A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

S EMINÁRIO N ACIONAL DE S ISTEMATIZAÇÃO João Batista Santos 19 de Outubro de 2010 04 a 08 de outubro de 2010 Brasília - DF.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "S EMINÁRIO N ACIONAL DE S ISTEMATIZAÇÃO João Batista Santos 19 de Outubro de 2010 04 a 08 de outubro de 2010 Brasília - DF."— Transcrição da apresentação:

1 S EMINÁRIO N ACIONAL DE S ISTEMATIZAÇÃO João Batista Santos 19 de Outubro de 2010 04 a 08 de outubro de 2010 Brasília - DF

2 Dia 04 de Outubro Inicio dos trabalhos às 14h30, com uma dinâmica de apresentação na qual íamos jogando um rolo de cordão para a pessoa escolhida à se apresentar e assim ia formando uma teia.

3 Após a dinâmica voltamos para o auditório e todos recebemos duas targetas nas cores branca e azul; Na branca tínhamos que colocar “o que trago” e na azul as nossas expectativas para o seminário; Foi feita a apresentação individual das respostas; Seguiu –se com apresentação e explicação dos facilitadores;

4 Após o lanche, retornamos com uma dinâmica de roda e mãos dadas; Em seguida foi criado os grupos: Avaliação, cuidados, metodologia e mediação pedagógica, registro e animação; Eu fiquei no grupo de registro; A turma foi dividida em grupos e aos mesmos foi atribuído a tarefa de desvendar um quebra cabeças, que consistia em pedaços de fotografias misturados.

5 Após a tarefa do quebra-cabeças, os grupos se reuniram separadamente para definir o conceito de sistematização; Findou-se o 1º dia!

6 Dia 05 de Outubro Inicio dos trabalhos do dia as 8h, com reunião dos GTs; Dinâmica de relaxamento; Os grupos apresentam o resultado da construção do conceito de sistematização; Avaliação do dia anterior na forma de dinâmica das carinhas; Os grupos reúnem-se para comparar o conceito de sistematização.

7 14h, retorno do almoço com dinâmica; Os GTs, se reúnem para ler, discutir e debater a cartilha “SISTEMATIZAÇÃO” da autora: Elza Maria Fonseca; Na plenária os GTs, apresentam os resultados do estudo da cartilha; Há fortes criticas ao texto da cartilha que está defasado e não contempla as questões de gênero.

8 O GT, do qual participei apresentou os seguintes questionamentos: Para que serve? Em que medida a sistematização ajuda os EES e a ECOSOL?Para que serve? Em que medida a sistematização ajuda os EES e a ECOSOL? 1 Como se dá a relação entre os diferentes sujeitos da sistematização?Como se dá a relação entre os diferentes sujeitos da sistematização? 2 De quem é o protagonismo? Quem são os responsáveis?De quem é o protagonismo? Quem são os responsáveis? 3

9 Confusão entre objeto, eixo e foco. FOCO Perguntas orientadoras objeto eixo tempo

10 Qual o produto? De que forma este produto vai ser instrumento para formação em ECOSOL? Fim do 2º dia!

11 Aconteceram as 8h30 as reuniões dos grupos de trabalho para rever as atividades do dia 05; Apresentação dos trabalhos das Comissões; Equipe de Memória e Registro – eu, João Batista preparei algumas imagens do dia 05 e exibi para todos. Dia 06 de Outubro

12 Dinâmica de integração; Intervalo para o lanche; Apresentação do CFES Nacional (experiências da economia solidaria no Rio Grande do Sul); Encerramento da parte da manhã. Consolidação da Ecosol, e a sistematização se consolide neste instrumento importante. Existe vários olhares, com acolhimento.

13 Iniciou com a equipe da mediação pedagógica norteando as atividades para as próximas horas e para o dia seguinte; Planejamento com as regionais, a partir da concepção dos empreendimentos, visto quais as estratégias regionais sobre o processo de educação em economia solidaria. (1h e 30mim. para discussão) Período da tarde

14 Cada coordenador regional fez uma síntese da fala(relato) de cada integrante dos estados, analisando cada situação estadual, bem como avaliando os processos de formação nas regiões de cada estado onde estão acontecendo as oficinas locais, e também onde (quais regiões) não estão acontecendo formações e onde a economia solidaria retrocedeu no processo.

15 Encerramento dos trabalhos do dia; Avisos e convite para noite cultural após o jantar; Noite cultural; Fim do 3º dia!

16 Dia 07 de Outubro As atividades se iniciaram com as reuniões das comissões planejando a atividade do dia; Apresentação das comissões; A equipe de animação se une à equipe de memória e apresentam o dia anterior através das fotos demonstrando os trabalhos e a confraternização.

17 A equipe dos cuidados, acordou com a equipe de mediação pedagógica, que a revelação do anjo seria no retorno do almoço, o que teve a concordância de todo o grupo; Após esse momento, a comissão que participou da reunião da coordenação executiva do FBES com representantes do governo, fez um relato dos encaminhamentos.

18 São criados GTs, por regiões para discutir “os processos de educação em ECOSOL. REGIÃO NORTE - Estados presentes: Roraima, Amapá e Tocantins;

19 Inicio dos trabalhos da tarde com dinamica; São criados GTs, com nomes de animais para discutir e definir o tema a ser sistematizado; Apresentação dos resultados gerados nos grupos; Em plenário, foram destacados alguns aspectos que poderão ser tratados na sistematização:

20 Aspectos relevantes: Formação de formadores. 1 Processos educativos. 2 Processo de construção da rede de educadores. 3 As discussões não foram esgotadas. Não existe um consenso sobre alguns conceitos como eixo e objeto. 4

21 Considerações em plenário: O processo pedagógico dos EE pode ser outro aspecto, com olhares que poderão aprofundar a análise. Qual a relação com os formadores? Eixo central são os processos educativos. Quem são os educadores mesmo quando esses proocessos não foram planejados? Poderá ocorrer que a proposta levada aos estados será modificada de acordo com as especificidades locais; Fim do 4º dia.

22 Dia 08 de Outubro Inicio dos trabalhos com reunião das equipes; Equipe de Avaliação apresenta o resgate dos vários dias de avaliação, com estatística dos resultados de avaliação dos participantes; Equipe Memória e Animação - Ivanio comenta que espaços de animação espontâneos como o que estava acontecendo antes de começar a atividade de hoje

23 Dinâmica de harmonia e animação termina com a dança Não Assanha o Formigueiro; Volta para trabalho em grupo por regiões; Definir objeto, eixo, que perguntas orientadoras, que materiais pode ser reunido, e tempo para execução; E também responder as perguntas Como trabalhar conflitos e contradições no grupo Como tirar perguntas a partir da avalição que aparecem no percurso Como trabalhar determinados temas? (exemplo currículos)

24 Apresentação dos grupos das regiões; Região Norte Debatido que o Objeto poderia ser a rede de formação e a própria formação de formadores. Mas a grande ênfase é a rearticulação do fórum. Resgatar história do antes, a paralisação, tudo que aconteceu de errado, as disputas, para refletir a questão atual. Cada estado definiria o seu objeto. Definições mais detalhadas serão dadas em encontro regional.

25 Encaminhamentos finais da plenária: Acompanhamento é fundamental para um monitoramento e para poder preparar o próximo módulo; Criar oportunidade de partilha, diretamente em eventos, e também em meio virtual como blog, por exemplo; Acompanhamento a distância por telefone, e-mail.

26 É fundamental que trabalhos trazidos geram subsídios para outros momentos de formação; E como será isto se sistematizações não tiverem finalizadas? Será preciso definir; Há necessidade de aprofundar a pedagogia das alternância. Indicações de data de segundo módulo, abril de 2011; Avaliação final; Encerramento.


Carregar ppt "S EMINÁRIO N ACIONAL DE S ISTEMATIZAÇÃO João Batista Santos 19 de Outubro de 2010 04 a 08 de outubro de 2010 Brasília - DF."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google