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REDAÇÃO EMPRESARIAL Orientadora: Maria Regina Caviquioli Pereira.

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Apresentação em tema: "REDAÇÃO EMPRESARIAL Orientadora: Maria Regina Caviquioli Pereira."— Transcrição da apresentação:

1 REDAÇÃO EMPRESARIAL Orientadora: Maria Regina Caviquioli Pereira

2 Competência Redigir correspondências comerciais e oficiais com introdução, desenvolvimento e conclusão, de forma coerente ao documento elaborado, utilizando pronomes de tratamento e regras gramaticais, visando transmitir a mensagem.

3 Valores/Atitudes Coerência Responsabilidade Respeito

4 Conhecimentos Estrutura de texto: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão; A mensagem Gramática: pontuação, tempos verbais, pronomes de tratamento e vícios de linguagem Normas de correspondências Tipos e normas de documentos comercial e oficial: Ata, carta, circular, declaração, convocação, memorando, ofício, procuração, requerimento e

5 Habilidades Escrever correspondência particular, comercial e oficial
Utilizar pronomes de tratamentos nas correspondências e documentos Utilizar as regras gramaticais na redação do documento e correspondências

6 Carga Horária 21 horas Dias com aula: 11/09, 18/09, 26/09, 03/10, 10/10, 17/10 e 24/10. 75% de frequência 02 faltas = reprovação

7 Estrutura de texto: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão;

8 É importante ao escrever provocar uma reação em quem lê
É importante ao escrever provocar uma reação em quem lê. Escrever sem dúvida é uma arte. Esta arte pode ser gradativamente evoluída em cada ser humano com o bom hábito da leitura. Ler várias linhas de pensamento, jornais, revistas, grandes obras de literatura, tudo pode contribuir para a ampliação do ponto de vista e formação de idéias.

9 Tipos de redação Existentes três tipos de redação: narração, descrição e dissertação. Cada tipo de redação possui característica própria e construção diferenciada

10 Tipos de redação Narração é contar, relatar uma história sem se preocupar em ser real ou imaginário. Caracteriza-se por uma progressiva de ações; apresenta elementos como personagens, narrador, fato, tempo, espaço. O foco narrativo é parte importante já que centra no ponto de vista do narrador da história. O mesmo pode estar em 1ª pessoa (eu), 3ª pessoa (ele) e narrador-onisciente.

11 Tipos de redação Descrição é descrever objeto, pessoa, coisa ou lugares a que o texto se refere. Caracteriza-se por ter verbos de estado, metáforas e comparações, muitos adjetivos, uso de advérbios de lugar/tempo/modo.

12 Tipos de redação Dissertação é analisar, explicar, refletir, conceituar, avaliar, expor idéias. Quando se quer defender um ponto de vista, uma opinião, uma tese, uma argumentação bem estruturada para se chegar a uma conclusão. Não se passa a dissertação no mundo extenso, mas no foro íntimo do sujeito, a dissertação interpreta a realidade. Uma boa e estruturada redação dissertativa deve englobar uma introdução (também chamado de início) chamativa; um desenvolvimento (chamado de meio) explicativo, argumentativo e informação consistente em idéias criativas; uma conclusão (chamado de fim) calcada nas idéias que transpassa todo o texto, como um fechamento claro e preciso, sem dúvidas e nem desmentindo o demais corpo do texto.

13 INTRODUÇÃO É o início do texto, contendo o tema a ser desenvolvido, exposto com muita clareza. Envolve o problema a ser analisado. Geralmente pode ser exposto em apenas um parágrafo. Uma introdução não deve ser muito longa para não desmotivar ou ficar cansativa para o leitor. Se a redação tiver trinta linhas, aconselha-se a que o escritor use de quatro a seis para a parte introdutória.

14 INTRODUÇÃO DEVE-SE EVITAR EM UMA INTRODUÇÃO - Iniciar uma idéia geral que não transpassa por todo o texto (o uso de idéias totalmente diferentes); - Usar chavões; - Iniciar a introdução com as mesmas palavras do título; - Frequentemente fazer desvios do assunto principal; - Escrever período longo; - Escrever de forma pessoal, ou seja, usar a 1ª pessoa.

15 DESENVOLVIMENTO É o corpo do texto, onde se organiza o pensamento. Compõem os argumentos que no caso é o posicionamento adotado. Os argumentos podem se classificar em: argumento de autoridade, argumento por ilustração, argumento do pensamento lógico, argumentação de prova concreta e argumentação de competência linguística.

16 DESENVOLVIMENTO Argumento por autoridade é a citação de frase ou pensamento de autor do tema em questão. Pode ser uma “faca de dois gumes”, de forma positiva fazendo uma intertextualidade ou negativa se for inadequado ao tema proposto. Argumento por ilustração é o uso de exemplos relativos à realidade. Argumento do pensamento lógico é uma idéia que parte do geral para o particular ou ao contrário do particular para o geral. Argumento de prova concreta é uma prova concreta seja de lei, dados estatísticos, fatos do conhecimento geral, como o reforço da idéia defendida. Argumento da competência linguística é o uso da incorreção gramatical que gera problemas na coerência do texto.

17 DESENVOLVIMENTO Em uma redação de trinta linhas, a redação deverá destinar de catorze (14) a dezoito (18) linhas para o corpo ou desenvolvimento da mesma. DEVE-SE EVITAR EM UM DESENVOLVIMENTO - Repetições; - Escrever pormenorizando; - Exemplos extremamente excessivos; - Usar de exemplos fracos e fora do contexto

18 CONCLUSÃO É a síntese do problema tratado no decorrer do texto, fechamento da redação. Se a redação está planejada para trinta linhas, a parte da conclusão deve ter quatro a seis linhas. Na conclusão, as idéias tratadas no texto propõem uma solução. O ponto de vista do escritor, apesar de ter aparecido nas outras partes, adquire maior destaque na conclusão. DEVE-SE EVITAR EM UMA CONCLUSÃO - O principal defeito, não conseguir finalizar; - Evitar as expressões “em resumo”, “concluindo”, “terminando”.


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