seu blog, não esqueça de estimular seus colegas da oficina a comentarem a sua postagem. Isso, sem dúvida, tornará o seu texto ainda mais rico! Vamos blogar!? Deixe um recadinho para mim contando suas impressões sobre a oficina.

35 Vamos Blogar?

36 FONTE

37 MENSAGEM

38 ACREDITE !...ou seja surdo !

39

40 Era uma vez uma corrida Era uma vez uma corrida......de sapinhos !

41 O objetivo era atingir o alto de uma grande torre... de uma grande torre...

42 Havia no local uma multidão assistindo... Muita gente para vibrar e torcer por eles...

43 Começou a competição...

44 Mas como a multidão não acreditava que os sapinhos pudessem alcançar o que os sapinhos pudessem alcançar o alto daquela torre, o que mais se alto daquela torre, o que mais se ouvia era: ouvia era: "Que pena !!! esses sapinhos não vão conseguir......não vão conseguir..."

45 E os sapinhos começaram a desistir. Mas havia um que persistia e continuava a subida em busca do topo... a subida em busca do topo...

46 A multidão continuava gritando : "... que pena !!! vocês não vão conseguir !... vocês não vão conseguir !......não vão conseguir!..."

47 E os sapinhos estavam mesmo desistindo, um por um......menos aquele sapinho que continuava tranqüilo...embora cada vez mais arfante.

48 Já ao final da competição, todos Já ao final da competição, todos desistiram, menos ele... A curiosidade tomou conta de todos. Queriam saber o que tinha Queriam saber o que tinha acontecido... acontecido...

49 E assim, quando foram perguntar ao sapinho como ele havia conseguido concluir a prova.., conseguido concluir a prova..,

50 ...que ele era surdo !...aí sim conseguiram descobrir...

51 Não permita que pessoas com o péssimo hábito de serem negativas, péssimo hábito de serem negativas, derrubem as melhores e mais sábias esperanças de seu coração !

52 Lembre-se sempre : Há poder em nossas palavras e em tudo o que pensamos. Portanto, procure sempre ser POSITIVO! POSITIVO!

53 Seja "surdo" quando alguém lhe diz que você não pode realizar seus que você não pode realizar seussonhos...Cy.

54 ACREDITE !...em VOCÊ !


Carregar ppt "OFICINADE BLOG NTE Núcleo de Tecnologia Educacional Tucuruí / Psrá"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google