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Irmã Vera Ivanise Bombonatto

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Apresentação em tema: "Irmã Vera Ivanise Bombonatto"— Transcrição da apresentação:

1 Irmã Vera Ivanise Bombonatto
PASTORAL da Comunicação Fundamentação Bíblico-teológica Irmã Vera Ivanise Bombonatto

2 Para o discípulo missionário, escolha estratégica relevante,
INTRODUÇÃO A Pastoral da Comunicação Para o discípulo missionário, não é apenas uma escolha estratégica relevante, mas é uma OPÇÃO EVANGÉLICA

3 Na universalidade da mensagem em todas as esferas humanas
INTRODUÇÃO Compromisso missionário fundamentado: Na prática comunicativa de Jesus durante sua vida terrena Na universalidade da mensagem Jesus Na incidência da comunicação em todas as esferas humanas No seu mandato missionário: “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho...”

4 alimente e fortaleça em nós a espiritualidade da comunicação
INTRODUÇÃO Objetivo Refletir sobre a fundamentação Bíblico-teológica da pastoral comunicação a fim de que: Ilumine as nossas práticas comunicativas no anúncio do Evangelho até os confins do universo alimente e fortaleça em nós a espiritualidade da comunicação

5 Pastoral da comunicação

6 A expressão PASTORAL da COMUNICAÇÃO
Nasce da conjunção de duas realidades que interagem reciprocamente: Pastoral Comunicação PASTORAL da comunicação PASTORAL da COMUNICAÇÃO

7 Universo da COMUNICAÇÃO ligado ao caráter simbólico
A expressão PASTORAL da COMUNICAÇÃO Sintetiza em si a riqueza e os desafios de dois universos distintos Universo da COMUNICAÇÃO antropológico sociológico, cultural... Universo da PASTORAL sócio-eclesial, ligado ao caráter simbólico PASTORAL da comunicação

8 realidade abrangente e complexa
COMUNICAÇÃO: realidade abrangente e complexa Comunus Múnus comum Função comum comum + ação COMUNICAÇÃO Relação Partilha Participação Tornar comum Interagir Conviver PASTORAL da comunicação

9 CULTURA DA COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO: Processo dinâmico, dialógico, interativo e multidirecional PASTORAL da comunicação CULTURA DA COMUNICAÇÃO

10 Origem e significado da palavra PASTORAL
Pastoral deriva de pastor e está relacionada ao período nômade da História de Israel O pastor devia guiar as ovelhas em busca de pastagens; cuidar e defender as ovelhas de todos os perigos, de dia e de noite PASTORAL da comunicação

11 Figura do PASTOR Características:
Honestidade, dedicação, lealdade paciência, bondade. Pastor mercenário aquele que abandona as ovelhas PASTORAL da comunicação

12 Sentido metafórico da palavra PASTOR
PASTOR é a pessoa que tem a missão de cuidar, proteger, conduzir, orientar, governar determinado grupo de pessoas... Deus é o bom Pastor o povo é seu rebanho Salmo 23 PASTORAL da comunicação

13 JESUS é o BOM PASTOR Jesus de Nazaré é a fonte e o paradigma de toda atividade pastoral. Jesus, o bom pastor, é: luz para VER a realidade, critério para JULGÁ-LA, norma para AGIR como discípulo missionário A pastoral da Igreja tem como objetivo prolongar e atualizar o ministério de Jesus no aqui e agora da nossa história PASTORAL da comunicação

14 Pastoral da Igreja Pastoral é toda ação da Igreja destinada a:
SER SEMENTE DE VIDA NOVA EM CRISTO JESUS, relacionando os valores do Evangelho com as situações concretas e levando as pessoas a serem discípulas missionárias, na vida cotidiana e a assumirem o Projeto de Jesus PASTORAL da comunicação

15 Pastoral da comunicação
Duas realidades: COMUNICAÇÃO-PASTORAL

16 Pastoral da COMUNICAÇÃO
Não é uma pastoral isolada do plano de pastoral; não se limita ao uso dos meios de comunicação para evangelizar; PASTORAL da comunicação não é apenas um Departamento mais ou menos organizado e atuante da diocese, paróquia ou comunidade

17 Vertentes constituivas da PASTORAL da COMUNICAÇÃO
DIÁLOGO entre FÉ e CULTURA Conhecimento e Inter-relação: Teologia-pastoral ciências humanas- tecnologia EXPERIÊNCIA de DEUS Caminho de discipulado missionário - espiritualidade da comunicação Pastoral da comunicação PRÁTICA PASTORAL atitudes, palavras, ações pautadas em Jesus Comunicador, que edificam a comunidade, anunciam a Boa Nova e tornam visível o Mistério da Trindade PASTORAL da comunicação

18 PASTORAL da COMUNICAÇÃO
A partir das três vertentes constitutivas: experiência de Deus, diálogo entre fé e cultura, práticas pastorais É a pastoral do ser/estar em comunhão/ comunidade. É a pastoral da acolhida e da participação PASTORAL da comunicação Estudos da CNBB, 75 n. 244

19 inter-relações humanas, da organização solidária, do planejamento
PASTORAL da COMUNICAÇÃO A partir das três vertentes constitutivas É a pastoral das inter-relações humanas, da organização solidária, do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos de informação e manifestação das pessoas no interior da comunidade e da sociedade PASTORAL da comunicação Estudos da CNBB, 75 n. 244

20 Pastoral da COMUNICAÇÃO: elemento articulador
É um processo de interação, no seio da Igreja, entre pessoas, pastorais, recursos e meios, pautado na pedagogia de Jesus Comunicador É um processo permanente e contínuo de interação entre IGREJA- EVANGELHO- CULTURA PASTORAL da comunicação

21 Pastoral da COMUNICAÇÃO: CAMINHO preferencial para
ETAPAS do discípulo missionário: Encontro com Jesus Cristo, conversão, discipulado, comunhão, missão Articulam-se c/as EXIGÊNCIAS da evang: Serviço, diálogo, anúncio, comunhão MINISTÉRIOS: da Palavra, da Liturgia, da caridade PASTORAL da comunicação Operacionalizam-se pastoralmente nos ÂMBITOS de ação evangelizadora: Pessoa, comunidade, sociedade

22 Pastoral da comunicação
Duas realidades: COMUNICAÇÃO-PASTORAL Pastoral da comunicação

23 Fundamentação bíblico-teológica da PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

24 Pastoral da COMUNICAÇÃO: Dimensão essencial da Igreja
Nasce da capacidade comunicativa do ser humano e de sua identidade de seguidor de Jesus Centro e paradigma JESUS, o comunicador perfeito Dimensão cristológica Fundamento: a comunhão trinitária PASTORAL da comunicação Dimensão Antropológica Dimensão Trinitária

25 Dimensão antropológica
O dom da Comunicação Dimensão antropológica

26 No ato da criação, recebemos do Criador a capacidade comunicativa
O DOM DA COMUNICAÇÃO No ato da criação, recebemos do Criador a capacidade comunicativa Gênesis narra, de forma poética, a história da criação, como primeiro gesto comunicativo de Deus, germe e cenário de todas as outras comunicações que vão acontecendo ao longo da história.

27 A PALAVRA criadora de DEUS
O DOM DA COMUNICAÇÃO A PALAVRA criadora de DEUS DEUS fala e intervém no caos, organiza-o e chama os seres à existência, tirando-os do nada. E os seres recebem do Criador o dom de estar em relação comunicativa consigo mesmos, com os outros e com o Criador.

28 Deus cria UM INTERLOCUTOR
O DOM DA COMUNICAÇÃO Deus cria UM INTERLOCUTOR A criação do ser humano é o momento em que a Palavra adquire maior intensidade e se converte em diálogo

29 Dirigir a palavra a alguém é iniciar um diálogo,
é aguardar uma resposta, abrindo canais de participação. Pela força da Palavra, a criação é aberta e participativa. A Palavra interpela e espera resposta, convida à escuta, à obediência, à fé, à ação. Deus dirige a Palavra às suas criaturas. Dirigir a Palavra a alguém é iniciar um diálogo,

30 Fruto da Palavra comunicativa de Deus,
o ser humano vai tomando consciência de sua identidade, comunicando-se. A arte de comunicar-se é um aprendizado progressivo que exige confronto com a alteridade, capacidade de acolher o diferente.

31 DEUS cria, comunicando vida
O DOM DA COMUNICAÇÃO DEUS cria, comunicando vida A palavra criadora de Deus é, ao mesmo tempo, palavra comunicadora de vida. Deus cria, chamando as criaturas à vida

32 Desde à sua origem, existe uma íntima e profunda relação entre COMUNICAÇÃO e VIDA. A COMUNICAÇÃO que não gera VIDA é uma contradição, porque está contra a sua própria essência.

33 O CRIADOR é antes de tudo PAI
O DOM DA COMUNICAÇÃO O CRIADOR é antes de tudo PAI De sua paternidade amorosa tudo tem origem. O PAI cria, por meio do FILHO, Com a presença amorosa do ESPÍRITO. A CRIAÇÃO é obra da TRINDADE

34 História da salvação História da comunicação de Deus com seu povo
O DOM DA COMUNICAÇÃO História da salvação História da comunicação de Deus com seu povo O diálogo de Deus com a humanidade que tem início na criação se prolonga, na história da salvação, tendo momentos de crise e de constantes retomadas, sustentadas pelo incansável amor comunicativo de Deus.

35 Fundamentação bíblico-teológica da PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
O dom da comunicação: dimensão antropológica

36 JESUS, o comunicador perfeito
Dimensão cristológica

37 Sua vida, sua missão, sua morte e ressurreição
JESUS, o comunicador perfeito Jesus que declarou ser Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14,6), é a plenitude da comunicação entre Deus e a humanidade. Sua vida, sua missão, sua morte e ressurreição encerram o mais perfeito e eficaz modelo de comunicação de todos os tempos e lugares.

38 Jesus se comunica com o PAI na ORAÇÃO No misterioso diálogo orante,
JESUS, o comunicador perfeito Jesus se comunica com o PAI na ORAÇÃO No misterioso diálogo orante, Jesus discerne a vontade do Pai e encontra coragem e força no serviço missionário em favor do ser humano.

39 A comunicação de Jesus na MISSÃO O ser de Jesus era comunicativo.
JESUS, o comunicador perfeito A comunicação de Jesus na MISSÃO O ser de Jesus era comunicativo. Seus gestos, seus silêncios, seus olhares, sua itinerância tinham a função de revelar e levar à plenitude a sua missão redentora. Foram, portanto, comunicações salvíficas. O chamado dos discípulos ao seu seguimento foi uma comunicação e uma partilha de vida e de projetos apostólicos.

40 A comunicação de Jesus na MISSÃO
JESUS, o comunicador perfeito A comunicação de Jesus na MISSÃO Jesus usou uma fascinante e diversificada metodologia didática, mediante a utilização de variados “gêneros literários”: discursos, parábolas, ditos sapienciais, palavras unidas aos fatos. Comunicou com suas atitudes originalíssimas em relação aos pobres, marginalizados, aos doentes, aos necessitados, aos inimigos, às mulheres, às crianças.

41 na CRUZ e na RESSURREIÇÃO
JESUS, o comunicador perfeito A comunicação de Jesus na CRUZ e na RESSURREIÇÃO O gesto supremo da comunicação de Jesus foi sua morte na cruz e sua ressurreição, comunicação total que se perpetua na Eucaristia, o sacramento da perene comunhão com ele.

42 na CRUZ e na RESSURREIÇÃO
JESUS, o comunicador perfeito A comunicação de Jesus na CRUZ e na RESSURREIÇÃO Aceitando livremente o martírio, Jesus realiza a mais sublime comunicação de si mesmo à humanidade, uma comunicação que não segue os ditames dos potentes meios de comunicação, preocupados com o sensacionalismo e o espetáculo. A comunicação de Jesus subverte a lógica humana e, por isso, gera perplexidade e diante dela é impossível permanecer indiferentes.

43 JESUS, o comunicador perfeito
Jesus, PALAVRA do PAI Todas as demais palavras devem ser discernidas à luz da Palavra que se fez carne. Jesus é a Palavra do Pai, nova, última e definitiva. Não precisamos esperar outras: “A quem nós iremos, Senhor, só tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68).

44 Jesus, IMAGEM do DEUS INVISÍVEL
JESUS, o comunicador perfeito Jesus, IMAGEM do DEUS INVISÍVEL Deus não limitou sua comunicação à mediação da palavra, mas a estendeu até o limite da encarnação, em que o Verbo assume a imagem humana. Jesus de Nazaré é a Palavra e a imagem viva e perfeita do Deus invisível. Nele palavra e imagem se identificam. “A Palavra se fez carne e veio morar entre nós” (Jo 1,14).

45 que conduz ao Pai no Espírito que transmite a vida do Pai no Espírito
JESUS, o comunicador perfeito Jesus, COMUNICADOR PERFEITO CAMINHO comunicativo que conduz ao Pai no Espírito VERDADE comunicativa que revela o Pai no Espírito VIDA comunicativa que transmite a vida do Pai no Espírito (Jo 14,6)

46 Fundamentação bíblico-teológica da PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
O dom da comunicação: Dimensão antropológica JESUS, o comunicador perfeito Dimensão cristológica

47 A TRINDADE, mistério de comunhão
Dimensão Trinitária

48 TRINDADE, fundamento e modelo de comunicação
A vida intratinitária é uma profunda e inexaurível comunicação entre as Pessoas divinas. O Pai, no seu inefável mistério de amor, gera o Filho, comunicando-lhe tudo o que é e tem. O Filho volta-se para o Pai, entregando-se a ele na perfeita obediência. O Espírito Santo procede do Pai e do Filho, fruto perfeito e pessoal do diálogo de amor entre o Pai e o Filho A TRINDADE, Mistério de comunhão

49 TRINDADE, fundamento e modelo de comunicação
O processo de comunicação que se realiza na intimidade das três pessoas divinas se expande num grande e amoroso abraço que inclui todos os seres criados, chamados a tomar parte deste grande fluxo comunicativo. PASTORAL da comunicação

50 TRINDADE, fundamento e modelo de comunicação
Em força de sua relação filial, Jesus revela, de modo único e singular, o Pai e comunica a novidade de seu rosto terno e misericórdioso O amor do Pai por nós se torna visível e experimentável no amor demonstrado por Jesus e comunicado por ele a todos. PASTORAL da comunicação

51 TRINDADE, fundamento e modelo de comunicação
Jesus comunica, de maneira definitiva e inequivocável, o rosto de Deus uno e trino no qual a unidade não significa solidão e a multiplicidade não significa dispersão; ambas expressam a comunhão. PASTORAL da comunicação

52 Até atingir o universo inteiro
Dimensão essencial da Igreja no seguimento de Jesus, Comunciador Perfeito Até atingir o universo inteiro discípulado missionário no caminho do Trindade Vai se expandindo Com o objetivo de anunciar a todos a boa notícia PASTORAL da comunicação Pastoral da Comunicação: fundamenta-se na Trindade, concretiza-se no seguimento de Jesus, Comunicador Perfeito, no do discipulado missionário, e se expande até atingir o universo inteiro, com o objetivo de anunciar a todos a boa nova.

53 Pastoral da comunicação
Duas realidades: COMUNICAÇÃO-PASTORAL Pastoral da comunicação

54 Fundamentação bíblico-teológica da PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
O dom da comunicação: Dimensão antropológica JESUS, o comunicador perfeito: Dimensão cristológica A Trindade, mistério de comunhão: Dimensão trinitária

55 A pastoral da comunicação
CONCLUSÃO A pastoral da comunicação ...tem como centro a pessoa, a mensagem e a prática de Jesus, Comunicador por excelência. A Trindade é o fundamento sobre o qual deverá ser construída a pastoral da comunicação, para que seja como a casa construída sobre a rocha que resiste ao vento das dificuldades e dos possíveis insucessos!

56 Dar novo impulso à PASCOM
CONCLUSÃO Dar novo impulso à PASCOM Somente se estiver centrada na pessoa, na prática, nos ensinamentos de Jesus Cristo e no seu seguimento, a pastoral da comunicação produzirá, preciosos e abundantes, frutos.

57 Irmã Vera Ivanise Bombonatto
F I M Obrigada pela atenção Irmã Vera Ivanise Bombonatto


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