A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos de Administração e Ética Empresarial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos de Administração e Ética Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos de Administração e Ética Empresarial
Prof.ª Me. Camilla B. R. Cochia

2 Conceitos de Administração
Administração e definições. Objeto de estudo – as organizações. Conceitos de eficiência, eficácia e produtividade. Funções administrativas. Habilidades do Administrador.

3 Por que estudar Administração?
A principal razão para o estudo da administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos competitivas, por meio do uso de seus recursos.

4 O Que é uma Organização? Arranjo sistemático de duas ou mais pessoas que cumprem papéis formais e compartilham um propósito comum. Por que temos organizações?

5 O Que é uma Organização? Um sistema administrado projetado e operado para atingir determinado conjunto de objetivos. Conjunto de partes interdependentes que processa insumos em saídas.

6 Partes principais de um sistema organizacional
Insumos (Recursos) Humanos Financeiros Físicos Informação Processo de transformação Resultados Bens Serviços

7 Administração Palavra cuja origem remonta ao latim: Ad (direção, tendência). Minister (subordinação/obediência). Relaciona-se, ainda, com outros termos: Management (manejo)/ Gestión (gestão).

8 O Que é Administração? É o trabalho com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização, bem como de seus membros.

9 Esta visão de Administração enfatiza...
O ser humano na organização. O conceito de que a realização dos objetivos pessoais dos participantes deve ser integrada com a realização dos objetivos da organização.

10 Eficiência Melhor uso dos recursos. Preocupação com os meios e métodos de atuação. Fazer a coisa de maneira certa. Menor esforço é igual a maior eficiência.

11 Eficácia Alcançar os resultados desejados. Fazer a coisa certa. Acertar o alvo.

12 Eficiência X Eficácia

13 Produtividade Melhor uso dos recursos para alcançar melhores resultados. Menor custo de produção e/ou resultados com maior qualidade.

14 Funções da Administração
Administração significa, em primeiro lugar, ação. É um processo de tomar decisões e realizar ações (MAXIMIANO, 2000). Planejar, organizar, dirigir e controlar.

15 Planejamento Definição das metas de uma organização. Estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas. Desenvolvimento de uma hierarquia completa de planos para integrar e coordenar as atividades.

16 Planejamento Ação sistematizada para lidar com o futuro. Orientação para os fins organizacionais. Processo de estabelecimento de objetivos e do curso de ação. Definição do que fazer e de como fazer.

17 Planejamento Necessidade de flexibilização e adaptação. Análise ambiental (interna e externa).

18 Planejamento: Análise SWOT
Ameaças OU Oportunidades Pontos Fortes OU Pontos Fracos Mudanças na taxa de câmbio. Mudanças nos padrões familiares. Poupança, endividamento e disponibilidade de crédito. Escassez de matéria-prima. Níveis de poluição. Tecnologia de ponta. Mão de obra especializada. Equipe de vendas. Motivação dos funcionários. Localização.

19 Planejar é... Analisar os ambientes interno e externo da organização.
Definir objetivos e estratégias gerais para a organização. Definir estratégias funcionais e operacionais. Prever a execução e avaliação do plano.

20 Organização Ação de organizar. Estabelecimento de infraestrutura e recursos necessários para atingir objetivos. Atribuição e agrupamento de tarefas em equipes ou departamentos.

21 Organização Abrange a definição de quais tarefas devem ser realizadas, quem deve realizá-las, como devem ser agrupadas, quem se reporta a quem e onde as decisões devem ser tomadas.

22 Organizar é... Analisar os objetivos organizacionais e o trabalho a ser realizado. Divisão do trabalho em partes e atribuição às pessoas ou grupos. Definição da responsabilidade pelas tarefas e da relação de autoridade. Desenho da estrutura organizacional.

23 Direção/Liderança Representa a implantação do planejamento. Envolve a influência para ativar e estimular as pessoas a buscarem os objetivos organizacionais. Envolve relacionamento, interação, comunicação e satisfação das pessoas.

24 Direção/Liderança Abrange a motivação dos funcionários, direção das atividades dos outros, seleção do canal de comunicação mais eficaz e solução de conflitos entre os membros. Realizar atividades e utilizar recursos para atingir os objetivos.

25 Vídeo “10 erros que um chefe não pode cometer”
Direção/Liderança Vídeo “10 erros que um chefe não pode cometer”

26 Controle Representa acompanhamento, monitoração e avaliação do desempenho organizacional. Fazer acontecer conforme o planejado. Permite aplicação das correções necessárias. Flexibilização e reavaliação do planejamento.

27 Controle Envolve o processo de monitoração das atividades para garantir que sejam realizadas conforme planejado e de correção de quaisquer desvios significativos.

28 Controlar é... Comparação de resultados com objetivos. Avaliação dos riscos e das oportunidades das atividades. Avaliação da necessidade de mudar o objetivo. Garantir a realização do objetivo.

29 Vídeo “Começar e Terminar”
Controlar é... Vídeo “Começar e Terminar”

30 Somos todos administradores
Todos administram, nas mais variadas escalas de uso de recursos para atingir objetivos. As habilidades administrativas são importantes para qualquer pessoa que tome decisões.

31 Habilidades e Competências gerenciais
Permitem aos gestores se tornarem mais eficientes e produtivos em seu trabalho. A importância relativa de cada uma delas tende a variar conforme o nível de responsabilidade gerencial.

32 Habilidade Conceitual
Capacidade de compreender e lidar com a complexidade total da organização, formulando estratégias, analisando problemas e tomando decisões.

33 Habilidade Humana/Interpessoal
Capacidade de trabalhar em equipe, entender e motivar as outras pessoas. Capacidade de comunicar, motivar e delegar para atingir objetivos por meio das pessoas.

34 Habilidade Técnica Conhecimentos, métodos e equipamentos necessários para a realização das tarefas que estão no campo de sua especialidade.

35 Habilidade Técnica Capacidade de aplicação do conhecimento especializado ou experiência. Capacidade de desempenhar tarefas com proficiência.

36 Habilidades X Níveis de Gerência
Alto (diretoria) Conceitual Intermediário (gerência sobre outros gerentes) Humana Primeira Linha (primeiro nível de supervisão) Técnica

37 Habilidades Pessoais para o sucesso gerencial
Liderança: habilidade para influenciar os outros na execução de tarefas. Auto-objetividade: habilidade da pessoa de se avaliar de modo realista. Pensamento analítico: habilidade para interpretar e explicar padrões nas informações.

38 Habilidades Pessoais para o sucesso gerencial
Comportamento flexível: habilidade para modificar o comportamento pessoal para atingir um objetivo. Comunicação oral: habilidade para se expressar claramente em apresentações orais.

39 Habilidades Pessoais para o sucesso gerencial
Comunicação escrita: habilidade para expressar com clareza as próprias ideias ao escrever. Impacto pessoal: habilidade para transmitir uma boa impressão e confiança.

40 Habilidades Pessoais para o sucesso gerencial
Resistência ao estresse: habilidade para tomar decisões sob condições de pressão. Tolerância à incerteza: habilidade para tomar decisões em situações em que há poucas ou imprecisas informações.

41 Vídeo “Talento só não basta”
Não basta ter conhecimentos sobre administração... Você precisa estar preparado para praticá-la. Vídeo “Talento só não basta”

42 Conceitos de Administração e Ética Empresarial
Prof.ª Me. Camilla B. R. Cochia


Carregar ppt "Conceitos de Administração e Ética Empresarial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google