A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aquisição da Linguagem Oral

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aquisição da Linguagem Oral"— Transcrição da apresentação:

1 Aquisição da Linguagem Oral
Domínio Cursos Online Capacitação a distância

2 A construção da linguagem
A criança como sujeito da construção da linguagem reporta-se como ator no contexto social. Nós, professores, os quais somos mediadores da linguagem no desenvolvimento infantil, devemos oportunizar a troca, a criação, as formas de expressividade que podem perscrutar o caminho entre pensamento e a concretização da fala. Entre ambos, está a faculdade genuína do ser humano que é a LINGUAGEM. Ela, em suas vertentes, gradualmente possibilidade a construção lingüística da criança.

3 Desenvolvimento oral Até os 4 anos temos o seguinte percurso:

4 O papel do professor O professor na tentativa de dar o caminho, de romper com as barreiras, investiga no caminho com a criança reforça per si a concepção da infância: Como guiar a criança n construção da fala? Como dar a criança ferramentas para ela ter como se expressar?

5 Envie o seu exercício para: dominiocursosonline@gmail.com
Atividade São muitos mitos que perscrutam a formação da linguagem na primeira infância. Aponte-nos um e exemplifique. Envie o seu exercício para:

6 O dilema da construção da fala
Quanto mais se pedagogiza, menos a criança tem vez, Quantos mais se corrige “formalmente” a fala e a escrita, mais tolidos estão os caminhos da construção para escrita. Vamos pensar em uma linguagem gerativa, com intervenções menos incisivas.

7 Quando é “erro” ? Como todos os processos, a faculdade da linguagem também tem seus caminhos sinuosos. A correção da concretização da fala quando a criança está em desenvolvimento é importante Ou é bonitinho ou é errado. Opostos em nada auxiliam quando a linguagem é apenas expressa na oralidade por papá e mamá, auau, miau, piu, piu e outras intervenções onomatopaicas.

8 Pensamento e linguagem
Visto que o pensamento é o ponto de partida para a construção da fala,quanto mais carregado de polidez, de correção, ou de criação, mais essas intervenções se espelham na oralidade.

9 Construção do conhecimento
A construção do conhecimento faz parte dos modelos de aquisição da linguagem oral. Construir esse conhecimento é fomentar as expressões concretas da linguagem como a FALA a qual acompanhará a linguagem e a história de cada serzinho que nós forem enviados.

10 Atividade Descreva uma atividade de aplicação prática necessária ao desenvolvimento da linguagem oral da criança em sala de aula.

11 Vivência da construção
A criança, ao longo de sua construção da linguagem oral, ela adota as imagens sociais como uma crescente: São objetos do cotidiano, a voz da mãe, o riso, o comportamento do amigo. Várias são as ações do real que auxiliam na composição do pensamento.

12 Fala e tecnologia A criança colocada diante da máquina (TV, computador) pela ausência da interação com a realidade, ela pode estar sujeita à estagnação da construção da linguagem oral. A criança quando exposta a relações não interativas repete movimentos, articula expressões, mas não articula as palavras, não articula a verbalização oral.

13 Ressignificação da palavra
O que a criança vivencia em sua realidade, ela quer expressar oralmente. Quando ela fala, ela quer apontar a ressignificação de símbolos. Esses símbolos são heterogêneos e representados pelo resultado de uma interação com o outro. Este outro pode representar na relação com a criança uma simbologia dominante.

14 Os sujeitos construtivos
A linguagem oral está a serviço de quem a produz, a quem e para quê. Formulando a relação com o contexto (mundo) e com os sujeitos (pai e mãe), ela instrumentaliza-se para a expressão da oralidade.

15 Instrumentalização Um professor que assume instrumentalização audiovisual na Educação Infantil em muito acrescenta nessa relação da criança com o meio e com os demais sujeitos. Alguns recursos muito aceitáveis para trabalhar a ressignificação da palavra: - livros ilustrados - histórias contadas de forma a interagir com a criança - computação (apenas para jogos interativos) - fantoches - teatros

16 Repertório didático Através desses recursos o professor consegue coletar um repertório significativo de cada criança que ele acompanha. Com visto no filem Tempos Modernos, a modernidade é um termo que per si traduz aceleração; mas isso não quer dizer que as crianças estejam nascendo como “superdotadas”, assim como identificamos um dote em cada uma delas. As crianças estão cada vez mais específicas, desenvolvendo de forma diferenciada seus dons, habilidades e aproveitando os recursos que elas ganharam com a tecnologia, diferenciando a educação de hoje da educação que padronizava as crianças antigamente.

17 Envie o seu exercício para:
Atividade Dentro de sala de aula, quais são os principais bloqueios de desenvolvimento da linguagem observados por você. Envie o seu exercício para:

18 Fragmentos da fala . A partir desses fragmentos a criança inova e renova as significações cotidianas. A primeira infância é marcada pela aquisição da linguagem oral a qual precisa de um mediador: o mundo à volta da criança Apreender fragmentos da realidade é uma fase importantíssima para a criança. Nesse processo ela precisará de muitos mediadores. Você, professor, é responsável pela mediação!

19 Concepção da Linguagem
Todo o repertório que a criança cria na aquisição da linguagem oral repercute para a linguagem escrita. É importante, o professor que tramitar entre essas pontes tem essa consciência. A formação oral sustenta pelo desenvolvimento de captação das atividades cerebrais que apreendem, pela sua estrutura neuroanatômica, as atividades da linguagem, associadas ao próprio pensamento. A linguagem é o potencial de decodificação da mensagem que a criança capta do mundo.

20 Neuroanatomia Partes do cérebro responsáveis pelo desenvolvimento da fala:


Carregar ppt "Aquisição da Linguagem Oral"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google