A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

II F ÓRUM M INEIRO DE AUTOGESTÃO AUTODEFESA E FAMÍLIA XII C ONGRESSO DA REDE MINEIRA DAS APAES 11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "II F ÓRUM M INEIRO DE AUTOGESTÃO AUTODEFESA E FAMÍLIA XII C ONGRESSO DA REDE MINEIRA DAS APAES 11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG."— Transcrição da apresentação:

1 II F ÓRUM M INEIRO DE AUTOGESTÃO AUTODEFESA E FAMÍLIA XII C ONGRESSO DA REDE MINEIRA DAS APAES 11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG

2 Eixo 3: Tecnologia Assistiva promovendo a autonomia e independência da pessoa com deficiência intelectual. Mesa 10: Tecnologias Assistivas que promovem o desenvolvimento e a inclusão da pessoa com deficiência intelectual. Tecnologia Assistiva Moda e Vestuário Alba Valéria Alves Cutrim albacutrim@gmail.com

3 Tecnologia Assistiva Moda e Vestuário Este trabalho tem como foco o uso da Tecnologia Assistiva no vestuário das pessoas com deficiência intelectual e múltipla sem deixar de lado as tendências da moda e favorecendo a autonomia e a independência dessas pessoas.

4 Tecnologia Assistiva Moda e Vestuário O desenvolvimento deste trabalho surgiu devido as discussões e trocas de experiência entre as mães quanto a melhor forma de manter os filhos bonitos, confortáveis e com autonomia, em sintonia com cada faixa etária e os ditames das tendências da moda.

5 Tecnologia Assistiva Moda e Vestuário Como cada filho tem características pessoais distintas, roupas adaptadas para eles têm que ser desenvolvidas pelas próprias mães se auxiliando. As lojas e o comércio em geral não oferecem roupas com essas modificações.

6 Tecnologia Assistiva Moda e Vestuário CASO 1: Adolescente autista com dificuldades em botões, zíperes e outros tipos de abotoamentos. Sexo feminino. Roupa usual: camisetas de malha, calça moleton ou tactel com elástico na cintura. Comportamento inadequado de manipulação das partes íntimas já que o acesso era facilitado pelo elástico da calça. Queixa da mãe: vestir roupas de mocinha, mais femininas e evitar os comportamentos inadequados. Soluções: blusinha tipo babylook com manga comprida, minissaia de renda, calça leg. Estratégia utilizada pela mãe: tirar as mangas, emendá-las na cintura da blusinha e da saia formando um vestidinho de cintura baixa e usado com uma leg por baixo. O look ficou lindo, moderno e dificultando a manipulação.

7 Tecnologia Assistiva Moda e Vestuário

8

9

10 CASO 2: Adolescente cadeirante com paralisia cerebral e hidrocefalia, usuária do transporte público, usa fraldas. Sexo feminino. Roupa usual: calça moleton, roupas de malha. Queixa da mãe: toda vez que tentava usar uma “roupa mais normal”, tipo vestidinhos, a roupa ficava toda fuxicada e machucaria a adolescente. Devido ao tamanho da cabeça, dificuldade em usar blusas de gola fechada. Soluções: vestido sem botões nas costas e com a parte da saia cortada tipo avental. Abrir a gola das blusas colocando botões ou velcro, facilitando o colocar e tirar da roupa.

11 Tecnologia Assistiva Moda e Vestuário

12

13

14

15

16

17

18 CASO 3: Adolescente cadeirante com paralisia cerebral, usuário do transporte público, usa fraldas. Sexo masculino, Roupa usual: toda a roupa que um adolescente da sua idade usa. Queixa da mãe: apesar de querer trazer o filho sempre próximo da moda teen, notava um certo desconforto da parte do filho e até lesões, principalmente na região das nádegas, normalmente quando usava roupas jeans. Soluções: a retirada dos bolsos, principalmente os traseiros, roupas com poucas costuras tecidos mais macios.

19 Tecnologia Assistiva Moda e Vestuário

20 Com esses exemplos percebe-se a iniciativa das mães em desenvolver produtos - Tecnologia Assistiva – para favorecer a autonomia e independência da pessoa com deficiência intelectual em todo ciclo de vida, como pequena contribuição ao avanço do conhecimento e da prática no atendimento à pessoa com deficiência intelectual na perspectiva da sua inclusão e da acessibilidade.

21 Tecnologia Assistiva Moda e Vestuário Com essas adequações a pessoa com deficiência melhora sua aparência, seu bem estar, seu conforto, favorecendo na prática a verdadeira inclusão social. Como resultado prático percebemos a elevação da autoestima da pessoa com deficiência e de sua família, faz com que a pessoa com deficiência se sinta mais igual e incluída de acordo com a sua faixa etária.

22 Tecnologia Assistiva Moda e Vestuário

23

24 “Estejamos sempre flexíveis e sensíveis a todas as vias de comunicação. Aos que não produzem palavras, precisamos ouvir com os olhos, sorrisos e gestos para que aconteça a plena integração. Precisamos de sensibilidade na audição, no tato e na visão. Com ou sem palavras, todos falam e desejam de nós compreensão e atenção. (Eliseu Acácio)

25 OBRIGADA! albacutrim@gmail.com Apae de Belo Horizonte 31 3489 6943


Carregar ppt "II F ÓRUM M INEIRO DE AUTOGESTÃO AUTODEFESA E FAMÍLIA XII C ONGRESSO DA REDE MINEIRA DAS APAES 11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google