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CRM – Customer Relationship Management Gestão da Relação com o Cliente

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Apresentação em tema: "CRM – Customer Relationship Management Gestão da Relação com o Cliente"— Transcrição da apresentação:

1 CRM – Customer Relationship Management Gestão da Relação com o Cliente
Prof. Henrique Freitas & Equipe

2 O que é um CRM? O CRM é uma arquitetura que combina os processos de negócio e tecnologias que visam entender os clientes com relação a quem são, o que fazem e do que gostam. Na realidade o CRM é um elemento do ERP específico para o melhor gerenciamento dos clientes, envolvendo os subsistemas de marketing, vendas, serviços e tecnologias.

3 Objetivos Captar clientes Fidelizar clientes
Melhor entender as necessidades Entender as expectativas Formar um banco de dados do cliente

4 Exemplo...

5 Desafios 1

6 Desafios 2 Falar a mesma língua do cliente Entender as necessidades

7 Automação Grande banco de dados sobre o cliente
Disponibilização da informação à toda organização Automatização da gestão de marketing, comercial, dos canais de venda Gestão dos serviços ao cliente

8 Visão Integrada do Consumidor
Classificação CRM Operacional Modelagem de comportamento Automação da força de vendas Centros de Atendimento Personalização Análise de Campanha Visão Integrada do Consumidor Análise de comportamento de chamadas Análise de serviços de qualidade Análise de vendas e lucratividade Avaliação do consumidor Web de Comércio Eletrônico Serviço ao Consumidor CRM Analítico Análise de necessidades Segmentação e Perfis Análise de risco Gestão de Campanha Turban et al (2004, p.271)

9 Automação da força de vendas
Ferramentas elaboradas para apoiar a equipe de vendas Equipamentos informatizados, coleta sobre hábitos Gerente de relacionamento pode vislumbrar novos negócios e oportunidades VONPAR – Uso de palm

10 Telemarketing / Call center
Integração do banco de dados Histórico do cliente Informações privilegiadas Produtos especiais Brasil Telecom: ADSL

11 Oportunidades Up-sell Cross-Sell
Ações comerciais entre já clientes, facilitadas pelo uso do CRM... Up-sell Venda de atualizações, complementos ou aperfeiçoamentos de um determinado produto ou serviço. Ex: oferecimento de uma nova versão de softwares para os clientes. Cross-Sell Venda de mercadorias e serviços relacionados entre si. Ex: em um banco, quando houver um grande depósito, uma pessoa de vendas será acionada para ligar ao cliente e oferecer opções de investimento.

12 Configuração de produtos
O cliente que manda O cliente que configura O cliente que exige Nike: ID Tag Levis: Calças sob medida Auckland: Pranchas sob medida

13 e-Tudo Tudo na web, tudo online Suporte: contato direto com o técnico
Vendas: contato com o vendedor Personalização de website BB Submarino/Amazon

14 Implementando... Segundo Seybold e Marshak (1998), existem cinco passos na construção de um CRM apoiado na TI: tornar mais fácil para o cliente fazer negócio com a empresa; centrar seus produtos e serviços no consumidor final; redesenhar os processos de negócio voltados para o consumidor, a partir do ponto de vista do consumidor final; conectar a empresa para obter lucro: desenhar uma arquitetura de negócio eletrônico envolvente e abrangente; promover a fidelidade do consumidor; apud Turban et al (2004)

15 Mais ainda... O cliente é tudo! Estudar cases de sucesso e replicar
Controle total, desde a prospecção até a entrega Rastreabilidade – avaliação de cada parte do processo Solucionar falhas, cliente sempre satisfeito

16 E por que razões falham? Mack et al (2005) destacam três principais causas de fracassos em projetos de CRM (estudo realizado na Europa): Objetivos vagos ou inexistentes –impossibilita medir ou avaliar o desempenho do sistema; Projeto com foco muito estreito ou excessivamente técnico –pressão sobre departamento técnico, tornando as contribuições de outros setores periféricas; o alinhamento com a estratégica corporativa e uma nova estratégia orientada ao cliente nem sempre são atingidas; Pouco comprometimento da alta direção – muitas vezes os projetos de CRM são subestimados, não tendo a devida importância na estratégia global da empresa.

17 Bibliografia ANDERSON, Kristin; KERR, Carol. Customer Relationship Management. 1 ed. McGraw-Hill, 2001, 168 p. CHAN, J. O. Toward a Unified View of Customer Relationship Management. The Journal of American Academy of Business, March 2005. MACK, O.; MAYO, M. C.; KHARE, A. A Strategic Approach for Successful CRM: A European Perspective. Problems and Perspectives in Management, v.2, 2005, p SILVA, A. A. F.; GARDESANI, R. Impactos do CRM no Relacionamento da Empresa com Clientes. In: CATI 2005 – Congresso Anual de Tecnologia da Informação. Anais. São Paulo: CATI, 2005. TURBAN, E.; MCLEAN, E.; WETHERBE, J. Tecnologia da Informação para Gestão: Transformando os Negócios na Economia Digital. Porto Alegre: Bookman, 2004.


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