A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Dimensão pedagógica da Catequese Como fazer para que uma pessoa se encontre verdadeiramente com Deus?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Dimensão pedagógica da Catequese Como fazer para que uma pessoa se encontre verdadeiramente com Deus?"— Transcrição da apresentação:

1

2 1 Dimensão pedagógica da Catequese Como fazer para que uma pessoa se encontre verdadeiramente com Deus?

3 2 Uma interrogação em aberto. Mas arrisquemos alguns pontos pertinentes

4 3 Conhecer as etapas da Revelação de Deus. Qual a pedagogia por Ele utilizada? Como Deus se manifestou aos homens? Que caminhos utilizou?

5 4 Também conhecer os caminhos utilizados por Cristo. Lendo, estudando, refletindo os Evangelhos. Conhecer os caminhos feitos pelo Mestre. Percebendo juntos aos pobres, que Jesus também se fez pobre. Comeu com os pecadores... Colher nas atitudes de Jesus o modelo. Utilizar dos meios de comunicação que Ele utilizou...

6 5 A comunicação inter pessoal. O Silêncio. As imagens. As metáforas. Os sinais dos tempos. A corporeidade.

7 6 Saber utilizar o inigualável tesouro da mãe Igreja. O testemunho dos mártires. A vida dos santos e santas, também de nossa época. Os documentos do Magistério. A sabedoria de nossos doutores da e na Igreja. Os pensadores modernos.

8 7 Ter bem presente: como é vista a Catequese?

9 8 Processo: Permanente de educação pessoal e comunitária. Progressiva. Orgânica e sistemática.

10 9 O que visa tal processo: Busca o amadurecimento do cristão em suas relações com Deus que é Pai. Sua participação e comunhão na comunidade. Seu engajamento na transformação e edificação da sociedade.

11 10 O que dificulta este processo ????????????????

12 11 Mudanças constantes na sociedade O ignorar Deus. Indiferentismo. Pluralidade de religiões... Gnosticismo. Ateísmo prático. Dicontomia entre fé e Vida.

13 12 Quais os caminhos??? Fazer da Igreja a casa e escola da comunhão. Se lermos o primeiro documento preparatório da 5. Conferência...

14 13 Passar de uma pastoral da conquista para uma pastoral da companhia... Mestre onde moras???

15 14 É de importância fundamental a aproximação dialógica que, enquanto reconhece que todos são chamados à obediência da fé(cf.Rm 1,5), respeita a liberdade fundamental e a autonomia dos adultos, encorajando-os a participar de um diálogo aberto e cordial. Deste modo eles podem tornar conhecidas as suas necessidades e, participar, da maneira que puderem, como sujeitos ou agentes na sua própria catequese e dos demais.

16 15 Ter consciência de que a catequese não está somente em vista dos sacramentos, mas da Evangelização. Seja: passar da sacramentalização para a Evangelização. Ser testemunhas da caridade.

17 16 Ser Catequista da Comunhão. Através de um itinerário educativo global Aberta a todas as demais pastorais e instancias comunitárias... Saber e fazer parcerias...

18 17 Luzes e sombras da Catequese Após quase 40 anos da chamada renovação da Catequese, cabe a pergunta? Produziu frutos toda a reflexão elaborada pelo Concílio? A catequese funciona hoje? Para onde está indo? Há um futuro para a Catequese da Igreja?

19 18 O Concílio. Seu Impacto O evento mais importante do século XX Pouco falou sobre Catequese – DV documento mais expressivo (Catequese – serviço da Palavra) Sujeito – Pessoa humana. Pólo institucional – A Igreja.

20 19 Um tempo fecundo – 20 anos Até os anos 80, quanta riqueza podemos observar, seja a nível de reflexão quanto de prática: Primado da Evangelização, Emergência Bíblica, Dimensão antropológica Prioridade para os adultos. Uso dos meios de comunicação...

21 20 Alguns entre tantos fatos positivos?

22 21 Número 29 do DGC.... E no Brasil? E em nossa Arquidiocese? Em nossas paróquias?

23 22 Mas nos advêm uma uma questão emblemática: Será que o sistema atual de nossa catequese ainda funciona? Produz os frutos esperados? Estamos edificando com o modelo de catequese atual que tipo de comunidade eclesial?

24 23 Algumas crises nos são apresentadas: Crise e porque não sublinhar falência do processo tradicional de iniciação cristã e da socialização religiosa na família e na escola. Processo de catequese com adultos. Catequese para os já batizados. Crise da Pastoral sacramental. Separação entre fé e cultura. A precariedade da linguagem catequética.

25 24 Uma outra questão importante: Há quantos anda a formação de nossos catequistas? Não só dos catequistas...

26 25 Quais as razões? De quem é a culpa? Vamos olhar um pouco para a Palavra Mc 4, Nossa Interpretação?......? A interpretação do DGC? 14-33

27 26 Para cada doença uma medicina. Quais os caminhos? Quais soluções apresentamos? Por que estamos aqui?????

28 27 Formar aqueles a quem será dada a responsabilidade de formação dos fiéis leigos constitui uma exigência primária para assegurar a formação geral e comum de todos os fiéis leigos.(Chr.L. 63). Estabilidade e coerência entre fé e vida como membro da comunidade eclesial são requisitos básicos para o catequista, à qual se une a competência profissional. ( Conselho Internacional para a Catequese)

29 28 Mestre onde Moras???? Vinde e Vende. Lançai as redes em águas mais profundas... Sair da margem.... Ter coragem... Descer da árvore... Sair de trás da árvore... Confiar na força do Espírito...


Carregar ppt "1 Dimensão pedagógica da Catequese Como fazer para que uma pessoa se encontre verdadeiramente com Deus?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google