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TEORIA E ENSINO DA GINÁSTICA II

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Apresentação em tema: "TEORIA E ENSINO DA GINÁSTICA II"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA E ENSINO DA GINÁSTICA II
GINÁSTICA GERAL

2 Campos de Atuação da Ginástica
Ginásticas de Condicionamento Físico Ginástica de Competição Ginástica Fisioterápica Ginástica de Consciência Corporal Ginástica de Demonstração

3 Campos de Atuação da Ginástica
Ginásticas de Condicionamento Físico: englobam todas as modalidades que tem por objetivo a aquisição ou a manutenção da condição física do indivíduo normal e/ou do atleta. Ex: ginásticas de academia. Ginásticas de Competição: reúnem todas as modalidades giminicas competitivas. Ex: ginástica artísticas, rítmicas... Ginásticas Fisioterápicas: responsáveis pela utilização do exercício físico na prevenção ou tratamento de doenças. Ex: g. corretiva

4 Campos de Atuação da Ginástica
Ginásticas de Conscientização Corporal: reúnem as Novas propostas de abordagem do corpo, também conhecidas por Técnicas alternativas ou Ginásticas Suaves (Souza, 1992), e que foram introduzidas no Brasil a partir da década de 70, A grande maioria destes trabalhos tiveram origem na busca da solução de problemas físicos e posturais. Ex: G. laboral, yoga. Ginásticas de Demonstração: A principal característica é a não-competitividade, tendo como objetivo a interação social isto é, a formação integral do indivíduo nos seus aspectos: motor, cognitivo, afetivo e social. Ex: ginástica geral.

5 GINÁSTICA GERAL A Ginástica Geral se utiliza de elementos de Dança, expressões folclóricas e artes cênicas, associadas as técnicas das modalidades competitivas de ginástica reconhecidas pela Federação Internacional de Ginástica como: G. Artística, G. Rítmica, G. Aeróbica G. Acrobática Trampolim * com e sem aparelhos,

6 GINÁSTICA GERAL É destinada: Principal Característica:
a todas as faixas etárias, para ambos os sexos, sem limitações para a participação, Principal Característica: NÃO POSSUI FINS COMPETITIVOS.

7 IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA GINÁSTICA GERAL
O ensino da atividade gímnicas deve iniciar-se em tenra idade (4/5 anos) para que sejam criados os alicerces indispensáveis ao desenvolvimentos das capacidades coordenativas para a fase ideal de aprendizagem (10/11 anos), sendo de extrema importância a atenção dada ao treino do equilíbrio, flexibilidade, força, velocidade e coordenação motora, bem como das bases psicomotoras (lateralidade, orientação espaço-temporal)

8 IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA GINÁSTICA GERAL
A ginástica contribui para o fomento do desenvolvimento: Intelectual – devido a grande estimulação do SNC Anátomo-fisiológica – devido a grande solicitação dos vários sistemas corporais. Sensibilidade Estética – devido os valores incutidos do culto ao corpo. Caráter e Personalidade – devido à entrega, dedicação, esforço e necessidade constante de superação motora.

9 IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA GINÁSTICA GERAL
A G.G objetiva a contribuição para desenvolvimento da saúde, a condição física e a integração social. Colabora para o bem-estar físico e psíquico, sendo um fator cultural e social.

10 OBJETIVOS DA GINÁSTICA GERAL
Oportunizar a participação do maior número de pessoas em atividades físicas de lazer fundamentadas nas atividades gímnicas; Integrar várias possibilidades de manifestações corporais às atividades gímnicas.

11 OBJETIVOS DA GINÁSTICA GERAL
Oportunizar a auto-superação individual e coletiva, sem parâmetros comparativos com outros; Facilitar o intercâmbio sócio-cultural entre os participantes ativos ou não; Manter e desenvolver o bem estar físico e psíquico pessoal;

12 OBJETIVOS DA GINÁSTICA GERAL
Oportunizar a valorização do trabalho coletivo, sem deixar de valorizar a individualidade neste contexto Realizar eventos que proporcionem experiências de beleza estética a partir dos movimentos apresentados, tanto aos participantes ativos quanto aos espectadores; Promover uma melhor compreensão entre os indivíduos e os povos em geral;

13 OBJETIVOS DA GINÁSTICA GERAL
Mostrar nos eventos as tendências da ginástica. * Inserir movimentos gímnicos como conteúdo exclusivo do planejamento anual.

14 Objetivos da Ginástica (âmbito ensino)
GERAL Realizar habilidades gímnicas básicas em esquemas ou seqüências no solo e em aparelhos, encadeando e ou combinando as ações com fluidez e harmonia de movimento ESPECÍFICO Técnicos motores: Realizar diversos elementos técnicos. Ex: rolamentos... Desenvolver as capacidade coordenativas e condicionais

15 Objetivos da Ginástica (âmbito ensino)
Cognitivos: -conhecer os nomes dos elementos técnicos -e dos aparelhos -saber utilizar o material de forma apropriada. Sócio-afetivo: -desenvolver o gosto pela modalidade -desenvolver comportamentos adequados: regras, normas, segurança, responsabilidade, ajuda,etc.

16 A Estrutura da Ginástica no Mundo
A FIG é a organização mais antiga e com maior abrangência internacional na área da Ginástica. Está subordinada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), sendo responsável pelas modalidades gímnicas que são competidas nos Jogos Olímpicos. Portanto é a Federação com maior poder e influência na Ginástica mundial.

17 A Estrutura da Ginástica no Mundo
Objetivo da FIG: orientar, regulamentar, controlar, difundir e promover eventos na área da Ginástica. Tem sua origem nas Federações Européias de Ginástica (Fédérations Européennes de Gymnastique-FEG), estabelecidas em 23 de Julho de 1881 em Bruxelas-Bélgica, com a participação da França, Bélgica e Holanda.

18 A Estrutura da Ginástica no Mundo
Apesar de reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional desde 1896, a FEG só participou como federação oficial de Ginástica Artística nos Jogos Olímpicos de Londres em 1908. Em 7 de Abril de 1921 a FEG incluiu em seu quadro outros países, resultando na fundação da Federação Internacional de Ginástica - FIG com a participação de 16 federações (países). Atualmente tem sua sede em Moutier, na Suíça, e possui 121 países filiados. Cada uma destas Federações nacionais representam o órgão máximo da Ginástica em seu país,

19 A Estrutura da Ginástica no Mundo
Ainda relacionadas a FIG estão as Federações que controlam a Ginástica no âmbito continental, entre elas: a União Asiática de Ginástica fundada em 1964, a União Pan-americana de Ginástica fundada em 1967, a União Européia de Ginástica fundada em 1982, a União Africana de Ginástica fundada em 1990. A FIG atualmente é composta de 5 comitês sendo 4 relativos às modalidades competitivas (Ginástica Artística Masculina, Ginástica Artística Feminina, Ginástica Rítmica e Ginástica Aeróbica) e um relativo a Ginástica Geral que tem caráter demonstrativo.

20 A Estrutura da Ginástica no Mundo
A intenção da FIG de incorporar outras modalidades gímnicas, é claramente observada nos Jogos Olímpicos, na realização de sua Festa de Gala (FIG Gala), após o término de todas as competições na área da Ginástica, onde os melhores ginastas de G. Artística, G. Rítmica, G. Aeróbica, G. Acrobática, Trampolim Acrobático e Tumbling fazem belíssimas apresentações sem caráter competitivo.

21 A Estrutura da Ginástica no Mundo
A convivência de modalidades competitivas e demonstrativas numa mesma federação,é uma característica da FIG. Aspecto interessante que destaca a FIG das demais federações desportivas, A presença da Ginástica Geral como um comitê específico dentro da estrutura da FIG a partir de 1984, vem demonstrar a importância deste fenômeno de massa que envolve um incontável número de praticantes em todo o mundo, ultrapassando em larga escala o total de atletas das modalidades competitivas dirigidas pela mesma federação.

22 A Estrutura da Ginástica no Mundo
A Ginástica Geral tem sempre abrilhantado as Cerimônias de Abertura dos Jogos Olímpicos, caracterizando-se como um dos pontos altos destes eventos, onde a criatividade, a plasticidade, a expressão corporal se fazem presentes na participação sincronizada de um grande número de ginastas.

23 Você sabe o que é a Gymnaestrada Mundial?
A Gymnaestrada Mundial é o festival internacional mais importante da Ginástica Geral, sendo este o evento oficial da FIG para a modalidade, onde vários países se encontram em quadriênios com o objetivo principal de “unir os povos” e os específicos de: realizar apresentações, trocar informações sobre os trabalhos desenvolvidos em seus países, e discutir a Ginástica Geral como importante elemento para o aprimoramento humano.

24 Gymnaestrada Mundial O nome “Gymnaestrada” é um termo criado a partir de duas origens: “gymna” alude à “ginástica” e “strada” refere-se à “caminho”, determinando o significado “caminho da ginástica”. Esta idéia simboliza um dos conceitos fundamentais da Gymnaestrada Mundial.

25 Gymnaestrada Mundial O idealizador da Gymnaestrada foi o holandês Jo Sommer, cuja idéia era realizar um evento sem a preocupação com o aspecto competitivo, isto é, um evento em que os participantes comparecessem pelo prazer de sua performance e sem limitações de qualquer tipo. O ideal da Gymnaestrada sintetiza-se na seguinte frase: “Os vencedores na Gymnaestrada são os participantes”.

26 Realiza-se 1953 e conta com inúmeros voluntários que se inscreveram para ajudar na organização deste evento. A próxima Gymnaestrada Mundial (14ª) se realizará em 2011 na cidade de Lausanne, na Suíça.

27 Calendário de edições da Gimnaestrada.
1ª edição – Roterdã,  Países Baixos 2ª edição – Zagreb,  Iugoslávia 3ª edição – Estugarda,  Alemanha 4ª edição – Viena,  Áustria 5ª edição – Basileia, Suíça 6ª edição – Berlim,  Alemanha 7ª edição – Zurique, Suíça 8ª edição – Hernning,  Dinamarca 9ª edição – Amsterdão,  Países Baixos 10ª edição – Berlim,  Alemanha 11ª edição – Götemborg,  Suécia 12ª edição – Lisboa,  Portugal 13ª edição – Dornbirn,  Áustria 14ª edição – Lausanne, Suíça


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