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José Predebon (2008) Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Marketing UNIDADE CURRICULAR CRIATIVIDADE E PROPAGANDA MKT 2.

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1 José Predebon (2008) Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Marketing UNIDADE CURRICULAR CRIATIVIDADE E PROPAGANDA MKT 2 N / 2013 2 Este material está embasado no texto “Descobrindo oportunidades”, capítulo 15 do livro Criatividade: abrindo o lado inovador da mente / José Predebon (2008). Esse livro está disponível na biblioteca da Faculdade. O texto é material de estudo para a próxima avaliação. TODOS DEVEM DISPOR.

2 Vendendo a ideia do Marketing criativo. Cabe ao profissional egresso do Curso de Marketing transcender o papel de mero aplicador de técnicas. Ao final do Curso, o mesmo deverá ter construído: 1. Uma postura adaptável em termos de conhecimento e motivação para conquistar seu espaço em um mundo crescentemente competitivo; 2. Uma sólida formação técnica, ética e humanista, por meio de uma visão sistêmica, que permita entender as organizações como um todo, no contexto cultural, social e econômico. 3. Um espírito empreendedor, gerando, ele próprio, novos negócios e novas organizações.

3 Vertentes do uso da criatividade profissional: Solução de problemas e descoberta de oportunidades. Esta última merece atenção especial. A outra é estímulo natural. Situações harmônicas – acomodação Situações desarmônicas – forçam uma ação criativa, descobrir oportunidades é um passo adiante nas situações ditas harmônicas.

4 1. ATITUDES E COMPORTAMENTOS DOS DESCOBRIDORES Questionamento e inquietude diante das situações harmônicas. Visão menos condicionada. Ampliação da visão da área de atuação.

5 2. ZOON-OUT, PARA COMEÇAR BEM Cultivo da visão de consultor. O ambiente é o determinante de qualquer circunstância. Visão do todo. Apreciação lógica e também não-lógica, a partir do distanciamento. Menor envolvimento para melhor análise das variáveis do contexto. Fuga da rotina – abertura para a imaginação.

6 3. OLHAR LÁ NA FRENTE... Olhar mais para o futuro do que para o passado. Prestar mais atenção às tendências do que experiências. Crédito aos palpites e a intuição. Menos lógica... Perguntas-chave: por que não? E se?... Espírito especulativo... Tático, menos estratégico. Antena para captar mudanças... Trabalho norteado por hipóteses...

7 4. FOCALIZAR O PRODUTO Pensamento questionador em nosso produto ou serviço. Possibilidade de diferencial - valor agregado, diferente pelo definido pela economia clássica. Vantagem extra sem custo à produção. Ex: a sopa de letrinhas... Valor lúdico. Adequação dinâmica. Planejamento menos definitivo / imutável. Maior facilidade de adequação às contingências do mercado. Atenção para a adequação e até para a antecipação.

8 5. ABAIXO OS FEUDOS Descobrir oportunidades – mexer em áreas intocáveis. Comodidade. Em time que está ganhando não se mexe. Oportunidade – combate aos famosos feudos. Condições “políticas” instituídas... Muitas vezes prejudiciais. A dinâmica da inovação torna-se saudável no mundo atual. Vantagem competitiva. Aperfeiçoamento como parte de todos os processo do marketing moderno, mesmo os normativos... Como os de qualidade total. Oportunidade como parte do processo. Não autônoma e isolada. Grupos tarefa – diversidade de funções e experiência. Bom caminho para a inovação.

9 6. LIGANDO OS PONTOS Articulação da dinâmica interna com a dinâmica do contexto... Mutante. Necessidade de uma política de sintonia constante. Canais de informação são base importante. Ligar as antenas... de todos é o segredo. Engajamento com motivação e transparência. Abertura de sentidos... Informações favoráveis ao nosso negócio.

10 Consegue-se descobrir oportunidades, com criatividade, cruzando os registros do nosso universo de informações. O que torna vital a ABERTURA DOS SENTIDOS.

11 É quase impossível ficar o tempo inteiro pensando na inovação, procurando oportunidades criativas. Mas as aberturas, quando bem exercidas, passam a facilitar um precioso banco de dados, disponível nos momentos em que focamos o assunto.

12 Saindo à rua, conversando com pessoas de todo tipo, lendo jornais, vendo TV, a todo momento estaremos recebendo imputs. Descobrir oportunidades, usando a criatividade, talvez seja um processo de cruzar os registros de nosso universo de informações. Isso de repente, pode tornar vital um daqueles dados, na eclosão de uma ação criativa.


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