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Departamento 1.

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Apresentação em tema: "Departamento 1."— Transcrição da apresentação:

1 Departamento 1

2 Especialistas Inclui especialistas:
Programadores: Altamente treinados, elaboram software. Analistas / Desenvolvedores de Sistemas: especializados em análise e elaboração de sistemas de informação. Utilizam ferramentas especializadas de análise e projeto. Analistas de Negócios: tem experiência em TI e um conhecimento sólido dos processos empresariais da organização.Traduzem os problemas administrativos em soluções, são o elo entre o departamento de sistema de informação e o resto da organização. 2

3 Especialistas Especialistas (cont.):
Especialista em Telecomunicações/Redes: tem uma orientação muito mais técnica. Administrador de Banco de Dados: experiência e treinamento em um ou mais tipos de software e hardware de banco de dados. Administrador de Dados: deve ser um profissional especialista em técnicas de modelagem de dados e conhecer as principais regras que regem o negócio da empresa. 3

4 Especialistas Especialistas (cont.):
Gerentes de sistemas de informação: Lideram vários especialistas Diretor de informática (CIO - Chief Information Officer): Cargo de administração sênior encarregado dos sistemas de informação na empresa Usuários finais: Representantes de departamentos externos ao departamento de SI para quem as aplicações são desenvolvidas 4

5 Mandamentos do Processo de Gestão de TI (Turban)
Obter um alinhamento estratégico bidirecional Desenvolver relações eficientes com o gerenciamento de linha Alinhar a TI e as estratégias organizacionais. Uma parceria eficiente deve ser cultivada entre os usuários e a área de TI. 5

6 Mandamentos do Processo de Gestão de TI (Turban)
Quando as empresas competem no tempo, a velocidade de implantar novas aplicações é crucial. Infra-estrutura é um recurso compartilhado. Seu planejamento, arquitetura e políticas de uso devem ser apropriados. Desenvolver e implantar rapidamente novos sistemas Construir e administrar infra-estruturas 6

7 Mandamentos do Processo de Gestão de TI (Turban)
Quanto mais fornecedores estão envolvidos em projetos de TI, mais crucial o gerenciamento das relações; que não devem ser apenas contratuais, mas estratégicas e colaborativas. As habilidades dos gerentes de TI e equipes técnicas devem ser constantemente atualizadas. Administrar a relação com os fornecedores Recapacitar a equipe de TI 7

8 Mandamentos do Processo de Gestão de TI (Turban)
Os sistemas devem ser confiáveis e apresentar alta performance, assim como serem viáveis no que se refere a custo. A responsabilidade da gestão de TI é compartilhada com os usuários e deve ser clara para todos. Criar alto desempenho Redesenhar e administrar a organização “federal” de TI 8

9 Processo de Gestão de Tecnologia de Informação Desafios do Gestor (Turban)
Entender a complexidade de fazer negócio em um ambiente competitivo global. Administrar o ritmo acelerado das mudanças tecnológicas. Compreender que a TI pode transformar as empresas, de modo que se tornem movidas pela tecnologia. Dar-se conta que a TI muitas vezes é o principal capacitador das soluções de negócio. Conhecer o ramo de negócios com o qual a empresa está envolvida. Entender a estrutura organizacional da empresa e seus procedimentos operacionais. Usar a terminologia de negócios, não tecnológicas, para se comunicar com a alta administração da empresa. 9

10 Processo de Gestão de Tecnologia de Informação Desafios do Gestor (Turban)
(continuação) Ser aceito com membro da equipe de gestão do negócio. Estabelecer a credibilidade do departamento de SI. Aumentar a maturidade tecnológica da empresa. Criar uma visão de futuro da TI e vender essa visão. Implementar uma arquitetura de TI que dê apoio a esta visão. Manter a competência da tecnologia. Entender a formação de redes em nível global. Administrar a segurança dos sistemas de TI. Capacitar os executivos de fora da área de SI. 10

11 Relação entre Estratégias da empresa, SI e TI
Para onde se encaminha a empresa e por quê? Estratégia da empresa Decisões da empresa Objetivos e direção Mudança Direção p/ o negócio Apóia o negócio Baseada no negócio Voltada para a demanda Focada no aplicativo Estratégia de SI O que é necessário? Necessidades e prioridades Infra-estrutura e serviços Baseada na atividade Voltada para o suprimento Centrada em tecnologia Estratégia de TI Como pode ser fornecido? 11

12 Planejamento Preocupação dos altos executivos de TI. Trata de:
Alinhar o plano de TI com o plano de negócio da empresa. Desenhar uma arquitetura de TI para a empresa de forma que os usuários, os aplicativos e os bancos de dados possam ser integrados e colocados juntos em rede. Alocar de forma eficiente, entre aplicativos concorrentes, os recursos operacionais e de desenvolvimento de sistemas de informação. Planejar os projetos de sistemas de informação de modo que possam ser concluídos dentro do prazo e do orçamento e que incluam as funcionalidades especificadas. Ameaça dos novos participantes Ameaça dos substitutos Poder de barganha dos fornecedores Rivalidade dentro do setor Poder de barganha dos compradores 12

13 A Empresa Emergente 13

14 Modelo das Forças Competitivas – Michael Porter
Trata-se de uma estrutura para analisar a competitividade; largamente utilizado no desenvolvimento de estratégias, visando aumentar a margem competitiva das organizações. Reconhece cinco forças com maior potencial de colocar em risco a posição de uma empresa em um determinado setor econômico. Ameaça dos novos participantes Ameaça dos substitutos Poder de barganha dos fornecedores Rivalidade dentro do setor Poder de barganha dos compradores 14

15 Modelo das Forças Competitivas - Porter
Ameaça dos novos participantes Poder de barganha dos fornecedores Ameaça dos substitutos Poder de barganha dos compradores Rivalidade dentro do setor 15

16 Modelo das Forças Competitivas - Porter
Porter sugere uma forma de desenvolver estratégias contra essas cinco forças, voltadas para o estabelecimento de uma posição rentável e sustentável. Estratégias: Liderança em custo; Diferenciação; Diferenciação focalizada; Desenvolvimento de alianças. Ameaça dos novos participantes Ameaça dos substitutos Poder de barganha dos fornecedores Rivalidade dentro do setor Poder de barganha dos compradores 16

17 Liderança em custo A organização busca oferecer produtos e serviços a baixo custo de forma que possa praticar preços menores que seus concorrentes. Suporte de TI: SIs que permitem reduzir os custos de produção e comercialização dos produtos e serviços. Exemplo: Implantar um ERP com o objetivo de reduzir custos. Ameaça dos novos participantes Ameaça dos substitutos Poder de barganha dos fornecedores Rivalidade dentro do setor Poder de barganha dos compradores 17

18 Diferenciação A organização tem como objetivo conquistar fidelidade do cliente através da criação de novos produtos e serviços que são distinguidos dos produtos concorrentes ou que a concorrência não é capaz de copiar. Suporte de TI: SIs que permitem agregar aos produtos e serviços da organização novas características que dificilmente podem ser imitadas pela concorrência. Exemplo: Uma organização pode oferecer seus produtos pela web e garantir a entrega dentro de prazos inferiores aos da concorrência. Ameaça dos novos participantes Ameaça dos substitutos Poder de barganha dos fornecedores Rivalidade dentro do setor Poder de barganha dos compradores 18

19 Diferenciação focalizada
A organização busca conquistar uma fatia específica do mercado, oferecendo produtos e serviços especializados para um determinado grupo de clientes. Suporte de TI: SIs que permitem analisar detalhadamente o mercado para identificar padrões de consumo e estratificar os clientes de forma a focar as ações no atendimento de clientes com um determinado perfil. Exemplo: Uso de sistemas de gestão do relacionamento com clientes (CRM – Customer Relationship Management), que podem identificar nichos de mercado a serem explorados. Ameaça dos novos participantes Ameaça dos substitutos Poder de barganha dos fornecedores Rivalidade dentro do setor Poder de barganha dos compradores 19

20 Desenvolvimento de alianças
A organização busca o estabelecimento de parcerias com clientes e fornecedores dentro de uma determinada cadeia de suprimentos e fazer frente a cadeias concorrentes no mesmo ramo de atividade. Suporte de TI: SIs que permitem integrar operações de empresas parceiras, reduzindo custos, otimizando processos e compartilhando recursos tecnológicos e dados. Exemplo: Emprego da web e a construção de portais corporativos em que as empresas parceiras podem realizar operações conjuntas. Ameaça dos novos participantes Ameaça dos substitutos Poder de barganha dos fornecedores Rivalidade dentro do setor Poder de barganha dos compradores 20

21 Identificando oportunidades para sistemas estratégicos de informação
É tarefa dos gerentes identificar os tipos de sistemas que poderiam conceder vantagem estratégica às suas empresas. Eis alguma perguntas-chave que devem ser feitas: Examine a estrutura do setor a que a empresa pertence: Quais são algumas das forças competitivas em funcionamento no setor? Há novos entrantes nele? Que poder relativo têm fornecedores, clientes, produtos e serviços substitutos sobre os preços? A base da concorrência é qualidade, preço ou marca? Qual é a natureza e a tendência das mudanças dentro do setor? De onde estão vindo os impulsos e as mudanças? Como o setor utiliza a tecnologia da informação atualmente? A organização está atrás ou à frente do setor em aplicação de sistemas de informação? 21

22 Identificando oportunidades para sistemas estratégicos de informação
Examine as cadeias de negócios da empresa e do setor: Como a empresa está criando valor para o cliente? Por meio de preços e custos de transação mais baixos ou maior qualidade? A empresa entende e gerencia seus processos de negócios usando as melhores práticas disponíveis? Ela está tirando o máximo proveito do gerenciamento da cadeia de suprimentos, do gerenciamento do relacionamento com clientes e dos sistemas integrados? A empresa alavanca suas competências essenciais? O modo como a cadeia de suprimentos e a base de dados do setor está mudando beneficia ou prejudica a empresa? A empresa poderia beneficiar-se de parcerias estratégicas e de redes de valor? Em que ponto da cadeia de valor os sistemas de informação proporcionariam uma maior valor para a empresa? 22

23 Estágios de Nolan 1 Iniciação 2 Expansão 3 Controle 4 Integração 5
Gestão de Dados 6 Maturidade 23

24 Automação: Aceleração do desempenho
Mudança Organizacional Desenvolvimento de sistemas e mudança organizacional Automação: Aceleração do desempenho Racionalização de procedimentos: Simplificação de procedimentos operacionais Reengenharia de processos de negócios: Reprojeto radical dos peocessos de negócios Mudança de paradigma: Alteração radical dos conceitos 24

25 Mudança Organizacional
Toda mudança organizacional traz consigo riscos e recompensas 25

26 Reengenharia A Reengenharia, criada por Michael Hammer, é um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alçarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas ou processos. A reengenharia para Stair e Reynolds (2002, p.39) é vista como “redesenho de processos, envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores de organização objetivando uma guinada nos resultados do negócio”. 26

27 Mudança Organizacional
Etapas de uma reengenharia efetiva Gerência sênior precisa desenvolver uma visão estratégica ampla A gerência deve entender e medir o desempenho dos processos existentes como parâmetro A tecnologia da informação deveria poder influenciar o projeto de processos desde o início A infra-estrutura de TI deveria ser capaz de apoiar as mudanças nos processos de negócios 27

28 Desafios relacionados a SI
Projetar sistemas competitivos e eficientes; Entender os requisitos do sistema no ambiente empresarial global; Criar um base informacional e tecnológica que apóie as metas da organização; Determinar o valor dos sistemas para a empresa; Projetar sistemas que as pessoas possam controlar, entender e usar de um modo social e eticamente responsável. Ameaça dos novos participantes Ameaça dos substitutos Poder de barganha dos fornecedores Rivalidade dentro do setor Poder de barganha dos compradores 28

29 Referências Textos LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de Informação Gerenciais: administrando a empresa digital. São Paulo: Ed. Pearson Prentice Hall, 5a ed., 2004. TURBAN E.; McLEAN, E.; WETHERBE, J. Tecnologia da Informação para Gestão: transformando negócios na economia digital, Porto Alegre: Ed. Bookman, 3a ed., 2004. Os bancos estão interessados em identificar novos canais de relacionamento com seus clientes e estes dois números em conjunto são bastante interessantes. 29


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