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Ética e Educação: o equilíbrio no par conservação/transformação

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Apresentação em tema: "Ética e Educação: o equilíbrio no par conservação/transformação"— Transcrição da apresentação:

1 Ética e Educação: o equilíbrio no par conservação/transformação
CIEE 45º ENCONTRO COM EDUCADORES São Paulo, 31 de outubro de 2014 Ética e Educação: o equilíbrio no par conservação/transformação Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação

2 Educação (educare, cuidar) dois polos de significados
ducere “ducação” conservação ação consciência educere “edução” transformação o fim da educação é a ação: ação que conserva, ação que transforma, ação que não se conforma...

3 Democracia e Educação John Dewey, 1916
Ter apenas um dos membros do par é como aliviar de uma pena de morte alguém que foi condenado a duas... ...Trata-se, naturalmente, da EDUCAÇÃO BÁSICA... ... Educação Básica de Qualidade é condição de possibilidade da cidadania

4 Educação: Consciência
Ação consciente é ação projetada - Consciência: anomia, heteronomia, autonomia Normas: demais ou de menos? Livre arbítrio

5 Educação: Normas e Valores
Valores fundamentais: igualdade, liberdade Diferença (!!!) Igualdade Desigualdade (???) Liberdade: “...é a escolha da necessidade” Octavio Paz somos todos coagidos por normas (precisamos disso)

6 Valores fundamentais: âmbitos
Revolução Francesa Igualdade/Diferença Somos iguais como cidadãos Somos diferentes como pessoas Liberdade Igualdade Fraternidade Cultura X Direito Economia

7 Educação, Igualdade, Cidadania
CIDADANIA: civis/pólis, cidadão/político Senso comum: direitos, deveres, normas... Núcleo: participação, projetos, valores (articulação entre interesses individual e coletivo) Âmbitos: econômico, político, jurídico... somos todos iguais como cidadãos

8 Educação, Diferença, Pessoalidade
PESSOA (persona, máscara, teatro, per+sonare) - Senso comum: indivíduo, sujeito, pessoa - Núcleo: representação de papéis, projetos - Âmbitos: ético, estético, religioso... somos todos diferentes como pessoas

9 Pessoa: feixe de papéis
filho/pai/neto... professor/aluno/... síndico/morador... torcedor/sócio... escritor/leitor... eleitor/candidato contribuinte/... PROTAGONISTA – COADJUVANTE – FIGURANTE... pessoa

10 Cidadania e Pessoalidade
Pessoalidade diferença papéis, projetos/valores Cidadania igualdade normas,direitos/deveres

11 Pessoa: Amartya Sen consciência PESSOA multidimensionalidade
integridade Amartya Sen Identity and Violence

12 Profissionalismo: elementos imprescindíveis
Competência Técnica Compromisso Público AUTORREGULAÇÃO

13 Pessoalidade/cidadania/profissionalismo papéis/âmbitos
pessoalidade (diferença) sentimentos, valores, religiosidade,... profissionalismo (compromisso) público/privado cidadania (igualdade) direitos, deveres, normas,...

14 Cidadania e Profissionalismo: relações complementares
Cidadania: individual/coletivo AUTONOMIA Profissionalismo: público/privado AUTORREGULAÇÃO

15 Ética, Educação: consciência, normas
Pressuposição básica é a liberdade de escolha Liberdade: responsabilidade, normas, autonomia Diante das normas: respeitar ou transformar Pressuposições básicas: verdade, justiça São duas as fontes das normas...

16 Fontes das normas: a Moral e a Ética
- MORAL (conservação, tradição) fato traduz valor e inspira norma TRADIÇÃO ÉTICA (princípios, transformação) valor inspira norma para instaurar o fato AUTORIDADE

17 Estado: a necessidade de LEIS
Proteção Ordem Justiça Força Poder Autoridade DIREITO: instrumento para a realização da JUSTIÇA ÉTICA: legalidade não significa legitimidade

18 Estado: a necessidade de LEIS
ÉTICA: legitimidade significa JUSTIÇA JUSTIÇA: fundamentos (incompatíveis ?? !!) - a cada um a mesma coisa - a cada um segundo seus méritos - a cada um segundo suas obras - a cada um segundo suas necessidades - a cada um segundo suas responsabilidades - a cada um segundo o que determina a lei

19 Ética, Moral: princípios
Quais princípios? Qual o fundamento dos princípios? Qual a autoridade que os banca? Múltiplas respostas - religiosas - laicas

20 Questão crucial - algumas respostas: Religião, Kant, Habermas, ...
Religião: racionalização por meio de decisão não-racional (princípio: fé) Kant: princípio de universalização pessoa como fim (princípio: fé na razão) Habermas: espaços do diálogo (princípio: fé no consenso)

21 Ética, Moral: questões cruciais
Tomada de posição sobre: - A IDEIA DE PESSOA - O QUE CONSERVAR? O QUE TRANSFORMAR? - QUANDO UMA NORMA DEIXA DE SER LEGÍTIMA? A NECESSIDADE DA ASSIMETRIA Lei de Talião, “Todo mundo faz...”

22 Conservação/Transformação: síndrome da “Gabriela”
A. Hirschman A retórica da intransigência a perversidade (“o efeito vai ser invertido...”) a futilidade (“não adianta...”) reacionarismo recusa sistemática da mudança a ameaça (“melhora aqui, piora ali e acolá...”)

23 Ética e Educação: o equilíbrio no par conservação/transformação
CIEE 45º ENCONTRO COM EDUCADORES São Paulo, 31 de outubro de 2014 Ética e Educação: o equilíbrio no par conservação/transformação Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação


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