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Liderança e Relações Interpessoais

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Apresentação em tema: "Liderança e Relações Interpessoais"— Transcrição da apresentação:

1 Liderança e Relações Interpessoais

2 “ ... Sem lidar com o campo afetivo, continuaremos a oferecer ao mundo indivíduos fixados em padrões infantis de comportamento, sentimento e pensamento e, certamente, não seremos capazes de atingir a meta de educar pessoas para a plenitude do crescimento.” Claudio Naranjo

3 UNIDADE I A dinâmica de Grupo
“O mundo emocional não é como se supõe a primeira vista algo invisível aos olhos ou aos sentidos. Se expressa o tempo todo, nos olhares, andares, ritmos, gestos, respirações, posturas, tons e timbres de voz, para citar alguns elementos. O que chama atenção é que todos nós temos um jeito, uma forma psicofísica de estar, que torna-se a marca de cada um. Michel Robim Rabinowit

4 Kurt Lewin – estudos para a compreensão de algumas diferenças sociais e psicológicas.
Estudo da natureza do grupo. A base social da vida de um indivíduo é uma questão fundamental e deve ser pontuada e conscientizada. Conceitos : teoria de campo, atmosfera grupal e status social.

5 Campo / Espaço de Vida P M
A = Família B= amigo C= escola D= trabalho P= pessoa M= Meio Social P M B A C E D Atmosfera Grupal / Clima Grupal – o grupo é mais do que a soma de seus elementos... Status social – necessidade de pertencer a um grupo, ocupar uma determinada posição e sentir-se seguro.

6 PROCESSOS DO GRUPO INTERAÇÃO – forma como os indivíduos reagem em relação aos outros; ESTRUTURA – Representa a origem das leis que governam o grupo. O que constrói. COESÃO – à medida que o grupo cresce, as pessoas vão sentindo atração pelas atividades em conjunto. Grupo – pessoas reunidas e cada qual afetada de alguma forma pelos outros indivíduos que o compõe.

7 Formação – espontâneos e planejados;
Tipos de grupo – primário e secundários, formais e informais; homogêneos e heterogêneos, interativos e nominais, temporários e permanentes; Tamanho – grandes ou pequenos; Processo de crescimento do grupo : individualidade, aceitação mútua, subgrupos, integração.

8 INFLUÊNCIA SOCIAL E LIDERANÇA
“ Será possível o ser humano conviver com urbanidade sem precisar estar sujeito à presença de um líder?” Vivemos organizados em grupos e normalmente exercendo liderança ou sujeitos a um líder. A vida em grupo depende de fatores complexos que determinam a ação do grupo sobre o indivíduo, do indivíduo sobre o grupo e da ação do líder. Tipos de Liderança – Autoritária, democrática e a laissez-faire.

9 AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIA INTERPESSOAL
Desde os primeiros dias de vida somos inseridos na vida grupal. Passamos, então a adquirir gradativamente habilidades e competências que nos acompanharão pela longa jornada da nossa existência e convivência social. Na medida em que nos tornamos mais hábeis nessa competência, melhor nos integramos aos grupos. Uma das condições para o estabelecimento de bons relacionamentos é aceitar que as pessoas são diferentes e respeitar as diferenças individuais próprias de cada uma delas. O primeiro passo nessa direção é o processo de autoconhecimento.

10 INDIVÍDUO Características inatas e adquiridas PERSONALIDADE Caráter – aspectos morais ou a marca pessoal Temperamento – aspectos da hereditariedade e da constituição fisiológica que interfere no ritmo individual. Traço de Personalidade –característica permanente que são inferidos a partir do comportamento.

11 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Intrapessoal e Interpessoal Intrapessoal – habilidades pertinentes à própria pessoa. Autoconhecimento – consciência de si mesmo; Autodomínio –resultado do autoconhecimento. Domínio de nossos sentimentos. Automotivação – estar motivado para a vida. Interpessoal- habilidades de relacionamento com outras pessoas. Empatia – movimento de solidariedade, compreender os sentimentos dos outros. Aptidões Sociais – Interagir com facilidade, lidar bem com as emoções nos relacionamentos.

12 MOTIVANDO EQUIPES DE TRABALHO
Motivar significa ter motivos. Razões para realizar alguma coisa. Motivo, necessidade, impulso, instinto são constructos, processos internos hipotéticos que parecem explicar o comportamento, mas não podem ser diretamente observados ou medidos. Os motivos dirigem o comportamento do indivíduo para o objetivo mais adequado para satisfazer a necessidade.

13 Teoria do Condicionamento – reforço e recompensa;
Como motivar? Teoria do Condicionamento – reforço e recompensa; Teoria Cognitiva – o homem decide o que quer ou não quer fazer Teoria Humanística – Hierarquia das necessidades Necessidades Estéticas Necessidade de Conhecimento e Compreensão Necessidade de Realização Necessidades de Estima ou Status Necessidades Sociais, de Amor e participação Necessidades de Segurança Necessidades Fisiológicas

14 “ O ser humano necessita de uma estrutura de valores, uma filosofia de vida... Por que possa pautar sua vida e compreensão, aproximadamente no mesmo sentido em que precisa de sol, cálcio ou amor.” “Há dois conjuntos de forças puxando o indivíduo, não um apenas. Além das pressões no sentido do desenvolvimento e da saúde, existem também pressões regressivas, geradas pelo medo e a ansiedade, que o empurram para a doença e a fraqueza.” Abraham Maslow


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