A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo do Trabalho ou Estudo dos Tempos e Movimentos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo do Trabalho ou Estudo dos Tempos e Movimentos"— Transcrição da apresentação:

1 Estudo do Trabalho ou Estudo dos Tempos e Movimentos
Engenharia de Métodos Estudo do Trabalho ou Estudo dos Tempos e Movimentos

2 Introdução O estudo do trabalho pode realizar grandes resultados; é a forma mais econômica de aumentar a produção e reduzir custos. COMO??? Através da racionalização, do estudo de métodos, da medida de trabalho, da organização e das decisões empresariais, todo trabalho é analisado, simplificado e medido.

3 Introdução O Estudo do trabalho procura empregar a energia interna da célula produtiva de forma útil, sem desgaste humano, em beneficio da empresa, trabalhador e comunidade.

4 Tempos e Movimentos – Início
Estudo e divisão do trabalho desde a Antigüidade com os egípcios, persas, atenienses, romano. Baseado em experiências adquiridas. 1760, um francês (Perronet) - estudos sobre a fabricação de alfinetes, aplicação da cronometragem

5 Tempos e Movimentos – Taylor
1883, Frederick Taylor – subdivisão de tarefa em operações elementares, considerando cada uma delas em separado. A ele é devida a primeira determinação analítica de métodos de trabalho, assim como a expressão de estudo de tempos. A definição do tempo como material começa com Taylor: “Tempo é dinheiro”. Conhecer o tempo necessário e suficiente para a execução de um determinado trabalho. Procura de melhor produtividade.

6 Tempos e Movimentos – Gilbreth
Na mesma época uma análise um tanto mais profunda era desenvolvida por Frank e Lílian Gilbreth. Subdivisão de uma tarefa em elementos fundamentais do movimento, estudando-os separadamente um em relação ao outro; a seguir reagrupavam os elementos, eliminando os desnecessários. Chamado de estudo de movimentos.

7 Tempos e Movimentos – Gilbreth
Principais finalidades: Obter e garantir ao empregado melhores condições de trabalho Prever a fadiga humana em decorrência do trabalho Determinar o conjunto de movimentos adequados ao colaborador na execução do trabalho Obter maior eficiência Diminuir a atenção requerida Simplificação Otimizar a montagem de peças

8 Tempos e Movimentos – Bedaux
1911, Charles Bedaux - Estabeleceu uma unidade de medida do trabalho, unidade Bedaux de medida de trabalho, ou simplesmente, unidade B., que consiste numa combinação de trabalho e descanso.

9 Tempos e Movimentos – Maynard
Maynard (americano) - desenvolveu a abordagem atual do estudo do trabalho, integrada, metodológica, levando em consideração o aspecto humano, sempre visualizando maior eficiência de pessoas e máquinas, consequentemente aumentando a produtividade.

10 Produtividade P= Q/D Conceito Produtividade:
Medida obtida da relação entre o que é produzida e a quantidade de recursos humanos e materiais empregados (custo). P= Q/D Quantidade e/ou qualidade = Q Despesas e/ou demoras = D Estaremos aumentando a produtividade sempre que: aumentarmos Q, mantendo ou diminuindo D diminuirmos D, mantendo ou aumentando Q Exemplo: Uma simples redução no prazo de entrega de uma mesma quantidade de produtos de idêntica qualidade conseguida no mesmo custo, significa um aumento de produtividade

11 Produtividade Para um aumento de Q:
Se quisermos produzir mais ou produzir melhor qualidade, podemos aumentar os investimentos, aumentando o número de equipamentos de produção, aumentando o efetivo humano, aumentar o período de trabalho com horas extras, forçar o operador a trabalhar mais depressa, etc.; com isto estaríamos apenas aumentando a produção e nunca a produtividade Mais válida para o aumento da produtividade é melhorar os métodos de trabalho, melhorar os recursos ou meios de produção, otimizar as condições de trabalho e de meio ambiente. Conclui-se que: a obtenção desses resultados depende da organização que se implante, principalmente, principalmente para a determinação do melhor método de trabalho.

12 Classificação do Trabalho
O trabalho é classificado de três formas: Trabalho mental ou intelectual, que atua com os processos mentais, evolvendo raciocínio, percepção, a dedução, atenção, etc. Trabalho fisiológico ou interno: produzido pelo organismo humano e utilizado no trabalho externo, seja intelectual e mecânico Trabalho mecânico ou externo, resultado da execução muscular e cinética do corpo humano.

13 Foco do Estudo Pergunta: Onde é focado o estudo dos tempos e movimentos? Em que tipo de trabalho? Resposta: No trabalho mecânico ou externo, sendo este resultado da execução muscular e cinética do corpo humano.

14 Conteúdo Total + Conteúdo Fundamental do Trabalho
Conteúdo Suplementar devido à falhas de concepção ou especificação do produto Conteúdo Suplementar devido ao emprego de maus métodos de fabricação ou execução Tempos Improdutivos Conteúdo do Trabalho +

15 D. Tempo Improdutivo Total
D.1 Tempo Improdutivo devido a falhas de Direção Ex.: mau planejamento do PCP, falta de materiais, falta de normas, acidentes, etc. D.2 Tempo Improdutivo causado pelo Operador Ex.: faltas, atrasos, negligência, acidentes, etc.

16 Decomposição do Conteúdo Total
Devemos buscar a eliminação do Conteúdo Suplementar do Trabalho, seja ele, devido à falhas na concepção ou especificação do produto, ou devido ao emprego de maus métodos E a eliminação dos Tempos Improdutivos

17 Técnicas do Estudo do Trabalho
Estudo de Métodos: Registrar, analisar e examinar, de maneira sistemática, os métodos existentes e previstos para a execução de um trabalho, e a seguir, aprimorar e conduzir a aplicação de métodos de execução mais cômodos e eficazes. Medida do Trabalho: Determinar o tempo gasto por uma pessoa qualificada e devidamente treinada, trabalhando num ritmo normal, para executar uma tarefa ou operação específica. Resumindo, determinar um tempo padrão para executar uma tarefa específica.

18 Técnicas do Estudo do Trabalho
Distribuição do Trabalho: “Processo racional utilizado para caracterizar, decompor e interpretar um sistema, de modo a conhecer seus fatores constitutivos imprescindíveis, assim como seu comportamento e suas respectivas leis de interação.” Identificar e criticar a carga de trabalho de cada área e pessoa


Carregar ppt "Estudo do Trabalho ou Estudo dos Tempos e Movimentos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google