A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“A formação de professores sob a ótica de uma formadora”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“A formação de professores sob a ótica de uma formadora”"— Transcrição da apresentação:

1 “A formação de professores sob a ótica de uma formadora”
“A formação de professores sob a ótica de uma formadora” Ana Lúcia Amaral

2 1.“A escola brasileira não sabe ensinar e ponto”
(Min. Paulo Renato Souza)

3 "Sem o momento quantitativo do conhecimento não é possível o salto qualitativo para o saber interdisciplinar. Nesse sentido, o saber interdisciplinar é qualitativamente distinto do saber especializado, porém é por ele sustentado. A qualidade é obtida quando ocorre o confronto entre os conteúdos de áreas distintas. Dá-se aí um momento contraditório". (De Angelis, 1998:40).

4 2. Os quatorze milhões de crianças e adolescentes analfabetos

5 (Cláudio de Moura Castro)
3. “Nossos professores não aprenderam a ensinar e, como conseqüência, nossos alunos não aprendem o que deveriam aprender” (Cláudio de Moura Castro)

6 o saber disciplinar o saber curricular o saber das ciências da educação o saber da tradição pedagógica o saber experiencial o saber da ação pedagógica (Clermont Gauthier)

7 o uso do “ensaio-e-erro”

8 4. “A universidade brasileira produz tradicionalmente conhecimento que não interessa ao mundo real. Por isso, muitas idéias ficam confinadas ao universo acadêmico, sem que de fato impulsionem o país na competição global, como deveriam”. (Min. Fernando Haddad)

9 competência é o conjunto dos recursos que mobilizamos para agir
... competência é o conjunto dos recursos que mobilizamos para agir. Os saberes, eruditos ou comuns, compartilhados ou privados, fazem parte desses recursos, porém não os esgotam. (Ph. Perrenoud)

10 Uma crescente competência não é sinônimo de racionalidade integral, mas de um casamento entre razão e subjetividade. (Ph. Perrenoud)

11 A competência não reside nos recursos (conhecimentos, capacidades
A competência não reside nos recursos (conhecimentos, capacidades...) a serem mobilizados, mas na própria mobilização desses recursos. A competência pertence à ordem do “saber mobilizar”. Para haver competência, é preciso que esteja em jogo um repertório de recursos (conhecimentos, capacidades cognitivas, capacidades relacionais...) (Le Boterf)

12 “Saber como, onde, quando e porque questionar e experimentar depende necessariamente das diversas e efetivas condições da prática docente. Por outro lado, existem problemas recorrentes e urgentes, que apresentam regularidades, e os professores não precisam ‘reinventar a roda’ ”. (Elliot apud Lüdke)

13 5. “Em uma igreja ou em um partido político as pessoas podem divulgar a ideologia que bem entenderem. Nas escolas, não. Elas devem se basear na diversidade”. (Ministro Fernando Haddad)

14 5. Finalizando ...

15 Aceitamos o desafio de fazer do ensino um ofício de saberes: estamos tentando pavimentar uma estrada que não nos deixe como viajores que, “plantados” nas encruzilhadas profissionais, não sabem que caminho tomar...


Carregar ppt "“A formação de professores sob a ótica de uma formadora”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google